Há quem diga que um passeio de 1 dia para o Vale do Loire desde Paris não vale a pena, que é cansativo e que a região merece mais dias. Concordo que a região merece mais dias e fica um gostinho de “quero mais”, mas nem todas as pessoas têm tempo suficiente para ficar alguns dias explorando o Vale do Loire. Era o meu caso.
Fazia anos que eu queria visitar os famosos castelos do Vale do Loire e sempre tinha a barreira do “não tenho dias disponíveis na viagem”. Nessa minha última viagem para Paris, em setembro, dei um jeito e me programei para o passeio de 1 dia para o Vale do Loire.
Passeio de 1 dia para o Vale do Loire
Acabei contratando um passeio guiado para o Vale do Loire. Era mais fácil, prático e menos cansativo do que alugar um carro.
O ônibus sai de Paris às 7h15 e eles pedem que você chegue com uma antecedência de pelo menos 30 minutos com o voucher impresso. Por problemas técnicos (não calculei muito bem o trajeto) acabei chegando às 7h. O pessoal já estava entrando no ônibus. Fica a dica: chegue mesmo com antecedência.
Visitar os castelos do Vale do Loire com excursão
É cansativo? Sinceramente, não achei. Há tempo de sobra para dormir no ônibus e os guias até sugerem que isso seja feito já que saímos bem cedo de Paris. No meu caso, a guia deixou o grupo dormir por mais de uma hora até começar a contar um pouco da história dos castelos que visitaríamos ao longo do dia. Sem contar que também dava para tirar umas sonecas entre o deslocamento de um castelo para o outro. Eu dormi bastante no ônibus que, por sinal, era bem confortável.
Fiz o tour em português mesmo (a guia era portuguesa), mas são vários guias dentro do mesmo ônibus e cada guia faz o tour em duas línguas (inglês e uma outra). No nosso ônibus eram 3 guias falando inglês (todos) e espanhol, japonês e português.
As entradas nos castelos já estão inclusas no preço do passeio e não pegamos fila para entrar em nenhum deles. No início fazemos a visita guiada com o guia e depois ele deixa um tempo livre para cada um explorar o castelo por conta própria.
Importante: achei legal que cada pessoa recebe um aparelho com fone, então não há aquela necessidade absurda de estar ao lado do guia durante os passeios já que conseguimos escutar as explicações com o fone de ouvido.
Castelos visitados no Vale do Loire no passeio bate-volta de Paris
Castelo de Chambord
O Castelo de Chambord é o maior do Vale do Loire e foi a nossa primeira parada do passeio. Chambord é o mais fascinante dos castelos da Renascença francesa.
O rei Francisco I da França supervisionou a construção do Castelo de Chambord junto com Leonardo da Vinci no século XVI. O grande destaque do Castelo de Chambord é a escadaria em espiral dupla.
Ao longo dos séculos, Chambord foi a residência ocasional de soberanos e príncipes que o utilizam quando iam caçar, mas desde 1930 ele está sob a proteção do Presidente da França.
Infelizmente no dia da minha visita os jardins estavam sem flores e o castelo estava passando por reformas, mas mesmo assim os detalhes da arquitetura do castelo impressionam.
Castelo de Chenonceau
Também conhecido por “Castelo das Damas” por causa de suas proprietárias, como Diana de Poitiers e Catarina de Médici . Foi construído no século XVI e impressiona pela riqueza da decoração e o maravilhoso mobiliário (influência feminina, não é mesmo?). Não é à toa que é considerado o castelo mais bem mobiliado do Loire.
O interior do castelo tem uma riqueza de detalhes enorme. Esse foi o castelo em que ficamos mais tempo e onde almoçamos (o almoço não estava incluso no valor). Há uma área para piquenique e um restaurante. Optamos pelo piquenique. Compramos uns sanduíches lá mesmo.
Castelo de Cheverny
O Castelo de Cheverny foi inspirado no Palácio de Luxemburgo de Paris e foi uma das primeiras residências privadas a abrir suas portas para o público. Desde 1922 é possível visitar uma parte do castelo, já que os descendentes da família Huralt ainda moram em apartamentos dentro do castelo.
Cheverny foi o menor dos 3 castelos visitados no dia e – na minha opinião- achei o castelo com o interior mais bonito.
Podemos visitar dentro do castelo:
- A sala de jantar com 34 painéis pintados por Jean Monier que ilustram o romance espanhol Dom Quixote e ficar de queixo caído com o mobiliário de carvalho maciço do século XIX;
- A lareira neo-renascentista com o busto do rei Henrique IV;
- O quarto dos nascimentos onde as mães apresentavam seus bebês recém-nascidos;
- Um quarto de criança;
- A sala de jantar;
- O quarto nupcial com o vestido de noiva da Marquesa de Vibraye;
- A sala de armas;
- O quarto do rei;
- A capela;
- A biblioteca (achei linda demais).
Esse foi meu passeio de 1 dia para o Vale do Loire. Achei que a escolha dos 3 castelos para serem visitados foi bem equilibrada. Eu adorei e acho que é uma boa opção para quem quer sentir o “gostinho do Vale do Loire” e não sabe se terá outra oportunidade para voltar.
O valor do passeio de 1 dia para o Vale do Loire que eu fiz custou €139 (setembro/16). A descrição é “Excursão aos Castelos do Vale do Loire saindo de Paris”. Visita aos castelos Chambord, Chenonceau e Cheverny.