Home Destinos InternacionaisAméricaBolíviaSalar de Uyuni A saga de Uyuni – parte III e final!

A saga de Uyuni – parte III e final!

por Fernanda

Se você não leu a parte I e II da minha saga de Uyuni, por favor leia. Fui na recepção do hotel e contei meu drama para os donos. Eu realmente não conseguia parar de chorar e eles também se comoveram com minha situação.

Disse que já tinha tentado de tudo: voos, trem, carona na estrada, contratar um táxi e por aí vai. Eles me disseram que situações como a do protesto dos mineiros eram comuns no país e que os protestos poderiam durar semanas ou apenas algumas horas.

O Jorge (dono do hotel Oro Blanco), disse que ficaria atento às notícias durante a madrugada e logo cedo me avisaria se havia alguma possibilidade de voltar para La Paz.

Ele bateu na porta do meu quarto às 7h00, dizendo que as estradas estavam liberadas e que os ônibus de Uyuni iriam para La Paz às 20h00. Respondi que infelizmente isso não resolveria meu problema, porque meu voo saía de La Paz às 7h00 e esse ônibus só chegaria lá às 8h00.

Ele pediu uns minutos e disse que faria umas ligações. Voltou 10 minutos depois, dizendo que o único jeito para eu não perder meu voo seria encarar 3 ônibus locais, num total de 16 horas. De Uyuni, teria que ir para Potosí e de lá teria que ir para Oruro e de Oruro para La Paz. Era uma rota alternativa, mas existia a chance dos bloqueios voltarem a qualquer momento.

O Jorge já tinha reservado meu bilhete para Potosí. Eu nem pensei muito e topei a rota alternativa. Fechei minha mochila, fui comprar comida para a longa jornada e fui na lan house dar um jeito de avisar minha mãe que estava tentando voltar. Minha mensagem foi: “mãe, se eu não der mais notícias é porque cheguei em La Paz” (que bom que ela não é cardíaca).

Apesar do Jorge ter lucrado 10 bolivianos (U$1,50) comigo, dizendo que os preços dos ônibus tinham subido por causa da falta de combustível, não posso deixar de agradecê-lo por ter encontrado uma solução para eu não perder meu voo. O bilhete do ônibus de Uyuni para Potosí custava 30 bolivianos, mas ele me disse que custava 40.

O ônibus de Uyuni para Potosí estava cheio de turistas, o que foi bom porque não tivemos aqueles episódios típicos de ter que viajar com cachorros, galinhas e duas pessoas por assento (que alguns relatam ser o “comum” na Bolívia).

Infelizmente a jornada de Potosí para Oruro foi terrível. O ônibus estava caindo aos pedaços.

esse era o tal “bus cama”

Quando finalmente cheguei em Oruro, fui numa lan house averiguar se o aeroporto de La Paz não fechava durante a noite. Como iria chegar em La Paz meia-noite era melhor ir direto para o aeroporto.

A jornada de Oruro para La Paz foi a melhor de todas que fiz na Bolívia. O ônibus era bem decente, equivalente a um semi- leito brasileiro. Rolou até um filme dublado em espanhol. Cheguei em La Paz meia-noite e meia.

Por sorte, já tinha estado lá e meio que sabia o esquema para não cair em táxis piratas e ser sequestrada (sim, acontece). Arranjei um motorista bem decente, que me fez um valor justo da rodoviária para o aeroporto (50 bolivianos). O cara era tão gente boa, que dei todas minhas moedas de gorjeta para ele. Deu uns 8 bolivianos (pouco mais de U$1) e o cara ficou tão feliz que até carregou minha mochila.

Cheguei no aeroporto de madrugada e fui surpreendida com uma excelente conexão wi-fi. Apesar do aeroporto ser pequeno, ele é novo, os banheiros são muito limpos e as cadeiras do aeroporto são bem confortáveis.

Na fila para fazer o check-in, encontrei um cara de Curitiba, super simpático e prestativo (inclusive pagou minhas taxas do aeroporto).  Fica a dica – você tem que pagar 174 bolivianos (ou U$25 para poder deixar o país). Ficamos batendo um papo, tomamos café e em Santa Cruz de la Sierra (paramos lá para trocar de voo) e descobri que ele é chefe de um amigo de infância. Quando eu falo que o mundo é uma vila, ninguém acredita.

Foi perrengue demais essa jornada de volta para La Paz, minhas costas estavam doloridas e eu estava louca para tomar um banho (que infelizmente não foi possível), mas consegui embarcar para o Brasil.

