O tour começou atrasado. Um dos passageiros se atrasou e consequentemente atrasou o início do tour. Como o grupo era composto de dois casais, os casais obviamente não queriam sentar separados. Confesso que sempre que possível, prefiro sentar no banco da frente, ao lado do motorista, porque o espaço é sempre maior (e também sou muito traumatizada com os enjoos que tinha quando era criança).
Escolha errada! O motorista era muito sem noção, mas como o resto do grupo também tinha percebido isso, ninguém quis trocar de lugar comigo (me ferrei!).
O primeiro dia é o dia do Salar de Uyuni. Antes, são feitas algumas paradas (vilas com artesanatos). E, depois, paramos num lugar chamado Cemitério dos trens.
Dicas para não cair em ciladas no Salar de Uyuni
E não demorou muito para entrarmos no famoso Salar. Fui na época seca (setembro), então era só sal mesmo e não tinha aqueles resquícios de água. Mesmo assim, achei LINDO.
Logo no começo, o motorista nos alertou que não poderíamos subir nos montes de sal. Todos os outros turistas estavam subindo, mas decidimos não subir.
Depois, fomos para outra parte do Salar, aquela parte que você pode brincar de tirar fotos engraçadas abusando da perspectiva, mas foi nessa hora que começaram nossos problemas. O motorista só nos deu 15 minutos para tirar fotos por lá, o que, vamos combinar, não é suficiente.
Como sou viciada em fotos, já tinha lido as técnicas para tirar as fotos engraçadas brincando com a perspectiva. Nesses 15 minutos, não rolou muita foto engraçada porque os casais só tiravam fotos deles e o mexicano sumiu.
Almoçamos perto de um Museu de Sal e ele garantiu que nos daria mais tempo para fotos em outro lugar. Paramos em uma parte que tinha uns hexágonos bem legais no chão e tiramos váriasssss fotos lá. O Salar é mesmo maravilhoso.
Depois, ainda paramos em outro lugar que custava 30 bolivianos para entrar. Não lembro o nome, mas era um parque cheio de cactus. Ninguém do grupo quis entrar, então ficamos lá fora tirando mais fotos. Fui com o mexicano dar uma volta e encontramos um grupo de japoneses que estavam tirando fotos com uma lata de Pringles. Achamos o máximo e, assim, de penetras, entramos na foto deles. Pena que o motorista já estava bem mal humorado e nos fez ir embora. Os japas pegaram o e-mail do mexicano, mas pressinto que nunca veremos a tal foto da gente saindo da lata de Pringles (mas juro que é verdade).
Aí, chegamos no hotel de sal. A mulher da agência prometeu para os casais que nesse hotel eles ficariam em quartos duplos. A gente chegou lá e adivinha? O motorista falou que só tinha um quarto duplo disponível e que os outros quatro teriam que ficar num quarto coletivo.
Os casais ficaram indignados, começaram a bater boca com o motorista e foi ali o começo do fim do nosso passeio. Depois de muito bate boca, eles conseguiram dois quartos de casal e ainda sobrou um quarto com duas camas para mim e para o mexicano que, pasmem, também estava discutindo que queria um quarto individual. Minha humilde opinião: eles estavam delirando. O tour custou 600 bolivianos. Se eles faziam questão de ficar em quartos privativos, eles tinham que ter escolhido um tour mais caro.
O hotel era simples, mas vou dizer que a situação do banheiro era tensa. Para começar que estávamos em vinte e quatro pessoas (somando todas as agências) e o estabelecimento tinha apenas 2 banheiros. Pensa na desgraça! E, para ajudar, não tinha papel higiênico. Por sorte, já sabia desse detalhe e levei papel higiênico e lenço umedecido.
E o chuveiro? Tinha apenas um chuveiro (bem precário), mas a água era quente. Realmente, era…
Esqueceram de nos avisar que para tomar banho você tinha que pagar 10 bolivianos. Fui a segunda a tomar banho e não paguei nada porque ninguém me cobrou. Aí, quando, sei lá, a sétima pessoa foi tomar banho, os caras se tocaram que tinham que cobrar. Aí tentaram cobrar retroativo e ninguém quis pagar. Foi uma confusão enorme. Tinha um grupo de israelenses em outra excursão e quando um deles foi tomar banho, o dono do hotel simplesmente cortou a água quente (no meio do banho). O israelense saiu do banheiro xingando até a última geração da mãe do cara. Foi o fim do banho para todos!
Passado o stress, fomos jantar. O jantar foi servido lá mesmo no hotel, um por mesa. Cada mesa era de uma agência diferente. E estava muito bom. De entrada, foi servida uma sopa bem gostosa e o prato principal era frango assado com batata e cenoura.
Depois do jantar, o guia veio nos fazer uma proposta. Ele queria que acordássemos mais cedo para começar o tour antes. Assim, no terceiro dia ele nos daria um extra. Em breve, vou contar as emoções do segundo dia do Salar.
Importante
– Esse é o único hotel em que – em teoria – você pode tomar banho. Aproveite!
