Minha viagem foi dividida em 3 fases. Eu visitei 20 países, sendo que em alguns, eu repeti a visita. Confira aqui o meu roteiro de volta ao mundo.
Colômbia – Estados Unidos – Portugal – Inglaterra – Emirados Árabes Unidos – Nova Zelândia (ilha norte) – Austrália (pausa para alguns meses de trabalho) – Fiji – Nova Zelândia (ilha sul) – Tailândia – Japão – China – Malásia – Singapura – Indonésia – Tailândia – Camboja – Laos – Vietnã – Tailândia – Emirados Árabes Unidos – Jordânia – Líbano*- Inglaterra – Escócia – Inglaterra – Brasil.
* Depois do Líbano, eu iria para a Grécia e Turquia, mas devido a um incidente, essa parte da viagem foi cancelada e eu fui direto para a Inglaterra.
De forma bem resumida, não gostei do que conheci na Indonésia (Bali) e Vietnã (Saigon). Achei a Austrália muito cara e sua vizinha Nova Zelândia muito mais atraente e legal. Amei o Japão, a China, o Camboja e a Escócia. Se eu pudesse voltar atrás, eu teria passado mais tempo na Ásia e visitado as Filipinas. Eu não foquei na Europa, porque morei lá entre os anos 2004 e 2006 e conheci quase tudo que queria. Um dia quero voltar e visitar a Grécia e o interior da Turquia (já conheço Istambul).
Números:
– 11 meses e meio fora de casa, sendo que 5 e meio morando na Austrália
– 165 dias “sem casa” e com uma mochila nas costas. De hostel em hostel
– 28 vôos
– 2 viagens de trem
– 14 longas jornadas de ônibus
– 3 viagens de van
– Contato com pessoas de 72 países
– 1 intoxicação alimentar
– 5 idas ao hospital (que bom que fiz um seguro de viagem)
– Dormi em pelo menos 130 camas diferentes
– Dividi a cama com 5 estranhos por motivo de força maior – hotel lotado ou para economizar
– Couch surfing na casa de 7 amigos
– 1 pulo de paraquedas
– 1 picada de aranha
– 1 barata encontrada morta em um dos hostels que fiquei
– 4 ratazanas vistas em Nova York e 5 ratazanas vistas em Londres
– Nenhuma coceira gerada por bed bugs
– Diversão infinita
Minha viagem foi econômica, mas eu não abri mão de alguns luxos, como um passeio de iate em Dubai, 1 pulo de paraquedas na Nova Zelândia e várias pints (cervejas) na Inglaterra. Não pulei nenhuma refeição diária. Quando o país era mais barato, eu só comia em restaurantes ou nas barraquinhas de rua. Quando era mais caro, eu comia apenas 1 vez na rua e as demais refeições, eu preparava na cozinha do hostel.
Fiz muita coisa a pé, mas peguei muito táxi no Sudeste Asiático e muito metrô nos países que possuíam esse meio de transporte.
Em relação à hospedagem: na maioria das vezes, fiquei em hostel, quarto e banheiro compartilhado entre 6 ou 8 pessoas, dava preferência sempre para quartos mistos, pois era mais fácil fazer amizade com homens. Fiquei em hotel na Tailândia, Camboja e Laos porque era quase que o mesmo preço de um hostel.
Conheci muita gente nessa viagem, mas, entre todos que conheci, alguns ficarão para sempre no meu coração e assim que puder, espero revê-los. São eles – Matheus (Rio de Janeiro), Camila (São Paulo), Aninha (Londrina), John (Inglaterra), Caz, Sharon, Lucinda, Rob e Mark (Austrália), Ch.Nee (Malásia), Edu (Espanha), Bex (Nova Zelândia), Amal (Iêmen), Mouna (França) e Yujin (Coréia).
2011 foi o melhor ano da minha vida!
