Preciso Viajar

Pontos turísticos de Curitiba

A capital do Paraná é bonita, limpa e organizada, além de ser extremamente amigável para os turistas. Além da facilidade do transporte público com o sistema de pagamento de apenas uma passagem caso você desça em um terminal e pegue outro ônibus dentro do mesmo terminal, há também um ônibus turístico de dois andares que percorre os principais pontos turísticos de Curitiba.

Há muito o que fazer e conhecer na “Cidade Sorriso”, então vou tentar fugir um pouco do que todo mundo sugere e também colocar algumas opções nem tão famosas para você colocar no seu roteiro e na lista de lugares a conhecer em Curitiba.

lugares para passear em curitiba
Importante: devido a pandemia Covid-19, muitos desses lugares estão fechados. Mas fica a sugestão para quando a pandemia estiver mais controlada e pudermos passear. 

Principais Pontos Turísticos de Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer, popularmente conhecido como o Museu do Olho, é um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba, e – na minha humilde opinião – o mais bonito.

O MON foi inaugurado em novembro de 2002 e o projeto é de autoria de um dos mais famosos arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer. Sua fachada é um grande chamariz e um dos principais cartões postais da capital paranaense.

Ao longo de seus quase 18 anos de existência, o museu possui um acervo de 7 mil obras e já realizou mais de 350 mostras itinerantes, nacionais e internacionais.

Mesmo que você não tenha a intenção de visitar alguma mostra do museu, vale a pena conferir a sua arquitetura e a famosa “bailarina” que aparece em uma das fachadas.

Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.

MON (Museu do Olho)

Museu do Holocausto

Se você procura uma visita realmente cultural em Curitiba, após visitar o MON eu sugiro também uma visita ao Museu do Holocausto (a distância entre os dois é de uns 15 minutos de caminhada).

Primeiro Museu do Holocausto do Brasil, o Museu do Holocausto de Curitiba, foi construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. A visita é gratuita, mas você precisa agendar previamente no site. http://www.museudoholocausto.org.br/

Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro.

Foto divulgação.

Centro Cívico

Ainda nessa região dos museus fica o Centro Cívico (na verdade o Centro Cívico é um bairro), mas aqui estou me referindo à “Praça dos Três Poderes do Paraná” (Executivo, Legislativo e Judiciário) que tem como verdadeiro nome Praça Nossa Senhora de Salette.

Essa praça pode não ser famosa como a praça de Brasília, mas tem seu charme e também a sua importância histórica. O Centro Cívico foi tombado como conjunto e arquitetônico e urbano. Diversos edifícios estão protegidos como, por exemplo, a própria Praça Nossa Senhora de Salette, o Museu Oscar Niemeyer, o Palácio Iguaçu, os edifícios do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e do Júri, entre outros.

Falando sobre o Palácio Iguaçu recomendo a apreciação do painel do Poty Larazzotto – Alegoria ao Paraná na fachada do Palácio Iguaçu.

Potty (já falecido) é considerado um dos principais artistas curitibanos. Há várias várias obras se sua autoria espalhadas pela capital paranaense.

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette.


[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]

Sair da versão mobile