É preciso muito espírito aventureiro e um desapego à vaidade (e até à higiene) para topar o tour econômico de 3 dias/2 noites do Salar de Uyuni.
Eu já sabia que o modo perrengue seria ligado assim que eu chegasse em Uyuni e também sabia que não se pode exigir muito quando você paga o equivalente a U$88 (600 bolivianos) por um tour de 3 dias, mas…
Vamos aos fatos: após a jornada épica para chegar em Uyuni, eu logo fui abordada na rua por umas 10 agências.
Logo de cara, chegaram me oferecendo o tour por 700 bolivianos (em La Paz encontrei tours por 720), mas já sabia que dava para conseguir por 600 bolivianos. Essa era minha meta. Deixei claro desde o início que queria esse preço e imediatamente todas as agências toparam, o que me fez crer que poderia ter pedido 550 bolivianos.
Bom, fui com a vendedora que me garantiu que no tour da agência dela, só faltava uma pessoa (eu) e o grupo estava composto por 2 ingleses, 2 suíços e 1 americano.
Ainda fiz questão de perguntar se os outros passageiros não eram casais, porque eu estava sozinha e preferia um tour sem muitos casais.
Ela garantiu que todos estavam viajando sozinhos. Primeira dica: os vendedores dos tours mentem e muito bem. Eu fui a segunda pessoa a fechar o tour com eles. Ou seja, ela inventou o resto do grupo para me convencer que o grupo era sensacional e a verdade é que até aquele momento (7 da manhã) só um mexicano tinha comprado o tour com eles.
Na hora que preenchi a ficha com meus dados e número de passaporte, finalmente percebi que só tinha mais uma pessoa no tour, mas aí já era tarde. Ela já estava com meu dinheiro. Bom, não tinha mais o que fazer, a não ser torcer para que as outras 4 pessoas fossem legais (o número máximo de pessoas por tour é 6).
Saí para ir ao banheiro e tomar café da manhã e, quando voltei, adivinha com quem ela tinha completado o tour? Com 2 casais.
Vou contar o resto da história em capítulos, porque foi perrengue…
A Bolívia tem um dos cenários de natureza mais bonitos que já vi no mundo, mas infelizmente precisa evoluir e muito nessa parte de atendimento ao turista.
Seguem minhas dicas:
– Compre o tour lá mesmo em Uyuni, porque é mais barato. Existem inúmeras agências e os tours são praticamente iguais. Se você pretende pagar essa faixa de preço de 600 a 700 bolivianos, pode esperar instalações precárias, comida razoável e falta de conforto.
– Não acredite no que os vendedores vão falar no meio da rua. Eles mentem dizendo que o tour já está quase fechado e só falta você. Para mim, chegaram a mentir dizendo que tinha um alemão na agência comprando o tour. Na rua principal existem várias agências, uma do lado da outra. Entre em todas e tente ver a lista dos nomes dos turistas. Nessa lista consta o nome, nacionalidade e idade dos passageiros. Ali, você já poderá ter uma ideia de quem viajará com você (dica útil se você estiver viajando sozinho).
– Se possível, tente fazer amigos já no ônibus que sai de La Paz para Uyuni ou no próprio hostel que ficar em La Paz (se você estiver viajando sozinho). Se já estiver viajando com alguém, negocie desconto. Sempre rola desconto para 2 pessoas. Se você estiver num grupo grande (4 pessoas), tente negociar para pagar um pouco a mais por pessoa (uns 50 bolivianos) e ir só com seu grupo. Infelizmente, os grupos são loteria. Você pode dar sorte de pegar gente muito bacana ou não (meu caso).
– Esclareça todas as dúvidas antes de pagar. Porém, tenha em mente que eles mentem e muito bem. Eles vão dizer que nos dois hotéis têm tomada para carregar as baterias das câmeras (o que é mentira), que nos dois hotéis têm chuveiro com água quente (o que também é mentira) e por aí vai.
