Home Destinos InternacionaisOceaniaAustráliaWhitsundays Passeio de 1 dia para Whitehaven Beach

Passeio de 1 dia para Whitehaven Beach

por Fernanda

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Meu amor por Whitehaven Beach é antigo. Eu até já elegi essa praia como a praia mais bonita que eu conheço. Quando fechei minha viagem para a Austrália, a única certeza que eu tinha é que Whitehaven Beach estaria no roteiro. São muitas as maneiras de chegar lá, mas nesse post irei detalhar como é o passeio de 1 dia para Whitehaven Beach, saindo de Airlie Beach ou Hamilton Island no estado de Queensland.

Passeio de 1 dia para Whitehaven Beach

Whitehaven Beach fica no parque nacional das Whitsunday Islands e o acesso é feito por barco e/ou veleiro, helicóptero ou hidroavião. Na primeira vez que visitei Whitehaven optei pelo passeio de veleiro. Foi muito legal, mas foi outro estilo de viagem. Eu viajei com uma amiga da mesma idade, nosso cronograma não estava tão apertado e tudo foi uma festa (apesar dos perrengues).

Visitar Whitehaven novamente de veleiro não era uma opção. Além de eu não ter o tempo disponível, eu estava viajando com minha mãe. Depois de muita pesquisa, optei pelo passeio de 1 dia para Whitehaven Beach com a Cruise Whitsundays.

Muitos são os passeios oferecidos na internet e nas agências locais, mas são poucos (eu só encontrei dois) que de fato oferecem o passeio até “Hill Inlet”. É de lá que você tem a melhor vista de Whitehaven e pode realmente entender porque essa praia já foi eleita a praia mais bonita do mundo.

Hill Inlet

A praia é tão famosa por causa de sua areia branquíssima que tem 98% de sílica, o que combinado com a maré garante visuais de tirar o fôlego.

Cruise Whitsundays

A empresa oferece diversos passeios para Whitehaven Beach além de transfers entre as principais ilhas que fazem parte das Whitsundays. Eu optei pelo “The Ultimate Whitehaven Beach Full Day”, porque me pareceu o passeio mais completo e também porque incluía a subida ao mirante Hill Inlet que, como já disse, é o lugar para conseguir as melhores fotos de Whitehaven Beach.

O passeio custou AUD 220 e no valor estava incluído café e chá (dentro do barco), almoço (uma lancheira com wrap, iogurte, água, fruta e bolacha) e um lanche da tarde no barco na volta (frutas, muffin, café e chá).

Barco da Cruise Whitsundays e parte do almoço

Como é o passeio

Você precisa chegar no porto com uma antecedência de 30 minutos do horário da saída do barco para fazer o check-in. No caso de Airlie Beach, o barco sai às 7h.

Não demorei muito tempo no check-in. O embarque foi feito às 6h45 e o barco saiu pontualmente às 7h. Ainda na entrada, os funcionários separam os grupos já que o mesmo barco leva passageiros que desembarcarão em Hamilton Island e/ou farão o passeio de meio-dia ou 1 dia para Whitehaven.

Quem compra o passeio de 1 dia para Whitehaven Beach tem acesso a uma área interna exclusiva do barco com mesas, cadeiras e ar-condicionado. Nossa guia pediu que ficássemos lá e nos explicou como seria o passeio, informou que havia café e chá à disposição e perguntou se tínhamos alguma dúvida.

Nesse meio tempo, o barco parou em Hamilton Island para pegar outros passageiros e de lá seguiu para Whitehaven. O meu trajeto de ida durou um pouco mais que o tempo previsto, porque o mar estava bem revolto e o capitão teve que pegar um caminho mais longo para desviar das ondas. O barco balançou muito na ida. Não sei se foi por causa da chuva ou se é algo comum, então se você enjoa em barcos é bom levar um remédio.

Estrutura na Praia

Uma diferença que notei é que o barco da Cruise Whitsundays não para no mesmo lugar que os veleiros. Ele para na parte sul da praia, uma parte que eu inclusive não conheci quando fui de veleiro. Essa parte sul de Whitehaven é enorme.

Há uma área montada com barracas nessa parte sul exclusiva para os passageiros da Cruise Whitsundays. Como no dia que eu fui, nublou, choveu, nublou, choveu, essa barraca foi uma mão na roda.

Estrutura montada na praia

Barco para a parte norte de Whitehaven e o Hill Inlet

Depois que chegamos na parte sul, os grupos se dividem. Quem opta pelo passeio de meio-dia, por exemplo, fica pouco mais de uma hora em Whitehaven e nem vai para o Hill Inlet.

