Home Destinos InternacionaisÁsiaTailândiaKrabi Railay ou Ao Nang: qual escolher?

Railay ou Ao Nang: qual escolher?

por Fernanda

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Tailândia é internacionalmente conhecida por causa de suas belas praias. São muitas e a mais famosa delas é Maya Bay (a praia do filme “A Praia” com o Leonardo di Caprio). Para chegar em Maya Bay há várias opções: se hospedar em Koh Phi Phi e contratar um passeio ou um barco privativo durante o dia, contratar o passeio do barco que dorme na praia ou fazer um passeio de um dia a partir de Railay, Ao Nang, Koh Lanta ou Phuket. E se a intenção é conhecer outras ilhas além de Maya Bay é recomendável escolher uma outra praia para montar base e fazer os passeios diurnos. Sendo assim, coloco aqui alguns fatores para ajudar na definição da sua base em Krabi e a escolha entre Railay ou Ao Nang.

Railay ou Ao Nang, qual escolher?

Railay, a mais bonita

Das duas, Railay é a praia mais bonita. Fato! Ela fica a 10 minutos de barco de Ao Nang. Não é uma ilha e sim uma península dividida em Railay West e Railay East. É uma praia pequena, com algumas opções de hospedagem “luxo” e opções mais econômicas.


Viaje despreocupado para a Tailândia
Viaje tranquilo e despreocupado com seguro viagem. Faça sua cotação e ainda ganhe 10% de desconto.
 
 
railay ou ao nang

Railay West

 

Minha opinião: é uma boa opção para quem pode pagar os resorts, como Rayavadee (o mais top) , Sand Sea Resort e Railay Princess Resort & Spa ou então para quem está na vibe “mochilão” e faz questão de já acordar em uma praia bonita. A grande vantagem de Railay é estar ao lado de Phra Nang Cave Beach, que é na minha opinião uma das praias mais bonitas da região.

railay ou ao nang

Phra Nang Cave Beach

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Vantagens

✓ A praia é bonita;

✓ Você tem acesso às praias de Railay West e Phra Nang Cave nos horários que quem não está hospedado em Railay tem: antes das 9h e depois das 18h;

✓ Alto astral;

✓ Gente jovem e bonita;

✓ Ótimo para quem curte escaladas;

✓ Ideal para quem curte natureza;

✓ Relax.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Desvantagens

✓ O acesso é só por barco;

✓ Os barcos “regulares” funcionam das 9h às 18h. Caso precise ir para Ao Nang ou Krabi fora desse horário terá que contratar um barco privativo;

✓ Pode ser um pouco desconfortável para quem está com muitas malas (principalmente de rodinha) já que o desembarque é feito na água mesmo e você tem que carregar seus pertences até a areia;

✓ Os preços dos melhores hotéis são elevados.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

railay ou ao nang

Pessoal esperando os barcos em Railay

railay ou ao nang

Centrinho de Railay

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Ao Nang, boa estrutura

Ao Nang sempre foi minha escolha. Estive lá pela terceira vez agora em novembro e novamente não me arrependi. A praia realmente não é bonita, mas eu gosto da estrutura. Há mais opções de hotéis (para todos os bolsos e gostos), muitas agências de viagem onde é possível comprar os passeios para ilhas próximas (Hong Island, Four Islands, James Bond Island, etc.), opções de restaurantes (até ocidentais), lojas, feirinha noturna e o que fez diferença na minha última viagem: clínicas médicas internacionais.

railay ou ao nang

Praia de Ao Nang

[/vc_column_text][vc_message]Infelizmente passei mal na Tailândia e precisei procurar auxílio médico. Fui encaminhada para a Ao Nang Medical Clinic pela seguradora. Confira o relato completo do que aconteceu aqui: vale a pena contratar um seguro viagem?[/vc_message][vc_column_text]Fiquei novamente no Ao Nang Goodwill, um hotel que gosto muito e fica a 10 minutos a pé da praia. Também já fiquei no hostel Glur (uns 20 minutos a pé da praia) e no The Nine Ao Nang. Outro hotel que me pareceu muito bom é Ibis Styles (quase em frente ao Ao Nang Good Will).[/vc_column_text][vc_column_text]Minha opinião: é uma boa opção para quem quer ficar em hotéis bons e mais em conta, para quem prefere ficar em lugares com estrutura de restaurantes, lojas, hospitais e para quem prefere uma vibe mais urbana.