– Fica a dica: nos tours econômicos, só tem lugar para tomar banho no hotel de sal e, mesmo assim, o chuveiro não é essa maravilha e você tem que pagar 10 bolivianos. E só nesse hotel tem tomada. O segundo hotel é uma espelunca, mas falaremos sobre ele depois. Adoraria dizer que isso é exclusividade da minha agência, mas nos mesmos lugares que dormi, outras três agências também levaram seus passageiros. Lembro do nome de duas delas: Sol de la Mañana e Laura Tours. A minha era a Tours y Bol, mas não recomendo.
– Desapegue-se de tudo. Se você quer conforto e luxo, vai ter que pagar aqueles tours caríssimos e privados de U$1.000 por pessoa. Não sei se pagar U$120 num tour de uma agência indicada pelo Lonely Planet vai garantir mais coisas do que pagar U$90 num tour de uma agência não indicada pelo LP. Até vi hotéis melhores pelo caminho que custavam U$130 a diária, o que me leva a crer que também devem existir tours na faixa de U$500 por pessoa (seria minha opção numa próxima viagem). E a comida é padrão para todos os tours econômicos. Fica a dica: tudo que o Lonely Planet indica, tem preço inflacionado.
– Referências ajudam, mas cada tour é um tour. A agência que escolhi era bem recomendada, mas nosso tour foi horrível, principalmente por causa do motorista. O que faz a diferença no tour é o motorista. Se ele for um mala, vai estragar o tour de todos. Foi o que aconteceu com a gente. O cara não falava inglês (e a dona da agência garantiu que ele falava inglês para os demais integrantes do grupo), não conseguia se comunicar com 4 pessoas do grupo e isso acabou prejudicando bastante nosso tour.
O seguro de viagem não é obrigatório para visitar a Bolívia, mas é extremamente recomendável que você faça um.
Veja os posts de cada dia do Salar de Uyuni.
Veja experiências de outros blogueiros no Salar
Viagens Invisíveis, Nívia Guerra
74 comentários
Oi Fernanda. Adorei seu blog.
Estou indo dia 12/10 para o Chile/Bolívia, e vou pro Uyuni pelo Atacama. Gostaria de saber o resto da história!!
Tem previsão??
Bjs, Roberta.
Oi Roberta,
Vou continuar postando durante a semana. Amanhã vou contar o primeiro dia do tour. 🙂
Oi Fernanda. Parabéns pelo post, sencacional!!!!
O passeio de 3 dias significa ida e volta ou são três dias para ir e três dias para voltar? Se eu tiver mais dias, vale a oena ir até ao de serto do Atacama? Quantos dias para ida e volta?
3 dias tudo e acho que existem passeios de 3 dias também que vão até o Atacama. Aí lá no Atacama você fica mais uns dias para fazer os passeios específicos de lá.
hahahahaha nós temos perfis muito diferentes.
Nao amo passar perrengue mas viajando de mochila é fato que virao. Acontece, vai da capacidade de adaptacao.
Eu fiz esse roteiro aí, nao tinha água quente no hotel eu tomei banho frio mesmo. Fez -20 a noite.
Fui com a Colquetours, reservei na hora lá. Claro que é sempre bom ter um grupo legal mas essa surpresa do grupo também faz parte.
Nao dá para ter o controle da situacao o tempo todo e ficaria monótono também. Sem falar que renderia muito menos histórias…
O banho foi o de menos. Achava que nao ia rolar todos os dias e rolou um. Problema mesmo foi o grupo (ah, odeio excursao). E a historia piora, acredite! Mas concordo que quanto mais perrengue, mais historias. Hahaha
“Para piorar ainda mais a situação, o mexicano era testemunha de Jeová e ía lendo a Bíblia tentando converter todos nós” Rimos litros com esse comentário… Ricardo/Marcia certamente foi a pior parte !!
Não é? rs
Ah, enfim alguém que tem coragem de confessar que também não gosta da língua espanhola! Eu também detesto, acho a sonoridade da língua muito feia… =P
Fernanda, o que eu tou amando no seu blog é a sinceridade. Apesar de ser totalmente novata em tentar ter um blog onde eu falo das minhas poucas viagens, faz tempo que leio muitos blogs por aí e já percebi que as pessoas preferem não contar os detalhezinhos chatos que quase sempre podem rolar em uma viagem… Fica tudo muito cor-de-rosa, sabe? É claro que existem viagens perfeitas, mas quando 100% das viagens são 100% perfeitas, acho que é de se estranhar.
