Home Destinos InternacionaisEuropaFrançaVale do Loire Passeio de 1 dia para o Vale do Loire

Passeio de 1 dia para o Vale do Loire

por Fernanda

Há quem diga que um passeio de 1 dia para o Vale do Loire desde Paris não vale a pena, que é cansativo e que a região merece mais dias. Concordo que a região merece mais dias e fica um gostinho de “quero mais”, mas nem todas as pessoas têm tempo suficiente para ficar alguns dias explorando o Vale do Loire. Era o meu caso.

Fazia anos que eu queria visitar os famosos castelos do Vale do Loire e sempre tinha a barreira do “não tenho dias disponíveis na viagem”. Nessa minha última viagem para Paris, em setembro, dei um jeito e me programei para o passeio de 1 dia para o Vale do Loire.

Passeio de 1 dia para o Vale do Loire

Acabei contratando um passeio guiado para o Vale do Loire. Era mais fácil, prático e menos cansativo do que alugar um carro.

O ônibus sai de Paris às 7h15 e eles pedem que você chegue com uma antecedência de pelo menos 30 minutos com o voucher impresso. Por problemas técnicos (não calculei muito bem o trajeto) acabei chegando às 7h. O pessoal já estava entrando no ônibus. Fica a dica: chegue mesmo com antecedência.

Visitar os castelos do Vale do Loire com excursão

É cansativo? Sinceramente, não achei. Há tempo de sobra para dormir no ônibus e os guias até sugerem que isso seja feito já que saímos bem cedo de Paris. No meu caso, a guia deixou o grupo dormir por mais de uma hora até começar a contar um pouco da história dos castelos que visitaríamos ao longo do dia. Sem contar que também dava para tirar umas sonecas entre o deslocamento de um castelo para o outro. Eu dormi bastante no ônibus que, por sinal, era bem confortável.

Fiz o tour em português mesmo (a guia era portuguesa), mas são vários guias dentro do mesmo ônibus e cada guia faz o tour em duas línguas (inglês e uma outra). No nosso ônibus eram 3 guias falando inglês (todos) e espanhol, japonês e português.

As entradas nos castelos já estão inclusas no preço do passeio e não pegamos fila para entrar em nenhum deles. No início fazemos a visita guiada com o guia e depois ele deixa um tempo livre para cada um explorar o castelo por conta própria.

Importante: achei legal que cada pessoa recebe um aparelho com fone, então não há aquela necessidade absurda de estar ao lado do guia durante os passeios já que conseguimos escutar as explicações com o fone de ouvido.

Castelos visitados no Vale do Loire no passeio bate-volta de Paris

Castelo de Chambord

O Castelo de Chambord é o maior do Vale do Loire e foi a nossa primeira parada do passeio. Chambord é o mais fascinante dos castelos da Renascença francesa.

O rei Francisco I da França supervisionou a construção do Castelo de Chambord junto com Leonardo da Vinci no século XVI. O grande destaque do Castelo de Chambord é a escadaria em espiral dupla.

passeio 1 dia para o vale do loire

As fotos da escadaria foram gentilmente cedidas pela Renata Inforzato do Direto de Paris (as minhas não ficaram boas)

 

Ao longo dos séculos, Chambord foi a residência ocasional de soberanos e príncipes que o utilizam quando iam caçar, mas desde 1930 ele está sob a proteção do Presidente da França.

Infelizmente no dia da minha visita os jardins estavam sem flores e o castelo estava passando por reformas, mas mesmo assim os detalhes da arquitetura do castelo impressionam.

vale-do-loireComo o castelo é enorme e nosso tempo dentro dele era reduzido, fizemos um breve tour pelas principais alas do Chambord.

passeio de 1 dia para o vale do loire

Eu adorei os detalhes dos “F” no mármore

Castelo de Chenonceau

Também conhecido por “Castelo das Damas” por causa de suas proprietárias, como Diana de Poitiers e Catarina de Médici . Foi construído no século XVI e impressiona pela riqueza da decoração e o maravilhoso mobiliário (influência feminina, não é mesmo?). Não é à toa que é considerado o castelo mais bem mobiliado do Loire.

