PID é a Permissão Internacional para Dirigir. Segundo o Detran é um documento que permite que o condutor dirija nos países conforme previsto na Convenção de Viena e demais Acordos Internacionais. Ela tem a mesma validade da sua habilitação. Importante: nem todos os países exigem a Permissão Internacional para Dirigir. Nos EUA, por exemplo, já aluguei e dirigi carro só com a CNH (carteira nacional de habilitação). Na África do Sul tive que apresentar a PID juntamente com a CNH.
Na primeira vez que tirei a PID, tive que ir até o Detran. Felizmente, o Detran se modernizou e consegui tirar a minha segunda via pela internet. Estou indo para a Itália e embora muita gente tenha me dito que eles não pedem PID, no site da locadora diz que é obrigatório. Pelo sim, pelo não, resolvi tirar.
O processo foi muito simplificado. Entrei no site do Detran-PR, preenchi o cadastro, paguei o boleto (R$87,63) e em 5 dias úteis a PID estava na minha caixa do correio. No site o prazo é de até 10 dias úteis, mas o Detran-PR é bem agilizado e aparentemente a PID paranaense é uma das mais baratas (se não for a mais barata do Brasil).
Como tirar Carteira Internacional de Dirigir
1) Você tem que necessariamente levar a CNH junto com a PID.
2) As taxas variam de estado para estado, assim como o procedimento. O Thiago do Blog Rodei contou sobre a experiência dele no Detran-MG e também como funciona no Detran-SP e Detran-RJ.
3) Você só pode solicitar a PID pela internet se os seus dados cadastrais estiverem atualizados no site do Detran e se a sua CNH tiver foto.