Aliás, como disse o outro comentarista aí em cima, as coisinhas chatas que acontecem também fazem parte do pacote “viajante independente” e, em última instância, viram boas histórias!
Beijos,
Lidia.
Lidia, não somos as únicas que não gostamos da língua espanhola. Conheço mais algumas pessoas. \o/
Quando eu tive a ideia lá em 2010 de fazer um blog foi exatamente porque estava cansada de ler que todos os lugares do mundo são maravilhosos, que tudo é lindo e perfeito. Eu já tinha feito várias viagens e já não tinha gostado de alguns lugares. Não tenho vergonha nenhuma de admitir que nem tudo são flores e nem todos os lugares são tão legais assim. Então, prometi para mim mesma que sempre seria o mais sincera possível.
Quanto a Uyuni, só teve perrengue na viagem, mas mesmo assim, se alguém me desse um tour para ir amanhã no mesmo esquema, eu iria. O lugar é lindo de morrer!
Eu no fundo adorei todos os perrengues de Uyuni, afinal eles renderam essa série que acho que é uma das mais engraçadas que escrevi. E fui esperando ficar 2 dias sem banho. Tomei banho no primeiro. Saí no lucro!
Ah, fui lá no seu blog, mas não consigo comentar por lá (nunca consigo no wordpress.com). Achei bem legal!
beijos
Fernanda, estou morrendo de rir com a pregacao do companheiro de viagem Testemunha de Jeova hahaha, eu fui criada nessa religiao, nao conheco povo mais CHATO! hehehe, quando cresci sai e infelizmente eles nao aceitam que a gente saia. Sei que esse nao eh o foco do poste, mas nao pude evitar rs.
Felizmente foi só no começo do tour. Olha, não tenho nada contra nenhuma religião, mas é que o assunto religião e tentar converter as pessoas me estressa. Sou a favor que as pessoas acreditem no que e em quem elas quiserem, mas que guardem essa opinião para elas mesmas.
Eu tambem sou a favor das pessoas terem livre-arbitrio para acreditarem no que quiserem, mas acho chato a pessoa impor a crenca dela, e por isso que digo que testemunha de Jeova eh chato, sei porque ja fui uma, e infelizmente muita gente nao fala comigo agora porque decidi sair, isso sim eh impor, mas ainda bem que o rapaz nao insistiu em ficar pregando no tour todo 🙂
Nossa, Fernanda, quanto perrengue! Ri muito com suas histórias (já li todos os posts da série). Mas, decididamente, quando eu for ao Salar (que paisagem magnífica),juntarei um dinheirinho a mais para não passar por isso que você passou, risos!
Valeu mesmo pelas dicas! 🙂
É, recomendo um tour melhorzinho porque as condições dos “hotéis” que fiquei eram simplesmente péssimas. hahaha
Qual empresa para o Salar tu indicaria ?
Olha, não sei qual indicar. Sei qual não indicar – a que eu fui.
eu fui pela Colquetours e foi muito bom mas foi em 2007, não sei dizer como é hoje. Nome do guia foi Otávio, um boliviano de uns 60 anos muito gente boa, pessoa espetacular que conhece milhares de casos da região.
Fernanda,
Falam que o trajeto de onibus até o uyuni é muito perrengue, inclusive perigoso. E ai o que você achou, vale a pena voar té sucre e depois fazer uma super perigrinação de onibus ou vc recomenda esse bus direto de la paz até uyuni?
Pretendo ir em julho.
Bjos Sofia
A estrada é mesmo ruim e acho que nem o melhor ônibus salva essa parte. Mas não sei se vale a pena voar até Sucre. Dá para encarar a estrada, mas não vou mentir – é ruim mesmo.