Ficamos uma meia-hora na parte sul e a guia nos chamou para pegar um barco menor e seguirmos em direção ao Hill Inlet. O trajeto de barco durou uns 10 minutos e depois seguimos todos juntos para o Hill Inlet. A subida para o mirante dura uns 15 minutos e é bem tranquila.

Para meu azar, o tempo não estava dos melhores e choveu um pouco quando subimos. Fiquei bem chateada, porque Whitehaven é minha praia favorita no mundo, mas a verdade é que ela não decepciona. É bonita com sol e chuva.

Linda de qualquer maneira

Ficamos praticamente 2 horas na parte norte de Whitehaven e a guia deixou todo mundo à vontade. Só marcou um ponto de encontro para pegarmos o barco de volta para a parte sul.

Quando voltamos para a parte sul, a guia perguntou quem queria fazer snorkel, pois o barco menor iria levar os interessados. Eu não quis e passei o resto do dia na praia.

O que levar

Protetor solar, repelente, chapéu e/ou boné, óculos de sol, canga e/ou toalha para deitar na areia. Se estiver nublado e ameaçando chover é bom levar uma jaqueta também.

Eu não senti fome durante o dia. O almoço foi suficiente apesar de ser um lanche. Mas se você é “comilão” sugiro levar uns snacks (salgadinhos, bolachas, etc.).

Resumo

Ficamos na praia até às 16h. Uma pena que o tempo estava horrível e não deu para curtir muito a praia, mas de qualquer maneira esse realmente é o melhor tour para quem quer aproveitar de fato Whitehaven Beach e também subir até o Hill Inlet.

Parte sul de Whitehaven Beach

A título de curiosidade, da outra vez que fui (julho/11) estava um dia maravilhoso. Olha como é Whitehaven com sol.

passeio 1 dia para whitehaven beach

Whitehaven Beach com sol

Informações:

Passeio oferecido pela Cruise Whitsundays.

Link do passeio que fiz (em inglês): https://www.cruisewhitsundays.com/whitehaven-day-cruises/the-ultimate-whitehaven-beach-day/

Preço em maio/17: AUD 220.

Dá para comprar o passeio diretamente no site (recomendado, principalmente na alta temporada) ou em uma das inúmeras agências de turismo de Airlie Beach ou Hamilton Island.

Artigos Relacionados

8 comentários

Martinha Andersen 12 de junho de 2017 - 16:46

Mesmo com o tempo nublado, é maravilhosa essa praia… e isso é uma pessoa anti praia falando… mas apaixonei..

Fernanda 12 de junho de 2017 - 18:48

Sou suspeita, porque sou apaixonada faz tempo. É linda até com chuva! rs

tainá 17 de janeiro de 2018 - 20:38

Fernanda, estou querendo fazer esse passeio que você indicou e a barreira de corais partindo de arlie beach, qual o hotel que você me indicaria para ficar como base para os passeios?

Fernanda 18 de janeiro de 2018 - 21:20

Na primeira vez eu fiquei no hostel XBase em um quarto compartilhado, mas eles têm quartos privativos. Fica na rua principal. Ano passado eu fiquei em um hotel no alto do morro (Martinique e é um apart na verdade), mas não gostei muito dele não. Procure algo na rua principal mesmo.

Paula 14 de março de 2018 - 07:53

Fernanda, estou indo agora com meu marido e estou muito na dúvida sobre o barco que você foi agora ou o veleiro Camira da mesma empresa… O veleiro quando você foi também teve um tempo livre na praia? A parte sul é mais bonita que a parte norte? Obrigada!!!

Fernanda 15 de março de 2018 - 20:41

Sim, o veleiro também teve tempo livre na praia. Mas eu fiz um veleiro de mais dias. O Camira para no mesmo lugar que o barco que eu fui. São da mesma empresa.

Elisa 30 de novembro de 2018 - 21:18

Oi Fernanda! Estou indo pra Austrália em março e quero muito ir em whitehaven, mas tenho umas filha de 1 ano e 10 meses. Vc acha viável ir com uma criança tão pequena?

Fernanda 4 de dezembro de 2018 - 20:23

Oi Elisa! Eu vi algumas crianças pequenas lá. No barco grande não tem problemas, mas para chegar na parte mais bonita de Whitehaven só com um barco menor. Aí complica. E acho que crianças pequenas não podem fazer o passeio de avião também.
Lembrando que não há estrutura em Whitehaven como nas praias do Brasil (guarda-sol, barracas de comida, etc.).