O trem para Machu Picchu

por Fernanda
Trem Aguas Calientes

Quem escolheu ir para Machu Picchu sem a trilha, inevitavelmente terá que pegar o trem para chegar em Aguas Calientes. Bom, existem outras opções como pegar carona até certo ponto da estrada e de lá ir andando até Aguas Calientes. Também me falaram de uma tal van que faz o caminho Cusco-Aguas Calientes, mas se você tem amor a vida, melhor ir de trem mesmo.

Eu já falei aqui que trem é uma boa opção para quem está com pouca bagagem, porque você não precisa fazer check in. O trem chega na estação, fica uns 5 minutos parado, você entra, acomoda sua bagagem e pronto! Pois é, no mundo inteiro é assim, menos nesse trem para Machu Picchu.

Para começar, você tem que fazer check in. Isso mesmo, check in no trem meia hora antes da partida e rola até controle de identidade (nunca vi isso em nenhum outro lugar do mundo). Fique atento ao seu vagão, pois ele está marcado no ticket.

Resumindo, o trem é feito para turistas, mas como os peruanos pagam muito menos do que nós, eles fazem esse controle de identidade só para ter certeza que nenhum turista espertinho pediu para um peruano comprar a passagem para ele.

Bom, depois que você entra no trem, ele começa a chacoalhar. É uma coisa bizarra porque o trem balança muito mesmo. E, para ajudar, parece que alguém está empurrando o trem. É bem lento. Duvida? Veja o vídeo!

Trem ida para Machu Picchu from Preciso Viajar on Vimeo.

Trem Aguas Calientes

Aparentemente só um trilho funciona, ou seja, se tem um trem indo e outro voltando, um dos trens tem que parar num recuo e esperar o outro trem passar. Por isso que 99% das vezes o trem atrasa.

Para quem sonha com uma viagem de puro glamour, eles têm um trem super vip chamado Orient Express. Um deles passou do meu lado e parecia ser muito legal. Eu encarei o simples. Na ida, foi servido um lanche e você pode até tomar Inca Kola grátis (uma experiência diferente, para dizer o mínimo). E também rola um salgadinho de banana frita e um snack de chocolate.

Inca Kola

O negócio é quase tóxico!

 

Trem Aguas Calientes

Lanchinho servido no trem

Agora legal mesmo foi a volta porque peguei um trem especial. Rolou um show com um palhaço, desfile de moda dos comissários (ou sei lá qual é o nome de quem trabalha no trem) e depois rolou venda de roupas produzidas especialmente para a Perurail. E no meu vagão tinha um grupo da melhor idade australiano e eles levaram até bolo. Como eu sei que ninguém acreditaria nessa história, eu gravei um vídeo. Simplesmente hilário!

Desfile de moda a bordo do trem

Se você nunca andou de trem, pode ter certeza que só no Peru o trem é desse jeito.

VOCÊ PODE GOSTAR

27 comentários

Anna Martinelli 22 de outubro de 2012 - 20:20

Adorei a narração “o video tá balançando… porque o trem… balança.”

Achei dramático. hahahaha
Que medo dessa comida radioativa hein? Parece xixi essa coca!
hahaha

Beijos!
Parabéns pela coragem de ingerir essas comidas.

Responder
Fernanda 22 de outubro de 2012 - 20:29

Hahaha. Deixei claro que estava balançando por causa do trem e não por falta de coordenação motora minha.
Gente, essa inca kola é terrível. Acho que até xixi deve ser melhor que aquilo. E o salgadinho de banana – sem comentários. Ainda bem que eu tinha pringles.

Responder
Michel 22 de outubro de 2012 - 20:36

Oi Fernanda, essas são as aventuras boas da vida, que a gente dá risada e sempre que lembra vem um sorriso no rosto! Uma dica que pode ajudar e uso as vezes é gravar o áudio num mic do iphone (ou do teu celular) e dps qdo editar o vídeo coloca o aúdio do iphone na trilha, fica melhor pra ouvir tua voz. Mas ainda sim ficou bem legal o post, assim como teu trabalho! Valeu pela força, vamos em contato! Ciaooo Michel

Responder
Fernanda 22 de outubro de 2012 - 20:38

Oi Michel, então, eu não tenho iphone nem smartphone decente para gravar o áudio separado. Mas eu tenho um programa de editor de vídeos que dá para fazer isso aí. Eu vou fazer um vídeo de Machu Picchu editado e aí vou melhorar esse som. Coloquei esses 2 bem curtinhos só para o pessoal ter uma ideia da aventura que é o trem. hahaha. De fato, o mais divertido que peguei até hoje.

Responder
Lillian Brandão 27 de outubro de 2012 - 18:53

Ei Fernanda,

Adorei o post! Nunca tinha visto vídeo do trem (e nem sabia que ele balançava tanto assim! #MEDO). Mas vale tudo para chegar a Machu Picchu! 😀

Beijos,
Lillian.

