Luang Prabang é uma cidade pequena, cheia de encanto. Tudo no seu ritmo tranquilo. Tranquilo até demais. Primeiro lugar do sudeste asiático que eu não escutei buzinas. Mesmo os motoristas de tuk tuk são mais discretos ao oferecerem seus serviços. O Night Market não tem nenhuma vendedora te puxando, perguntando quanto você quer pagar na carteira, na bolsa, na camiseta.
Foi lá que vi uma das cachoeiras mais lindas do mundo. Me lembrou os lagos da Nova Zelândia, com aquela cor tão azul que parece até que colocaram tinta na água. Existem algumas maneiras de chegar até Kouangsi Falls que fica a 30km do centro de Luang Prabang.
1 – Bicicleta. Não recomendo, porque é longe e faz muito calor na cidade.
2 – Moto. Você pode alugar uma e o trânsito nem é tão maluco assim.
3 – Tours comprados em agência. Espere uma super lotação nas cachoeiras e fotos não tão exclusivas.
4 – Negociar um tuk tuk só para você e seus amigos. Fui com mais 2 pessoas e pagamos 40.000 kip cada (U$5) pelo tuk tuk + 20.000 kip (U$2,5) para a entrada das cachoeiras. Fomos às 10 da manhã. Os tours saem às 13:30 e esse é definitivamente o pior horário para visitar as cachoeiras.
O caminho é lindo, cheio de plantações de arroz e vilas onde os nativos moram.
Luang Prabang tem centenas de templos e cabe a você decidir qual visitar. Como eu já estava há bastante tempo na Ásia e já tinha visto muitos templos, eu não foquei muito nisso, mas opções não faltam.
O que realmente vale a pena é sair da cama às 5:30 da manhã para ver a ronda das almas. Os monges passam cedinho, recolhendo comida da população. E o que recebem será a refeição do dia. Lógico que esse ritual já foi afetado pelos turistas e espere ver muitos turistas (principalmente chineses fantasiados), distribuindo arroz aos monges. Outra coisa que me chocou foi a quantidade de crianças com cestas pedindo comida aos monges. Tipo, os monges pedem comida à população porque é isso que vão comer o dia inteiro e as crianças pedem comida aos monges porque também não tem o que comer É estranho, mas o Laos é isso – um país pobre, muito pobre.
Se você tiver que focar em uma cidade no Laos, eu sugiro Luang Prabang porque ela é muito interessante e encantadora.
16 comentários
Oi Fernanda!
Preciso de uma ajudinha (encontrei pouquíssimo conteúdo sobre Luang Prabang nos blogs).
Planejo passar um fim de semana na cidade.
Reservei o sábado para ver a ronda das almas, os templos e o centrinho. Domingo para a cachoeira e os campos de arroz.
Deixei alguma coisa fora da lista?
Obrigada!!
São muitos templos por lá. Scho que só vai dar para escolher alguns em um fds, mas acredito que é isso mesmo que tem para ver em Luang Prabang + feirinha.
Oi Fernanda,
Adorei o blog, sou blogueira também, mas estou começando!
Queria que você me ajudasse, estou indo para Ásia para 20 dias de férias em agosto( sei que não é uma boa época por causa das chuvas)mas é o período que tenho. Gostaria muito de ver os lugares mais lindos que posso, então dividi mais ou menos assim:
5 dias em Bangkok – vou precisar ficar esse tempo por outros motivos.
4 dias em Singapura
3 dias em Luang Prabang – Laos
Os outros 8 dias restantes gostaria de fazer ilhas e praias estava vendo em dividir esse tempo entre Krabi e suas ilhas e Koh Samui. O que acha? Ou tem outras praias que valem mais a pena ver que essas e quanto tempo para cada lugar?
Posso também mudar a quantidade de dias em Singapura e Laos para adequar melhor o roteiro ou se você tem um outro país que pode ser colocado no lugar de um desses que é imperdível!
Você sabe me dizer se visto para o Laos posso tirar direto no aeroporto de lá ou tenho que dar entrada aqui?
Obrigada por toda ajuda!
acho melhor você ficar os 8 dias só em uma costa. Ou a costa de Krabi ou a de Samui.
Oi Fernanda.
Seu blog é ótimo e o sigo desde q comecei a planejar minha viagem para Asia.
Preciso de uma ajudinha…fiz uma caquinha ao reservar a passagem de Hanói para Luang Prabang, e gastei dinheiro (mto dinheiro) sem volta já que não posso mudar a data.
Vc sabe se existe uma alternativa – bus ou carro – de Luang Prabang para Bangkok? tenho pesquisado mas não encontro nada de útil.
Obrigada e beijos!
De Luang Prabang você pode ir de barco ou bus para uma cidade perto de Chiang Mai. De Chiang Mai outro bus ou trem para Bangkok. Vai levar muitoooooo tempo fazendo isso. Levei só no primeiro trecho umas 16 horas.
Oi Fernanda,
Como funciona o visto para o Laos?melhor solicitar em Bangkok ou tira na fronteira mesmo (por terra)?
Obrigado!
Ps: Quanto custa o visto?
Ola Fernanda, estou indo pra Luang Prabang semana que vdm e to achando dificil achar um hotel legalzinho e nao tao caro, voce poderia dar alguma dica??
muito obrigada!
acho que fiquei na Sisavangvong road. É uma rua cheia de hotéis e restaurantes. Negociei o preço na hora. U$15 ou U$20 o quarto para 2 pessoas. Não lembro mais.
Muito obrigada! Acho que voi tentar na hora tb!!
Oi Fernanda! Parabéns pelas postagens, teu blog ajuda muito a organizar a viagem. Estou indo pra Thailandia e quero adicionar alguns outros destinos. Gostei muito de Luang Prabang me parece um lugar incrível e Chiang Mai na Tailândia também parece muito legal. Claro que gosto é gosto, mas qual dessas duas cidades vc gostou mais?
Gostei mais de Luang Prabang.
Vou passar 2 noites nesta cidadezinha!
Vai amar! Luang Prabang é demais!
Uma pergunta…Luang Prabang x Chiang Mai? Achei muito parecidos os passeios… Estou enganado?
Não acho parecidos não.