Mitos e verdades Machu Picchu

por Fernanda

Fiz uma compilação dos principais mitos que envolvem a visita de Machu PicchuQue fique claro que essa é a minha opinião e se você tem medo de não conseguir comprar na hora, compre tudo antecipadamente e esteja disposto a pagar um pouco mais.

Mitos Machu Picchu

1) Se eu não comprar o bilhete antecipadamente corro o risco de não conseguir visitar Machu Picchu porque existe um limite de 2500 visitantes por dia.

É verdade que o limite é de 2500 visitantes por dia. Só que na baixa temporada, por exemplo, dificilmente eles vendem todos os bilhetes. Ou seja, é muito tranquilo comprar o bilhete dois dias antes do dia que você pretende visitar Machu Picchu. A baixa temporada  é coincidentemente na época seca (setembro e outubro). Se você estiver com muito medo de não conseguir o ingresso, acesse o site, veja quantos bilhetes ainda estão disponíveis e tente comprar no site ou com uma agência local antes de viajar. Veja nosso manual prático de Machu Picchu.

2) Se eu não comprar o bilhete do trem antecipadamente corro o risco de não conseguir embarcar ou pagar muito mais caro.

Olha, eu paguei mais caro comprando antecipadamente pelo site da PeruRail do que um pessoal que conheci no hostel e comprou o bilhete dois dias antes. Volto a lembrar que isso vale para a baixa temporada. É lógico que na alta, o risco é bem maior porque o número de turistas também é bem maior.

3) Preciso dormir uma noite em Aguas Calientes e pegar o primeiro ônibus para Machu Picchu porque às 10h00 o parque lota.

É recomendável que você durma em Aguas Calientes até para descansar seu corpo, que provavelmente estará sofrendo com a altitude, mas não precisa madrugar para tentar pegar o primeiro ônibus. Peguei o ônibus às 7h00 e o parque estava com uma lotação razoável. Ele realmente ficou um pouco mais cheio às 10h00, mas como num passe de mágica, esvaziou às 14h00. Ou seja, o horário menos cheio é às 14h00. Quem me deu essa dica foi a recepcionista do hostel que fiquei em Aguas Calientes.

4) Não quero dormir em Aguas Calientes e tenho medo de não conseguir ver Machu Picchu indo e voltando para Cusco no mesmo dia.

Olha, você até tem tempo porque Machu Picchu fecha às 18h00. Se você não for subir a montanha de Huayna Picchu ou a montanha de Machu Picchu terá tempo de sobra para explorar bem o local e até fazer um tour guiado. Um passeio bate-volta é possível sim. Uma galera faz isso, aliás, a maioria dos turistas faz isso.

5) Me falaram que é muito difícil comprar os ingressos e os bilhetes de trem em Cusco porque as agências só querem vender pacotes caros.

Mentira! Cusco respira turismo e tem literalmente uma agência do lado da outra. Os caras fazem qualquer negócio para vender o que você quiser. Se você quiser comprar só o bilhete do trem, eles vendem. Se quiser comprar só o bilhete de Machu Picchu, eles vendem. Se quiser comprar a trilha de Machu Picchu, eles também vendem. E no Peru, rola barganhar o preço de tudo.

Vou dar um exemplo. Conheci um cara no hostel em Cusco que comprou na agência do hostel: bilhete ida e volta de trem de  Ollantaytambo – Aguas Calientes – Ollantaytambo + bilhete ônibus subida e descida Machu Picchu + bilhete Machu Picchu com subida a montanha Machu Picchu (que custa U$8 extra) + guia Machu Picchu + uma noite num hostel em Aguas Calientes + ônibus de volta de  Ollantaytambo para Cusco. Valor total: U$209. Ele comprou tudo isso dois dias antes da visita de Machu Picchu. Os horários dos trens não eram tão bons como os que eu comprei, mas nada que pudesse estragar a viagem dele.

Outro exemplo. Minha viagem tinha uma duração bem curta e eu não podia correr o risco de não conseguir o ingresso no dia que queria. Como todo mundo recomendava comprar tudo antecipadamente, comprei meus bilhetes de trem pelo site da PeruRail. Ida via  Ollantaytambo e volta direto para Cusco. Ida e volta: U$124. Também comprei o ingresso antecipadamente com uma agência de Cusco e paguei U$60 (tive que pagar uma comissão de U$10). Também tive que pagar um táxi de Poroy para Cusco – U$6 (muito bem barganhado, diga-se de passagem). Uma noite em hostel em Aguas Calientes – U$ 10 e o ônibus subida e descida de Machu Picchu para Aguas Calientes – U$17. Meu total comprando tudo antecipadamente – U$217. Isso que nem incluí o valor do guia. Se eu quisesse subir a montanha, seriam mais U$8 e mais uns U$5 do guia. Ou seja, meu total teria sido de U$230 x U$209 do meu amigo que comprou tudo lá em Cusco.

6) Tenho um amigo peruano que vai comprar o ingresso para mim. Ele paga um valor bem menor para peruanos. Não tem problema, né?

Tem problema, porque eles pedem seu passaporte ou carteira de identidade na entrada de Machu Picchu. Eles conferem seu nome e o número do documento. Ou seja, não dá para dar uma de espertinho.

Verdades Machu Picchu

1) Quero subir a montanha de Huayna Picchu e preciso comprar antecipadamente os ingressos.

Verdade! São poucas pessoas que podem subir Huayna Picchu e só existem dois horários disponíveis. A verdade é que Huayna Picchu virou modinha. Se você realmente quer subir Huayna Picchu, sugiro que faça duas perguntas para você mesmo.  Só que infelizmente você só terá a resposta para uma delas quando chegar em Cusco.

1) Você é uma pessoa atlética, está em forma e tem fôlego para uma subida muito íngreme por mais de uma hora?

2) Seu corpo não está sofrendo com a altitude? Você não está sentindo enjoo, dor de cabeça ou nenhum outro tipo de desconforto?

Se você está em forma e não está sentindo os efeitos da altitude, pode subir tranquilo a montanha Huayna Picchu. Se você não está com um bom preparo físico, melhor focar sua visita em Machu Picchu mesmo. Acredite, a subida de Huayna Picchu não é para iniciantes e a altitude deixa você muito mais cansado.

2) Ouvi dizer que o trem de Ollantaytambo é mais barato. Posso comprar ida e volta via Ollantaytambo?

Não só pode, como deve. Não cometa o mesmo erro que eu voltando direto para Cusco. O trem é o dobro do preço, você ainda tem que pegar um táxi em Poroy e ficar se estressando com os taxistas para conseguir um preço decente. Vá e volte por Ollantaytambo. Na ida, compre o tour do Vale Sagrado e não volte para o ônibus. Ollantaytambo é a penúltima parada do tour. E na volta já compre o ônibus de volta de Ollantaytambo para Cusco em alguma agência de viagens. Custa U$9 e demora uma hora e meia. Acredite, dá na mesma ir direto para Cusco, porque o trem é extremamente demorado. Dá elas por elas, só que indo e voltando por Ollantaytambo a economia é de pelo menos U$40.

3) Caso eu não consiga subir Huayna Picchu, eu posso subir outra montanha, certo?

Sim, a outra montanha é chamada apenas de montanha, mas lá na hora o guia chamou a montanha de Machu Picchu. Essa não tem limite de pessoas, mas você deve comprar o ingresso antecipadamente, junto com o bilhete de Machu Picchu.

4) Estudantes com carteira internacional tem desconto de 50% na entrada de Machu Picchu, certo?

Sim, só que o bilhete não pode ser comprado online. A carteirinha deve ser aquela internacional (não vale a carteirinha da sua universidade do Brasil). Outra coisa: escutei um comentário que a carteirinha só é aceita para estudantes de até 25 anos, mas não consegui confirmar se isso é verdade.

5) É essencial contratar um guia para Machu Picchu?

Olha, essencial não é, mas é altamente recomendável. Custa uns U$5 por pessoa e é bom escutar as explicações, entender sobre os incas e depois explorar o parque por conta própria. Já que você gastou tanto dinheiro indo até Machu Picchu, não vale a pena economizar U$5 e não contratar um guia.

6) Machu Picchu é um passeio caro.

Infelizmente é verdade. Apesar do Peru ser um país relativamente barato, o custo de Machu Picchu faz a média de gastos  por dia subir muito. E os tours dos arredores de Cusco também encarecem essa média de valores.

7) Machu Picchu é sensacional.

Verdade! Verdade! Verdade!