railay ou ao nang

Rua principal de Ao Nang

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Vantagens

✓ Muitas opções de hotéis;

✓ Muitas opções de restaurantes e até mesmo grandes redes internacionais;

✓ Muitas agências de viagem. Por causa da grande concorrência é possível pesquisar e barganhar os valores dos passeios, pagando menos do que se pagaria em Railay, por exemplo;

✓ Acesso é feito via terrestre.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

Desvantagens

✓ A praia é feia;

✓ Turismo em massa;

✓ Você depende de barco para chegar em praias bonitas;

✓ Os barcos funcionam das 9h às 18h. Na prática você chega nas praias praticamente ao mesmo tempo que os outros turistas, então não rola aquelas “fotos exclusivas” em Railay ou Phra Nang Cave, por exemplo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_message]Uma viagem de ida e volta de Ao Nang para Railay West ou Phra Nang Cave custa 200 baht. Na cotação de novembro/16, aproximadamente R$20. O trajeto dura uns 10 minutos.[/vc_message][vc_column_text]

railay ou ao nang

A praia pode ser feia, mas o pôr do sol nunca decepciona

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Entre Railay ou Ao Nang não tem certo ou errado. Depende muito do estilo de cada um, do orçamento da viagem e do que cada pessoa procura. Como eu disse, foi minha terceira vez em Ao Nang e não me arrependi. Numa próxima – eventual – viagem, provavelmente ficarei lá novamente. Aprendi a gostar do lugar. Gosto é gosto. Tenho amigos que foram para Ao Nang, odiaram e se apaixonaram perdidamente por Railay e tenho amigos que não sentiram o coração bater tão forte em Railay (meu caso). Analise as vantagens e desvantagens de cada lugar e faça sua escolha.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

35 comentários
0

Artigos Relacionados

35 comentários

Fran Agnoletto 7 de dezembro de 2016 - 07:40

Adorei o post!
Sou da turma que amou Railay. Nós adoramos ficar hospedados lá e tivemos a impressão que quem vai só a passeio não conhece Railay de verdade.
Ah, fomos de mala de rodinha e não tivemos problema nenhum. É engraçado, mas deu tudo certo kkkkk

Ainda bem que cada um tem uma opinião e gostos diferentes, não é mesmo? O post está muito esclarecedor. Assim fica fácil escolher qual lugar tem mais a ver com seu perfil viajante.

Beijos,
Fran @ViagensqueSonhamos

Reply
Fernanda 7 de dezembro de 2016 - 08:33

Com certeza! Eu até gravei ao vivo de lá no instagram stories que sei que sou exceção, mas não sinto esse amor todo por Railay. Tanto é que novamente fiquei em Ao Nang, mas dessa vez foi ainda mais acertado. Além de eu ter precisado ir ao médico, depois tive que fazer uma dieta bem restrita e basicamente só comia em um café bem legalzinho (e limpinho) que encontrei lá. O mais engraçado é que eu amo Koh Phi Phi (mais isolada ainda do que Railay). Vai entender. 🙂

Reply
Eneida Braga 7 de dezembro de 2016 - 22:59

Olá Fernanda
Vou compartilhar minha experiência com vocês. Me hospedei em Ao Nang em fev de 2014 e em Railay agora em novembro. Meu voto vai pra Railay.
Fiquei no Avatar Railay num resort bem legalzinho e com ótimo custo. Pagamos uns 80 solares O quarto excelente e com uma varanda
que dava acesso direto a piscina.
Da pra deixar as malas no aeroporto de Karabi e ir só com uma mochilinha. Fiz isso nas duas vezes. Agora tem um pier que é uma estrutura de plastico flutuante. Em vez de sair de Ao nang você pega o barco em Ao Nam Mao que fica bem perto. Também tem incontaveis lojinhas vendendo todos os passeios que tem em Ai Nang e até uma clinicazinha de emergência.
Fiquei impressionada de ver como o lugar encheu em pouco tempo, especialmente de brasileiros. Mas ainda vale a pena. E o por do sol la também é espetacular! Espero ter contribuído.

