Caos. Buzina. Barulho. Calor. Sujeira. Tuk Tuk. Moto. Sorrisos. Difícil descrever a Ásia, uma região tão cheia de contrastes. De um lado, o super organizado Japão, país onde imperam as palavras “ordem” e “disciplina”. De outro lado, a excêntrica China, um país que choca e encanta. E ainda tem o Sudeste Asiático.
Uma coisa que é comum para todos (fora os olhos puxados) é o arroz. Nossa! Se aqui é arroz com feijão, lá é arroz com tudo, mas tudo mesmo. E definitivamente não é o arroz do jeito que a gente come aqui, é aquele arroz grudado e sem tempero. Tem quem goste, mas confesso que não curti.
Foram 34 carimbos nos passaportes. 6 páginas ocupadas com vistos. Foram 9 países, alguns com direito a repeteco como Tailândia, Malásia e Camboja. Nunca esquecerei da educação dos japoneses. Nunca esquecerei do choque cultural da China e de todo mundo cuspindo no chão. Guardarei para sempre a imagem dos pandas na minha memória.
Procurarei lembrar apenas das coisas boas de Bali e dos infinitos campos de arroz. Lembrarei para sempre da modernidade de Singapura, da simpatia do pessoal da Malásia, do ritmo descompromissado do Laos, das crianças do Camboja. Quanto ao Vietnã, prefiro lembrar dos amigos que reencontrei por lá. Porém, difícil mesmo será esquecer da Tailândia. Um país fantástico que me cativou desde a minha primeira visita em 2010.
Acho que nunca conseguirei esquecer do pad thai, das panquecas de banana com nutella, das massagens, do mar verdinho e dos sorrisos. Ah! O sorriso dos tailandeses.
É difícil explicar. A Ásia é capaz de gerar sentimentos controversos. É barulhenta, é cheia de gente, é caótica. É linda, é especial, tem um dos povos mais simpáticos do mundo. Acho que eu sou um pouco como a Ásia. Barulhenta, adoro falar e tenho certeza que quando eu vou embora, as pessoas comentam – ufa! ainda bem que ela saiu daqui. Mas depois reencontro alguns e eles falam – nossa Fernanda, já estávamos sentindo sua falta. E é isso que encontrei para resumir o quanto eu sinto saudades da Ásia.
25 comentários
Perfeito o seu texto! Descreve exatamente tudo o que a Ásia é. Moramos por lá durante oito meses. No fim, já estávamos de saco cheio. Mas hoje dá uma saudade do lugar, dos barulhos, das buzinas. e Também da modernidade. Vontade de voltar. =)
Same here 🙂
Fernanda, ando a ler seu blog, acho apaixonante. Viajar é uma das minhas paixões, e eu largaria tudo para fazê-las.
Obrigada Carlos!
Você me deixa cada vez mais empolgada com cada post…não vejo a hora de sentir tudo isso que você sentiu e viu…de estar nessa loucura e na tranquilidade das águas cristalinas….Obrigada a me ajudar na viagem!!!
Ah Miriam! Confesso que estou com uma invejinha de vc. rs
Eu amo o Sudeste Asiatico. Sei que tem alguns perrengues. Mas o paraiso requer sacrificios, nao é mesmo…
Queria ficar uns 2 anos morando de pais em pais nos paraisos da Asia. Mas como a realidade me chama e preciso trabalhar, vou conhecendo alguns paises do mundo aos pouquinhos…
bjs.
Eu também queria morar lá. Sabe que é muito fácil conseguir um visto de trabalho no Camboja. O problema são os salários que devem ser muito baixos. E indústria não tem. Teria que tentar trabalhar com turismo (sim, já pensei nisso).
Já falei e repito, a Ásia é um dos melhores lugares para se viajar, mas morar lá não é para os fracos. Eu acho que o meu limite de curtir sem me estressar seria 1 mês e meio ou 2, no máximo. Mas quero voltar como turista sempre.
Eu moraria em Bangkok sem problemas. Aliás, acho que moraria até em Shanghai (por muita grana, é claro). rs
Fernanda,
Tbm moraria em Bangkok tranquilamente, achei super interessante e contrastante ao mesmo tempo, tem tudo que se quer e não é “fria”como Singapura ou violenta com São Paulo. Tem restaurantes internacionais verdadeiros e não Temakerias e Pepe Loco.
