A Nova Zelândia é dividida em duas ilhas: Ilha Norte e Ilha Sul. Visitei a Ilha Norte em junho (inverno) e a Ilha Sul em novembro (primavera). As duas ilhas são lindas, mas se só puder escolher uma, escolha a Ilha Sul sem medo de errar.
Desci em Auckland, que é a maior cidade da Nova Zelândia e tem uma população de 1,5 milhões de habitantes (e o país inteiro tem pouco mais de 4 milhões).
Indo direto ao ponto: Auckland não é o que você espera da Nova Zelândia. Seria mais ou menos como visitar São Paulo no Brasil e estar em busca de praias bonitas ou de lindas paisagens. Auckland lembra bastante Londres (principalmente por causa da arquitetura) e por ter muita coisa mais antiga.
Bom, o que eu mais gostei lá foi o Mt. Eden, um morro em que você tem uma visão 360 da cidade. E, para ser honesta, a vista do Mt. Eden é mais bonita do que a vista da Sky Tower. A diferença é que o Mt. Eden é grátis.
Auckland
Lá em Auckland, eu peguei o ônibus Kiwi Experience. Expliquei aqui quais são as melhores maneira de se viajar pela Nova Zelândia. Nossa primeira parada foi a Península de Coromandel. O lugar é lindo, muito lindo mesmo.
Coromandel
Passamos uma noite na região e depois seguimos para Rotorua, que também é conhecida como cidade do enxofre, por causa do mau cheiro que vem, como o nome diz, do enxofre. Lá em Rotorua você pode fazer diversas atividades relaxantes, aproveitando as termas ou conhecer um pouco mais sobre os primeiros moradores do país, os maoris.
Nós fomos num show de Maori (que é bem turístico), mas achei super legal. Tudo bem que é feito para turista, mas dá para sentir um pouco as tradições do povo e como era a vida deles na Nova Zelândia antes da chegada dos europeus. No valor do ingresso do show, está incluso um jantar que é muito bem servido e eu achei delicioso.
Rotorua
Depois, seguimos para Waitomo, que é bastante conhecida por suas atividades relacionadas à caverna. A caverna é super famosa por causa dos glow worms, os pirilampos. Ela é toda iluminada por causa dos bichos. E sabe o que é pior? O que brilha mesmo é a merda (literalmente) dos bichos.
Bom, acabei optando por fazer o Black Rafting, que é um rafting que você faz dentro da caverna (no escuro) e embora tenha escolhido a versão “light”, o rafting me deu medo, muito medo. Arrisco a dizer que senti mais medo durante o rafting do que no pulo de paraquedas. Quem gosta de adrenalina, vai amar a versão “extreme” desse rafting.
Waitomo Caves
E aí finalmente seguimos para o que eu considero ser a cidade mais legal da Ilha Norte: Taupo. A cidade é muito bacana, cheia de barzinhos, tem um lago lindo e é a capital da adrenalina na Ilha Norte. Expliquei nesse post o que compensa e o que não compensa fazer de esporte radical em Taupo. Mas, na minha opinião, o verdadeiro destaque de Taupo são as Huka Falls. Elas não são tão grandiosas como as Cataratas do Iguaçu, mas a cor é de tirar o fôlego e a correnteza também.
Taupo
Achou bonito? E o mais incrível é que a Ilha Sul consegue ser ainda mais bonita.
19 comentários
amei!!!! bjs
Legal.. Estou mudando para NZ esta semana e
nao vejo a hora de chegar lá e começara explorar o pais
Mau! Não tem como não gostar da Nova Zelândia. Eu morei na Austrália, mas me arrependi de não ter escolhido a NZ. Os kiwis são super simpáticos e bem receptivos e dos 41 países que conheço, a NZ é o mais preparado para o turismo. Quando puder, não deixe de ir a Franz Josef, Foz Glacier (lá perto tem o Lake Matheson) e Milford Sound. Você vai morar em Auckland mesmo? Eu tenho uma amiga que está lá há 5 anos. De repente posso te passar o contato.
Sim vamos morar, ou melhor já estamos morando em Auckland.. Nessas 3 semanas aqui já fui para Rotorua, Waiheke e neste final de semana estamos na dúvida entre Taupo ou Coromandel
Apesar da “falta de escala” do país estamos adorando…
Em breve devo começar a postar do Blog tb.. Abraço
Que inveja boa de vocês. Amei a NZ!
