Home Destinos InternacionaisAméricaPeruCusco O tour do Vale Sagrado em Cusco

O tour do Vale Sagrado em Cusco

por Fernanda

Quando eu falo que o Peru não é tão barato assim, tem gente que discorda. A grande verdade é que Cusco não é nada barata. Além de ser extremamente turística, os passeios do Vale Sagrado e de Machu Picchu são caros.

Bom, se você está interessado apenas em Machu Picchu, por favor, leia o nosso Manual Prático de Machu Picchu, Mitos e Verdades Machu Picchu e Incrível Machu Picchu.

O tour do Vale Sagrado de Cusco – informações

A primeira coisa que você precisa saber é que existe um Boleto Turístico. Estudantes pagam 70 soles pelo bilhete completo e os demais mortais pagam 130 soles. Esse ticket dá acesso a 16 atrações, entre elas as atrações do Vale Sagrado e o que eles chamam de City Tour de Cusco.

Eu comprei o bilhete completo e me arrependi, porque o tour dos arredores de Cusco não valeu a pena para mim. Sendo assim, sugiro a compra do bilhete parcial que custa 70 soles e dá direito a entrada apenas do circuito do Vale Sagrado. É uma bela economia, considerando que o real está valendo só um pouco mais que o novo sol (moeda oficial do Peru).

Outra coisa que você deve saber: o transporte para o Vale Sagrado não está incluso no valor desse Boleto Turístico. Vale a pena dar uma pesquisada nas dezenas de agências espalhadas pelo centro histórico. Não esqueça de perguntar quanto custa o almoço (que também não está incluído no preço do transporte). Eu paguei 30 soles pelo transporte (com guia) e mais 20 soles no almoço, que era estilo buffet e estava bom. Ah, as bebidas também não estavam inclusas.

O Vale Sagrado vale muito a pena, é bem bonito, mas atenção: esse tour deve ser feito antes de Machu Picchu. Se for feito depois, vai ser meio decepcionante.

O tour do Vale Sagrado de Cusco – roteiro

É uma excursão e isso é um pouco chato, porque tem horário para tudo. Mas as únicas outras maneiras de fazer esse tour são: alugar um táxi ou carro e o preço é salgado. E tem outro detalhe: ir sem guia não é legal. Você teria que contratar um guia + o valor do táxi e o preço vai lá para as alturas.

O tour passa por Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero. Para quem quer economizar dinheiro no trem que vai para Águas Calientes, a dica é encerrar o tour em Ollantaytambo (eu fiz isso) e pegar o trem lá. Uma galera faz isso.

Bom, a primeira parada do tour é bem próxima de Cusco e é só para ver lhamas. Existem algumas mulheres com trajes típicos e se você quiser tirar foto com elas, terá que pagar. Como eu nunca tinha visto uma lhama, até que achei legalzinho.

Vale Sagrado

Vale Sagrado

No caminho para Pisac, passamos por um lugar com paisagens fantásticas.

 

Vale Sagrado Cusco

Ainda no caminho para Pisac, paramos num vilarejo, mais precisamente numa fábrica de pratas. Aquele momento cilada para turistas! Saí com o pessoal que conheci no hostel e fomos parar numa feirinha típica, porque comprar prata com valores superfaturados não estava no nosso roteiro.

Feirinha típica

E finalmente chegamos em Pisac. Para chegar nas ruínas, é preciso subir (e muito).

Pisac

Pisac

Pisac

Depois, paramos para almoçar e seguimos viagem para Ollantaytambo. O lugar é mesmo muito bonito e novamente temos que subir bastante, mas achei a subida menos traumática que a de Pisac.

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Construções no meio da montanha

Detalhe da pedra do Templo del Sol

Meu tour acabou em Ollantaytambo. Fiquei na cidade, jantei num barzinho e segui em direção à estação de trem para seguir viagem rumo a Águas Calientes e depois Machu Picchu.

VOCÊ PODE GOSTAR

53 comentários

Luís 8 de abril de 2013 - 09:10

Oi, estamos indo para Machu Pichu em junho e gostaria de saber se este passeio dá para fazer no mesmo dia que chega em Cusco, por volta das 08:00 e ir para Águas Calientes? Qual o horário do trem que vc pegou? Obrigado.

Responder
Fernanda 9 de abril de 2013 - 02:17

Deve estar escrito em algum dos posts do Peru, mas foi no final do dia.

