Confesso que estava com medo de me decepcionar com Machu Picchu. Quanto mais a gente viaja, mais exigente ficamos. E como já conhecia quatro das novas maravilhas do mundo (Muralha da China, Petra, Coliseu e Cristo Redentor), Machu Picchu tinha um papel difícil a cumprir: o de tirar meu fôlego.
A verdade é que Machu Picchu é tudo aquilo que você espera e um pouco mais. É difícil falar de um lugar que envolve tantas lendas, sendo a mais famosa a que diz que a cidade perdida dos incas foi construída por extra-terrestres. Outros dizem que MP possui uma energia diferente. Não sei se acredito na teoria dos extra-terrestres, mas definitivamente acredito que o lugar tem mesmo uma energia especial. Se você procura paz ou aquele seu ponto de equilíbrio, é provável que encontre em Machu Picchu.
Vale a pena pagar um tour guiado e escutar um pouco mais sobre a história dos incas. Uma civilização de 16 milhões de pessoas que foi massacrada por 180 espanhóis. Pode parecer difícil de acreditar, mas os incas tinham medo dos cavalos e tinham armas feitas de pedras enquanto os espanhóis tinham armas de fogo. E o fim da história não é muito difícil de adivinhar e é por isso que ela nunca foi terminada.
Agora o que surpreende não é decadência inca e sim a inteligência inca. Os caras eram verdadeiros engenheiros, arquitetos, astrônomos e agricultores. Resumindo: eles eram gênios. As pedras foram encaixadas uma nas outras, sem cimento, sem nada. As construções são perfeitas.
Outro aspecto legal do tour guiado é que eles explicam um pouco dos sacrifícios realizados na época e você escuta essa explicação dentro do Templo del Sol. A parte triste é que muitas vezes os sacrifícios envolviam crianças, que eram oferecidas aos deuses (leia – as crianças eram mortas).
A história está viva dentro de Machu Picchu e dá para se perder por horas dentre as construções perfeitas. Fiquei imaginando como teria sido a vida dos nativos durante a época inca.
Confesso que mesmo sem querer, comecei a chorar. Não sei explicar, mas foi a mesma emoção que tive na Muralha da China. Era difícil acreditar que estava ali, realizando mais um sonho e conhecendo Machu Picchu.
Tive sorte e não sofri com a altitude. Digo que não sofri porque não tive dor de cabeça ou enjoo, mas me senti muito cansada.
Fiquei feliz com o que vi dentro de Machu Picchu e não me arrependo de não ter subido nenhuma montanha extra. Não teria aguentado o tranco por causa da altitude.
Leia também o Manual prático de Machu Picchu e Mitos e Verdades de Machu Picchu. Se você ainda estava em dúvida se valia a pena visitar Machu Picchu, espero ter te ajudado. A resposta é sim. Vale muito a pena.
34 comentários
Também senti o mesmo! Só não chorei porque homem não chora, né? Mas estar lá em cima é algo mágico, difícil até de explicar. A gente subiu Huaynapicchu e estamos vivos! (ainda não sei como, ehehehhe)
Oi Gleiber, eu quase morri com falta de ar no dia anterior (Vale Sagrado). Mas quando vi o tamanho de Huayna Picchu, fiquei até feliz por não ter comprado o ingresso. Sou muito sedentária. Ah, e homem chora sim, não entendo porque existe esse preconceito. hehehe
Fe, que visual, que panorama!! As fotos estão ótimas!! É muito diferente de tudo que a gnt tá acostumado: paisagem de praia, arranha-céus, montanhas … tá na minha lista dos lugares para se visitar. Beijos
É muito diferente mesmo. Vale a pena visitar MP. beijos
Que emocionante esse post, aposto que eu tb choraria. O lugar esta na minha bucket list com certeza, mas achei super complicado chegar lá!
Parabéns pelas fotos, ficaram lindas!
Bjs.
