Home Destinos InternacionaisEuropaFrançaParis Le Procope – história e boa comida em Paris

Le Procope – história e boa comida em Paris

por Manu

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Por indicação de diversas pessoas, o Café Procope chegou a nós. A história de Paris me fascina. Estou escrevendo um post apenas sobre o Carnavalet e as Catacumbas que contam melhor sobre a história desta capital.

Enquanto o post sobre história não fica pronto, prefiro escrever sobre comida que é a melhor parte da viagem para muitos. Comer bem, aproveitar para conhecer um lugar em que aconteceram muitos fatos importantes na história e pagar o que cabe no seu orçamento de viagem pode ser um desafio.

O café Procope, que existe desde 1686, foi o ponto de encontro de grandes nomes das artes como La Fontaine, Voltaire, Rousseau, Beaumarchais, Balzac, Hugo, Verlain. Eles eram visitantes assíduos do restaurante.

Durante o século 18, ele foi casa de ideias liberais e, também, a história da Enciclopédia (alguém lembra da enciclopédia antes do advento “Wikipedia”?). Os encontros de Robespierre, Danton e Marat para discutir sobre a Revolução eram feitos por  lá. Até Bonaparte deixou um chapéu no Le Procope que fica em exposição na entrada do restaurante à esquerda.

le procope

Este estabelecimento conta com opções de lanche, almoço e jantar. Lanche a partir das 11:30 da manhã tem opções com preço acessível a partir de 7 euros que engloba café expresso, suco de laranja e um salgado. O almoço tem um combo a partir de EUR 20,70 (entrada+ prato principal ou prato principal + sobremesa) que é servido  do meio dia até as 8 horas da noite e o jantar conta com um menu a la carte e um combo dos filósofos que fica EUR 38,00.

A carta de vinhos também é bastante variada: de vinhos acessíveis até vinhos muito, muito, caros. Quando o pedido é feito, é possível perguntar ao garçom qual é o vinho que ele recomenda para acompanhar o prato e eles dão dicas certeiras para cada ocasião.

Para melhorar ainda mais, eles possuem cardápios até em PORTUGUÊS! E todas as pessoas que nos atenderam falam inglês.

Opções não faltam para quem quer conhecer o lugar. Desde comer um lanche no final da manhã ou um jantar sofisticado no final do dia.

Eu fui com minha mãe. Nós não fizemos reserva, apesar de algumas pessoas terem nos sugerido fazer. Chegamos em um horário de alto movimento, sentamos em uma sala à espera de uma mesa. O maitre logo nos chamou e sentamos em uma mesa na janela.

Nós pedimos os mesmos pratos. Para entrada pedimos  uma sopa de cebola, também conhecida como Gratinée  à l’oignon “Odeon”.A sopa estava deliciosa e percebemos ao final dela que apenas a sopa estava ótima para comermos de noite. Mas já tínhamos pedido o prato principal e queríamos conhecer os pratos da casa.

le procope

Sopa de cebola

O prato principal foi o Cordeiro ao molho de Rosemary, em francês Gigot de Agneau au Rosemary.

le procope

Cordeiro

Para acompanhar, pedidos ao garçom que nos indicasse um vinho tinto. Tomamos um Puisseguin Saint-Elimion do Chateau Durand-Laplagne do ano 2010 da região de Bordeaux.

Quando já estávamos maravilhadas com tudo, chegou a sobremesa. Pedimos o Tiramisu da casa. O garçom chega e pergunta se a gente queria um pedaço normal ou um pedaço grande. Pedi um pedaço normal (ainda imagino o que seria um pedaço grande).

 

Resumo do jantar:

Atendimento maravilhoso, comida extraordinária, ambiente cheio de histórias. Um lugar que não pode ficar fora de qualquer roteiro por Paris.

Informações do Restaurante:

Le Procope

Site: http://www.procope.com/

Endereço: 13 Rue de L’Ancienne Comedie – 75006 – Paris

Horário: Aberto todos os dias das 11:30 à 00:00.

Cardápio : http://uk.procope.com/wp-content/uploads/Carte-ANG-big.jpg

Recomendações:

Para jantares mais formais ou almoços tardios. Lanches no final da manhã ou começo da tarde.

Localização: Saint Germain Des Prés – Próximo ao metro Odeon.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário