Roma encanta. Cidade épica, um museu a céu aberto com ruínas incríveis, praças barrocas e muita comida boa (e coloca boa nisso). Roma oferece atrações para todos os gostos e todos os bolsos. Há muito o que fazer em Roma, então seguem algumas sugestões de atrações turísticas e passeios para você curtir ao máximo a sua viagem para a cidade eterna.
O que fazer em Roma
1- Coliseu
Símbolo do Império Romano e cartão postal mais famoso da cidade. Visitar o Coliseu é realmente impressionante. Recomendo uma visita guiada (principalmente se for a sua primeira vez na capital italiana) para conseguir entender melhor cada aspecto desse monumento icônico. Há a opção de comprar o bilhete com audioguia. Caso queira contratar um guia brasileiro, indico a Luciana do Roma Pra Você.
2- Fórum Romano e Palatino
O ingresso do Coliseu também dá direito a uma visita às ruínas do Fórum Romano e Palatino. O bilhete é válido por 2 dias consecutivos e garante uma entrada no Coliseu e uma no Fórum Romano. Você pode visitar as duas atrações no mesmo dia ou uma em cada dia.
A área arqueológica é realmente impressionante e garante uma boa viagem ao túnel do tempo lá para a época dos grandes imperadores romanos. Há inúmeras placas com explicações sobre cada edifício, mas como a grande maioria está em ruínas é realmente difícil imaginar como era cada construção. Novamente, recomendo um tour guiado ou ao menos um guia impresso para que você possa compreender o que você está visitando.
3 – Basílica de São Pedro
Considerada a igreja mais importante do mundo para os católicos, a Basílica de São Pedro é a maior basílica de Roma.
4 – Museus do Vaticano
O complexo de museus abriga muitas obras de arte famosas de artistas como Rafael, Caravaggio e Leonardo. Os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina são um delírio para os olhos.
5 – Pantheon (Panteão)
É o monumento antigo mais bem preservado de Roma e é uma das principais obras-primas da arquitetura ocidental.
6 – Fontana di Trevi
A fonte mais famosa e icônica de Roma está sempre lotada. Para conseguir uma foto sem inúmeros turistas só madrugando. O ideal é chegar antes das 8h. Obviamente, não esqueça de jogar a sua moedinha e garantir o seu retorno para a cidade eterna.
7 – Praça da Espanha
A Praça da Espanha e sua escadaria vivem lotadas. Em Roma, faça com os romanos: sente na escada e veja a vida passar. Dica: tome cuidado com os pombos. Um deles cagou no meu braço. Eca!
8 – Praça Navona
Na minha opinião é praça mais bonita de Roma. Suas fontes são lindíssimas.
9 – Museus Capitolinos
Como eu já disse, Roma é História viva. Sabia que os Museus Capitolinos são os museus públicos mais antigos do mundo? É lá que está a estátua da famosa loba (a que amamentou Rômulo e Remo), símbolo de Roma.
10 – Trastevere
O bairro mais alegre e mais boêmio de Roma. Impossível não amar Trastevere.
11 – Vittoriano, Monumento em homenagem a Vittorio Emanuele II.
Um dos monumentos mais imponentes de Roma. Ele foi construído em homenagem a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália.
12 – Castelo de São Ângelo
Um dos pontos turísticos mais interessantes de Roma e ainda possui uma vista matadora de 360 graus da cidade. Vale a pena conhecer.
13 – Dar uma volta pelas margens do Rio Tibre
Um dos passeios que mais gostei de fazer em Roma. Uma volta pelas margens do Rio Tibre. Paisagens realmente encantadoras.
14 – Boca della Veritá (Boca da Verdade)
A Boca da Verdade é bastante popular entre os turistas japoneses (são maioria na fila). Diz a lenda que a Boca diz se a pessoa está dizendo a verdade ou não. Se a pessoa estiver mentindo, a boca engole a mão.
15 – Il Buco della Serratura (O Buraco da Fechadura)
Muita gente nem sabe da existência desse buraco. Ele fica próximo ao Circo Máximo e esconde uma vista maravilhosa da Cúpula da Basílica de São Pedro. Infelizmente minha câmera não conseguiu registrar a paisagem, mas vai por mim! Vale a pena conferir o que está por trás da fechadura.
16- Villa Borghese
Villa Borghese é um dos maiores parques de Roma. Por si só já vale o passeio. E se você gosta de museus, não deixe de conferir a Galleria Borghese, um dos museus de arte mais importantes do país.
17 – Via del Corso
Quem é que resiste a umas comprinhas? A Via del Corso é a rua das compras em Roma.
18 – Mangia che te fa bene
Tirando os restaurantes super pega-turistas (aqueles que expõem fotos dos pratos em cartazes enormes), eu diria que comer bem em Roma é uma tarefa muito fácil.
19 – Gelato
Só de lembrar do gelato romano eu já fico com vontade de comprar uma passagem para lá. Impossível não tomar pelo menos um por dia. Meus preferidos: pistache e tiramisú.
20 – Hidratar-se com água da fonte
Depois de todas essas andanças, aproveite para hidratar-se e encher sua garrafinha de água em uma das inúmeras fontes de água potável espalhadas pela cidade.
Gostou dessas dicas o que fazer em Roma? Veja também dicas de Onde Ficar em Roma e Quanto Custa Viajar para Roma.
Continue planejando sua Viagem para a Itália
10 motivos para conhecer a Itália
Viagem para Cinque Terre: o que você precisa saber
Sugestões de passeios de bate-volta desde Florença
Passeios por vinícolas na Toscana
2 comentários
Eu super recomendo o áudio guia do app do Rick Stevens. Usei no Coliseo, no Forum, no Panteão e nos Museus do Vaticano, mas tem até uns roteiros pelas ruas de Roma, pelo Trastevere, etc. É de graça, você pode controlar como quiser do seu telefone, usa seus próprios fones de ouvido, para, segue, eu achei ótimo. Baixa em casa e depois é possível ouvir estando offline.
Dica maravilhosa. Muito obrigada. Baixei o app e estou encantada. Vi que tem outras cidades também. Vou usar na próxima viagem com certeza :-).