O passeio ao Monte Rigi é uma ótima opção para quem vai visitar Lucerna e também quer conhecer uma das mais belas montanhas da Suíça. A vista panorâmica que se tem desde o cume do Monte Rigi é realmente impressionante.
Passeio ao Monte Rigi saindo de Lucerna
Como montei base em Zurique, cheguei cedo em Lucerna e fui direto ao balcão de informações turísticas dentro da estação de trem me informar a respeito do passeio para o Monte Rigi. Vale a pena dar uma passada lá, pois eles têm diversos mapas e ajudam bastante respondendo dúvidas e dando sugestões de passeios. No meu caso se não tivesse ido lá, provavelmente teria feito besteira e ido para Weggis para pegar o teleférico para Monte Rigi. Eles me avisaram que o teleférico não estava funcionando no dia da minha visita e me deram orientações para fazer outra rota que irei detalhar aqui.
Se no dia da sua visita o teleférico estiver funcionando, eu acho que vale a pena chegar lá via Weggis. A vista do teleférico deve ser de tirar o fôlego.
Como chegar ao Monte Rigi
Barco para Vitznau
Depois de pegar as informações, atravessei a rua e fui para a estação dos barcos. Peguei o barco em direção à Vitznau. O passeio de barco por si só já é uma atração turística. O lago é lindo (como quase tudo na Suíça, diga-se de passagem).
Funicular para o cume do Monte Rigi
Desci em Vitznau e logo em seguida peguei o funicular para o topo do Monte Rigi. Não é à toa que a Suíça é a terra dos relógios, é tudo tão cronometrado e preparado para o turismo que chega até a assustar. O barco chega e alguns minutos depois o funicular sai. Realmente incrível!
Uma dica: tente sentar na janela tanto na ida como na volta e não desligue a máquina fotográfica nem um segundo.
O funicular faz algumas paradas até chegar ao topo e alguns corajosos resolvem descer em algumas delas para encarar a trilha até a subida. Não foi meu caso.
Desci na parada final. Estava um frio desgraçado lá em cima e eu claramente com uma roupa inapropriada para a situação, mas era tudo tão bonito que até deu para relevar aquele vento – bem – gelado por alguns minutos.
Voltei com o funicular e desci em Vitznau novamente. Não demorou muito para o barco chegar. Voltei para Lucerna.
Todo esse passeio está incluso no Swiss Travel Pass, o passe de transporte que utilizei na Suíça. Outra opção interessante nos arredores de Lucerna e que merece a visita é o Monte Tilts. Vale a pena colocar também no seu roteiro.
Continue planejando sua viagem para a Suíça
É bom saber antes de viajar para a Suíça
Suíça de trem, veja como funciona o Swiss Travel Pass
16 comentários
Que lindo! Mais um passeio que quero fazer, mas acho que vou esperar o verão voltar, rs. Sobre isso de os trens serem cronometrados, devo dizer que depois de 3 meses morando aqui já estou mal acostumada. Fui pra NYC semana passada e fiquei irritadíssima com os metrôs atrasados hahaha. A bixa mal saiu de SP caótica e já ta se irritando poraí…
Bom, eu detesto o metrô de Nova York. É confuso demais. Você desce em uma estação e nem sempre consegue voltar na mesma, porque algumas estações são só de saída. Sem contar que se pegar a entrada errada, já era e não passa a linha que você precisa. O pessoal fala que tenho implicância. Já tinha antes da Suíça, agora então. hahaha
Você fez aquele passe tipo Swiss Travel Pass anual (para residentes)? Se fez, vale a pena ir em um dia de sol. O visu é lindo demais 🙂
Estive em setembro, recomendo.
Sem frio é mais prazeroso.
Com certeza deve ser 🙂
Esse passeio é de fato maravilhoso.
Concordo 🙂
Fernanda, boa tarde. Adorei suas dicas!
Ficarei na Suiça por 2 dias, você acha que vale a pena adquirir o Swiss Travel Pass?
Parabéns pelo blog.
Em uma só cidade? Olha, para 2 dias acredito que o passe não se pague, já que o menor passe vendido é de 3 dias.
Achei muito interessante o teu blog ! Pretendemos viajar para. Cinque Terra e depois para Suíça sem destino! Você sugere ir para Berna que é central! Gostaria de saber se Swiss travel pass posso pegar em um mesmo dia os trens Bernina Express com outro como Golden Pass,Gothard Panorama Express, Chocolate train, Golden Pass, Centovalli Express. Saem de um único local? O Glacial Express é comprado em separado? O meu voo chega e sai por Roma, tem algum trem rápido que vai direto para alguma cidade da Suica? Qual seria uma dica para ficar em 3 ou 4 cidades como base!!
Não são todos os trens especiais que estão inclusos no Swiss Travel Pass. Já em relação aos trens “normais” (regionais) você pode pegar quantos quiser durante o dia.
Foi muito interessante as tuas informações!!
Obrigada!
Fernanda amei o blog e as informações sobre a suíça, gostaria de uma informação !
Eu estarei fazendo um intercambio em Londres e um dos FDS quero ir a Suíça chegar numa sexta e voltar no domingo de manhã
Quero conhecer Lucerna a cidade em sí e o monte Rigi e conhecer a cidade de Interlaken também.
Tem como fazer um bate e volta de lucerna a Interlaken só pra conhecer mesmo rapidinho num dia e no outro dia faria o Passeio pelo lago la em Lucerna e iria para o monte Rig.
Pra esses dias tão pouquinho ha necessidade de ter esse passe pra usar os transportes de graçã? Vou de Londres pra Zurique e de transporte mesmo de trem pagarei de Zurique pra Lucerna, e depois pegar o Trem de Lucerna pra Interlaken ida e volta e o passeio de barco em Lucerna pra ir lá no Monte Rigi. Os Passes são no mínimo 3 dias né? Poderia me ajudar vc que é experiente.
Agradeço a atenção
O ideal era você ficar esses 3 dias por lá, até para aproveitar melhor. Acredito que com o passe ficaria mais barato, porque inclui até o passeio de barco.
Fernanda, tem que pagar entrada para o parque? Ou basta pagar o transporte? Obrigada!!
Só o transporte.