Oi Fernanda, tudo bem?
Morei um mês em Auckland e no outro mês viajei pela NZ e concordo com você, nunca vi uma estrutura tão boa para receber turistas, ainda mais no quesito “turismo de aventura” que exige uma super segurança e confiança nos serviços.
Gostei muito do seu site e queria convida-la pra conhecer o meu. http://www.segredosdeviagem.com.br
Lá eu falo um pouquinho da minha experiência neozelandesa, e espero ainda escrever mais kiwi posts.
Abs, Marcella
Oi Marcella,
Vou dar uma olhada no site e realmente NZ é tudo de bom. bjs
Meninas como as duas já foram pra NZ queria dicas de um roteiro específico…eu estou subindo de carro de Welligton para Auckland. Gostaria de conhecer Coromandel e As Cavernas! adorei os dois lugares..o problema é dinheiro. As duas são em roteiros opostos (de acordo com o mapa) e isso gasta mais gasolina e aluguel do carro. dicas de qual ir ou como fazer? Obrigada!
Eu peguei um ônibus hop-on hop-off. Mas nada é muito longe na NZ.
Oi Fernanda estou louca pra ir esse ano para Nz ouvi falar muitp bem de la.
na verdade estava entre Nz e australia mais pelo que falam NZ melhor.. tenho uma historia longa e muitas duvidas.. atualmente estou nos eua.. 🙂 e gostaria de tirar muitas duvidas..e como vc ja foi la tema miga gostaria muito da sua ajuda se poder me ajudar…
Fico muito grata …
Ana Ferreira
Eu de fato gostei mais da NZ do que da Austrália e é um pouco mais barata também.
Fernanda,
Estou planejando uma viagem para NZ e Australia em jan/2014.
Pretendo ficar uns 20 ou 25 dias. Seria 1 casal e um filho de 10 anos. Gostei muito do seu blog. Estou pensando em ir para Auckland, dormir 1 noite e ir para Rotorua. Lá visitar Waitomo Caves, e reservas termais. Ouvi falar da reserva termal Te-Puia, Waimangu e Wai-O-Tapu. Voce conhece? Quais voce recomenda? Pensei na Bay of Island? Vale a pena? Na ilha Sul, vou pra Queenstown. De lá fazer o passeio Milford Soud. É muito cansativo? Vale a pena dormir em Te Anau? Estou na dúvida se vou até o Lake Wanaka, Franz Josef.Como é o passeio nos glaciares em janeiro. Meu filho de 10 anos iria aguentar? Muito frio nesta epoca? Vale a pena? Obrigado. beijos
Lake Wanaka, Franz Josef e Lake Matheson são imperdíveis. As estações lá seguem os mesmos meses daqui, só que lá não faz tanto calor como no Brasil. Não espere um super verão em janeiro, mas as temperaturas serão amenas.
Boa noite, Fernanda! Mais uma vez parabéns pelo blog! Vi sua dica do hostel em Queenstown. Em Auckland você teria algum pra indicar?
Você fez o passeio com a Kiwi Experience, não é mesmo? Escolhia os hostels que eles sugeriam mesmo?
Muito obrigado pela ajuda de sempre.
Um grande abraço e mil viagens!
Fiquei no hostel Base em Auckland e sim, ficava nos hostels que eles indicavam.
Fernanda, td bem? Gosto dos seus post, sempre diretos, sem muita firula. Fica fácil ter informação. =]
Vou para a Nova Zelândia em janeiro de 2017 e vou usar uma empresa dessas e provavelmente a Kiwi Experience. Tenho algumas perguntas: 1) Como são os preços dos hostels que eles indicam e sempre tem vaga? 2) Pretendo fazer um pacote de 20 a 30 dias, acha que é muito tempo ou é tranquilo?
Bjus.
Os preços são os da média da Nova Zelândia. Eles passam sempre 2 ou 3 opções para os passageiros, aí eu sempre perguntava para o motorista qual ele achava que era melhor ou ficava no que a galera do ônibus ia ficar. Sinceramente, acho que só 1 hostel de todos que fiquei não era tão excelente assim. Sempre tem vaga, acho que eles fazem um convênio com alguns hostels e garantem as vagas. Pode fazer pacote de 20 ou 30 dias. É bem tranquilo. Você vai adorar. Eu adorei, pelo menos.
Obrigada Fernanda!! Bjus…
De nada 🙂