Se o problema é falta de motivos, dou logo 20 motivos para conhecer Lisboa e se apaixonar por essa cidade encantadora. Sei que sou suspeita, mas acho Lisboa uma cidade carismática, animada, cheia de história e com um lado cinematográfico. Confira os motivos para conhecer Lisboa e comece a pesquisar a passagem 🙂
Motivos para conhecer Lisboa
1) Porta de entrada da Europa
Lisboa é a porta de entrada da Europa para nós brasileiros. São 10 horas de viagem (voo direto) de São Paulo até Lisboa e 7 horas (voo direto) do Recife.
2) Segurança
Lisboa é uma cidade bem segura. Obviamente você deve tomar todos os cuidados que tomaria em grandes centros e ficar atento aos seus pertences nas áreas mais turísticas, mas, no geral, Lisboa é muito segura. Costumo andar tranquilamente pela cidade (inclusive de noite) sem grandes problemas. De qualquer maneira, veja golpes comuns contra turistas na Europa.
3) Clima
Lisboa fica no sul da Europa, então os invernos não são tão rigorosos como no norte da Europa. Eu que sou do sul do Brasil acredito que os invernos são bem “toleráveis”. Continuo achando que a melhor época para visitar Lisboa é durantes os meses da primavera e outono (temperaturas mais amenas), mas já estive lá todos os meses do ano e digo que Lisboa vale a pena em qualquer época. Se for no verão, prepare o protetor solar porque Lisboa ferve.
4) Gastronomia
Come-se muito bem e com um preço justo em Lisboa. Mesmo com o euro caro, se você fizer a conversão, muitas vezes fica mais barato que comer no Brasil. E que comida deliciosa! Se você é fã de bacalhau, saiba onde comer bacalhau em Lisboa.
5) Pastel de Nata
Eu sei que os pastéis de nata também estão na parte da gastronomia, mas eles merecem um tópico próprio. Os pastéis de nata de Lisboa são os melhores de Portugal. Já escrevi aqui onde comer pastel de nata em Lisboa, mas minha opinião é que apesar dos Pastéis de Belém levarem a fama, os melhores são os da Manteigaria.
6) Azulejos
Não tem como falar de Lisboa e não falar de seus belos azulejos que decoram fachadas por toda a cidade. A capital de Portugal tem até o Museu Nacional do Azulejo. Vale a pena conhecer.
7) Arquitetura
Ruínas antigas, obras que homenageiam o período das Grandes Navegações, castelos, igrejas, mosteiros, praças e também monumentos bem modernos, como a estação Gare do Oriente em Lisboa. Isso é só um pouco do que você encontrará por Lisboa.
8) História
Lisboa respira história e conhecer Lisboa também nos permite conhecer um pouco mais da própria história do Brasil, já que a nossa história se inicia no período das Grandes Navegações, época em que Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novos territórios. É possível viver um pouco dessa história visitando museus, igrejas e monumentos que foram construídos para homenagear os navegadores. O Padrão dos Descobrimentos é um deles.
9) Alfama
Não dá para falar de Lisboa sem falar de Alfama e seu amontoado de ruelas e becos sedutores. É um mix de roupas balançando nos varais e fado, muito fado. Perca-se pelas ruelas de Alfama e deixe-se levar pela melancolia do fado.
10) Vida noturna
A vida noturna de Lisboa é agitadíssima. De bares a baladas, encontra-se de tudo. Bairro Alto, Bica, Cais do Sodré, Santos, Docas são alguns dos lugares mais concorridos depois que o sol se põe. Em muitos bares a cerveja custa menos de €1.
11) Belém
A região de Belém é um pouco afastada do centro histórico de Lisboa, mas concentra alguns dos mais belos pontos turísticos da capital de Portugal: Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.
12) Tejo
O rio Tejo é o maior rio de Portugal e em Lisboa e completa o cenário cinematográfico de Lisboa (seja na Baixa, no Oriente ou em Belém). Das margens do Tejo, você consegue ver as duas principais pontes de Lisboa: 25 de Abril e Vasco da Gama.
13) Ponte 25 de Abril
Em um primeiro momento, parece até que estamos em São Francisco, afinal a ponte 25 de Abril lembra a Golden Gate Bridge, mas a ponte teve sua inspiração na San Francisco-Oakland Bay Bridge.
Essa ponte carrega um pouco da história de Portugal. Era chamada de Ponte de Salazar e só recebeu o nome 25 de Abril na Revolução dos Cravos (25/04/74) que resultou no fim da ditadura. Dia 25 de abril é feriado em Portugal.
Conheça um dos lugares mais bonitos para ver Lisboa e a Ponte 25 de Abril: Cristo Rei.
14) Bondes
Os bondes ou “eléctricos” como são chamados pelos portugueses garantem um charme extra para Lisboa. Um passeio no bonde 28 vale a viagem.
15) Oriente
Muita gente não dá a devida atenção para essa parte mais moderna de Lisboa ou então vai direto para o Oceanário, mas o Oriente merece uma visita. Recomendo um olhar atento à belíssima estação Gare do Oriente e depois um passeio pelo Parque das Nações e Pavilhão do Conhecimento. Para os mais empolgados, ainda dá para dar uma volta de teleférico e apreciar a Ponte Vasco da Gama.
16) Mirantes
A cidade das sete colinas nos presenteia com mirantes que garantem vistas belíssimas. Não faltam opções para ver Lisboa do alto. Encante-se! Veja algumas sugestões de Mirantes em Lisboa.
17) Rossio
A Praça do Rossio ou simplesmente Rossio para os portugueses é uma das principais praças da cidade. O movimento é constante. O calçadão já viu de tudo: de touradas a manifestações (incluindo a Revolução dos Cravos). Ah! E lá no Rossio o desenho das pedras portuguesas no calçadão simboliza o encontro do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Adivinha da onde surgiu a inspiração para o Calçadão de Copacabana? Bingo!
18) Praça do Comércio
A Praça do Comércio por si só já valeria a viagem. Ela é o coração da capital portuguesa. Praça com arquitetura deslumbrante, vista para o Rio Tejo e ainda conta com o vai e vem dos bondes. É aquela Lisboa do cartão postal.
19) Lisboa Cool
É impressionante como Lisboa mudou (para melhor nos últimos anos). Engana-se quem pensa que só tem coisa antiga na cidade. A arte de rua está mudando a cara da capital portuguesa. Esse lado descolado não para nas fachadas: são muitas lojas de design de interiores (especialmente em Príncipe Real) e galerias de arte espalhadas por Lisboa.
20) Lx Factory
Lx Factory é um dos lugares mais interessantes que já conheci. Um antigo complexo industrial transformado em galerias, estúdios de arte, lojas, cafés, restaurantes.
Esses são só alguns motivos para conhecer Lisboa. Te digo que vale muito a pena conhecer a capital portuguesa.
Continue planejando sua Viagem para Lisboa
Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro
10 passeios de bate e volta a partir de Lisboa
Onde comprar chip pré-pago em Portugal