Home ChileSantiago O que fazer em Santiago

O que fazer em Santiago

por Fernanda

Saiba o que fazer em Santiago, a capital do Chile. Santiago é um destino bastante popular entre os brasileiros, especialmente nos “feriadões”. São apenas 4 horas de voo de São Paulo a Santiago o que torna o destino bastante interessante para os brasileiros. Já estive na capital chilena duas vezes e sempre nesse esquema de aproveitar um feriado prolongado.

O que fazer em Santiago: sugestão para 4 ou 5 dias

Antes de dar sugestão do que fazer na cidade, gostaria de esclarecer algumas coisas:

Moeda e Câmbio

A moeda é o peso chileno. A cotação varia muito, mas quando estive lá (início de março/19) com 1 real você conseguia 172 pesos nas casas de câmbio.

Qual moeda levar para Santiago?

Minha sugestão é levar real para não perder duas vezes no câmbio. Todas as casas de câmbio trocam reais.

Atenção: a pior cotação é a do aeroporto. Por exemplo: no dia que cheguei 1 real comprava 165 pesos no aeroporto e a casa de câmbio ainda cobra uma taxa de U$1,50 pela troca. Só troque no aeroporto se realmente precisar do dinheiro antes de chegar no hotel. Se for pegar um táxi, é preferível pagar em cartão. Eu peguei um transfer (previamente agendado e só paguei ao final do último passeio que fiz com a empresa Sousas Tour e ainda paguei em real).

As melhores cotações você vai encontrar na Calle Agustinas (centro), mas não é uma diferença tão gritante assim do que encontrei em Providencia, por exemplo.

Providencia: 1 real = 170 pesos

o que fazer em santiago

Casa câmbio perto do hotel que fiquei em Providencia

Calle Agustinas: 1 real = 172 pesos

o que fazer em Santiago

Casa câmbio Calle Agustinas

Onde ficar em Santiago

Na primeira vez que estive em Santiago fiquei em uma pousada MEGA simples no centro da cidade. Para ser honesta, nem lembro o nome. Agora em março, escolhi o bairro Providencia para minha hospedagem. Fiquei no hotel Capital Bellet (reserve aqui) e gostei muito. O hotel é novo e fica perto de duas estações do metrô. Tem fácil acesso ao centro e ao shopping Costanera e fica bem próximo de padarias, mercados, restaurantes e a poucas quadras de alguns bares. Voltei a pé do Costanera duas noites e achei a região bem segura.

Outros bons bairros para se hospedar em Santiago são Bellavista e Lastarria.

Melhor época para visitar Santiago

Costumo dizer que a melhor época para visitar determinado lugar é a época que você pode ir. Apesar de todo mundo associar Santiago ao inverno (por sinal, os meses de junho a setembro são os meses de alta temporada), Santiago também é bastante interessante nas demais estações. Particularmente, prefiro visitar as cidades nos meses de média temporada (primavera e outono) por terem temperaturas mais amenas.

Estive em Santiago em outubro (primavera) e março (fim do verão) e preferi a primavera. O verão de Santiago é muito quente.

Quantos dias ficar em Santiago?

Diria que 4 dias já é um tempo bom, mas se ficar um pouco mais poderá fazer mais passeios.

O que fazer em Santiago e arredores

Centro Histórico

Atrações que recomendo:

Mercado Central: vale a visita, mas se quiser comer lá dentro prepare o bolso. Os preços são super inflacionados.

Plaza de Armas: é lá que está a Catedral.

Palácio de la Moneda (tente encaixar com a troca da guarda)

Paseo Bandera: uma rua transformada em arte. Muito legal.

o que fazer em santiago

Túnel do Paseo Bandera

Cerro Santa Lucía: com uma vista bem bonita de Santiago.

La Chascona (uma das casas de Pablo Neruda).