Na verdade é bem tranquilo chegar lá, mas demora um pouquinho. Mas o esforço vale a pena. No meu caso o esforço nem for físico. Não fiz a trilha, mas conheço gente que fez. rs
Olá
Nossa FERNANDA eu queria ter a sua vida kkkkk como um grande elogio claro.
Eu amo viajar e ja fiz muito sozinha, mas agora estou parada ( casei) kkkk.
Bom queria lhe parabenizar e perguntar quanto vc gastou para MP pois vc disse q nao e barato. Bjos
Oi Marta!
As pessoas não acreditam, mas como eu queria estar casada ou pelo menos ter um namorado. Mas tá fácil pra ninguém (como dizem por aí). hahaha. Olha, é caro porque ainda tenho a média do Sudeste Asiático na minha cabeça, uns U$30 por dia. Mas, comparado com o Brasil, o Peru é baratíssimo. Acho que coloquei nesse ou em outro post quando custa o ingresso para MP + o trem ida e volta. Dá uns U$200. Paguei U$10 no hostel + os passeios que deu uns U$85. Mas tem hotel bom em Cusco (privativo, quarto duplo) por U$50 ou menos. É que eu me tornei extremamente pão-dura com viagens depois da volta ao mundo, mas não se assuste. É muito mais barato que aqui.
O que seria de meu planejamento de viagem sem o seu blog, Fernanda? Me responde rsrs!
hehehe…que bom que as dicas estão sendo úteis.
Queria uma assessora de viagem q nem vc! Ai ai…
Vc tem alguma página no face?
🙂
Na verdade, eu faço consultorias especializadas, mas tive que suspender novos pedidos porque estou focada em outros projetos até o carnaval.
Tenho a página do blog. Perfil pessoal esá inativo porque era muita rede social para administrar.
Estive com minha esposa em Machu Picchu em 2009, três semanas após o falecimento de minha mãe… Tal viagem foi muito importante e inesquecível para mim. Havia começado a planejar tal viagem 16 anos antes, mas como em nossas vidas muitas voltas se dão a aventura demorou um pouco. Digo aventura por que nós fizemos a trilha inca. Ficamos quase quatro dias subindo e descendo montanhas. Ver a cidade de MP foi bom? Claro que sim. Mas dentro deste contexto foi mais uma coisa que vimos, pois por todos os lugares que passamos tinha história, tinha vida.
De qualquer forma isto ficou marcado para sempre em nossas mentes. Já comuniquei a pessoa que nos guiou que em alguns anos mais iremos com nossos filhos para fazer o mesmo trajeto. Deixo aqui, para quem quiser ver, o link com um vídeo que fiz com algumas fotos que tirei da trilha até chegar em nosso objetivo.
Abraço.
Obrigada Mario pelo comentário e vídeo.
Aproveitando, estou participando de um concurso para trocar de lugar com outro blogueiro por 10 dias. Acho que vai ser bem legal e preciso dar um gás na votação. Para votar, é bem fácil. É só colocar o e-mail, clicar no botão rosa e depois confirmar o voto por um link que eles mandam por e-mail. Vc poderia me ajudar? Obrigada! http://www.bigblogexchange.org/blog/94001
Nossa, tenho um sonho de ir para Machu Picchu…Espero um dia, ainda reáliza-lo. Parabéns pelo post.
Dizem que a paisagem avistada pelo trem Vistadome é muito legal.
Como vou chegar em Águas Calientes de noite partindo de Ollanta
às 19h, não vou ter essa oportunidade.
Por isso, estava pensando em voltar no trem das 15h30 de Machu Picchu para Cusco. Assim, aproveitaria para ver paisagem. Será que dá tempo para ver MAchu Picchu a tempo de pegar o trem nesse horário ou fica muito apertado? Não quero prejudicar a visita em Machu Picchu.
Então, lá por 14:30 hs eu já tinha acabado MP. Mas, não subi nenhuma montanha, tava sozinha e meu ritmo é rápido. Até dá. Mas, o lugar é tão legal que eu quis ficar lá durante horas sentada só olhando a paisagem. Na minha opinião, valeu mais do que a paisagem do trem.
