Home Destinos InternacionaisOceaniaNova Zelândia Como Viajar pela Nova Zelândia

Como Viajar pela Nova Zelândia

por Fernanda

A Nova Zelândia é formada por 2 ilhas – a norte e a sul. Você pode atravessar as ilhas das seguintes maneiras: ferry ou avião.

Então, a primeira coisa que você tem que decidir é se vai visitar as duas ilhas. Caso, a resposta seja sim e seu vôo chegue por Auckland, é melhor começar pela ilha norte e terminar na sul, pegando o vôo de retorno em Christchurch. Ou vice-versa. Mas, só dessa maneira (entrando por um aeroporto e saindo por outro) é que se consegue economizar uma travessia de ferry.

Como viajar pela Nova Zelândia

1 – Alugar um carro, van ou motor-home
É a maneira que te dá mais liberdade. Você escolhe o roteiro, onde vai parar, onde vai dormir, onde vai comer e etc. Existem várias empresas na Nova Zelândia que alugam carros na ilha norte e você pode devolver na ilha sul. A maneira mais popular é alugar van ou motor-home para dormir dentro do carro. Porém, não dá para estacionar o carro e dormir no meio da rua. Tem que procurar as estruturas de camping e pagar para dormir por lá. De qualquer maneira, já adianto que os hostels também não são muito baratos na Nova Zelândia, então dá elas por elas.
A Nova Zelândia é super preparada para esse tipo de turismo. Mesmo nos lugares mais remotos, sempre tem um ponto de camping e vale lembrar que é muito seguro acampar ou dormir no carro por lá. Outra coisa – não precisa ter carteira de motorista especial para alugar essas vans, serve a carteira internacional na categoria carros.
Para quem vai ficar bastante tempo viajando pelo país, vale a pena comprar um carro usado. Tem muito mochileiro que faz isso e depois vende o carro no final da viagem. E, para quem está com uma folga e não tem que estar determinado dia em determinado lugar, vale a pena conferir se existe alguma empresa oferecendo serviços de recolocação do veículo. Funciona assim, você aluga o carro por preços baixíssimos ou até de graça e vai dirigindo o carro até a cidade que a empresa precisa.

2 – Ônibus entre cidades
Existem algumas linhas de ônibus que percorrem ambas as ilhas. As mais famosas são o Naked Bus e Intercity. Pesquisando com bastante antecedência, acha-se passagens por 1 dólar no Naked Bus. O Intercity oferece alguns passes para quem pretende fazer várias viagens nas ilhas. Nesse caso, o ônibus te deixa nas rodoviárias (na verdade não existe rodoviária, ele vai te deixar em algum ponto central da cidade) e aí você se vira para arranjar acomodação e o que fazer em cada destino. Para os mochileiros viajando sozinhos, esse é o jeito mais barato.

