Home DicasTransporte Qual lugar você prefere no avião?

Qual lugar você prefere no avião?

por Fernanda

Já viajei muito de avião (muito mesmo) e hoje resolvi dividir com vocês algumas coisas que aprendi e o que eu faço para tentar garantir um bom lugar na famigerada classe econômica. Um dia eu espero ser rica e poder pagar uma classe executiva ou primeira classe, mas enquanto esse dia não chega, eu vou no apertamento, ops, classe econômica.

Muita gente já me perguntou se eu prefiro viajar na janela ou corredor. Na maioria das vezes, eu vou no corredor e sempre naquela fila do meio. Não gosto de ir no corredor quando tem alguém na janela, porque é certeza que essa pessoa vai me incomodar durante o voo.

O que eu sempre faço é pesquisar o voo e ver que tipo de configuração o avião tem. Uso o Seat Guru ou o Seat Expert para isso. No caso do Seat Expert, você pode visualizar quais são os assentos que não reclinam, quais são próximos do banheiro, etc. Eu prefiro os aviões 2x4x2 que é o avião que tem janela/corredor, corredor (4 assentos) e janela/corredor. Quando viajo com alguém e o avião tem essa configuração, prefiro pegar um janela/corredor. Meu acompanhante de viagem vai na janela e eu no corredor.

Se eu estou viajando sozinha, aí escolho o corredor da fileira que fica no meio da aeronave. Se possível, prefiro a fileira do lado direito. Não sei se é coincidência, mas em quase todos os voos que eu pego, parece que os lerdos e “quem atrapalha” (piada interna, mas juro que um dia explico) ficam do lado esquerdo. Eu prefiro escolher a fileira do meio, porque se o voo estiver vazio, a galera tende a preferir pegar um assento nas janelas e aí existem grandes chances de você ficar com a fileira do corredor só para você. Já tive essa sorte várias vezes.

Um avião que eu detesto é o 3x4x3. Vários da Emirates são assim. A Emirates é uma cia ótima, mas essa configuração de avião é péssima. Tem muito “meio”, ou seja, existe muita chance de você parar num assento do meio, que vamos combinar, é o próprio inferno na terra.

Mas, já vi configurações piores. Já vi 5 assentos na fileira do meio na American Airlines. Gente, esse é para acabar e eu fui contemplada literalmente com o assento do meio do meio num voo Guarulhos-Miami. Aquele voo tá na lista dos piores que eu peguei até hoje (só não perde para outro voo da American Airlines que teve que contornar um tornado e aí depois de muita turbulência, até as máscaras de oxigênio caíram).

Também me perguntam se é melhor sentar nas primeiras fileiras ou nas últimas. Eu NUNCA sento perto das primeiras fileiras, porque é lá que 90% dos bebês chorões ficam. Pode reparar, mas as melhores fileiras na econômica são justamente aquelas que não tem banco na frente (as primeiras) e são sempre ocupadas por famílias ou por pessoas de mais idade. Bom, tem cia que anda vendendo esses assentos, aí as famílias com crianças pequenas ficam atrás dessas fileiras.

Só que agora tem família tentando se acomodar lá no final também (perto do banheiro e da cozinha). Peguei várias famílias fazendo isso na minha viagem de volta ao mundo. Confesso que em um dos voos, eu até reclamei para a comissária, porque era uma sinfonia de crianças chorando no fundo do avião, que vou te falar, tava flórida. Acho que até a comissária tava estressada e ela me arranjou outro lugar sem crianças.

Como crianças chorando em avião é um assunto que me estressa MUITO, eu tenho preferido ir no meio do avião. A única vantagem de sentar no meio da aeronave é que você sente um pouco menos as turbulências (quando falo meio, é na metade do avião e não na poltrona do meio, ok?).

Na minha opinião, o pior lugar é no fundo. Simplesmente porque você é o último a ser servido e  já aconteceu comigo de não poder escolher a refeição, porque só tinha sobrado uma opção. Sem contar a desvantagem de ser o último a sair do avião.

Eu gostava muito de sentar na frente, porque de fato é a melhor área do avião. Você é servido primeiro e sai primeiro do avião, o problema é que pode ser que existam bebês chorões naquela área. Mas, se você não tem problema com isso, diria que sentar na frente ainda tem muitas vantagens. Como eu não consigo mais dormir nos voos, tenho optado pelo meio mesmo, para não me estressar muito com as crianças que choram a bordo.

Eu nunca fico na saída de emergência porque sou baixinha e também porque gosto de deixar minha bolsa ou mochila embaixo do assento e isso não é permitido nos assentos da saida de emergência, mas para quem é alto e busca um certo tipo de conforto, esse assento pode ser a solução.