Responder
Luís 9 de abril de 2013 - 07:26

Oi Fernanda,
Vc pegou o trem em Ollantaytambo, mas deu tempo de fazer todo o passeio. Peço a gentileza de mais detalhes. Obrigado pela paciência e ajuda. Abs.
Luís & Deise

Responder
Fernanda 11 de abril de 2013 - 05:00

Eu fiz vários posts sobre MP e contei com detalhes como eu fui para lá. To viajando e com acesso bastante reduzido a internet e confesso que sem tempo para procurar esses posts. Dê uma olhada, por favor. Tem muita informação nos posts já escritos.

Responder
Fernanda 27 de abril de 2013 - 12:07

Eu viajei para o Peru e adorei, nao achei tão caro assim, comprei varias pecas de prata no Vale Sagrado. Achei o povo muito simpático, fomos bem tratados e gostei muito dos passeios em torno de Cusco. As igrejas sao fantásticas, a comida e boa a história do povo tb e muito rica. Eu recomendo para qualquer pessoa visitar o Peru.

Responder
Fernanda 28 de abril de 2013 - 12:18

O que eu achei realmente caro foi o eixo de Machu Picchu. Trem, entrada, guia, etc. Não comprei prata, pois sou alérgica e não posso usar.
Quanto a igrejas…bom, eu literalmente pago para não entrar por n motivos, mas um deles é eu ter visitado tantas nos quase 3 anos que morei na Europa e hoje não tenho interesse nenhum em visitar (lógico que isso é questão de gosto). Ah! Também não gosto de museus, com certeza isso influenciou para eu ter odiado o tour de Cusco. Mas, eu amei o Peru (a comida é realmente ótima) e quero voltar. Só que numa próxima, vou focar no que realmente gosto (natureza) e vou para Huaraz que é um lugar lindo.

Responder
Rômulo 28 de maio de 2013 - 15:59

Ola Fernanda, a pouco tempo sou um leitor assíduo do blog através do RSS, alem de já ter lido vários tópicos que perdi. Parabens pelas viagens!

Agora as duvidas:
1) Qual o meio de transporte para o vale sagrado que você comprou na agência do hostel Pariwana?

2) Moray / comunidad de Maras está incluso neste tour ? Estou vendo pelo tripadvisor que é legal conhecer este local (Salinas de Maras), mas como fazer se este tour não o incluir?
Percebi que é necessário aproveitar as locomoções nesta região, e eu pretendo fazer algo parecido com o que você fez pegando primeiro este tour e indo para Aguas Calientes/Machu Picchu.

3) Na volta de Macchu Picchu é fácil voltar pra Cusco por Ollantaytambo ? Com qual companhia voce fez a volta e qual meio de transporte?

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 10:12

Rômulo,
eu não comprei nada no Pariwana. Quem comprou foram meus amigos. É só mandar um e-mail para o Pariwana e eles mandam o e-mail da agência. Eu comprei tudo pela internet antes de sair do Brasil e me arrependi.

2 – acho que não

3 – é fácil, é só comprar o ônibus de Ollantaytambo para Cusco. Qualquer agência de Cusco vende isso.

Responder
Rômulo 29 de maio de 2013 - 13:43

E como você sugere que eu faça para conhecer Salinas de Maras e Moray, sendo que o tour não passa por estes lugares. Estou vendo depoimentos em outros lugares e todos foram de táxi, mas eu não gostaria que esta fosse minha unica opção.
Estou até mesmo pensando em dormir um dia em Ollantaytambo caso facilite estes passeios.

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 13:46

Pior que acho que só táxi mesmo. Pode ser que tenha um ônibus local que te deixe perto, mas desconheço. Só perguntando lá mesmo.

Responder
bethaniadh 22 de julho de 2013 - 15:24

As agências tbm fazem o tour Maras e Moray, que dura meio dia.

Responder
Rômulo 29 de maio de 2013 - 16:57

Fernanda, obrigado por tudo até então.
Gostaria de uma ultima sugestão:
Neste período que vou (19/06 a 30/06), por ser o festival Inti Raymi em 24/06, considero que seja alta temporada.
Lí um outro tópico seu falando sobre isso, mas creio que me encontro em uma situação complexa.
Estou pensando em comprar antecipado somente a passagem do trem para Aguas Calientes e o ingresso para Machu Picchu, porem não fazer nenhuma reserva de estadia por este motivo de estar indeciso de como vão se proceder os outros passeios. Pretendo ficar em hostels, mas gostaria que fosse em bons hostels (ex:Ecopackers ou Pariwana em Cusco).

Você acha que vou encontrar estes locais lotados e vou ter que ficar em locais inferiores caso eu não efetuar reservas para esta época (considerando tambem aguas calientes)?