31 comentários
olá Fernada, parabens pela coragem. Tenho uma pergunta, em termos de cultura, qual pais você mais gostou???
Oi Graziela! Gostei de vários países, mas culturalmente alguns me marcaram – Japão pela educação, China por ser tão diferente da nossa cultura e o Camboja, principalmente por causa das crianças.
olá Fernanda, tudo bem ?! bom eu estava dando uma olhada em teu blog sou do paraná – Guarapuava. Eu cheguei semana passada dos EUA e agora planejo RTW mas quero fazer isso nas principais capitais do mundo se possível me da umas dias de roteiros e algumas idéias ……
VLWWWWWWWWWW ABRASSSS
obs….me manda dicas no email por favor e vamos mantendo contato no email obrigado se possivel passar teu cel manda no email …quero muito fazer essa ate junho de 2013 …vlwwww
Renato, tem varias dicas de volta ao mundo aqui. Como comprar a passagem, como fazer o roteiro, quanto custa, etc. Voce ja deu uma olhada?
Oi Fernanda tudo bem?
Estou começando a planeja RTW, acho que por um ano e queria saber o investimento que você fez? Se quiser te passo meu e-mail e falamos por lá.
Bjos
Edu
Então, eu tinha um carro na faixa de R$30.000. Só que trabalhei na Austrália e o dinheiro que ganhei por lá serviu para me bancar e pagar parte da viagem da Nova Zelândia. Então, do meu dinheiro do Brasil foi o valor do meu carro mesmo.
Oi, Fernanda! acabei de achar seu blog. Parabéns! Estou louca para tirar meu ano sabático e me impressionou o valo que gastou. Achei bem razoável e fiquei ainda mais animada! Mas quero viajar apenas por 06 meses e fazer parte da Ásia, tirando o Japão que já conheço. Ou vi dizer que na Àsia o custo de vida é baixo. É isso mesmo??
só que leve em consideração que o dólar estava R$1,65 quando eu fui. A Ásia é muito barata mesmo.
oi!!
43 paises nao esta mal nao !!!
eu ja levo 53 de outubro2013 a janeiro 2014 vou viajar de argentina ate colombia !!!
bora !?!??!!?!?
queres vir tambem !?!?!?!?!?
Um dia eu chego nos 53. hehehe.
Esse ano vou dar uma diminuída no ritmo, mas aproveite a trip.
Oi Fernanda!
Muito boas as suas dicas estão caindo como uma luva para mim que pretendo fazer Austrália, NZ, sudeste asiático, China e Japão (mais curto), leste europeu e países nórdicos.
… mas minha dúvida é seguinte: seu seguro viagem/saúde cobria todo o trajeto? Qual empresa?
Um abraço!
Fabio
Sim, fiz um seguro que cobria a duração de toda a minha viagem. Em teoria, ele cobria todos os países sim, mas já adianto que em lugares mais remotos, não dá para esperar um mega atendimento. Eu fiz o da Assist Card.
Oi fernanda. vc tirou o visto pro japao de la da australia mesmo ou antes por aqui??h
Na verdade eu não tirei o visto. Eu entrei com meu passaporte italiano e não precisou de visto.
Oi Fernanda! Seu blog é show!
Estou planejando uma viagem de volta ao mundo com meu noivo e está nos ajudando muito!
Temos 12 meses, vamos iniciar no final de maio/2014. A maior dúvida agora está sendo o roteiro. O visto para Japão e China, que duram somente 3 meses, está dificultando bastante o “encaixe” dos países. Gostaria de enviar meu roteiro p vc avaliar se for possível(tenho um arquivo em excel que faz a combinação de dias em cada país de acordo com a temperatura e nível de chuvas)… tem algum email que eu possa enviar?? Obrigada!!!! Abraços 🙂
então…na real eu só tirei o visto para a China e tirei na Austrália e esse visto você pode tirar antes de chegar na China (não precisa ser no Brasil). Eu entrei no Japão com meu passaporte italiano e não precisava de visto. Se você quer ir para o Japão tem mesmo esse problema e tem que encaixar no começo da viagem por causa dessa história do visto.