8) Seguro de viagem não é obrigatório

Verdade, mas é aconselhável fazer um até porque muita gente sofre com a altitude. Não sofri com a altitude, não tive enjoos, mal estar, nada disso. Só fiquei um pouco cansada. Mas como nunca sabemos como nosso corpo irá reagir, é aconselhável ter um seguro de viagem.

 

VOCÊ PODE GOSTAR

62 comentários

Adri 21 de setembro de 2012 - 14:09

Está ótima essa série Fernada. Aguardando os próximos posts do Peru. Bj, Adri.

Responder
Fernanda 22 de setembro de 2012 - 11:24

Oi Adri! Essa série vai ser longa. Anotei todos os detalhes e vou passar todos para vocês.

Responder
Celina 22 de setembro de 2012 - 10:29

OI Fernanda, já estou me animando e como sempre prefiro baixa temporada este post foi feito para mim!

Responder
Fernanda 22 de setembro de 2012 - 11:15

Celina, visitar Machu Picchu envolve um pouco de perrengue, mesmo que se fique em hotel 5 estrelas. A subida cansa um pouco, mas vale a pena ir antes que fechem o parque de vez. Como você deve saber, ele está afundando.

Responder
Camila 25 de setembro de 2012 - 14:45

oi Fernanda,

ótimo post! estou indo pra Cusco domingo e ainda não consegui comprar os ingressos de machu picchu (quero subir Huaynapicchu então quero comprar daqui).
você pode me dizer o nome da agência com a qual você comprou e como você fez o pagamento , se tiver o contato deles me manda tambem?

obrigada.
bjs!

Responder
Fernanda 27 de setembro de 2012 - 01:43

Oi Camila! Desculpa a demora na resposta. Eu comprei com essa agência cynthia@limamentor.com , mas não subi Huayna Picchu. E eles me cobraram U$10 de comissão só do ingresso de MP e paguei via paypal. Sugiro a agência do hostel que eu fiquei. O nome do hostel é Pariwana, mas eu não tenho o contato da agência. Mas conheci várias pessoas que compraram com eles e gostaram bastante. Manda um email para o Pariwana de Cusco e pede o contato da agência. Ou então tenta comprar o ingresso no site oficial, eles voltaram a vender.

Responder
Laura 14 de outubro de 2012 - 20:29

Oi Fernanda, adorei suas dicas sobre o Peru. Já estou separando todas no ipad! Gostei da ideia de pegar o trem de Ollantaytambo para Aguas Calientes, e fui ver no site da Perurail os horários disponíveis. Que horas +/- você acha que devo pegar o trem? Como você fez?
Obrigada!

Responder
Fernanda 15 de outubro de 2012 - 09:36

Oi Laura! Na ida peguei o trem das 19 hs e na volta peguei o trem das 18:30hs. São horários bons e se os preços estiverem bons, vale a pena comprar. Como eu disse, comprei tudo online pelo site da Perurail, mas me arrependo. Paguei mais caro comprando antecipadamente do que um pessoal que conheci no hostel e comprou na hora (mas os horários do trem deles eram piores). Eu comprei o tour normal do Vale Sagrado e fiquei em Ollantaytambo (todo mundo faz isso). Na volta fui direto para Poroy e de lá peguei um táxi para Cusco. Mas sugiro que você volte para Ollantaytambo porque é mais barato e compre o ônibus ou van de Ollantaytambo para Cusco com uma agência de turismo de Cusco. Custa U$9.

Responder
André Botton 6 de fevereiro de 2013 - 01:36

Ola Fernanda…poderia me informar como faço para comprar somente os trechos de trem Ollantaytambo – Aguas Calientes (Machu Picchu) – Ollantaytambo. Gostaria de fazer como tu, porém no site da PERURAIL não encontrei essa opção. Pesquisei com ida dia 22/03 e volta dia 24/03/2013. Grato pela atenção.
Parabéns pelas dicas…muito úteis.

Responder
Fernanda 6 de fevereiro de 2013 - 17:03

Bom, como eu escrevi ali em cima eu não comprei essa opção, pois voltei para Poroy. Mas deveria ter a opção de volta para Ollantaytambo no site pois as agências conseguem comprar lá no Peru. Realmente não sei qual poderia ser o problema.

Responder
Caroline 20 de dezembro de 2012 - 22:32

Olá Fernanda, adorei suas dicas! Estou pretendendo viajar para Machu Picchu em Júlio de 2013, quanto em média você acredita que eu vá gastar?