Reply
Fernanda 7 de dezembro de 2016 - 23:04

Estive lá em novembro também (fui 2x para passar o dia) e fiquei impressionada com a quantidade de brasileiros. Bom, em Ao Nang também tava lotado de brasileiros. Eu paguei U$40 por um quarto para casal e o hotel era legal em Ao Nang. Eu vi as lojinhas de Railay e as agências de viagem também. Realmente cresceu bastante a estrutura em pouco tempo. Mas eu infelizmente não consigo sentir esse amor que quase todo mundo sente por Railay, mas eu sei qual é o problema: os macacos. Tenho pavor, morro de medo.

Reply
Fernanda 7 de dezembro de 2016 - 23:09

Esqueci de falar sobre o pôr do sol: é lindo em todas as praias que estive na Tailândia. Vi umas fotos do de Railay e adorei também.

Reply
Gabi Moniz 9 de dezembro de 2016 - 08:11

Tenho um casal de amigos que estão indo passar as festas de fim de ano em Railay e alertei a eles quanto às malas, justamente por causa do desembarque na água. Eu sempre prefiro a mochila nesses casos.
Eu fiquei hospedada lá e gostei. Mas não achei o lugar mais bonito do mundo não.
Como vejo o mundo inteiro falando que Railay é a praia mais bonita da Tailândia, penso que devo voltar e dar mais uma chance. Sei lá…
Gostei do seu comparativo e considerarei Ao Nang como opção na próxima vez que eu der as caras por lá 😉

Reply
Fernanda 9 de dezembro de 2016 - 08:43

Gabi, eu já fui 3 vezes e já estava me sentindo um ET por não gostar de Railay. Phra Nang sim é uma das praias mais bonitas que já vi na Tailândia, mas Railay West eu nem acho essa cocada toda. Enfim, acho que o pessoal gosta bastante por causa da “vibe” do local. Me lembra bastante a Ilha do Mel aqui no Paraná. O problema é que eu tenho uma vibe mais urbana. Acho que numa próxima viagem vou “pagar minha língua” e me hospedar uma parte da viagem em um resort em Phuket e outra parte em um resort em Koh Samui. Tudo que sempre falei que não ia fazer, mas estou sentindo o peso da idade. haha

Reply
lucia cavalheiro 14 de janeiro de 2017 - 18:06

Olá Fernanda tudo bem? Parabéns pelo blog, ótimas informações e fotos úteis. Gostaria de saber mais sobre os preços, está meio dificil achar os preços para os passeios saindo de Krabi, como base, fazendo day-trips. Para Maya Bay, Bond Island, e etc.. as mais famosas. você sabe me dizer mais ou menos? E se o preço foi pechincha ou tabelado? Muito obrigada!! =)

Reply
Fernanda 16 de janeiro de 2017 - 09:17

Os passeios ficam na faixa de 600 a 1500 baht, depende da distância a ser percorrida, da empresa, do tipo de barco e do que é oferecido no passeio. Sempre barganhando esses valores. Essas duas que você citou são um pouco afastadas de Krabi (Ao Nang), então ficará na faixa de 1000 para cima. Chegando lá tem que perder um pouco de tempo pesquisando nas agências, pois os preços variam muito.

Reply
lucia cavalheiro 14 de janeiro de 2017 - 18:07

Saindo de Ao Nang**

Reply
Junior 10 de fevereiro de 2017 - 03:16

Olá Fernanda , estarei chegando no aeroporto de Klabi por volta das 18:30 no dia 9 de abril desse ano . Será que consigo barco para Kho phi phi a partir desse horário ? Ou só no dia seguinte ?