Responder
Fernanda 28 de outubro de 2012 - 10:36

Oi Lilian! Obrigada pelo RT. Tava na ABAV e sem acesso a net. O trem balança mesmo. hehehe. E definitivamente vale tudo para chegar em Machu Picchu. beijos

Responder
Guilherme - Viajando com Eles 29 de outubro de 2012 - 22:49

Oi Fe,

Já guardei o post pra minha visita a Machu Picchu.

Kkkkkk, foi engraçado ouvir sua voz no vídeo.

Bjosss

Responder
Fernanda 30 de outubro de 2012 - 08:18

Pior deve ter sido escutar minha voz por dias e sem parar, né? hahaha. MP é demais!

Responder
larissa 22 de fevereiro de 2013 - 00:26

Quanto custou a passagem de trem?

Responder
Fernanda 22 de fevereiro de 2013 - 18:17

Não lembro o valor. Não tem nos outros posts de Machu Picchu que escrevi aqui no blog?

Responder
gleiber 26 de março de 2013 - 19:25

Momento flashback total gente, a sua viagem vou EXATAMENTE igual à nossa… Exceto pelo fato de que, na volta, eu estava meio doente, tinha vomitado em Águas Calientes, enfim… O show dos palhaços e o desfile de moda me fizeram até esquecer que estava mal do estômago. Rimos litros. E posso defender a Inka Cola?

Responder
Fernanda 26 de março de 2013 - 19:41

Achei tão surreal que filmei. Nunca ri tanto numa viagem de trem. hahaha
Gostou da Inka Cola???

Responder
Jesus dos Santos 29 de dezembro de 2013 - 09:54

Oi Fernanda, se viajasse hoje em excursão já paga, quanto deveria levar em dólar turismo? Sou “marinheiro de primeira viagem. Obrigado

Responder
Fernanda 30 de dezembro de 2013 - 10:08

Tudo depende do seu perfil, onde vai comer, o que vai comprar, etc.

Responder
Thiago 6 de janeiro de 2014 - 23:30

Nossa, que saudades de lá.. fiz a trilha de 4 dias e peguei o trem só na volta.. tava tão cansado que só dormi, mas não teve palhaço não..rs
Espero voltar logo..
Parabens pelo video, bem legal 😉

Responder
Fernanda 7 de janeiro de 2014 - 19:59

hahaha. Os palhaços foram a cereja do bolo. Me deu saudades também.

Responder
Erika 30 de setembro de 2014 - 03:56

Olá, Fernando estou gostando muita das experiências que vc divide aqui, será a primeira vez que irei viajar sozinha, e vou pro peru rs, estou com um pouco de medo, mas acho que será uma experiência enriquecedora.

Responder
Daniela 28 de novembro de 2014 - 16:03

Oi Fernanda, achei suas dicas muito boas, vou para o Peru em fevereiro, mas como não sabia de nada comprei passagem para Lima, vc tem ideia de qual é a melhor opção para ir para Cusco?

Responder
Fernanda 29 de novembro de 2014 - 17:50

A melhor opção é voar. Dá para ir de ônibus, mas leva umas 20 horas.

Responder
Reynaldo 5 de dezembro de 2014 - 16:11

Boa tarde Fernanda ! Quando eu posso, entro no seu site pra ver alguns lugares que tenho curiosidade de conhecer, por sinal voce da umas dicas muito bacana, Parabens !!!
Gostaria de tirar uma duvida ! Estou viajando final do ano para Cusco e depois ir para Aguas Calientes e entrar em Macchu Pichu.
A estação que pego de Cusco via Perurail é na estação de Poroi ? e volta está dizendo em Ollanta ?? São duas estaçoes que ficam em Cusco mesmo ???

Responder
Fernanda 7 de dezembro de 2014 - 21:12

Eu voltei via Poroi e na ida fui pela outra estação, pois parei na metade do tour. É o que todo mundo faz. Está em algum dos posts sobre o Peru.

Responder
Flavia 29 de maio de 2015 - 17:30

Olá Fernanda, Obrigada pelas dicas! Este balanço do trem rola o tempo todo ou só inicio?? To indo agora em Junho!

Responder
Fernanda 29 de maio de 2015 - 17:33

Ele vai bem devagar, então meio que o tempo todo. Mas é tranquilo.

Responder
Rosane 23 de agosto de 2015 - 22:26

Olá, Fernanda! Ótimas suas dicas. Minha dúvida é sobre o que posso levar de bagagem no trem. Aquela mala de mão, que vão em cima no avião, pode levar? Ou só mochila pequena?

Responder
Fernanda 23 de agosto de 2015 - 22:30

Pode levar sim.

Responder
marlene 23 de abril de 2017 - 17:11

gostaria de saber se nos trens que vão de ollantaytambo para aguas calientes pode levar mala

Responder
Fernanda 23 de abril de 2017 - 18:31

Sim.

Responder

Deixe um comentário