Obrigada, Beijos!

Responder
Fernanda 20 de dezembro de 2012 - 22:49

Vai depender muito do seu estilo de viagem. Só com o ingresso de MP, trens e ingressos dos tours de Cusco vai pelo menos uns U$300. O resto é barato. Hostel custa uns U$10 por noite. Dá para comer por U$10 (e bem menos) nos restaurantes. Sem os custos dos tours e de MP, de forma econômica dá para calcular uns U$30 por dia.

Responder
Ronaldo 24 de janeiro de 2013 - 21:59

Muito legal suas dicas sobre Machu Picchu, vou no fim de Março e estava meio preocupado em não conseguir comprar entradas para MP desde o site oficial. Estou decidido a comprar em Cusco, já que vou na baixa temporada. Qto ao trem estou decidido a ir a AC desde Ollantaytambo e pensava em voltar a Poroy, mas vou seguir teu conselho.
Obrigado pelas dicas!

Responder
Fernanda 24 de janeiro de 2013 - 22:03

Parece que o site oficial cancelou novamente as vendas dos ingressos. Coisas do Peru.

Responder
Vera Lucia 17 de fevereiro de 2013 - 00:08

Fernanda,sonho em ir com meu marido em MP,tenho 53 anos,e acredito que vou reaizar alguns deles,estou dando meus primeiros passos.Sou classe média-baixa,como fazer uma viagem desta gastando o mínimo possivel.Devo ir por agencias e tbem contratar o tur pelas agencias?Ou devo procurar um voo em prmoção e fazer tudo que quero( principalmente o trem),contratando no hotel que me hospedar,como vc mesmo disse.O que devo fazer?Obrigada,fico no aguardo.

Responder
Fernanda 17 de fevereiro de 2013 - 11:38

Acho que faça um orçamento com agência e veja quanto fica e veja tudo separado também (como eu fiz). Veja qual sai mais barato. Acredito que do jeito que eu fiz.

Responder
elder 8 de março de 2013 - 15:49

parabens fernanda seu post é de gde ajuda p/ muita gente … ; pretendo ir machu picchu em jun13 ; se alguem for viajar p/ peru entre em contado : http://www.facebook.com/elder.castroguimaraes.3

Responder
Camila Guerra 21 de março de 2013 - 14:33

Olá Fernanda,
Estou planejando minha viagem para Cusco/MP e uma das dúvidas era a volta por Ollanta ou por Poroy. Muita gente recomenda por Ollanta mas ninguém explica o motivo. Agora já decidi comprar ida e volta por Ollanta mesmo, ainda mais que vamos em família, 4 pessoas… qualquer economia é bem vinda! 🙂
Quanto aos trens, a moça do hotel que reservei me recomendou comprar online antes da viagem. Segundo ela, acabam rápido. Oh, céus! Que dúvidaaaa! 🙂
[]’s

Responder
Fernanda 21 de março de 2013 - 15:47

Eu comprei antecipadamente e me arrependi. Mas vai do estilo de viagem de cada um.

Responder
sandra 19 de abril de 2013 - 11:43

Ola Fernanda, gostei das suas informaçoes, objetivo e assertivo.
Voce falou sobre uma montanha que se chama Machu Picchu, vc comprou a subida pra ela no mesmo dia ou numa agencia?
Voce disse q setembro e outubro é baixa temporada , Maio tambem é ou nao?
obrigada pelas informaçoes

Responder
Fernanda 19 de abril de 2013 - 16:09

Eu não subi a montanha Machu Picchu.

Responder
Monica 27 de abril de 2013 - 21:17

oi Fernanda, voce pode me ajudar?? o que voce diz sobre o boleto turistico? só vou conhecer as ruinas de Ollantaytambo, Pisac e Sacsayhuaman (onde pedem o boleto), porem o preço é 50 dólares.. você sabe se o preço individual desses sitios (se é que vendem) fica mais barato?? Brigaduuu

Responder
Fernanda 28 de abril de 2013 - 12:15

Não sei quanto custa cada um, mas você pode comprar o bilhete parcial de turismo. Eu falei dele em algum dos posts de MP.

