Home DicasFotografia Vale a pena comprar uma GoPro?

Vale a pena comprar uma GoPro?

por Fernanda

Há alguns meses fiz a pergunta em vários grupos de blogueiros que participo: vale a pena comprar uma GoPro? Como eu queria uma câmera de aventura para levar para minha viagem para a Tailândia – programada em cima da hora –  eu teria que me submeter aos preços nada amigáveis do Brasil. Por isso, não foi uma decisão tão fácil. Pensei em economizar e comprar a versão “GoPobre” ou até mesmo uma câmera de marca brasileira, mas recebi tantos comentários positivos a respeito da a GoPro que decidi investir. Foi uma facada, diga-se de passagem.

Vale a pena comprar uma GoPro?

Essa é uma pergunta que tem como resposta o tal “depende”. No meu caso, valeu a pena sim. Apesar de eu não investir tanto (ainda) na parte de vídeos, eu queria uma câmera bem compacta para levar comigo para todos os lugares de praia/lagos/lagoas/rios sem ficar me preocupando se iria entrar areia, água, etc.

Exatamente por não investir tanto em vídeos e ter feito questão de ter um visor na câmera eu optei pelo modelo GoPro Hero 4 Silver. Muita gente havia me dito para comprar a versão black (melhor para vídeos) ou até mesmo esperar o modelo 5 que estava para ser lançado, mas estou bem satisfeita com o modelo Hero 4 Silver.

vale a pena comprar uma GoPro

Maya Bay, Tailândia. Foto: GoPro Hero 4 Silver

Como eu já disse, a GoPro não vale a pena para todo mundo. Tudo depende do seu estilo de viagem, do seu grau de paixão pela fotografia e aventura e principalmente no quanto de dinheiro tem disponível para investir em um equipamento fotográfico. Coloco aqui as principais vantagens e desvantagens da GoPro para ajudar na sua escolha.

Vantagens

Tamanho

O tamanho da GoPro é realmente imbatível. É uma câmera muito pequena e muito leve. Ótimo para quem não gosta de carregar muito peso nas viagens, curte fotografia e não quer depender apenas das fotos do celular e/ou de uma câmera point and shoot.

vale a pena comprar uma GoPro

Foto: Shutterstock

Facilidade

É uma câmera bem intuitiva. Convém ler o manual e assistir uns tutoriais na internet, mas é uma câmera fácil de mexer. Demorou muito pouco para eu me familiarizar com a GoPro e conseguir fazer boas fotos e vídeos. O aplicativo para o celular também é excelente e você ainda pode usar e abusar do wi-fi da GoPro para mandar as fotos na hora para o seu celular e já sair postando as fotos nas redes sociais.

vale a pena comprar uma GoPro

Hotel PP Casita em Koh Phi Phi na Tailândia

Lente Olho de Peixe

Essa é uma das grandes vantagens da GoPro: a lente olho de peixe (grande angular) que permite ângulos realmente diferenciados na foto.

vale a pena comprar uma GoPro

Detalhes de um templo na Tailândia

Em tempo: dá para diminuir essa angulação. Eu, por exemplo, costumo utilizar o modo normal ou no máximo o modo médio de angulação nos vídeos.

Vídeos

Essa é realmente a grande vantagem da GoPro na minha opinião. Os vídeos ficam ótimos (mesmo eu que sou amadora consegui uns resultados muito bons) e você não precisa ser nenhum produtor para editá-los depois. Tem muito aplicativo de edição para leigos e você consegue fazer vídeos legais sem muito conhecimento.

Outro fator que gostei muito é que a GoPro tem um modo “vídeo + foto” e enquanto você está gravando o vídeo a cada x segundos a câmera tira uma foto. É excelente para quem está viajando sozinho e não quer perder nenhum clique e nem deixar de filmar.

Desvantagens

Preço

O preço é elevado, principalmente no Brasil. Bom, no Brasil é uma facada mesmo. Muito caro! Então, se você decidiu comprar uma GoPro e vai viajar para o exterior compre lá com toda certeza. É muito mais vantajoso.

Acessórios

Depois que você compra a GoPro você percebe que não basta só a câmera e que você precisa de alguns acessórios. Alguns são baratos (pelo menos a versão genérica) e já ajudam muito na qualidade das fotos/vídeos. Por exemplo: pau de selfie, bastão flutuante, boia flutuante. Outros são absurdamente caros e fazem muita diferença na produção de fotos e vídeos, mas exigem um bom investimento. Por exemplo: dome, gimbal, drone, etc.

Fotos noturnas

As fotos noturnas não ficam boas com a GoPro. Isso é um fato! E esse é um fator que inviabiliza dizer que a GoPro é uma câmera mega compacta que atende todas as suas necessidades em todos os ambientes e com todas as luzes.

Resumo

Se você faz muitas viagens de aventura, visita muitos lugares de praias, rios, cachoeiras, desertos, neve, etc. eu acredito que a GoPro é um bom investimento, principalmente se você comprar fora do Brasil com preços mais amigáveis. Não posso opinar sobre as versões genéricas e afins de câmeras de ação, porque não tenho e nunca tirei fotos com elas. Alguém tem e pode dar uma opinião se também vale a pena?

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock

Artigos Relacionados

6 comentários

Lulu Freitas | Let's Fly Away 22 de maio de 2017 - 21:50

Gostei do post! Também tive dúvidas ao comprar a GoPro. Uma desvantagem que você não mencionou é a falta de zoom ou mudança de foco. Acho que para algumas viagens ela não sendo tão indicada quanto uma máquina regular. Mesmo assim, muito satisfeita com a minha!

Reply
Fernanda 9 de junho de 2017 - 20:28

Sim, realmente esses itens fazem falta. Eu encaro como uma câmera complementar. Dependendo do tipo de viagem pode até ser a câmera principal, mas não é a única que eu levo comigo.

Reply
Ana 24 de fevereiro de 2018 - 18:38

Comprei uma Gopro e me arrependi. Pois sou leiga na arte da fotografia e foi muito investimento para não ser utilizado. Sinto que tenho uma “arma” poderosa mas que uso o mínimo do mínimo.
Nem entendo o aplicativo.
Você mencionou aplicativos para leigos.. quais você indica?

Reply
Fernanda 26 de fevereiro de 2018 - 21:15

Eu uso o próprio aplicativo da GoPro para ver e baixar as fotos no celular. Depois edito no próprio celular ou no Instagram. Para vídeos eu gosto do Activity.

Reply
Ângelo Kalein 20 de julho de 2020 - 13:42

Caraca. Vi suas fotos e percebi que não preciso de muito pra ter fotos boa… tava pensando em comprar uma gopro 8 black, mas o preço é salgado. Depois desse post vou repensar melhor. Obrigado!

obs: as fotos postadas são naturais e sem edição?

Reply
Fernanda 20 de julho de 2020 - 20:59

Oi! A única edição é na questão da sombra das fotos. Eu vou seguir com a minha GoPro antiga mesmo. Estou satisfeita com a qualidade das fotos. Levo em todas as viagens há 4 anos e até agora não decepcionou.

Reply

Deixe um Comentário