Começo dizendo que um roteiro de 3 dias na Eslovênia é pouco, mas considerando que muita gente passa apenas 1 dia e acaba conhecendo apenas a capital Liubliana, diria que em um roteiro de 3 dias na Eslovênia é possível conhecer bastante coisa sim. Para fazer um roteiro mais completo (e com mais calma), o ideal seria ficar entre 5 e 7 dias. Meu plano era ter ficado 4 dias, mas tive uns contratempos com o aluguel de carro na Itália e acabei ficando mais tempo que o programado por lá. Isso atrasou minha chegada na Eslovênia e tive que cortar a parte do roteiro que incluía a região do parque nacional de Triglav.
Roteiro de 3 dias na Eslovênia
Onde ficar na Eslovênia
Para essa sugestão de roteiro de 3 dias na Eslovênia sugiro fazer base só na capital, Liubliana. Fiquei no Nana’s Suites, um hotel com ótimo custo x benefício. Por que só uma base? Porque aí você não engessa o seu roteiro e pode visitar as atrações de acordo com a previsão do tempo. Por exemplo, se chover 1 dia, você pode deixar esse dia para ir para as cavernas (foi o que eu fiz) e deixar os dias ensolarados para o Lago Bled e Liubliana, por exemplo.
Deslocamento
Considerando o pouco tempo no país, a melhor opção é alugar um carro.
Roteiro 3 dias na Eslovênia: Dia 1 – Liubliana
Explore a capital Liubliana. O centro histórico é bem pequenininho e uma graça. Vale a pena dar uma caminhada com calma, subir até o Castelo (principal ponto turístico), entrar na Catedral de São Nicolas, dar uma volta pela praça Prešernov trg e passar pela Ponte Tripla. Também é possível alugar uma bicicleta e fazer toda essa volta em 2 rodas e até mesmo fazer um passeio de barco, principalmente se você estiver com o Ljubljana Card, pois o cartão dá direito a aluguel grátis de bicicletas por 4 horas e inclui um passeio gratuito de barco. Além disso, o Ljubljana Card dá direito a um city tour guiado pelo centro histórico, entrada em 14 museus, viagens ilimitadas de ônibus urbanos e wi-fi grátis durante a validade do cartão. Se, por exemplo, você for visitar o Castelo, alugar uma bike, visitar um museu e fazer o passeio de barco já vale a pena comprar o cartão de 24 horas que custa €20,70.
Outro lugar que gostei muito em Liubliana e acho que vale a visita é o Parque Tivoli. Fui na época da florada das cerejeiras (abril) e o parque estava lindo.
E o mais importante: vida noturna. Não deixe de curtir os bares super animados do centrinho de Liubliana.
Em tempo: se você tiver um ritmo bem acelerado e não for visitar nenhum museu e nem o castelo, você pode passar meio-dia em Liubliana e deixar a outra parte do dia para explorar outra cidade. A Eslovênia é um país pequeno, então os famosos “bate-volta” são perfeitamente viáveis. Em uma curta distância de 60/70 km já é possível ver paisagens magníficas.
Roteiro 3 dias na Eslovênia: Dia 2 – Caverna de Postojna e Castelo de Predjama
Esse é o dia de conhecer as atrações mais visitadas do país. Já falei bastante do Castelo de Predjama aqui no blog. O lugar é realmente espetacular. Vale a pena dar uma passada por lá nem que seja para tirar uma foto do castelo. Vai por mim!
Eu fui direto para a Caverna de Postojna, porque estava chovendo muito no dia e as caverna é coberta. Uma dica: leve um casaco, porque é bem frio lá dentro. Comprei o ingresso combinado caverna + castelo lá na bilheteria. Sobre a caverna de Postojna o que tenho a dizer é o seguinte: foi um dos lugares mais impressionantes que conheci no mundo. Infelizmente nenhuma foto será capaz de transmitir o que é lugar, mas deixo registrada aqui a minha tentativa.