Responder
roberta 10 de maio de 2013 - 15:58

Oi adorei suas dicas, mas fiquei um pouco confusa!! Me ajude! Comprei os bilhetes pra julho ( alta temporada ) no perurail, agora tenho q comprar o onibus para machu picchu?? So compro la? Sera q corro o risco de chegar la como e temporada e nao entrar no parque?? O meu trem ee no mesmo dia, vou cedo e volta as 17 para cusco, pq vc sugere Ollantaytambo ao inves de poroy?
Obrigada, espero que me ajude!!
bjoo
ro

Responder
Fernanda 10 de maio de 2013 - 16:25

Compra lá na hora, só que tente pegar o primeiro mini-bus para lá. Dá uns 15-20 minutos no máximo. Pior dos cenários você pode ir andando também de Aguas Calientes até lá.

Responder
Alexandre Tenorio 15 de maio de 2013 - 00:18

EStou querendo ir a Machu Picchu, fazendo antes o passeio pelo Vale Sagrado. Minha dúvida é: a que horas termina o tour em Ollantaytambo? Não sei que horário pegar o trem para Águas Calientes e nem o horário para o retorno. Gostaria de ir pleo Vistadome para ver melhor a paisagem, mas sai às 15h27? Dá tempo?

Responder
Fernanda 15 de maio de 2013 - 12:39

Não. Tem que ser um pouco mais tarde, pelo menos 17 hs. O tour na verdade não termina em Ollantaytambo. Ele ainda continua, mas você pode ficar lá sem problemas.

Responder
Flávio Mesquita 22 de maio de 2013 - 00:23

Olá Fernanda parabéns pelos posts, você me tranquilizou de certa forma rsrsr.

Comprei passagem promocional para Cuzco chegando lá às 06:45hs do dia 26-06-2013. Não reservei hotel e por enquanto não pretendo comprar nada aqui (nem a entrada para Machu Picchu), então o que vc me sugeriria? Compro em Cuzco os pacotes como ida de Ollamtaytambo – Aguas Callientes – Ollamtaytambo primeiro ou vou a Machu Picchu primeiro? Ficaremos até dia 02-07 pois o avião parte dia 03. Consigo hotéis por lá sem reservar daqui do Brasil será? Os pagamentos lá são em dólares e soles certo? Qual seria a melhor opção de troca de reais por U$ ou soles? Em Cuzco mesmo, no aeroporto?

Grato e obrigado pelos toques do seu site !!!

Responder
Fernanda 22 de maio de 2013 - 11:13

Machu Picchu por último senão você não vai achar mais nada legal ali na região do Vale Sagrado.

Responder
Flávio Mesquita 22 de maio de 2013 - 00:31

Ops faltou uma pergunta importantíssima !!! Onde nos hospedamos primeiro??? Visto que chegaremos ao aeroporto de Cuzco por volta das 7 da manhã, qual roteiro simplificado vc recomendaria??? Tipo tentem se hospedar em Cuzco no hotel X, comprem os pacotes na agência Y fiquem 2 dias em Cuzco fazendo o Vale Sagrado, vão para Aguas Callientes no Hotel Z para ir a Machu Picchu….baita mala eu não??? hehehe
Imagino que vc já deva ter respondido 1 milhão de perguntas parecidas rsrsrs mas se der para simplificar ou exemplificar mais esta te agradeceríamos demais !!!!

Responder
Fernanda 22 de maio de 2013 - 11:12

Tem que ficar pelo menos 2 dias em Cusco e ver se não sofre com a altitude. Aí faz o tour do Vale Sagrado fica em Ollantaytambo, pega o trem para Águas Calientes, dorme em Águas Calientes e na manhã seguinte vai para MP. Os lugares que eu fiquei estão na aba Dicas – acomodação.

Responder
Rafael Nunes 22 de maio de 2013 - 16:43

Parabens pelo site Fernanda, muita informação importante !!!!

Tenho algumas dúvidas, vou em julho para cusco, estou pensando em ficar uns 3 dias na cidade para ver os efeitos da altitude em mim …. depois pretendo subir até MP pela trilha de Salkantay …. as duvidas … ouvi dizer que faz muito frio la pra cima, voce tem alguma dica de roupa para levar na mochila que não seja muito pesado ??? outra coisa … só tenho 3 dias antes da trilha para conhecer a cidade … quais os pontos mais interessantes para visita ???

Obrigado

Responder
Fernanda 22 de maio de 2013 - 17:10

Faz frio mesmo. Leve um casaco corta-vento, você sabe o que é? Não pesa muito. E tem que levar roupas para fazer camada, tipo blusas de manga comprida para colocar por cima das de manga curta. De qualquer maneira, tem que levar um bom casaco. Não tem jeito. Vai estar muito frio.