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 18:06

Romulo,
Se é alta temporada, seria aconselhável fazer a reserva. Não tem como barganhar o preço do Pariwana (sim, eu tentei. haha). É o mesmo preço online e lá na recepção.

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 22:08

Oi Fernanda

Estou indo no dia 11 pra Cusco e quero comprar a passagem de trem pro Machu Picchu direto depois do passeio do Valle Sagrado. Só que o último trem é as 16hs, tu achas que já dá pra ter terminado o toru e estar em Ollantaytambo neste horário?

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 22:25

De qual cia é esse trem? Tem trem até às 21 hs (meus amigos pegaram esse). Olha, 16 hs vai ficar bem corrido. Ideal seria pelo menos 18 hs.

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 22:45

É pelo Inca Rail… é que nao tem jeito de eu conseguir comprar no site do Peru Rail. O cartao é sempre rejeitado. Tenho medo de deixar pra comprar na hora…

Responder
Fernanda 29 de maio de 2013 - 23:13

Entra em contato com alguma agência local de lá e tenta pagar para eles via paypal. O pessoal do hostel Pariwana pode te mandar o e-mail da agência que fica lá dentro. É bem confiável.

Responder
Anne Priscilla 6 de junho de 2013 - 23:24

Ola!Fernanda precisamos da uma dica sua. Como estamos indo de carro para Cusco e assim conhecermos o Vale Sagrado, pensamos em comprar os bilhetes e ir de carro mesmo. O que vc acha?

Responder
Fernanda 6 de junho de 2013 - 23:57

Acho uma boa. Aí vocês definem quanto tempo ficar em determinado lugar.

Responder
Cristiano Moyses 14 de junho de 2013 - 19:02

Boa noite
Preciso de ajuda para fechar o meu roteiro para Machupicchu. Chego em Cusco no dia 24/08/13 de manhã cedo, dúvidas:
1 – Vou no mesmo dia até Ollytantambo e durmo em Águas Calientes (tem como?) ou vou no dia 25?
2 – Não gostaria de chegar de manhã em Águas Calientes, pois vou subir em Hayunna Picchu, e para isso teria que ir no dia 26/08 para o parque.
3 – É melhor contratar uma agência?

Desde já agradeço as dicas.

att.
Cristiano

Responder
Fernanda 14 de junho de 2013 - 19:56

Tem como ir no mesmo dia. Se você quer subir a montanha, melhor comprar o ingresso antecipado e os tickets do trem também.
Dá para fazer sem agência, se aceitarem seu cartão de crédito nos sites oficiais.

Responder
Júlia 11 de julho de 2013 - 02:30

Oi Fernanda,
Adorei suas dicas, mas eu queria saber: como você fez com suas malas nesses trajetos de subida no passeio do Vale Sagrado? Elas ficam em um ônibus ou algo assim? É porque eu farei a viagem de mochilão e fazer tantas subidas com 8kg nas costas vai ser meio pesado. Desde já obrigada!!

Responder
Fernanda 11 de julho de 2013 - 12:24

Deixei no hostel de Cusco e fui só com uma mochila de mão (nada pesada) para o tour e para dormir em Aguas Calientes.

Responder
Júlia 11 de julho de 2013 - 19:58

O hostel deixou as malas ficarem lá e só pegar no dia seguinte? E outra pergunta, você comprou a passagem de Ollantaytambo pra Águas Calientes daqui do Brasil, ou comprou lá no dia depois do passeio todo?

Responder
Fernanda 11 de julho de 2013 - 20:10

Sim, deixaram. Comprei aqui no Brasil mesmo, mas dava para ter comprado em Cusco logo quando cheguei. Não era alta temporada quando eu fui.

Responder
Nelson 8 de agosto de 2013 - 01:10

Olá, estarei em cusco de 20/9 a 23/9 – parto para águas calientes, subo machu dia 24 e volto a tarde para cusco.
A pergunta é: é tranquilo comprar o passeio para o vale sagrado na hora ou deveria comprar daqui? você tem ideia de quanto é por pessoa?
E outra, tendo 1 dia livre qual outro passeio vc recomendaria???

Valeu!!!!!!

Responder
Fernanda 8 de agosto de 2013 - 13:08

Tem que comprar pelo menos 1 dia antes porque sai bem cedo o passeio.