3 – Ônibus hop-on hop-off
Não chega a ser excursão, porque você tem 1 ano para usar o passe que escolheu e pode descer em qualquer parada e pegar o próximo ônibus quando quiser. A única regra é que você não pode pegar o mesmo circuito duas vezes. Exemplo – você foi de Christchurch para Queenstown pela costa oeste, você não pode repetir esse trecho. Funciona quase da mesma maneira que uma passagem de volta ao mundo. Mas, funciona bem porque os roteiros já são pré-determinados e é tudo tão organizado que você não precisa se preocupar com nada. Sua única preocupação será se divertir.
Basicamente existem 3 empresas de hop-on hop-off, são elas:
  • Kiwi Experience – é a maior, mais famosa e às vezes a mais cara. Os ônibus em sua maioria são mais modernos (durante todo o tempo que viajei pelas ilhas, apenas 1 ônibus quebrou) e os motoristas tem todo o espírito da Nova Zelândia – muita adrenalina. A grande maioria deles já pulou de bungy, pára-quedas e já fez tudo que a Nova Zelândia tem a oferecer, então eles sabem te recomendar o que tem de melhor. Eles conhecem muito das ilhas e dá para contar nos dedos, os motoristas que não são legais. Eu tive muita sorte com os meus. Um mais legal que o outro. Bom é que além de motorista, eles são guias. Público – jovem, bem jovem, grande maioria da Inglaterra.
  • Stray Travel – utilizam um micro-ônibus, os grupos são menores e eles fazem propaganda dizendo que oferecem mais coisas grátis. De fato oferecem, porém tem vários dias que você passa mais de 12 horas dentro do ônibus. Os horários de pick-up deles é quase sempre 06:30 hs da manhã, ou seja, é bem puxado. Além disso, eles vivem mudando os dias de saídas dos ônibus, então é um pouco estressante viajar com eles, porque nem sempre é garantido que você vai conseguir estar no ônibus determinado dia. Público – eles dizem que gira na faixa dos 25-30 anos, mas pelo que vi nas paradas que encontramos o pessoal desse ônibus, é quase igual ao do Kiwi Experience. Outra coisa, eles se denominam um ônibus para aventureiros, pois oferecem várias caminhadas grátis.
  • Magic Bus – é o que tem os ônibus mais velhos. Todo mundo que eu conheci que viajou com eles, teve experiência com ônibus quebrados. Aparentemente é o ônibus preferido dos asiáticos.
O roteiro dos 3 é quase sempre igual. Minha dica – escolha o que estiver com o passe mais barato. Se todos estiverem o mesmo preço e você tiver um espiríto jovem, escolha o Kiwi Experience.

4) Carona
Para quem é destemido, está com tempo e sem muito dinheiro, essa é a melhor maneira de viajar por lá. A Nova Zelândia é um país tranquilo e muitos turistas rodam as ilhas o ano inteiro com seus carros alugados. Basta ter sorte de encontrar gente disposta a te dar uma carona. É o jeito mais barato com certeza. 

A NZ é um país extremamente preparado para o turismo (acho que o mais preparado que vi até hoje). Tudo funciona. Se você parar no meio do nada para usar um banheiro público, esse banheiro estará limpo e terá papel higiênico e em 95% das vezes será de graça. As estradas não tem buracos e também não tem pedágios. Porém, o risco de bater o carro é grande, porque as paisagens são tão bonitas que pode ser que você se distraia enquanto dirige.






VOCÊ PODE GOSTAR

37 comentários

alves 12 de julho de 2012 - 17:02

Optar por usar o aluguer de carros é uma boa ideia porque dá-nos verdadeiramente mais liberdade para escolhermos o nosso roteiro e os nossos horários.

Responder
Fernanda 12 de julho de 2012 - 17:46

Alves, eu não aluguei, pois estava sozinha e o custo seria muito mais alto. Peguei os ônibus hop-on hop-off e não me arrependo. Foi divertido e conheci muita gente. Mas concordo que o carro dá muito mais flexibilidade.

Responder
Julia 20 de outubro de 2012 - 09:33

Oi Fe, agora minha dúvida é sobre o hop-on hop-off…pela sua sugestão acho que vou acabar indo com a Kiwi mesmo, mas queria saber se nas paradas os preços das “atrações” são muito altos. Sei que na Fox Glacier a visita guiada é paga mas e nas demais? Temos opções free?

Bjos e obrigada!!

Responder
Fernanda 20 de outubro de 2012 - 10:16

Então Julia, eu quebrei a cabeça na Nova Zelândia para escolher a forma mais barata de viajar. Teoricamente é de carro, mas se você vai sozinha não dá. Fora o passe do Kiwi, você tem que pagar tudo a parte. Tem um desconto, mas é coisa de 10 dólares a menos. A visita guiada não é no Fox Glacier, é em Franz Josef. Custa uns 170 dólares neo-zelandeses (eu acho).
Na ilha sul, a visita aos lagos são grátis. Em Queenstown dá para fazer algumas coisas grátis. Eu paguei um passeio a parte para Milford Sound…nada é barato na NZ (já te aviso), mas é lindo!