Cusco é minúscula. 1 dia se você não quiser entrar nas igrejas e museus, já daria. É mais para sentir a cidade que é uma graça e ferve de noite (muita balada).

Responder
Eliliana 24 de maio de 2013 - 17:46

Oi!
Fernanda, adorei as dicas!
To com as passagens compradas e minha pergunta eu ainda nao achei resposta nos blogs que tenho lido!
Como você fez com sua bagagem?
Meu voo é direto pra Cusco, dia 1 durmo em Cusco, dia 2 vou para Aguas Calientes, dia 3 – Machu Picchu e Huayna Picchu com volta pra Cusco no ultimo trem! dia 4 sigo pra Lima e ainda vou pra Huascaran, você visitou lá tambem?
A duvida é o que fazer com a bagagem já que já terei feito o check out no hostel, alguma dica?
Beijos e obrigada! xD

Responder
Fernanda 27 de maio de 2013 - 10:52

Acho que falei em algum lugar que fui só com uma mochila de ataque pequena para Aguas Calientes. Deixei no hostel em Cusco. Todo hostel tem uma área para você deixar as bagagens e pegar uns dias depois.

Responder
Alexandre Tenorio 1 de junho de 2013 - 12:50

Chego em Machu Picchu às 6 h da manhã e retorno no trem das 15h20. É tempo suficiente para ver MP? Posso voltar no trem das 17h27, mas perderia a paisagem a partir do trem, que dizem ser muito bonita. Qual dos dois horários do trem você acha mais adequado? Existe um lado do trem no retorno melhor que outro para ver a paisagem?

Responder
Fernanda 1 de junho de 2013 - 23:16

É bem corrido. Não sei se a vista do trem é mais bonita que a vista de MP.

Responder
Denildes 4 de julho de 2013 - 23:48

Ola fernanda,estou querendo ir para peru no mes de novembro ,eu li em alguns post que chove apartir de novembro ,so posso ir neste periodo corro riaco de pegar chuva?

Responder
Fernanda 5 de julho de 2013 - 13:40

Sim, corre o risco.

Responder
Jessica 20 de julho de 2013 - 13:56

ola fernanda!

vou viajar com minhas amigas em agosto para o peru e vamos ficar uma noite em aguas calientes para visitar machu e huayna picchu… o passeio começa as 7h… o problema é que a passagem de trem de volta para ollantayatamo foi comprada para 15h48! estou achando muito corrido!!!!! concorda comigo? sera que eh possivel trocar??

obrigada!

Responder
Fernanda 20 de julho de 2013 - 14:05

É corrido mesmo. Tem que ver com a cia se vocês conseguem trocar.

Responder
marcelo barbosa 31 de julho de 2013 - 03:31

tb ja fui pra esses lados e só posso é recomendar!
porém, se vc tiver medo de altura…coloque uma venda, e peça pro povo tirar uma foto sua, pra provar que esteve la! rs
fui em 2010, e pra subir Huayna Picchu era gratis, apenas sendo um dos 200 primeiros a pegar a senha, poderia ir de boa…+ – 1h30 pra suber no topo e 1h20 pra descida, tende que assinar um livro na ida e na volta…ñ sabia que estavam cobrando agora!

Responder
Denise Caruncho 21 de agosto de 2013 - 13:24

Machu Pichu aí vou eu!!! Dia 30/07, estou contando os dias!!!!

Responder
Marília 3 de setembro de 2013 - 19:46

Parabéns pelo excelente blog!
Será que vc poderia me ajudar numa dúvida?
Caso eu opte por ir direto a Ollanta sem comprar o boleto e quiser visitar apenas as ruínas de Ollanta, é possível comprar entradas no próprio local dessas ruínas? Ou onde comprá-las? Qual o preço?
Obrigada.

Responder
Fernanda 3 de setembro de 2013 - 21:22

Pode comprar, mas eu não sei quanto custa.

Responder
Ana Leticia 20 de outubro de 2013 - 16:20

ME AJUUDAAA!! vou para cusco em Abril e queria comprar a passagem para Machu Picchu com o desconto de estudante, sera que corro o risco nesta data de nao conseguir comprar uns dias antes da ida?