Reply
Fernanda 11 de fevereiro de 2017 - 11:25

Não. Só no dia seguinte. Aqui tem os horários dos barcos. http://precisoviajar.com/2017/01/como-chegar-em-koh-phi-phi.html

Reply
Francisco Freitas 5 de março de 2017 - 16:08

Olá, parabéns pelo blog e pelas dicas. Estou a marcar hotel para ficar em Krabi 6 noites. Somos 1 casal e a nossa filha de 3 anos. Estou indeciso entre ficar em Railey Beach ou Ao Nang. Ao Nang fica no continente, tem serviço médicos, o que com uma criança conta muito. Por outro lado, passar o dia na praia em Railey Beach deve ser ótimo para nós por causa da nossa filha. Estou profundamente indeciso. Queremos visitar as outras ilhas, as outras praias e descansar. Temos um problema, o nosso voo de regresso é as 8h50 no aeroporto de Krabi e não sei como fazer para ir para o aeroporto a essa hora se ficar em Railey Beach. O que sugere?
obrigado

Reply
Fernanda 5 de março de 2017 - 19:26

Os barcos regulares que fazem o serviço de “aqua-táxi” funcionam das 9h às 18h. Eu vi umas placas lá em Railay oferecendo barcos fora desse horário por preços bem maiores. Se você optar por ficar em Railay, sugiro que pelo menos na última noite durma em Ao Nang ou até mesmo Krabi para não ter problemas com seu voo.

Reply
Camila 13 de abril de 2017 - 12:57

E quanto a ficar em Krabi (town) mesmo? Não é mais central para fazer passeios?

Reply
Fernanda 15 de abril de 2017 - 18:01

Não, porque os passeios para as ilhas saem de Ao Nang ou Railay mesmo. Krabi town é bom porque fica mais perto do aeroporto e do pier de onde saem os ferries para Koh Phi Phi.

Reply
Renata 27 de abril de 2017 - 01:48

Fernanda,

Qual você escolheria se pudesse morar (e passear nos fins de semana)?

Reply
Fernanda 27 de abril de 2017 - 09:24

Ao Nang (mesmo sendo mais feia), porque gosto de “terra firme” e tenho pavor de “estar presa” em um lugar que só se chega de barco.

Reply
Egle 29 de julho de 2017 - 10:27

Muito bom o seu post, Fernanda! Bem esclarecedor. Estou nessa duvida cruel e me ajudou a clarear alguns pontos.

Reply
Fernanda 30 de julho de 2017 - 09:37

Que bom que te ajudou 🙂

Reply
Ageu 20 de agosto de 2017 - 16:59

Olá, adorei seu post. Eu tenho uma grande duvida, eu pretendo ficar em Ao Nang e também quero conhecer Kho Phi Phi, compensa se hospedar em Kho Phi Phi, ou só se hospedar em Ao Nang já é suficiente para fazer bate e volta?

Reply
Fernanda 20 de agosto de 2017 - 17:18

Compensa ficar uns dias em Koh Phi Phi. Use os dias em Ao Nang para fazer o passeio das 4 ilhas, ir para Railay, etc.

Reply
Mariana Raposo 8 de setembro de 2017 - 16:23

Olá Fernanda!
Então pelo que li, ia fazer o mesmo que voce: me hospedar em ao nang, pois é de onde os barcos saem! Meu principal ponto onde quero ficar é me hospedar em phi phi don dom e fazer os passeios lá… estava pensando seriamente em só me hospedar em phi phi don dom e fazer o passeio de railay beach de lá, ir e voltar no mesmo dia Para não ficar naquela mudanças de hotel.. porém eu vou comprar uma passagem da nok air que inclui translado até ao nang, porém chego de tarde ai vou ter que dormir la porque pelo que vi os barcos Para phi phi don só saem de manhã. Então pensei em me hospedar em ao nang dois dias e fazer o passeio até railay beach em um dia e no outro o passeio de phra nange cave beach braço e no terceiro , pegar o barco e ir para phi phi don , onde fico 5 dias e conhecer as praias que quero conhecer. Eu posso começar a viagem em ao nang e conhecer railay e cave beach ou fazer isso na volta pois de phi phi don, tenho que voltar para ao nang para pegar o transfer e ir para o aeroporto. Você acha melhor eu conhecer as praias mais ou menos no começo ou fazer na volta dos 5 dias de phi phi don?