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

13 comentários

LAISE 30 de agosto de 2012 - 15:46

Eu sou daquelas que chegam primeiro no check-in pra pedir saída de emergencia, tenho 1,82 e é o unico lugar que me sinto confortavel. Quando viajava em stand-by e tinha que ser a ultima a entrar no aviao era horrivel. Mas pra viajar eu vou até sentada na cadeira das aeromoças…hehehe…

Responder
Fernanda 30 de agosto de 2012 - 18:04

Laise, eu tenho 1,58 mas mesmo para mim, é muito apertado. Mas, para viajar eu também iria lá na cozinha se fosse preciso. kkkkkk

Responder
Milena F. 1 de setembro de 2012 - 07:17

Tb prefiro corredor e meio do avião pelas mesmas razões que você citou! Mas eu nunca sei como escolher o meu lugar: geralmente quando compro as passagens não existe a opção de escolher.
Quando eu morava no Brasil e viajava muito pela Tam, sempre ligava para escolher o lugar, mas para a minha surpresa, quando chegava para o check in o meu lugar nunca estava reservado!
Atualmente sempre sou a primeira a chegar para o check in (depois que perdi um vôo), mas ainda assim geralmente não sobra muita escolha!

Responder
Fernanda 1 de setembro de 2012 - 11:14

Oi Milena! Eu tenho claustrofobia, então preciso sentar no corredor que me dá uma certa sensação de liberdade. E, começo a ficar nervosa quando não posso sair do lugar, imagina com criança chorando.
Eu marco meu assento quando compro a passagem. Normalmente compro com uma agência e ele marca para mim. Na minha volta ao mundo, voei praticamente só com a Emirates e fazia check-in online e conseguia marcar os assentos sem problemas também. Na Europa também nunca tive problemas para marcar assento nos voos intercontinentais. Você tem problema só nos voos internos na Europa ou em todos?

Responder
Milena F. 1 de setembro de 2012 - 18:16

Tenho problema em praticamente em todos!
Da última vez foi para a China, na ida não tinha lugar marcado, escolhi no check in e foi tranquilo, mas o lugar da volta já estava marcado desde a recepção do bilhete eletrônico (38 K e L!). Até pedi para trocar no check in mas disseram que o vôo estava lotado (e estava mesmo!), várias pessoas estavam até sentadas separadas.

Responder
Fernanda 3 de setembro de 2012 - 00:33

Putz…boa sorte nos próximos voos.

Responder
Mauricio 14 de janeiro de 2013 - 09:13

Nossa, espaço pra mim é fundamental!
Uma vez em um vôo da KLM (3 x 4 x 3), as TVs individuais não estavam funcionando na minha fileira. A comissária sugeriu outro assento, mas onde eu estava era corredor e não tinha ninguém do meu lado. No outro assento que ela sugeriu era quase no “meio do meio”, com gente dos dois lados. Como ainda tinha um livro grande na mala, preferi ficar sem TV, mas com conforto.

Agora, meu sonho de consumo pra evitar o choro das crianças, é comprar um daqueles fones com noise cancelling da Bose!

Responder
Fernanda 14 de janeiro de 2013 - 12:00

Só vou no corredor, apesar de ser baixinha. Sério, sou claustrofóbica. Preciso levantar várias vezes.

Responder
Felipe Jeronimo 29 de abril de 2014 - 02:47

Também já tenho algumas viagens nos passaportes e, na minha opinião, as melhores poltronas são as localizadas no meio do avião, próximo às asas; em cas ode turbulência, é o lugar mais estável, ou seja, que menos balança. Sem falar que empresas como TAP e Lufthansa (aqui no Brasil a TAM aderiu também) o serviço de bordo começa simultaneamente no começo e na metade da classe econômica. Grande abraço a todos e bons vôos para nós!

Responder
Bruno 10 de agosto de 2015 - 09:51

Esse texto me desanimou muito. É minha primeira viagem e eu não tinha idéia que eu poderia reservar meu assento com antecedência. Descobri em cima da hora, tive que reservar um assento entre duas poltronas. E eu me sinto mal em lugares fechados, estava desesperado para pegar um lugar na janela.
Pensei até em cancelar a viagem.

Responder
Fernanda 10 de agosto de 2015 - 09:52

Você pode tentar mudar o assento no aeroporto.

Responder
Mayara 31 de dezembro de 2015 - 00:25

Gostei do seu relato, eu nunca procurei passagens pelas configurações dos assentos, já peguei de vários, já fiquei no meio de todos, mas nas 3 últimas viagens internacionais, eu e meu maridos tentamos pegar as pontas ou tivemos sorte da configuração ser 2*4*2. Pro Chile acho que era 3*4*3, mas sempre tivemos sorte de nunca ter alguém do lado. Pra NY pegamos o 3*4*3 e ficamos na fila do corredor. Acabamos de comprar pra Miami e é 3*4*3, mas no fundo tem 2 poltronas e compramos ela. Olha sento na frente, fundo, meio, saída de emergência, eu durmoooo mesmoooo… não escuto nada, nem meu marido me sacudindo pra descer do avião kkkkkkkk (eu tomo remédio, pois tenho pavor de voar kkk). Que venha 2016 com várias viagens! Bjo.

Responder
Fernanda 31 de dezembro de 2015 - 00:26

Eu não durmo nada. Ainda sonho ter dinheiro para ir de executiva.

Responder

Deixe um comentário