Responder
Cristiano 9 de setembro de 2013 - 05:59

Neslon, Estive em Machu Picchu recentemente, e fiquei 03 dia em cusco também.
Chegando no aeroporto de Cusco tem um pessoal que vende os pacotes, com o entusiamo da chegada nem fomos dormir, e compramos um City Tour em cusco para aquele dia mesmo, uma tarde para conhecer muitas coisas em Cusco, compramos também o tour pelo vale sagrado, ollantaytambo para o dia seguinte, e como é caminha para Machu Picchu fomos de lá mesmo.
O City Tour pagamos 100 Soles com mais a ida até ollantaytambo (vale sagrado). Você deve comprar um bilhete que dá acesso á tudo custa 130 soles. Mas vale a pena fecha com o pessoal do guia pois se torna pratico o deslocamento, ele pegam no hotel.
A Entrada em machu picchu você compra a parte, eu paguei R$145,00 mas pra subir também em wayna picchu , vc não conseguirá comprar este, então o seu ficará mais barato, o Trem que custa uns R$170,00 e terá também o bus para subir a montanha que subida e descida, se não for estudante custa 52 soles.
Não é necessário a compra de dólares, se puder compre soles no Brasil mesmo lá o cambio varia de 1,0 á 1,15 depende de onde vc troca. Aqui no Brasil Custa 0,75. Se for pagar taxa de cambio deixe pra comprar lá mesmo, Cusco tem muitas casas de cambio. O banco do Brasil iria me cobrar 60,00 de taxa para o cambio.
Ficamos em um hostel muito bom, e com quarto privativo o valor estava ótimo.
Qualquer coisa posso te dar umas dicas, entre em contato.

Responder
Fernanda 9 de setembro de 2013 - 20:37

Então, eu acho que não vale a pena comprar no aeroporto. No centrinho de Cusco, dá para encontrar esse mesmo tour por 10 soles e o boleto turístico por menos também. Tudo é bastante superfaturado no aeroporto, a não ser que você realmente não tenha tempo de pesquisar, é meio que perder dinheiro (minha opinião).

Responder
Nelson Godoy 10 de setembro de 2013 - 19:01

Valeu pessoal, eu vou fechar o city-tour por lá. Mandei um email para o Hotel e me ofereceram por 18 dólares por pessoa. Não fechei vou deixar para pesquisar la mesmo ja que o dia da chegada será de descanso.
Eu comprei o Machu-Pichu + Huayna Pichu pelo site e a passagem de trem tb pelo site 68 dolares o trecho de Cusco até aguas. Vai ficar faltando apenas a subida do onibus.

Valeu muito pelas dicas, segunda feira a noite começa a minha aventura. Espero gostar do Peru.

Responder
Fernanda 10 de setembro de 2013 - 19:07

Vai gostar sim.

Responder
Rafael 24 de novembro de 2013 - 00:17

Muito informativo seu blog. Tenho uma pergunta. Que horas termina esse tour em Ollantaytambo. Quero comprar antecipada a passagem de trem de Ollantaytambo para Águas Calientes. Obrigado

Responder
Fernanda 24 de novembro de 2013 - 17:45

O tour não termina lá, mas você pode descer lá e não voltar para Cusco. O ideal é marcar um trem depois das 16 hs. O meu era próximo das 18 hs.

Responder
Cida 27 de abril de 2014 - 21:46

Olá Fernanda!!!
estou lendo seu blog pois vou viajar por alguns dos lugares que vc já passou… vou de carro, portanto gostaria de saber se as estradas por essas cidades Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero são seguras, como pavimentadas? pois pretendo deixar o carro em Ollantaytambo, e seguir p/ Machu Picchu de trem, o custo realmente é bem mais barato do que sair de Cusco.
Valeu seu blog tá sendo muito útil

Responder
Fernanda 27 de abril de 2014 - 22:12

A maioria era asfaltada sim (pelo que me lembre), mas tinha umas partes sem asfalto.

Responder
Isadora 23 de maio de 2014 - 03:19

Oi Fernanda, estou indo pra Machu Picchu no final de julho e pretendo sair daqui com o ingresso do parque e o passe de ida e volta do trem do vale sagrado. Mas você acha que já devo comprar também o passe de ônibus vale sagrado cuzco da volta e esse passeio pelo vale na ida ? Obrigada!

Responder
Fernanda 27 de maio de 2014 - 21:09

Acho que não precisa.

Responder
Teresa 23 de janeiro de 2015 - 00:35

Oi Fernnanda
Estou indo para Machu Picchu no carnival e comprei o trem pelo peru rail cusco- m.picchu, para apos conhecer macho picchu dormmir em aguas calientes. Na manha seguinte seguir d e aguas calientes para ollantay e vir voltando sentido cusco. Ou seja, sentido inverso que tenho lido nos posts. Gostaria de saber se existe excursao que faz de ollantay, vale sagrada ate Urubamba e cusco.