– Esse é o único hotel que você pode carregar seus eletrônicos. Eles podem ter a cara de pau de cobrar 5 bolivianos (não me cobraram), mas mesmo que cobrem, pague, pois você corre o risco de ficar sem bateria.
– O hotel é simples, mas acredite, o outro é bem pior.
Acompanhe o Segundo Dia no Salar de Uyu
44 comentários
Adorei a foto do ursinho! Super divertido post e fotos. Curti!
é a minha ovelha, a Adrenaline. Eu queria ter comprado um gnomo no melhor estilo do filme Amelie Poulain, porém não achei. Quando vi a Adrenaline na Nova Zelândia, comprei e desde então, ela tem um book em vários países do mundo 🙂
Gostei do refeitório! Achei bonitinho.
Mas nossa, quanta confusão por causa de quarto e banheiro.
Tenho muita vontade de conhecer lá.
O barraco que eles fizeram é digno de vergonha alheia. O refeitório era mesmo ajeitadinho, mas o banheiro era triste. A porta ne fechava direito.
Qual o nome desse hotel ?
Não sei o nome.
Realmente excursões onde não conhecemos suficiente os demais integrantes pode ter alguns conflitos de interesses, mas no balanço geral acaba que as coisas se ajeitam, né?
As fotos estão sensacionais, até no cemitério dos trens ficaram bem interessantes, mas concordo que passar muito tempo por la enquanto se tem outros lugares mais bacanas pra ver é um tanto desnecessario, como você disse.
Os japas são os mais gentis pra tirarem fotos quando estamos sozinhos, sem falar que é garantia de que teremos fotos boas, ou pelo menos bem enquadradas, ja fiz a experiência!
Oi Natalia! As melhores fotos da minha volta ao mundo foram tiradas pelos japoneses lá no Japão. Povo super simpático, né? Quanto às excursões – é uma loteria. Eu dei azar porque o grupo não era legal e piorou bastante porque o motorista também não era. Mas o lugar é tão lindo que a gente releva. bjs
Oi Fernanda! To indo fazer um mochilao pela Bolivia, Chile e peru em dezembro. Tenho uma pergunta: Qual empresa vc fechou pra fazer o Salar? Ouvi muito bem sobre a Cordillera Traveler…tem alguma informação? Valeu
Oi Daniel! Como eu disse, náo recomendo a agência que eu fiz o tour. Eu já ouvi falar da Cordillera, mas ela era mais cara e não fechei. Vi os carros e pareciam bons.
Curti o post! Bem explicativo, estou anotando as dicas! Não sobe no montinho de sal não viu, é muito feio… Vou ver se encontro tour de mais de 15 minutos, pq só tirar foto correndo não dá.
Pra ser sincera Douglas, odeio qualquer tipo de excursão. Se eu tivesse o dinheiro, faria um tour privativo com mais 2 ou 3 pessoas. Você faz seu tempo e é muito melhor. Mas como eu disse, pagando pouco, você recebe exatamente por aquilo que pagou.
Nossa amei as fotos!! perfeitas!!
Obrigada! O lugar é lindo mesmo e as fotos ficam lindas.
Fe, sua viagem deu algumas trapalhadas a mais que a minha. Eu só andei de onibus locais pela Bolivia, uma mais terrivel que o outro, mas faz parte da aventura. Uma coisa é certa, as pessoas que vão no seu grupo vão ter um impacto direto no sucesso do tour. Meu tour foi super atrapalhado também, porém acho que foi um pouquinho melhor, exceto que quase bati no israelense mala.
O meu hotel tinha banho no primeiro dia, mas nao tinha no segundo e eu de fato entrei nas termas no terceiro dia, a agua é corrente e bem quente, então achei que não ia ter tanto bicho 🙂 E no mais eu gostei bastante do cemitério de trens. Continuo seguindo suas aventuras. Bjo
hahaha. As termas não eram tão ruins então?
Olá Fernanda.
Parabéns pelo blog e pelas fotos. Gostei muito dos dois!
Estou pensando em ir para o Salar esse ano e fiquei curioso quanto aos tours oferecidos por lá. Gostaria de saber se há uma relação de hotéis que existem no Salar. Por exemplo, qual o nome do hotel no qual você ficou hospedada e qual o nome do outro? Assim quando for pra lá posso ter noção de qual hotel vão me oferecer!
Obrigado e até mais!!
Nem sei se tinha nome, mas era um muquifão. Sei que tem umas opções de hotéis bem caras, mas fiquei na dúvida se tem medianas, porque o hotel que eu fiquei era lamentável.
Ola Fernanda,
Eu e mais dois amigos estamos indo para Uyuni de moto,entao nao teremos problemas com
Agencias e tal. Estando la e com possibilidade de se deslocar por conta propria, quais
Sao as dicas e os melhores pontos para se conhecer? Voce acha que dois dias de visita eh suficiente
Ou num dia se mata tudo?
Obrigado
Ihhhh!!! Não sei te responder, mas 1 dia acho que não dá para conhecer o Salar e as Lagoas.