Responder
Julia 20 de outubro de 2012 - 11:25

Então, na verdade eu vou com o meu namorado mas o problema é que vamos entre Natal e Ano Novo então aluguel de qualquer carro tá super caro, sem contar que corro o risco de não achar lugar pra dormir, rs!

Como o Kiwi ta em promoçao com 50% de desconto acho que vai valer a pena. Sobre os passeios acho que vou então focar em 1 mais legal hahaha e aproveitar as coisas grátis, tipo as paisagens, que acho que é o melhor que tem na ilha sul, né?

Bjos e obrigada de novo!

Responder
Fernanda 20 de outubro de 2012 - 12:10

Sem dúvidas a ilha Sul. Olha, o passeio de Franz Josef vale muito a pena. Eu quase morri na caminhada/escalada, mas foi demais! Os lagos Matheson e outro lago espelho e mais a vista do Fox Glacier é grátis.
Pulei de paraquedas no Lago Wanaka, foi show! E Milford Sound acho que vale a pena também. O caminho é mais bonito do que o lugar em si.
Se vocês vão em 2, acho que vale a pena pegar o busão local ou alugar carro mesmo. Lugar para dormir tem muitos campings na beira da estrada…

Responder
Fábio 6 de fevereiro de 2013 - 13:31

Gostaria de saber como funciona o kiwi experience, é apenas uma passagem para rodar na NZ, os albergues nós que escolhemos? E quanto dias pretendemos ficar em cada lugar e o que conhecer????Pretendo ir de Auckland até as cidades da ilha sul.

Responder
Fernanda 6 de fevereiro de 2013 - 17:05

É um passe de ônibus hop-on hop-off. Você pode ficar onde quiser ou nos hostels que eles recomendam. Mas não está incluso o valor da acomodação no passe.
Fica quantos dias quiser. Se quiser ficar mais dias em determinado lugar, é só ver se tem vaga no outro ônibus. Sugiro pesquisar no site deles que está em inglês.

Responder
Daiane 9 de março de 2013 - 19:30

olá Fernanda, tudo bem? Gostaria de ir à Nova Zelândia agora em Junho e meu sonho é visitar os sets de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. A CVC oferece 2 itinerários e gostaria de saber sua opinião: compensa pagar 3890 dólares americanos (USD) para 9 dias? O itinerário e longo e não encontrei no site para te mostrar, mas estou com o livro. Você poderia me passar seu email, por favor??? Quero que essa viagem seja inesquecível! Muito obrigada! Abraço, Daiane

Responder
Fernanda 10 de março de 2013 - 17:59

Daiane,
Eu particularmente acho muito caro, mas vai do seu perfil e se você gosta ou não de viajar com excursão. Te digo que lá em Queenstown, tem vários tours para conhecer lugares que inspiraram os filmes e custam uns 150 dólares neo-zelandeses cada um.

Posso aproveitar para te pedir um favor? Estou participando de um concurso de intercâmbio de blogs. São 16 pessoas que vão trocar de lugar com as outras. Estou em 19 lugar e preciso dar um gás nessa reta final. É só colocar o e-mail, clicar em votar e depois confirmar o voto no link que eles mandam por e-mail. Obrigada! http://www.bigblogexchange.org/blog/94001

Responder
Daiane 12 de março de 2013 - 22:39

Fernanda, já votei em você! Eu pesquisei mais e percebi que consigo fazer mais coisas indo por conta própria e usando a KiwiExperience. O que você acha do pass TranzAlpine Dog Leg? Vale a pena? Estou entre 2 opções: pegar esse passe ou ir para Auckland, visitar Hobbinton por minha conta e depois pegar um vôo para Christchurch e pegar o pass TransAlpine Back Paddock. Qual foi o passe que você comprou? Obrigada!

Responder
Fernanda 12 de março de 2013 - 23:11

Eu comprei o Funky Chicken. É o que mais vale a pena no custo x benefício e passa pelas 2 ilhas. Você tem tempo para fazer as 2 ilhas? Obrigada por votar em mim.