 

passeio 1 dia para o vale do loire

 

passeio 1 dia para o vale do loireOs jardins fazem toda a diferença nesse castelo. Parece realmente ter saído de um conto de fadas.

passeio 1 dia para o vale do loire

O interior do castelo tem uma riqueza de detalhes enorme. Esse foi o castelo em que ficamos mais tempo e onde almoçamos (o almoço não estava incluso no valor). Há uma área para piquenique e um restaurante. Optamos pelo piquenique. Compramos uns sanduíches lá mesmo.

passeio 1 dia para o vale do loire

Castelo de Cheverny

O Castelo de Cheverny foi inspirado no Palácio de Luxemburgo de Paris e foi uma das primeiras residências privadas a abrir suas portas para o público. Desde 1922 é possível visitar uma parte do castelo, já que os descendentes da família Huralt ainda moram em apartamentos dentro do castelo.

Cheverny foi o menor dos 3 castelos visitados no dia e – na minha opinião- achei o castelo com o interior mais bonito.

passeio 1 dia para o vale do loire

Castelo de Cheverny

passeio 1 dia para o vale do loire

Podemos visitar dentro do castelo:

  • A sala de jantar com 34 painéis pintados por Jean Monier que ilustram o romance espanhol Dom Quixote e ficar de queixo caído com o mobiliário de carvalho maciço do século XIX;
  • A lareira neo-renascentista com o busto do rei Henrique IV;
  • O quarto dos nascimentos onde as mães apresentavam seus bebês recém-nascidos;
  • Um quarto de criança;
  • A sala de jantar;
  • O quarto nupcial com o vestido de noiva da Marquesa de Vibraye;
  • A sala de armas;
  • O quarto do rei;
  • A capela;
  • A biblioteca (achei linda demais).
passeio 1 dia para o vale do loire

Interior do Castelo

passeio de 1 dia para o vale do loire

A biblioteca

passeio de 1 dia para o vale do loire

Esse foi meu passeio de 1 dia para o Vale do Loire. Achei que a escolha dos 3 castelos para serem visitados foi bem equilibrada. Eu adorei e acho que é uma boa opção para quem quer sentir o “gostinho do Vale do Loire” e não sabe se terá outra oportunidade para voltar.

O valor do passeio de 1 dia para o Vale do Loire que eu fiz custou €139 (setembro/16). A descrição é “Excursão aos Castelos do Vale do Loire saindo de Paris”. Visita aos castelos Chambord, Chenonceau e Cheverny.

Leia mais sobre a França

17 comentários
0

17 comentários

Nathany 9 de outubro de 2016 - 18:51

Fernanda eu gostaria de uma opinião sua. Estou querendo ir pra Londres em Outubro/2017 fazer intercâmbio. Só que, como você sabe, a libra é super cara, o que encarece muito o valor da viagem. Você acha que vale a pena ir pra Londres mesmo e chegar lá comer porcaria (tipo Mc Donald’s) e comprar sanduíches, bolachas, etc no mercado? Ou se fosse você, escolheria um destino mais barato?
Desculpa o texto. Obrigada.

Reply
Fernanda 10 de outubro de 2016 - 08:36

Olá, Nathany! Acho tão difícil opinar sobre os sonhos dos outros. Se Londres é seu sonho não haverá lugar melhor no mundo, não é mesmo?
De qualquer maneira, os fatores que eu levaria em consideração na hora de fazer um intercâmbio: valores, possibilidade de trabalhar com visto de estudante e boas escolas.
Não sei quanto tempo você pretende fazer intercâmbio e quanto de dinheiro tem disponível para isso, mas se precisar trabalhar para se manter, infelizmente, não é mais possível fazer isso no UK com visto de estudante.

Reply
Marco 10 de outubro de 2016 - 09:09

Eu também estou planejando ir pra Londres em 2017, quero ficar um mês. Também estou pensando seriamente em midar de destino, já que a libra está muito cara. Vi um vídeo de uma menina que foi e levou 15 libras por diapra alimentação, comendo fast food e comprando coisas no mercado. Na sua experiência você acha que dá mesmo essas 15 libras pra se alimentar?
Quero que seja sincera rsrs, confio muito na sua opinião. Obrigado!