Oi Fernanda! Que ótima essa sua série para a Bolívia! Já fui duas vezes, mas ainda não tinha conseguido conhecer o Salar, que é o sonho da minha vida (um deles… eheheh).
Bom saber que apesar de todo o perrengue a beleza do lugar sobressai nas suas memórias.
Minha pergunta é a seguinte: eu vou em um intervalo apertado de uma viagem a trabalho e vou de avião de La Paz para uyuni. Tem um voo que chega lá 17h30 (mais os riscos de atraso). Você acha que eu consigo reservar o passeio pro dia seguinte chegando a noite? Melhor do que pegar o que chega 6h30 da manhã e ter que passar o dia todo lá né?
Valeu! Beijo!
Se estiver fechado de noite, com certeza você compra no dia seguinte pela manhã. Os tours saem lá pelas 10 hs da manhã.
Nossa, muito obrigada! Essa foi uma daquelas informações que salvaram um dia inteiro de viagem que estava prestes a ser desperdiçado!!!
Abraço!
É bem tranquilo, Ana. Os ônibus de La Paz chegam em Uyuni umas 7-8 da manhã, aí a galera já vai procurando as agências. Na verdade, são as agências que procuram as pessoas. haha. Nesse horário já vai ter muita gente na rua procurando turista para fechar os tours. Só estar na rua principal de Uyuni nesse horário que você fecha fácil seu passeio e sai no mesmo dia. Uyuni é minúscula. É bem fácil encontrar essa rua (só perguntar). E como você vai dormir lá, fica bem tranquilo.
Gostei das informações, principalmente dos cuidados q devemos ter – tbm rí muito -, com certeza vai me ajudar na viagem q pretendo fazer. Mas, é claro q ainda assim pode acontecer algum perrengue q tbm faz parte!
Mas, sobre a língua espanhola – gosto muito – penso q quem é encantado pela América Latina(como eu) tem q gostar também da língua.
Valeu!!!
oi… valeu pelas dicas… estou planejando meu primeiro mochilão, vou com meu esposo, e estou vendo um grupo de amigos… graças a Deus não somos aqueles casais melosos, pois tbm nao gostamos de casais melosos pois ficamos constrangidos. bem, vamos no mês da copa do mundo, somos de Manaus e aqui vai ser sub-sede e a maioria dos setores as ferias vão rolar os 30 dias de copa. vamos a Bolivia e Peru, e sinceramente minha maior dificuldade é o Salar uyuni, pois só encontro reclamações e frustrações com agencias. já eliminei Potosi, pois só ouvi relatos de furtos, o mesmo foi com o trem da morte. tudo bem, buscamos aventuras, mas se for possível eliminar perrengue vou fazer, mas não quero deixar de conhecer o deserto de sal, estou a procura da agencia e hotel certo, minha duvida se procuro quando chegar lá, ou tento reservar pela internet.
Então, não é um destino de luxo mesmo. Eu dei azar com minha agência (por causa do guia), mas já estava ciente das instalações, falta de banho e etc., porque achei que valia a pena a economia e a paisagem. Tem que ver quantos vocês estão dispostos a pagar pelo conforto extra.
Se vocês estão indo num grupo de amigos, eu deixaria para ver lá na hora. Mas não conheço o perfil de vocês.
Oi Fernanda, conheci seu blog por acaso hoje e estou amando! Tive a sorte de fazer esse tour com um grupo bem legal e paguei o equivalente a 50 dolares na época (2007). O hotel de sal era realmente o melhor de todos e mesmo assim era bem precário, mas nós entramos no clima da aventura e nao ligamos muito. E outra: nao sei se ainda é assim, mas quando eu fui, era o nome guia quem preparava as refeições em um fogaréuzinho. Achei a experiencia maravilhosa!
Olá Fernanda! Estou planejando ir para Uyuni em março no carnaval, porém estamos com o tempo curto e pouco dinheiro também rs. Temos dois dias para passar no deserto, sabe me dizer se fazem tours de dois dias? Mandamos emails para algumas agências e disseram que não fazem por causa que estão em período de chuva, não entendi muito bem esse motivo rs. Por um acaso, lembra o nome de mais agencias para tentarmos contato? Porque se não, nossos planos vão por agua abaixo
Então, quando eu fui eles ofereciam passeios de 2 dias. Porém, pode ser que devido às chuvas eles não façam mesmo passeio de 2 dias. Já ouvi falar que alaga e muitos carros ficam atolados.