Reply
Fernanda 8 de setembro de 2017 - 19:21

Phra Nang fica ao lado de Railay. Dá pra ir caminhando entre as praias. Se quiser dá para conhecer as duas no mesmo dia. Olha, de mais ou menos Phra Nang não tem nada. A praia é maravilhosa. Eu ficaria uns 3 dias em Ao Nang indo pra Railay, Phra Nang, Hong Island, 4 islands. São praias muito bonitas. Depois eu usaria os outros dias para Phi Phi.

Reply
Fernanda 8 de setembro de 2017 - 19:22

Obs: a única praia mais ou menos é a de Ao Nang mesmo.

Reply
Mariana Raposo 8 de setembro de 2017 - 19:29

Obrigada pela dica! Não tinha pesquisado ainda a: ‘Hong island’.. vi e achei linda.
Mas como você disse que da para ir andando de railay para Phra nang, eu faço as duas no mesmo dia mas posso comprar o passeio para Phra nang e ir andando para railay ne? Porque pelo que você disse deve ser incrível!

Reply
Fernanda 8 de setembro de 2017 - 20:15

Na verdade você não compra nem o passeio, só o ticket do aqua-taxi mesmo. Vai lá no pier de Ao Nang, diz que quer ir pra Phra Nang e aí vai andando até Railay e pega o barco lá para voltar para Ao Nang. Eu fiz isso. Foi bem tranquilo.

Reply
Mariana Raposo 8 de setembro de 2017 - 21:24

Ah sim! Mas nós pagamos novamente esse aqua-táxi na volta né? Só perguntar Para qualquer um de volta, se ele vai para ao nano e pronto? Tipo táxi mesmo haha obrigada

Reply
Fernanda 8 de setembro de 2017 - 22:21

Sim, só falar para onde quer ir. Você já compra o bilhete de ida e volta lá em Ao Nang. Paguei 200 baht em novembro/16.

Reply
vanessa 21 de novembro de 2017 - 15:11

chego em bkk as 13:30 ai vou na ag do aeroporto comprar o voo p krabi acredito q ate umas 16:00 estrarei em krabi?? oq vc acha consigo?? ai ja queria pegar o ferry p phi phi don e depois fazer passeios em railay beach e uma boa nao gostei das fotos de ao nang prefiro locais de praias mais bonitas oq sujere??

Reply
Fernanda 6 de dezembro de 2017 - 08:57

Não. Se você não tem nem a passagem comprada ainda, não estará em Krabi até às 16h. Sem contar o trâmite de imigração, pegar a mala, se deslocar no aeroporto (que é enorme) e o tempo de voo de Bangkok para Krabi.

Reply
Fernanda 4 de março de 2019 - 20:07

Oiiiii…. Parabéns pelo seu Blog.
O que vc acha melhor….. Se hospedar em Chiang Mai e fazer o passeio até Chiang Rai por agencia ou ficar hospedada por lá em Chiang Rai.
E quatro dias sao suficientes para ficar nessas duas cidades?

Reply
Fernanda 12 de março de 2019 - 20:14

Melhor é ficar hospedado em Chiang Rai mesmo. Em relação aos dias, eu recomendaria pelo menos 5 dias para a região norte da Tailândia.

Reply
Flávio 14 de outubro de 2019 - 08:07

Olá parabéns pelo Blog,
Estou com uma dúvida , chego em krabi por volta das 18 horas e pretendo passar 3 dias em Ao nang, e depois passar 3 dias em Phi Phi, minha dúvida é a seguinte , de ao nang para Phi Phi é fácil conseguir o transfer ( ferry)? E depois no retorno de Phi Phi para Krabi, meu vôo é as 13 horas , você acha que dá tempo se eu pegar o ferry das 9 ? Obrigado

Reply
Fernanda 15 de outubro de 2019 - 22:39

Olá! Sim, em qualquer agência de Ao Nang você consegue comprar o ticket para o ferry de Phi Phi. Os horários dos ferries costumam ser compatíveis com os dos voos. O único problema é se atrasar. Por exemplo, condição climática desfavorável.

Reply

Deixe um Comentário