Reply
Fernanda 10 de outubro de 2016 - 09:17

Oi, Marco!
Sim, tem um mercado lá chamado Asda que é super barato. Ele não está em toda esquina como o Tesco, mas é fácil chegar com o transporte público. E Mc Donald’s tem alguns itens do menu por 1 libra. Se cozinhar em casa e tirar a carne (principalmente) do menu eu acredito que dá sim.

Reply
Fernanda 10 de outubro de 2016 - 09:28

Bom, de qualquer maneira acredito que o principal “entrave” nem seja a alimentação e sim a acomodação e o transporte que são caríssimos. O ideal mesmo era ficar muito perto da escola e gastar o mínimo possível com transporte público.

Reply
Marco 10 de outubro de 2016 - 09:28

É o tal do pound saver menu né hahaha vc ja disse isso num post…Obrigado por responder

Reply
Fernanda 10 de outubro de 2016 - 09:30

É exatamente isso. Já me alimentei muito desse menu quandi morava lá. haha

Reply
Martinha Andersen 18 de outubro de 2016 - 05:26

Saudade desse passeio… Foi bem lindo e divertido. Todo mundo tinha que ter a chance de conhecer o Vale do Loire. É um banho de história e beleza. Beijos =)

Reply
Fernanda 18 de outubro de 2016 - 08:52

Sim, o passeio foi ótimo e o dia estava lindo. Eu adorei!

Reply
Renata Rocha Inforzato 20 de outubro de 2016 - 20:54

Oi Fernanda, viajei contigo no relato, para mim sempre é uma delícia ler sobre o Vale, uma das regiões que prefiro aqui na França. Mesmo que fique um gostinho de quero mais, é melhor visitar a região assim do que não visitá-la, concordo com você. E esse passeio de três castelos em um dia vale muito a pena. beijos

Reply
Fernanda 22 de outubro de 2016 - 14:30

Aham, melhor visitá-la em um dia que seja do que não visitá-la.

Reply
Michele 26 de outubro de 2016 - 08:44

Como é bom ler outras opiniões. Existe a ditadura na internet que você tem que ficar muitos dias em cada lugar e no meu caso tenho poucos dias de férias coletivas. Vou pra Paris em dezembro e queria muito ir para a região dos castelos. Valeu pela dica do desconto Fernanda.
Ah, as fotos foram tiradas com Go Pro?

Reply
Fernanda 26 de outubro de 2016 - 22:24

Não, foram tiradas com uma Lumix. Contei um pouco da câmera aqui nesse post http://precisoviajar.com/2016/10/escolher-uma-maquina-fotografica.html

As que estão com efeito GoPro foram tiradas com uma lente que comprei para o celular. http://precisoviajar.com/2015/06/fotografia-lentes-para-celular.html

Reply
Livia 22 de junho de 2017 - 17:39

Olá
Vou para Paris em agosto e estou pensando em alugar um carro para um bate e volta para o Vale do Loire. Li em alguns blogs, que por dentro é mais ou menos a mesma coisa e que ao invés de entrar em todos, aproveitar mais os jardins que são lindos.
Gostaria de saber se para conhecer os jardins precisa pagar pela entrada nos castelos.
Assim, talvez eu conseguisse conhecer mais da região, pois só tenho um dia.

Reply
Fernanda 28 de junho de 2017 - 20:55

Olha, os jardins dos castelos que visitei eram após as catracas. Então tinha que pagar a entrada sim.

Reply
Andrea Ribeiro Lyra 10 de fevereiro de 2019 - 20:32

Fernanda, adorei as dicas. Ainda lembra por qual empresa fez o passeio? Consigo reservar pelo site? Os que aparecem em seguida à sua descrição não contemplam os três castelos. Grata

Reply
Fernanda 10 de fevereiro de 2019 - 20:46

Sim, lembro. Comprei no site da Get your Guide, mas era operado pela Paris City Vision. Tinha deixado o link exato do passeio que fiz, mas vi que realmente mudaram e desde abril de 2018, substituíram a visita ao Castelo de Cheverny por uma degustação de vinhos. Que pena que tiraram o Castelo de Cheverny do passeio.

Reply

Deixe um Comentário