As atrações são bem próximas uma da outra (uns dez minutos de carro), então é perfeitamente possível visitar as duas atrações no mesmo dia. Outra sugestão caso seu ritmo seja mais acelerado é parar em Skofja Loca, na volta para Liubliana.
Roteiro 3 dias na Eslovênia: Dia 3 – Lago Bled e Lago Bohinj
Esse é o dia de conhecer a região dos lagos. O Lago Bled é aquele bem famoso que tem uma igreja no meio e apareceu até no Globo Repórter. Visite o Castelo e fique de queixo caído com a vista lá de cima. Você também pode pegar um barco e ir até a igreja. Aliás, reza a lenda que tocar o sino da igreja atrai sorte. Como o barco só sai com um número mínimo de pessoas, acabei não fazendo o passeio. Fiquei um bom tempo esperando mais turistas, mas como estava bem frio no dia, acho que o povo resolveu esperar o sol aquecer um pouco mais para pegar o barquinho. Terei que voltar só para tocar o bendito sino.
Depois, siga para o Lago Bohinj. Outro lago maravilhoso, diria até que mais maravilhoso que o Bled. A cor da água é tão surreal que parece que jogaram tinta lá dentro.
E, finalmente, siga para a Slap Savica (cachoeira). Até agora não me conformo que eu não achei essa cachoeira. Tive um sério problema com o celular nesse dia e como não quis ficar perdida na estrada (isso já tinha acontecido) decidi voltar para Liubliana quando o Waze voltou a funcionar. Mais um motivo para eu voltar para a Eslovênia.
Gostou dessa sugestão de roteiro de 3 dias na Eslovênia?
Mais artigos sobre a Eslovênia
Como planejar sua viagem para a Eslovênia
Castelo de Predjama, uma das maravilhas da Eslovênia
Caverna de Postojna, lugar incrível na Eslovênia
Nana’s Suites, hotel em Liubliana na Eslovênia
*Agradeço o apoio do Visit Ljubljana que me ofereceu um Ljubljana Card para visitar as atrações da capital do país.
10 comentários
Gostei muito do roteiro! Faz tempinho que a Eslovênia está nos meus planos, mas ainda não consegui tirar do papel… Achei boa sua ideia de não “engessar” o roteiro, viu? Às vezes o tempo dá uma “trollada” na gente, né?
Quanto à caverna, não faço ideia se são parecidas, mas na Chapada Diamantina tem algumas lindas, com estalagtites e estalagmites… Lembrei muito ao ver suas fotos!
Estava na minha lista fazia tempo e aproveitei uma viagem pela Suíça e Itália para encaixar a Eslovênia no roteiro. Não conheço a Chapada, mas vou procurar a respeito. Fiquei curiosa.
Olá Fernanda! Amei seu post. Copiei todas as dicas. Estarei na Eslovênia de 11 a 14 de dezembro, você alugou carro né?! Eles pedem a carteira internacional ?
abraços!
Aluguei em Veneza e de lá fui para Liubliana. Pediram a carteira internacional.
Ei Fernanda, estou pensando em ir a Itália ano que e estender até a Eslovênia. Vi q vc foi de carro. É muito difícil? Tem muita burocracia? Vc pegou o carro e devolveu em Veneza?
Não. Só me pediram a PID (permissão internacional para dirigir) e avisei que iria cruzar a fronteira. Peguei e devolvi no aeroporto de Veneza.
Oi Fernanda! Adorei as dicas pra Eslovênia, mas vi que você alugou carro… É possível fazer todos esses passeios sem tem essa disponibilidade, apenas usando ônibus ou algo do tipo? Não sei dirigir e vou sozinha, hahaha Como tenho outros países no roteiro, gostei muito desse roteirinho de 3 dias, ia ser o ideal!
Acho que tudo que eu fiz em 3 dias fica bem difícil de ônibus. Mas dá para visitar muita coisa de ônibus sim.
Olá Fernanda. Adorei sua matéria!!
Estou pensando em fazer roteiro semelhante. Quando você alugou o carro lhe pediram somente a PID?
Oi! Pediram PID + CNH.