Não vou dizer que foi a viagem com mais perrengues da minha vida, mas foi tenso. E apesar de eu ter cruzado com vários bolivianos sem noção, os últimos que apareceram foram verdadeiros anjos.

Veja como foi o passeio pelo Salar de Uyuni

VOCÊ PODE GOSTAR

35 comentários

Karla Larissa 16 de outubro de 2012 - 18:46

Garota, você se mete em cada uma! É rir para não chorar! Que tenso! Que bom que deu tudo certo e é bom mesmo você levar a sério essa promessa porque infelizmente Adrenaline não pode te ajudar muito!hehe

Fernanda 16 de outubro de 2012 - 18:49

Karla, foi a última. Sério mesmo. Mas tirando essa saga, até que o resto foi tranquilo. hehehe

Lidia Norte 17 de outubro de 2012 - 16:52

Caraca… Emocionante demais ler essa sua saga na Bolívia! E eu achando que tinha vivido “emoções” quando fiquei presa em um buraco de obras de metrô em Paris… =P

Eu tava cogitando a possibilidade de ir ao Peru sozinha ano que vem… Talvez não seja a melhor opção já que eu terei companhia se esperar 1 mês ou 2 em relação à data que estava pretendendo ir…

Esse episódio da sua quase morte é o que vai estar no seu livro? Com certeza eu vou comprar! Hahahaha!
Abraço,
Lidia.

Fernanda 17 de outubro de 2012 - 16:54

Lídia, o Peru é tranquilo e é bem mais preparado para o turismo. Eu não tive problema nenhum lá. Pode ir tranquila. E o episódio do Líbano tá no livro. Em breve! hehehe

Vânia Albarracín 18 de outubro de 2012 - 15:54

História linda de viagem é legal ler, mas tragédia e fail muito mais hehehe Acabei de devorar os três episódios. Ah! E aceito o convite de perrengue por 5 países da África!

Fernanda 18 de outubro de 2012 - 22:42

hahaha. Só perrengue! Vamos para a África ano que vem?

Vânia Albarracín 19 de outubro de 2012 - 00:44

Não me convida pra viajar que eu vou! Vamos… DM 😀

Adri 19 de outubro de 2012 - 11:41

Eu vou ao Peru em janeiro. Mas desisti da Bolívia. Não tenho mais idade. kkkk
Bj, Adri.

Fernanda 19 de outubro de 2012 - 12:12

Oi Adri! Não desista, só pague um tour mais caro, aqueles de U$500 e vai ser bem melhor. O Peru é super tranquilo, não tem stress nenhum. São super preparados para o turismo.

Ana Livia dos Santos 6 de novembro de 2012 - 17:57

Ola adorei o seu blog; me fez desistir de planejar a minha viagem a Bolívia alone! Estou contratando uma agencia aqui no Brasil. Me cobraram 1.730 U$ para 8 dias. http://www.ciaeco.tur.br sem aéreo. Entra no site por favor e veja se esta no preço e se tem realmente esses hotel ou é historia de carochinha. Me ajude! Besitos

Fernanda 6 de novembro de 2012 - 18:25

Bom, eu jamais pagaria U$1730 por um pacote terrestre para ir para a Bolívia, um dos (senão o mais) países mais baratos da América do Sul. Não tem problema nenhum planejar a viagem sozinha, é só escolher melhor a agência e pagar um pouco mais caro no tour. Essa é a minha opinião. Para ser honesta, nem entrei no site porque como não viajo com pacotes, não posso opinar sobre esse tipo de viagem.

Ana Livia dos Santos 6 de novembro de 2012 - 19:46

Confesso que tambému estou achando muito caro… Vou ver se tomo coragem para ir sozinha. Valeu!

Fernanda 6 de novembro de 2012 - 20:12

Vai sozinha. É tranquilo. Só pague uma agência um pouco mais cara e vai ser bem susse. O Salar é lindo!

Carolina 8 de dezembro de 2012 - 11:03

Caracas Fernanda!!! Comecei a ler e não consegui parar….. Rsrs fui até o final!! Só tenho uma coisa a dizer: você é MUITO corajosa!!!! Não teria feito um terço do que você fez… Adorei!! E você escreve muito bem!

Parabéns!!!

Fernanda 8 de dezembro de 2012 - 16:46

Pois eh, todo mundo me fala que sou corajosa e eu achava que não era, mas pensando bem, tem que ter coragem para fazer umas coisas que fiz sozinha. rs

Iago 17 de dezembro de 2012 - 16:29

carolina falou tudo so nessa parte discordo “Não teria feito um terço do que você fez” que viajem ein kkk numca viajei pretendo viajar um dia quando vc vai para a africa?