Oi, Fernanda!
Estou planejando uma viagem por lá também e é claro que quero atravessar o Salar. Pelo que entendi, você chegou de La Paz de manhã e já fechou o tour pro mesmo dia, é isso? Se for, ótimo!
Eu estava planejando chegar pelo Chile e começar o tour de San Pedro, mas me falaram que saindo de Uyuni é bem mais barato. O único problema seria perder um dia da viagem pra chegar em Uyuni no dia anterior pra sair de manhã.
Sim, cheguei em Uyuni de manhã e já fechei o tour. É mais barato, mas só compensa se você chegar via Bolívia mesmo.
Ola, adorei seu blog. ri com suas historias, fiquei bem empolgada e confesso que tambem fique com muita vontade e um pouco de receio de ir ao salar de uyme. Pretendo viajar a buenos aires em abril e gostaria de dicas sobre lugares para conhecer e como fazer. Minha ideia inicial é passar 2 a 3 dias e buenos aires e depois conhecer salar, ir a salta e fazer o passeio do trem das nuvnes, que me disseram que tb passa pelo salar, mas pesquisando pela net vi que nao) poderia me ajudar? nao tenho ideia de valores e queria saber se é possivel fazer isso em 10 dias.
Obrigada
Não é muito no caminho Buenos Aires e o Salar. Você até faz os 2 em 10 dias, mas tem que voar da Argentina para a Bolívia.
Oi Fernanda, tudo bem? Quero ir ao Salar em 10 de dezembro, sozinha. Você acha que é uma boa época? Vi que época de chuva pode não ser legal… e que entre dezembro e março é período de chuva. Outra coisa, é melhor ir do Brasil para La Paz ou Santa Cruz de La Sierra?
Sobre os tours mais caros (que vc disse ter preferência na sua próxima ida ao Salar), quais indica? Diante de tanta coisa, talvez seja uma alternativa, já que vou sozinha.
Te aguardo, beijo e gracias.
La Paz. E sim, pode acontecer de fecharem os acessos ao Salar durante a época de tours. Não tenho nenhum outro tour para indicar.
Oi Fernanda, tudo bom?Obrigada pelas dicas.
Estou indo pra bolivia e pretendo passar pelo Salar, porem vou por Potosi já que meu voo vai direto para Santa Cruz e não la paz…Sabe me informar se há agências em potosi que faça isso?
Obrigada
Acredito que sim, mas é melhor fechar lá em Uyuni mesmo.
Segue algumas dicas do passeio que fiz em Maio/14.
Fiquei no Hostel Vitale (Uyuni) 40 bolivianos pra cada, sem cafe, quarto para 5 pessoas, banheiro compartilhado (detalhe que se vc usasse o vaso, outas pessoas dos outros andares conseguiam te ver, há e mais uma vez nao tinha papel..normal por la). fechamos o passeio para o SALAR por 880B para tres dias alimentacao e hospedagem inclusos.
Esse é o melhor passeio entre Peru/Bolivia e Chile, tudo é totalmente diferente do que vc ja viu, eu AMEI e faria de novo. Deu tudo certo…alimentação delicia, o guia era ótimo e o carro MEGA confortável.
Ola Mirian eu e umas amigas queremos fazer esse passeio em agosto de 2015, qual empresa você contratou?
Tambem gostaria de saber qual agencia voce contratou para fazer o tour. Estou pensando em ir com meu marido, mas ficar em um hotel melhorzinho. Alguma recomendaçao?
Não tenho. O nome da agência que eu fui está em algum dos posts. Não lembro de cabeça agora.
tambem gostaria de saber qual agencia contratou. obrigada!
O nome da Agencia era algo como Thiago tour (não me lembro o nome correto) Mas tinha o nome Thiago no meio..rsrsr
Amei seu blog, obrigada pelas suas dicas! Voce é bem organizada e isso ajuda muito!