OK paulistanos de platão….nem tem pizza na pedra e nem farmácia 24h……!!!!
Reparei que vc não gostou do Vietnam, eu fui de Hanói a Ho Chi Minh e confesso que se tivesse chegado por Ho Chi Minh, não teria chegado a Hanoi….rsssss, mas como fiz o contrário, me apaixonei pelo país. No sudeste asiático eu voltaria numa boa pra lá, ja não posso dizer o mesmo de Phuket.
Grande abraço e mantenha o blog atualizado, isto é, viajando!!!
Rodrigo
Exatamente. Meu erro foi ter começado em Ho Chi Min e Phuket não volto nem de graça. Um horror!
Já Bangkok…só amor!
Me surpreendi com os dois comentários dizendo que Phuket é um horror.. Nunca fui mas conheço quem foi e amou..
Como estou planejando uma viagem pra lá, gostaria muito de poder saber o porquê de vcs não terem gostado de Phuket pra eu poder formar a minha própria opinião..
E parabéns pelos posts maravilhosos
Por tudo que falei no post. Não tem as praias mais lindas, tem MUITA prostituição. Normalmente quem gosta fica em grandes resorts, o que é uma opinião minha (que fique claro). Não sei se é necessário ir para a Tailândia e ficar num mega resort, visto que o melhor da Tailândia está nas ilhas, nos passeios, etc e etc. Gosto é gosto. Tem gente que ama Phuket. Eu não pretendo voltar. Vi lugares muito mais lindos no país.
Fê, vc é demais!
Peço desculpas pois só depois que vi um post inteirinho sobre Phuket..
Estou há horas lendo todos os posts do seu blog. Sempre solidária inclusive com as perguntas mais repetitivas e com as pessoas mais preguiçosas..
Parabéns pelo excelente trabalho.
Ahh, por curiosidade, moro em Brasília e estou planejando ir pra Tailândia em meados de fev/14 pra ficar uns 40 dias na região da Tailândia e Indonésia, com roteiro extremamente flexível e depois cair pra Austrália/NZL pra fazer um curso de 24/03 a 22/05.
Desejo muitas viagens e good vibes pra vc!
Ah! 40 dias é tranquilo. Difícil é quando a pessoa tem 10 dias e quer fazer 2 ou 3 países. rs
Oi Fernanda,
Eu já estava acompanhando você pelo Instagram, e agora que tive mais tempo de explorar o seu blog, tô apaixonada pelas experiências e lugares que você passou! Posts super inspiradores e dicas muito legais!
Também amo viajar, vou para Itália e Grécia até o meio do ano. Você não chegou a ir pra Grécia, certo? Posso compartilhar minhas experiências com você, quem sabe você não anima de ir também 🙂
Bjus
Fabi
Obrigada! Eu ía para a Grécia, estava com a passagem comprada, mas aí tive um incidente no Líbano e cancelei Grécia e Turquia. Mas quero muito conhecer. bjs
Super curti Fernanda! Eu tb acho a Ásia em geral incrível ( suspeita em dizer isso), acho que até sentiria falta dos japoneses falando “BIGo MACo” pra mim no mc donalds rs!!
hahaha. Bigo Maco. Eu ri!!!
olá, Fernanda!
Primeiro, parabéns pelo seu blog. Estamos viajando pela ásia e várias vezes eu entro aqui para consultar e pegar dicas. Obrigada, vc virou uma companheira virtual!
Sucesso!
Abraço, Mari
ps:
Estou também fazendo um blog: http://jogadapelomundo.wordpress.com
Fernanda, parabéns pelo blog!!! Suas experiências são sensacionais e me identifiquei mto com vc! Irei para a Tailândia sozinha em abril e irei ler cada trecho seu sobre o país, foi o blog que mais me identifiquei, de longe! Obrigada e beijos de outra aquariana 😉
Você vai amar!
Sudeste Asiáticooooooo. Ai vou eu de novo!!!!!
Sudeste Asiáticooooooo. Ai vou eu de novo!!!!!