Responder
Fernanda 23 de janeiro de 2015 - 18:38

Olha, eu não vi excursão ao contrário. Ideal seria entrar em contato com alguma agência de lá.

Responder
Cláudia 9 de março de 2015 - 09:00

Oi Fernanda,
Quando chegou em Ollantaytambo já estava com a passagem do trem comprada?
Acha que há a necessidade de comprar a passagem do trem com antecedência (pela internet)?
Vou pra lá em agosto e já estou organizando tudo.
Obrigada!!

Responder
Fernanda 9 de março de 2015 - 09:01

Sim, já estava e recomendo a compra antecipada.

Responder
Andressa Trajano 1 de junho de 2015 - 17:59

Oi Fernanda, tudo bem?
Farei o passeio do Vale Sagrado e pegarei o trem em Ollantaytambo. Você saberia me informar qual o horário (uma base apenas) que o tour termina? Porque já quero comprar a passagem Ollantaytambo para Machu Picchu.
Uma pena é não ter o trecho Machu Picchu – Puno, terei que voltar para Cusco para ir para Puno.
Você ficou na casa de nativos em Puno? Gostaria de saber se este “passeio”pode ser comprado antes ou só nas agências de lá.
Obrigada

Responder
Fernanda 1 de junho de 2015 - 23:22

O tour continua depois de Ollantaytambo. No meu caso, não continuei o tour. Uma valer faz isso. O ideal seria um trem depois das 17 hs para não ficar muito corrido. Puno eu não fui.

Responder
Pamela 17 de novembro de 2015 - 17:26

Olá.
Estou pensando em fazer o caminho inverso, devido ano novo. Terei pouco tempo. Pensei em ir direto para Aguas Calientes e Macchu Pìcchu, e fazer o caminho inverso, pra chegar até Cusco, onde quero passar o Reveillon. Sabe se existe essa possibilidade? Eu sempre vejo o caminho de Cusco pra Ollanta. Queria muito saber e não sei onde achar. Obrigada

Responder
Fernanda 19 de novembro de 2015 - 20:29

Eu também nunca ouvi falar no caminho inverso, mas talvez tenha.

Responder
Rafaella Nogueira 12 de julho de 2016 - 09:16

Fernanda,

Estou com viagem programada para o Peru no próximo mês e já comprei os tickets de entrada no Machu Picchu e de trem, partindo de Ollanta, após o tour do Valle Sagrado. Porém o horário mais tarde que consegui de trem Ollanta x Aguas foi as 15:30 (com check in 15pm). Você acha que terei problemas?

Obrigada,
Rafaella

Responder
Fernanda 12 de julho de 2016 - 09:20

Não, os guias sempre perguntam se alguém vai pegar o trem e que horas. Você perde parte do tour do Vale Sagrado, mas consegue pegar o trem.

Responder
Carla Tavares Maris Oliveira 24 de agosto de 2016 - 17:14

Oi Fernanda! Gostei muito do seu post. Eu estou me programando pra ir em novembro a Cusco e Machu Pichu. Eu quero fazer o passeio do Vale Sagrado, mas, meu vôo só chega às 10:30 em Cusco e a maioria dos passeios sai às 8h/9h. Você pode me ajudar nessa questão? Sabe alguma agencia algum lugar que leva até o Vale? Pois eu pretendo pernoitar em Ollanta e na manhã seguinte ir para machu pichu.
bjos

Responder
Fernanda 25 de agosto de 2016 - 08:29

Aí teria que ver com um taxista ou um tour privado mesmo. Os tours de agência (em grupos) saem cedo mesmo.

Responder
Carolina 2 de abril de 2017 - 21:17

Oi Fernanda!
Gostaria de saber quanto tempo dura o passeio em Ollanta e considerando fazer o passeio do Vale Sagrado seguindo direto para Águas Calientes qual o melhor horário para o trem (16h ou 19h)?
Obrigada.

Responder
Fernanda 15 de abril de 2017 - 18:08

Você tem que abandonar o tour lá em Ollanta mesmo. Meu trem era no final do dia, mas dá tempo de pegar o trem das 16h também.

Responder
Ana 30 de setembro de 2017 - 16:52

Oi, Fernanda! Você conhece/ indica alguma empresa que faça traslado privativo de Cusco/ Vale Sagrado? Somos um casal + duas criancas (5 e 9 anos). Gostaríamos de passar 3 dias por lá. Obrigada!

Responder
Fernanda 1 de outubro de 2017 - 22:07

Oi, Ana! Não conheço.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies. Você concorda com isso? Aceito Leia Mais