Pretendo fazer o passeio para Salar do Uyuni e emendar com o Deserto do Atacama, partindo da Bolivia.
Vc saberia me dizer se posso comprar antes de chegar la, pela internet? Voce lembra de nomes de agencia que fazem esse passeio para indicar ou os sites ou coisa assim? Estou procurando e nao acho e nenhum blog que eu li mencionou se é possivel comprar assim.
Na volta, provavelmente o final da viajem terminara em Sao Pedro do Atacama e gostaria de saber tambem se voce sabe qual companhia de onibus eu pego pra chegar ate calama e se esse eu tambem posso comprar pela internet?
Desde já agradeco 🙂
Até é possível, mas não vale a pena. O melhor é chegar lá na hora e comprar (pesquisar e barganhar).
Boa tarde, Fernanda!
Estava querendo fazer essa viagem em família, e, como iriam algumas pessoas de mais idade (como minha avó, por exemplo), acho que iria acabar optando por fazer um dia tours em que você pode ter mais conforto e melhores hospedagens, mesmo que sejam bem mais caros. É que com gente mais velha já fica complicado fazer algo mais “perrengue”, seria muito cansativo para eles. Você teria alguma agência dessas especializadas nesses pacotes mais “estruturados” pelo salar para indicar? Muito obrigado desde já.
Abraços,
Gilson.
Eu não tenho ninguém para indicar, mas sugiro uma busca em inglês e espanhol no google. Agência de luxo Uyuni ou algo assim. Realmente, com pessoas mais velhas não dá mesmo para fazer o tour econômico.
Olá Fernana, tudo bom?
Não entendi se seu post é de outubro ou se sua viagem foi em outubro. Gostaria de conhecer o Salar em Julho, mas estou com receio de ser extremamente frio. Você tem informações sobre as temperaturas no Salar nessa época?
Minha viagem foi em setembro. Escrevi o post logo que voltei. Em julho estará bem frio, Fábio.
Me vi na sua história, pelo menos os quatro dias que fui obrigada a passar/estar na Bolívia quando fui ao Peru em 2009, sozinha e de busão saindo de Floripa, exceto Maldonado a Cusco (Cordilheiras) que peguei voo. E me permita vou destrinchar os bolivianos que penso, odeiam todo mundo que passa no seu território com destino ao Peru ou ao Chile. Jurei que jamais botaria novamente meus pés na Bolívia, diferentemente dos peruanos, a impressão é que não querem receber turistas, e vivem disso, além da coca, claro. Relaxados, mal educados e sim, tive medo uma única vez, e deles, principalmente em Santa Cruz e Cochabamba.Só pegando o maldito trem sozinha é que se entende porque aquela coisa tem o apelido de Trem da Morte. Mas…eles tem o Salar de Uyuni!! Vou lá, mas de carro, três ou quatro pessoas, levando toda minha comidinha, água, lenço umedecido e baterias extras carregadas. Confirmando…mentem pra caramba. Até atendente na rodoviária de La Paz mente, se falar que o ônibus tem banheiro, não acredite, se falarem que param na beira da estrada para você fazer xixi, não acredite, e se falarem que o ônibus é bom, mentira, muitos viajam até com o mecânico, é bom preparar o ouvido porque durante toda a viagem é música alta andina, se parar em algum “restaurante” provavelmente só terá pipoca com bichos, um banheiro que as mulheres entram e os homens são obrigados e fazer xixi em volta do que eles dizem ser banheiro, e todos são obrigados a lavar as mãos na mesma água! Ter seu próprio papel higiênico é importante, do contrário sai chacoalhando ou cagado, acho que nem sabem o que é isso. Torcer bastante para não pegar ônibus entupido de nativos, as mulheres parecem que carregam bicho morto naquelas trouxas, se nos importamos com tomar banho, eles devem passar meses e anos correndo da água! Por isso é importante tomar todas as vacinas, para não morrer com os vírus, micróbios, parasitas de estimação daquele povo. Enfim…quem vai como você foi, como eu fui, merece uma medalha por bravura e resistência. Parabéns pelo relato e pelas dicas…é bom não enfeitar mesmo, meus filhos até hoje não acreditam o que passei na Bolívia, mas dizem que tudo vale a pena se a alma não é pequena, e se não tiver uma crise de sinusite a 6.000 mil metros de altitude.Abraços.