Cerro San Cristóbal (vista da parte moderna de Santiago). Eu desci na estação de metrô Baquedano e fui andando até a entrada do funicular.

o que fazer em santiago

Cerro San Cristóbal

Sky Costanera (estação de metrô Tobalaba). Eu recomendo ir ao Sky Costanera um pouco antes do pôr-do-sol. O ingresso não é barato (15.000 pesos), mas a vista impressiona (e deve impressionar ainda mais nos meses mais frios com a neve).

o que fazer em santiago

Vista do Sky Costanera

Eu também recomendo visitar o Pátio Bellavista (estação de metrô Baquedano). Dá para combinar com o Cerro San Cristóbal. É perto do Pátio que fica o famoso restaurante Como Água para Chocolate. Eu particularmente prefiro o restaurante Azul Profundo (quase em frente).

Se quiser explorar Santiago de bike dá uma olhada nesse post – Passeio em Santiago de bicicleta.

Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Olha, se eu só tivesse 1 dia em Santiago esse seria o único passeio que faria. Não estou exagerando: eu amei o lugar. Já escrevi um post bem detalhado como como é o passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso. Não é um passeio barato, mas vale muito a pena.

passeio para cajón del maipo

Embalse el Yeso

passeio para cajón del maipo

Vinícolas

Coloquei no plural, porque há muitas vinícolas para visitar na região de Santiago. A mais popular e de fácil acesso é a Concha y Toro. Por mais turística que seja, o tour é muito bem organizado, as 3 degustações são mais espaçadas, você faz um passeio completo pela vinícola e os guias falam bom português. Ah! Os vinhos são ótimos.

o que fazer em santiago

Concha y Toro

Eu optei por visitar duas vinícolas no mesmo dia (contratei um tour específico). Visitei também a Undurraga. Achei o exterior da Undurraga mais bonito que a Concha y Toro (especialmente os jardins), mas no geral gostei mais do tour da Concha y Toro. É mais profissional e os vinhos são melhores. Isso é uma opinião pessoal, é claro.

o que fazer em santiago

Vinícola Undurraga

Há outras tantas vinícolas para visitar. Em uma próxima viagem, pretendo visitar a Santa Rita. Escutei bons relatos a respeito.

Valle Nevado e Farellones

Valle Nevado talvez seja o passeio mais popular em Santiago, mas eu realmente só recomendo a visita nos meses mais frios. Se você pretende esquiar (especialmente se for a sua primeira vez) recomendo a contratação de um seguro viagem. Acidentes são super comuns nas estações de esqui. Faça já a sua cotação do seguro viagem. Encontre o melhor preço em seguro viagem e parcele em até 12 vezes no cartão de crédito.

Viña del Mar e Valparaíso

Eu admito que não morri de amores nem por Viña del Mar e nem por Valparaíso. Mas tem gente que adora, então vou deixar a sugestão e coloco aqui o post do passeio de Valparaíso e Viña del Mar do Fábio do Viagens Cinematográficas.

Agora se você pensa em estender sua viagem por outras regiões do Chile, minha recomendação é o Atacama. Enquanto ainda não realizo esse sonho, veja como é uma Roteiro de 3 dias pelo Deserto do Atacama no Blog Mochilão Barato.

o que fazer em santiago

Relógio de flores de Viña del Mar

Artigos Relacionados

4 comentários

JULIANA 19 de março de 2019 - 09:17

Oi Fernanda!!!Mais uma vez encantada com seu post!!!Está me ajudando muito no meu planejamento!!Parabéns!!!

Reply
Fernanda 19 de março de 2019 - 21:21

Oi Juliana! Que bom que está te ajudando! O próximo será o das vinícolas 🙂

Reply
Marina 25 de abril de 2019 - 10:54

Pretendo fazer uma viagem para o Chile, vou tentar seguir os seus conselhos!

Reply
Fernanda 26 de abril de 2019 - 21:30

Que delícia! Adoro o Chile!

Reply

Deixe um Comentário