Fui a Gramado algumas vezes quando era criança. Fui novamente quando estava na faculdade (uns 12 anos atrás) e voltei agora no feriado de 7 de setembro. E o que posso dizer é que muita coisa mudou. Engana-se quem pensa que tudo em Gramado é superfaturado. É possível fazer muita coisa de graça ou a preços bem baixos. Uma delas é o Le Jardin, o parque de lavanda em Gramado.
A entrada é grátis, assim como o estacionamento. Logo na entrada você é recebido por um funcionário que faz uma breve apresentação sobre o espaço. Ainda não era a época das lavandas, então ele nos mostrou um vasinho com a lavanda e pudemos passar a mão para sentir o cheiro característico. Perguntei qual seria a melhor época e ele disse que entre outubro e dezembro, mas que varia de ano para ano e da temperatura. Não tive a chance de ver o espaço todo lilás (são mais de 10 mil pés de lavandas), mas quem estiver indo para Gramado entre outubro e dezembro pode ter essa sorte de se sentir na “Provença”.
O parque não é muito grande e você pode caminhar à vontade. No dia que fui estava chovendo e bastante frio, mas nem a chuva e a névoa ofuscaram a beleza das outras flores.
Há ainda uma lojinha focada – obviamente – em produtos de lavanda. Você vai encontrar desde itens de decoração até cremes para o rosto/corpo.
Se você gosta de natureza/flores, acredito que irá ficar encantado com o Le Jardin.
Informações:
Site: http://lavandas.com.br/
Endereço: RS-115 (direção Gramado), Km 37. Perto do pórtico de quem veio de Taquara em direção a Gramado.
O parque abre de terça a domingo das 9:30 hs às 17:30 hs (último horário para entrar é às 17:20 hs).
Estacionamento e entrada grátis.