Não achei que eles odeiam todo mundo. Tive a sorte de conhecer bolivianos que me ajudaram. Se não fossem eles, nem conseguiria sair de Uyuni. O que eu acho é que a Bolívia é um país muito pobre e isso acarreta muitas outras coisas, mas eu já sabia disso antes de chegar lá. E a infraestrutura turística não é boa. O Salar foi uma das paisagens mais bonitas que vi na vida. Eu voltaria, mas acho que não encaro mais o tour econômico.
Olá, Fernanda!
Li sobre sua ida Uyuni e achei muito legal a sua aventura. Ainda não conheço o local, mas depois que vi as fotos e li seu diário de viaje, fiquei interessada embarcar nessa aventura. Gostaria de saber se pode me indicar o melhor mês para ir. Não sei se isso conta muito, mas moro em um Estado que faz fronteira com a Bolívia.
Então, a época mais bonita é a época de chuvas (verão), mas também a época mais perigosa e sem garantia dos tours. O ideal era ir em abril ou setembro para não pegar tanto frio.
Obrigada pela citação Fernanda! Estes posts de Uyuni estão entre os mais engraçados que eu já li!!
hahaha. Agora eu dou muita risada, mas na hora não foi tão engraçado assim.
Oi Fernanda! Gostei muito do que escreveu e é bom pra ficarmos atentos nas viagens que formos fazer!
Sempre vejo todos usando roupas de frio nas fotos e muito sol. Qual a temperatura média durante o dia e a noite?
Grato!
Ah, esqueci de perguntar: gostaria de saber mais sobre alimentação, pois sou vegetariano e já imaginava que teria essa dificuldade por lá…
O que puder me informar será de grande valia!
No meu tour tinha uma vegetariana e apesar de não ter rolado refeições exclusivas vegetarianas, ela sempre se virava com o que não tinha carne.
De noite é muito frio. De dia, varia muito da época do ano.
Falei um pouco disso no meu Blog também !
Eu consegui diminuir o preço mas comprei lá em Uyuni, tem que negociar ! Fiz o passeio de um dia…
Realmente o conforto na Bolívia é pequeno mas acho que a beleza do país vale a viagem ! A comida é muito ruim também mas mesmo assim vale rsrs…
Olá, Fernanda. Obrigada pelas dicas!
Irei para o Salar de Uyuni em Janeiro, porém saindo de São Pedro do Atacama.
Você conhece este trajeto e teria alguma agência para indicar que seja melhor que a que organiza o trajeto que você fez (La Paz -> Uyuni)?
Rs
Saindo do Chile as agências são melhores. Ouvi falar muito bem da agência da Flavia Bia Expedições.
Olá Sheila, tudo bem? Vou para o chile em janeiro também! Quer trocar contato? As empresas que fazem o tour pelo deserto da Bolívia que achei:
– World White Travel
– Cordillera Traveller
Boa noite Galera,
Fabio e Sheila, voces foram em janeiro? Irei em Abril, vocês tem agencia para indicar? Também estou pensando em ir primeiro para o Atacama e depois Uyuni.
Alguma dica?
Obrigada.
Oi Fernanda, tudo bem? vi seu post e pretendo conhecer Salar de Uyuni, gostaria de saber com você se esse valor de 600 BOL que pagou pelo tour tinha algo incluso? Tipo estadia, alimentação, etc.. Desde já agradeço 🙂
O valor incluía estadia, alimentação e transporte. Só a entrada em algumas lagunas não estavam inclusas no valor.