Olá, qual foi a sua agência neste passeio?
Acho que coloquei o nome em algum dos posts do Salar. Não lembro de cabeça agora.
Seu blog é espetacular! Muito boas as dicas! Deixa eu ver se entendi, você cursa faculdade e resolveu tirar um ano livre? Esse é realmente o meu sonho! Deve ser espetacular!! E aí, valeu a pena? Conheceu muitas pessoas nas suas viagens?
Não, até porque me formei há 10 anos. Larguei meu emprego da época.
Achei o máximo seu relato!!! Parabéns pelo site!!!
Obrigada 🙂
Parabéns, muito boa sua descrição! Eu gostaria muito de fazer esta viagem, será que tem uma agência mais legal para ir para o Salar?
Vou agora procurar o segundo dia para ler…
Continue escrevendo!
Abs
Karin
O segredo é não escolher as mais baratas, porque já viu o nível dos hotéis né? haha
Parabéns Fernanda !
Adoreis as dicas,me deu mais vontade ainda de conhecer !
Amei as fotos,e gostaria de dicas de como tirar essas fotos legais..rs
Você viu o link do post? Mas basicamente é brincar com a perspectiva. É fácil. rs
Achei hilário o comentário:
“PENSA NA DESGRAÇA.”
Estou gostando do seu blog e da maneira “suave e ao mesmo tempo direta” de escrever. Sem dúvida é a melhor maneira para realmente entendermos suas experiências. Agora vou ler os relatos da segunda parte. Abraços.
Qual é nome do hotel de sal que você hospedou?
Não sei nem se tinha nome.
Muito boas dicas.
Valeu!
Ri mto com o seu post…vou fazer esse passeio em setembro agora tb…e já estou me preparando para os “perrengues”…mto legal as dicas!!parabens!!
Mexico baitola! kkkkk
Show, muito obrigado pelo relato, estou indo para lá agora em novembro 2014. Muito útil mesmo. Parabéns pela iniciativa.
OI Fer, nossa tenho quase certeza que tambem fiquei nesse hotel, tinha um so chuveiro, mas como fomos o primeiro grupo a chegar foi tranquilo. E o detalhe de só se lembrarem depois de mil horas q tinham q cobrar a taxa do chuveiro também aconteceu la…kakakak.E era o mesmo preco. Mas gostei do quarto, cobertas bem quentes, acho q peguei menos 10 graus nesse dia.
“Cobrar retroativo…cortar a água quente…israelense saindo até a última geração da mãe…e fim de banho para todos”.
Gente isso é muito engraçado…kkkkkk. Estou rindo até agora.
Olá, estava pesquisando sobre o salar de uyuni e achei o seu post. Achei bem bacana e esclareceu muitas dúvidas para quem deseja ir, as fotos também ficaram incríveis. Gostaria de saber em questão de locais, por exemplo. Pretendo ir saindo de SP e pelo que vi temos que pegar um voo até la paz. Na sua viagem, voce foi de la paz para uyuni e se hospedou lá por perto do deserto ou voltou para la paz? São locais muito distantes? O que recomenda?
Obrigada
Dá para pegar um ônibus noturno de La Paz para Uyuni e contratar o tour logo cedo. Eu tive que dormir em Uyuni depois, porque as estradas estavam fechadas e eu não consegui ir para La Paz no mesmo dia.
Oi Fernanda, boa noite. Quanta emoção! Obrigado por compartilhar com a gente.
Estou indo com a minha namorada agora em maio, veja se pode me ajudar:
1- Estarei indo para o Salar de Uyini saindo de San Pedro do Atacama, devo chegar em Uyuni lá pelas 17h, é fácil pegar um bus da Todoturimos, trans Omar, ou Panamericana? Esse ônibus de turismo tem a toda hora?
2- Querendo passar menos perrengue do que você, rs, vc teria uma agência intermediária para indicar? Saindo de San Pedro.
Obrigado
Para mim não foi fácil. Os ônibus estavam lotados mesmo eu tendo com um dia de antecedência tentar comprar a passagem. Não tem toda hora. Saindo de San Pedro escutei falar muito bem da Cordillera.
Olá. Estou um pouco fora do tempo para perguntas, já que o post é de 2016 mas lá vão minhas dúvidas:
1- Eu irei de carro de La Paz para Uyuni, desta maneira devo reservar hotel para 3 dias por exemplo?
1.1- Caso eu reserve hotel para 3 dias, e eu feche o passeio do tour por 3 dias, eu pagarei o hotel em Uyuni mesmo assim?
2- É possível ficar em um hotel em Uyuni, fazer tour durante o dia e voltar para o mesmo hotel??? Ou é indispensável ficar 2 noites em outros hotéis inclusos no passeio?
3- É possível fazer os passeio com carro e por conta própria?
Eu não recomendo o tour de carro por conta própria. Tem que conhecer bem a região e já vi vários relatos de gente que se perdeu por lá. E não tem como fazer o tour de 3 dias e ficar voltando para Uyuni. Tem que dormir nos hotéis do caminho mesmo.