Miguel 18 de maio de 2013 - 22:14

ri de mais co a série de posts, desculpa :-). Vou pra bolívia amnanha, mas pelo trabalho. TOPO A AFRICA.

Fernanda 18 de maio de 2013 - 22:27

hoje até eu rio, mas lá não foi muito engraçado. haha

Lorrane 12 de agosto de 2013 - 02:02

Li todos os três episódios como se estivesse lendo um livro de contos. Você é realmente muito louca e maravilhosa ao mesmo tempo! Como gostaria de passar por essas aventuras nessa vida 🙂

Fernanda 12 de agosto de 2013 - 13:30

Vai passar sim Lorrane. Fico na torcida por um pouco menos de perrengue. rs

Mari 13 de maio de 2014 - 11:22

Oie … adoro suas historias rsrs … apesar dos perengues acho que não vou deixar de ir a Bolívia, rs. De Uyni, tbm retornarei para o Brasil mas ainda não sei qual a melhor opção. Vc diz que tem um ônibus direto para La Paz … é fácil de conseguir?

Fernanda 19 de maio de 2014 - 19:07

Sim, é bem tranquilo de conseguir o ônibus.

Jane 16 de julho de 2014 - 22:23

Amei todos os episódios srsrs pretendo conhecer o Salar de Uyuni e de lá ir até o Peru, acho que sai mais barato, suas histórias me deram um “norte”, estava com um pouco de medo por que vou sozinha, mas agora minha maior preocupação é que só falo português.

Fernanda 18 de julho de 2014 - 19:36

Ah, dá para se virar com o portunhol.

Cris 25 de agosto de 2014 - 14:49

Fernanda, que história, menina! Ainda bem que deu tudo certo, apesar do estresse. Quase chorei com você lendo o relato, rs.
Estou indo mês que vem pra Bolívia, dentro de um mochilão por 4 países da Am do Sul. Resolvi reservar com antecedência o transporte La Paz – Uyuni, depois de ler seu relato.
Só estou na dúvida se encaro a estrada péssima, mesmo no ônibus turístico, ou se opto pelo avião, ou se vou de ônibus até Oruro e pego o trem, ou vôo até Potosí e de lá pego o ônibus… Tantas opções. Vou pesquisar o mais barato e com menos perrengues. Pelo visto, quanto menos depender de estrada, melhor.
Depois eu volto pra contar qual foi o melhor.
Beijo

Fernanda 25 de agosto de 2014 - 18:55

Olha, tenho uma amiga que pegou o avião e disse que a viagem foi tensa também (que o avião era bem pequeno). O ônibus turístico não é dos piores. A estrada que é péssima mesmo. Boa sorte na escolha. rs

Rodrigo 20 de fevereiro de 2015 - 20:38

Fernanda, que aventura essa sua hahaha.
Mas me diz uma coisa, estou planejando o meu roteiro pela Bolívia e vou de Uyuni para Potosí mas não encontro informações sobre qual empresa faz esse roteiro. Por acaso você se lembra do nome da empresa?

Gabriela 8 de junho de 2015 - 13:05

Fernanda, tenho férias em Julho agora… queria muito fazer o roteiro peru/bolívia/deserto do atacama… to com um pouquinho de receio de ir sozinha… é muito perrengue né?

Fernanda 8 de junho de 2015 - 13:23

Eu fui sozinha. Dá para fazer. Então, é meio perrengue sim, mas tenho amigos que começaram no Atacama e terminaram na Bolívia. Diz que a experiência foi bem melhor.

Márcia 24 de novembro de 2015 - 22:45

Fiquei assustada!!! Ainda bem que o final foi feliz =D

Leandro 15 de dezembro de 2015 - 17:38

Sensacional seu relato! Que aventura! Que bom que no final deu tudo certo! Parabéns pela experiência!
Grande abraço!
Leandro

Fernanda 21 de dezembro de 2015 - 16:50

Obrigada!

Mariana Queiroz 13 de maio de 2016 - 17:15

Menina que loucura tudo isso, fiquei extremamente desesperada por você. Dizem que a gente se sente mais forte depois de viajar sozinha e aguentar os perrengues, mas você foi guerreira demais. Adorei! E teu livro, como faço pra ter? Beijos

Fernanda 13 de maio de 2016 - 19:28

Ainda não terminei, mas muito em breve trarei novidades sobre ele.