Olá Fernanda, sou viajante apaixonado (assim como você, porém com menos estrada)e o Machu Pichu é meu próximo destino. Minha viagem será agora em outubro e ler seus textos aumentou minha dose de ansiedade. rs
Valeu
MP é demais!!!
Fernanda, parabéns pelo site e por todas as dicas, vou usá-las na minha próxima viagem para a Tailândia. Mas preciso discordar de uma coisa nesse post, vale a pena sim subir Huayna Picchu, pois a vista lá do topo é inigualável. E se pode fazer a trilha mais tranquilamente, realmente tem alguns pontos mais íngremes mas todos toleráveis. Subi devagar tirando várias fotos e posso dizer que valeu muito a pena, a vista á show!!!! 🙂
Ué, mas não disse que não vale a pena. Disse que eu não tive interesse porque sabia que não teria a resistência física. Com certeza a vista lá e na outra montanha devem ser lindas, só que eu preciso de muita academia antes de tentar. rs
Parabens pelas dicas e me emocionei so de ler seus comentarios estou indo dia 26 de janeiro , fico por 3 dias e depois retorno a Lima , me da uma dica ? devo comprar os tickets antes ou consigo para estas datas lá ?
Acho que essa época é alta temporada (mesmo sendo chuvosa). Dá para comprar antes para garantir.
já fiz isso , valeu a dica !!! depois compartilho com vc minhas experiências lá !
De nada! Fico no aguardo.
Oi fernanda, fui para Machu Picchu em Julho de 2013, realmente um sonho.
Mas economizei bem mais, fiz uma subida de van, até um povoado antes de aguas calientes, foram umas 7 horas em pequenas estradinhas, em cima de montanhas altas, era olhar pela janela da van, que a sensação de morte, era inevitável.
Depois caminhei 2 horas até aguas calientes pelo trilho do trem, e no outro subi Caminhando/escalando até Machu Picchu, mais 2 horas! Uma aventura incrivel!
Mas fiquei muitos dias no Peru, e tem outros sitios arqueologicos bem mais complexos, antigos e intrigantes que Machu Picchu, este é apenas o mais famoso. O Peru é incrivel.
Uau! Que aventura. Eu fiquei com medo de encarar essa rota alternativa.
Chessuis ate hoje eu nao acredito que subi as duas montanhas!
Montana Pichu e no outro dia Huayna Pichu, sinceramente, nao vale a pena, pq depois de verdade nao conseguia caminhar, foi terrivel.
Eu deveria ter feito Machu PIchu antes do Salar…rsrs gostei mais do deserto de sal.
Machu Pichu é lindu sim, gostei e indico!
Eu fiz MP antes do Salar. Achei melhor mesmo. Gostei dos dois.
Olá Fernanda, seu blog é ótimo. Eu vou em fevereiro/2015 e estou buscando informações.
Só tem uma coisa que eu fiquei curiosa, o guia falou pra você que os incas sacrificavam crianças? Mal de historiadora. rs. Estranho, porque isso não é dito em nenhuma pesquisa. Que eu saiba, na América apenas os astecas sacrificavam humanos ao deus sol. Enfim, estou muito empolgada, os incas são fascinantes. 🙂
Obrigada pelas dicas.
Não me lembro, Lívia. Eu escrevi no post? Se sim, é porque provavelmente falou. rs
Olá vc vai ficar em Lima por alguns dias? Se sim vá até a huaca puclana lá vc verá e conhecerá um pouco sobre esta história, pois acreditava se que quando um adulto morria era necessário que crianças o guiasem para o renascimento, pq crianças? Porque tinham feito este caminho à pouco tempo.
Boa noite Fernanda
estou planejando ir ao Peru em agosto, comprei as passagens aéreas porém não sei que horas ir para Machu picchu, indo pela parte da manhã logo que o parque abre fica muito cansativo para ficar no parque até as 14/15 horas.? Queria o melhor horário para tirar fotos exclusivas
Beijos
Bem cedo, Jessica. Durma em Águas Calientes.