Responder
Lili 4 de dezembro de 2013 - 13:11

Adorei, Fernanda!

Responder
Ana Cláudia 26 de janeiro de 2014 - 15:10

Olá Fernanda,

Adorei sua página.

Vamos para Cuzco dia 11/02 e, lógico, queremos ir a Machu Picchu.

Quando você fala em alta temporada, você se refere a quais meses?

Estou em dúvida de comprar os ingressos antes ou lá em Cuzco.

Responder
Fernanda 26 de janeiro de 2014 - 21:05

Sei que janeiro e fevereiro é concorrido por causa das férias e tal, mas chove. Sinceramente, compraria lá porque li que o acesso estava impedido esses dias por causa das chuvas.

Responder
Ana 16 de setembro de 2014 - 10:50

Olá Fernanda! Adorei o seu site! Suas dicas nos ajudam muito!!
=)

Olha só, vou viajar para Machu Picchu em outubro e também optei por voltar para Ollantaytambo (vi a dica aqui!). E então, lá pego um ônibus para Cusco.

Só que estou com dúvidas sobre esse ônibus.
Você disse que encontramos passagens nas agências de viagens em Ollantaytambo. É fácil de comprar?
Você sabe me dizer se é uma “linha regular” de ônibus? Se há diversos horários…essas coisas…

Obrigadíssima!

Ana

Responder
Fernanda 16 de setembro de 2014 - 21:33

Na verdade você pode comprar nas agências de viagem de Cusco mesmo. Os horários são meio que combinados com os horários dos trens. Se a diferença de preço do trem for muito grande, vale a pena comprar. Demora mais, mas financeiramente falando pode compensar.

Responder
Ana 17 de setembro de 2014 - 22:04

Oi Fernanda!
Obrigada pela resposta!

Só mais uma coisinha! =D
É um ônibus ou uma van?
É seguro?

Obrigada!

Ana

Responder
Fernanda 18 de setembro de 2014 - 08:56

Sim, é seguro. Eu vi os 2.

Responder
Ana 18 de setembro de 2014 - 14:18

Obrigada!!

Responder
Eliamara 25 de setembro de 2014 - 13:35

Olá,
Tenho medo do mal da altitude.
Me ajude… O que vc sentiu? Ruim mesmo?
Invalida os passeios?

Responder
Fernanda 25 de setembro de 2014 - 17:29

Não passei mal. A única coisa que senti foi um cansaço acima da média. Só isso!

Responder
Marília 14 de outubro de 2014 - 18:56

Vamos, eu, meu marido e filha de 16 anos para o Peru, inclusive Machu Picchu, do dia 22/12 a 29/12/2014. Depois que pagamos tudo, passagens, hotel, passeios…, descobri pelos sites que dezembro não é recomendável para ir a Machu Picchu. Estou assustada, bastante preocupada com os comentários. Por favor, nos oriente.

Responder
Fernanda 20 de outubro de 2014 - 18:12

É época de chuvas mesmo.

Responder
Leila 7 de outubro de 2015 - 09:38

Olá Fernanda!
Obrigada pela excelente informação! Estou indo pra Cusco dia 13 agora, e gostaria de saber se devo levar dolares ou se levar reais é tranquilo pra trocar por soles. Obrigada!

Responder
Fernanda 11 de outubro de 2015 - 17:52

Quando eu fui (2012) era bem tranquilo trocar reais por soles.

Responder
Rafael 19 de maio de 2016 - 09:14

Bom dia Fernanda,
Excelente post. Gostaria de saber mais a respeito da volta de Ollanta para Cusco. A agência que vc comprou a passagem de ônibus pra voltar pra Cusco fica perto da estação de trem de Ollanta ou tem que comprar em Cusco?

No meu caso, chegarei em Ollanta as 21h pq aproveitarei o máximo de Machu Picchu. Os ônibus saem de alguma rodoviária ou em frente a estação?

Obrigado

Responder
Fernanda 19 de maio de 2016 - 09:20

Oi, Rafael!

Eu não voltei de Ollanta para Cusco. Eu fui de lá para Aguas Calientes e de Aguas eu voltei direto para Cusco. Voltar para Ollanta é sim mais barato. A concentração de agências é maior em Cusco (meus amigos compraram lá), mas acredito que dê para comprar em Ollanta também.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies. Você concorda com isso? Aceito Leia Mais