Oi Fernando, por favor…. qual foi essa “agência” que vc contratou para esse tour? E desculpa se já te perguntei isso em outro lugar/post, porque eu estou enlouquecendo para organizar uma viagem a Oruro/Uyuni. Já falei com tanta gente, mas como me divido entre o trabalho do dia a dia e essas pesquisas, já me perdi! rsrs.
De todo modo, não farei o tour de 3 dias. Me disseram que vale mais a pena, se eu não tenho muito estômago para alguns perrengues, fazer o tour de um dia e no futuro fazer o passeio vindo do Chile. Como não conheço esse lado do Chile, achei que pode ser melhor mesmo. Não tenho como pagar um tour VIP ao Uyuni. E o basicão exige mesmo um desprendimento além do meu rsrs. Abraços
O nome da agência era Tours y Bol. E o tour básico exige muito desprendimento mesmo. haha
Olá! Vc esclareceu bem sobre a viagem, a unica informação que eu preciso saber é se 500 dólares seriam suficientes, meu estilo de viagem é o mesmo que o seu. É mais vantajoso mesmo levar dólar?
Quantos dias de viagem na Bolívia? Esse tour de Uyuni custou uns 100 usd (tour de 3 dias).
Oi Fernanda bom dia, é a primeira vez que irei viajar para fora do Brasil e neste sentido sou um pouco leiga mas se não perguntar ficarei mais perdida do que agora. Para conhecer Salar de Uyuni eu consigo comprar algum pacote pronto pela Internet ou só quando chegar lá no local mesmo? Irei eu e mais duas amigas. Mas será a nossa primeira viagem para fora do País. Fiquei abismada com a falta de respeito deste motorista e adorei ter encontrado seu blog. Bom termos alguém para nos abrir a visão.
Oi Érika. Eu fui ao salar agora em fevereiro. Não compre pacote pela internet não. eu pesquisei muito antes de ir. Talvez até tenha algum email ainda por aqui, se vc quiser ver. Eu fiz contato com várias também por Whatsapp, pq eujá tiha lido aqui para ficar esperta com os agentes atuando na hora, prometendo um monte de coisas. Eu não fiz o passeio com dormida. Fui de um dia somente. Adorei o atendimento da agencia que fui: Blue Line. O motorista foi super simpático e não negou ajuda na hora das fotos.. O nome dele é Felix. E o preço foi o melhor para o pacote de um dia. Tive tb uma outra agencia que achei boa, mas quando eu perguntei mais detalhes o dono parece que se ofendeu e daí decidi por essa outra. Fico à disposição. Boa viagem!
Uyuni foi o melhor tour que fiz na minha vida…..o que me irritou mesmo foi só os nutelinhas com a metade da minha idade no carro…tenho 45…eles toda hora reclamando de frio ou enjoo ou pq não tinham internet
Era um grupo de cariocas riquinhos cheio de mimimi e só eu de mochileiro de verdade…trabalhei 3 anos comendo miojo pra pagar essa viagem
A comida na Bolívia é horrível sim..mas as paisagens são inesquecíveis e espetaculares…aliás muitooooo melhor q o Atacama que fiquei 1 mês
Tomei banho gelado na Bolívia pq gastei os pesos com souvinirs kk mas e daí? Tudo faria de novo e no tour econômico simmm….só não gostaria de novo de compartilhar tour com gente de estados onde faz muito calor…esse povo enche o saco quando vão pra um lugar frio….no tour para o geisers del tatio foi a mesmíssima coisa…dei o azar q ir um uma turma de jovens friorentos do Espírito Santo….mewwww q porreee….paguei tão caro pra pararem o carro toda hora pro cara vomitar
Hoje sou fotógrafo..aprendi astrofotografia no atacama e quero voltar pra morar lá
Vc tem muita razao sobre o motorista..dei muita sorte de pegar um bem bacana
Só q na América do Sul vai me desculpar mas tem que ter o mínimo de espanhol….se no Brasil apenas 1% da população fala inglês fluente quer q na Bolívia que é muito mais pobre alguém fale tá de brincadeira né????
Quem não gosta de regaeton ou música andina então vá pra Bahia ou faça o tour de fone de ouvido horas,respeito a cultura local é o mínimo q se espera do turista