Responder
Daiane 12 de março de 2013 - 23:29

Infelizmente não tenho tempo, o máximo que consigo são 12 dias mesmo. Então acho que essa é a melhor opção, certo?

Fernanda 12 de março de 2013 - 23:34

Creio que sim.

pamela 18 de setembro de 2013 - 01:57

Olá Fernanda, tudo bem? Irei para NZ em Novembro, e estou pensando em alugar um carro. Como posso achar os preços baratos que comentou no blog? De levar o carro para as empresas.
Outra coisa, meu voo chega em Aukland e estou pensando em voar até Christchurch e de lá ir dirigindo de volta… Vc sabe alguma cia aerea barata? 14 dias dá para fazer este trecho?

Obrigada, Pamela

Responder
Fernanda 18 de setembro de 2013 - 11:49

Tem que pesquisar lá mesmo. 14 dias para a Ilha Sul? Sim.

Responder
Vinicius Resende 10 de janeiro de 2014 - 15:37

Oi Fernanda, tudo bem? Estou em fase de planejamento de um mochilão para a NZ em novembro. É provavel que eu vá sozinho. Penso em ficar ao menos 20 dias. Você acha que é tempo suficiente para conhecer o melhor das 2 ilhas? Minha intenção é fazer o máximo de esportes radicais possíveis e conhecer o que o país tiver de mais bonito em paisagens naturais. Por estar sozinho, estou quase decidido a utilizar o Kiwi Experience, você acha que o Funky Chicken é a melhor opção?
Valeu pelas dicas. Um abraço e good trips!!!

Responder
Fernanda 10 de janeiro de 2014 - 20:02

Sim, acho que é uma boa opção. Só tem que ver quantos dias ele demora para percorrer as duas ilhas.

Responder
Daiane 11 de janeiro de 2014 - 22:33

Vinicius, o blog da Fernanda me ajudou muito a planejar a minha viagem. Como eu só tinha 13 dias, visitei Auckland e Matamata na ilha norte, para ver o set do condado dos hobbits e depois peguei o Kiwi Experience em Christchurch. Recomendo muito mesmo, e também recomendo fazer os passeios e esportes radicais que o próprio motorista organiza. Eu fiz o Cannyon Swing em Queenstown, passeio de Kayak e caminhada na geleira em Franz Josef (com vôo de helicóptero) e fui esquiar em Queenstown.
Simplesmente foi tudo ótimo, dá pra confiar no Kiwi Experience sem problemas!

Boa viagem e divirta-se!

Responder
Fernanda 13 de janeiro de 2014 - 10:27

Que legal, Daiane! Bom saber que se divertiu com o Kiwi Experience.

Responder
Vinicius 14 de janeiro de 2014 - 18:40

Oi Fernanda! Obrigado por comentar! Eu simplesmente adoro essa fase da viagem: o planejamento! Como diz meu pai, já começar a viajar ainda sem ter partido.
Enfim, queria saber como foi sua impressão do Kiwi Experience em termos de organização, da galera que procura esse tour e qualquer outra detalhe que você julgar pertinente pra acrescentar.
Eu quero fazer tudo de louco que for possível: paraquedismo, bungee jump, snowboard, etc etc, enfim, tudo. Mas, óbvio, o foco da viagem é conhecer esse país surpreendente, suas belezas naturais e sua cultura.
Se puder também me diga qual foi seu roteiro na ilha sul e o que viu de melhor por lá.
Abraço e até.

Responder
Fernanda 14 de janeiro de 2014 - 20:30

Achei tudo perfeito e bem organizado. O roteiro é do Funk Chicken que eu fiz.

Responder
Juliana 29 de junho de 2014 - 11:33

Oi Fernanda,

Eu sou Juliana (do viagensfotograficas.com) e estou planejando uma viagem para NZ. Achei bastante interessante o roteiro que você fez, como também o sistema da Kiwi Experience. Você lembra do nome do passe que você comprou?

Obrigada,

Juliana

Responder
Juliana 29 de junho de 2014 - 11:42

Olá Fernanda, minhas desculpas, só agora vi que você fez o “Funky Chicken”. =D

Responder
Fernanda 3 de julho de 2014 - 19:51

Isso mesmo, o Funky Chicken. Acho que é o melhor.

Responder
Nize 3 de março de 2017 - 14:12

Olá Fernanda,
Tenho 60 anos e estou planejando viajar com a Kiwi em agosto/ setembro. Pensei em pegar o Sheepdog Bus Pass 17 dias. O que voce pensa sobre isto? Não tenho problemas com o barulho dos jovens (ate prefiro rs) Mas a minha pergunta é: É preciso ter pernas jovens tambem?
Voce teria alguma sugestao melhor?
Obrigada
Nize

Responder
Fernanda 5 de março de 2017 - 19:33

Muitos dos passeios oferecidos pela Kiwi são de esportes radicais. Mas em muitas cidades você pode ficar explorando por conta própria e fazer os passeios no seu próprio ritmo. Há outras empresas no estilo da Kiwi na Nova Zelândia. Outra opção é viajar com os ônibus regulares (de linha) caso não queira alugar carro.

Responder
Ralph 4 de junho de 2017 - 10:39

Fernanda, estou indo em Agosto e estou pensando em viajar com a Kiwi, mas meu nivel de ingles não é muito bom. Sabe me dizer se os motoristas falam algum outro idioma alem do ingles para se comunicar com os turistas?

Desde ja agradeço, seu blog é maravilhoso!!

Ralph.

Responder
Fernanda 4 de junho de 2017 - 21:28

Nenhum dos que conheci falavam outra língua.

Responder
Gilmar 31 de agosto de 2017 - 11:59

Fernanda, obrigado por compartilhar todas estas experiencias.

Estaremos indo para NZ, eu minha esposa e filha de 14 anos. Chegaremos em Auckland em 21 dezembro, a ideia é alugar um carro. Como nao tenho um roteiro 100% definido, como um dia aqui, dorme duas noites neste local, etc…. gostaria de saber se um roteiro de ir conhecendo e buscar lugar para ficar é complicado? pagaria muito mais caro?
ou recomendar ficar fixado em algumas cidades , andar proximo e depois mudar?
desculpa tantas perguntas: ano novo, onde indicas? nossa ideia é ficar ate 2 janeiro e seguir p australia ou fiji (ainda vendo se vale a pena ou é só praia para lua de mel, pois estaremos com a filha).

obrigado

Responder
Fernanda 31 de agosto de 2017 - 21:46

Essa época é alta temporada, então eu recomendo reservar com antecedência sim. Em relação a Fiji ser só para lua de mel, te garanto que não é. Acabei de voltar de lá (Austrália e Fiji).

Responder
Gilmar 3 de setembro de 2017 - 20:57

Obrigado. lendo melhor teus posts, considerando que a mao é inglesa e vi o kiwi Experience, estou considerando esta possibilidade. ai pergunto, como saber onde estarei a cada dia,? pois estaremos seguindo com o onibus. como falaste eles indicam normalmente dois hoteis/hostels.
outra pergunta é qual a melhor maneira para ir de uma ilha a outra? chegamos em auckland , minha ideia seria ficar um dia na cidade e ja pegar o kiwi e ir baixando…. mas ai ate onde vai e como passa para outra ilha?

tks

Responder
Fernanda 4 de setembro de 2017 - 21:22

Eles detalham na própria rota disponível no site onde o ônibus estará em cada dia. São várias rotas. E para atravessar de uma ilha para outra tem ferry.

Responder
Gilmar 5 de setembro de 2017 - 11:16

joia, outra coisa, vamos estar na ilha sul durante o ano novo. como tudo é perto nao seria problema de buscar um local bacana para a passagem. sugeres algo? sempre lembrando que é esquema mais familiar, nao balada. mas todos gostam de uma bela festividade, fogos, etc….

Responder
Fernanda 5 de setembro de 2017 - 20:13

Queenstown seria a minha escolha. É a cidade mais animada da ilha sul.

Responder

Deixe um comentário