Oi Fernanda! Obrigada pela resposta. Já entrei em contato com a embaixada da China na Australia.
Vc pode me passar mais detalhes de como foi p tirar o visto lá? Vc foi pessoalmente? Qual cidade? Precisou agendar? Enfim… qq tipo de informação adicional ajuda!
Não é nem a Embaixada, é um centro de vistos que tem no centro da Austrália. É bem tranquilo. É só levar os documentos que eles pedem. O visto sai em 3 dias. Pode até sair antes se você pagar uma taxa extra.
Olá, Fernanda.
Gostei bastante do seu blog. É um guia que me servirá pra pegar boas informações para viagens.
Eu sou também completamente fascinado por viagens. Meu sonho é fazer uma volta ao mundo como vc fez. Pretendo conhecer o Brasil de ponta-a-ponta e pelo menos um país de cada continente, quanto mais melhor. Tenho poucas experiências de viagens pelo Brasil e nenhuma pelo mundo. Estarei sempre ligado nas novidades que postar aqui. Um abraço!
Fernanda, estou programando uma viagem pra Tailândia. Vamos incluir mais 1 ou 2 países, estou estudando a logística. O Vietnã é um dos possíveis destinos, você foi pra lá né? Os posts do blog não estão entrando. Adoraria saber do seu roteiro no Vietnã, foi pra Halong Bay?
Fui para Ho Chi Min. O plano era ir para Halong Bay, mas por conta do ano novo chinês (vietnamita ou sei lá o que) tava impossível viajar dentro do país, aí passei mais tempo no Laos.
Fernanda,
Vou fazer um intercambio em Sydney-Australia em janeiro/2015. Pretendo visitar Nova Zelandia, Fiji,Tailandia,Bali. Mudaria esses destinos ou acrescentaria algum proximo? Quanto tempo preciso em cada um desses para conhecer? Terei no máximo 1 mês para dividir por todos.
Acho pouco tempo para tudo isso. A NZ é incrível, por exemplo. Ficaria no mínimo 10 dias lá.
Oi!
Você disse que largou o mundo corporativo… no que você trabalha agora? Você é tipo aqueles nômades digitais?
Ainda não, mas quero muito ser. Eu sou funcionária pública. Fiz concurso depois que voltei.
Em torno de quanto você gastou pra conhecer esses 20 países durante esses 11 meses e meio?
15 mil dólares
Fernanda, muito boas suas dicas. Meu gosto é um pouco parecido com o seu. Pretendo iniciar nos próximos meses uma viagem pelo mundo sem data de volta, mas não tenho intenção de ir a Bali, por exemplo. Também não gostei de Saigon, mas fiz lá um tour muito interessante pelos túneis que os vietcongs construíram durante a guerra com os EUA. Gostei um pouco mais de Hanói, e de lá fiz o passeio para o arquipélago de Halong Bay, para mim uma das paisagens naturais mais bonitas do mundo. Então, além do gosto pessoal, tudo depende também dos locais que visitamos e das experiências que temos. Se eu tivesse ido só a Saigon, provavelmente teria me decepcionado com o Vietnã, o ideal é ir direto para o norte do país. No mais, a Tailândia tornou-se meu país preferido entre quase 30 que conheço, e a cidadela de Angkor (para os leitores do site, fica no Camboja) foi um dos lugares que mais me impressionaram dentre todas minhas viagens até agora.
Sim, eu tentei chegar no norte do Vietnã, mas o ano novo chinês me impediu. Mas, quem sabe, numa próxima ida ao Sudeste Asiático.
Seu roteiro é incrível !!!!!
Simplesmente sensacional, eu achando que já fiz o bastante em 30 países, na verdade sempre queremos mais. Sucesso.
Claudio Oliveira