Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalGuimarães O que fazer em Guimarães

O que fazer em Guimarães

por Fernanda

Guimarães tem um passado notável, afinal é conhecida como o berço de Portugal ou ao menos o berço de dom Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Em 2001, a Unesco declarou o centro antigo da cidade como Patrimônio Mundial da Humanidade. Uma coisa é certa: Guimarães é encantadora. Você pode apreciar Guimarães com calma ou combinar o passeio com Braga (se estiver com o tempo mais apertado). Saiba o que fazer em Guimarães.

O que fazer em Guimarães

Castelo de Guimarães

Não tenho como falar de Guimarães sem citar o imponente castelo de mais de mil anos que fica no topo de uma colina. O mais legal do castelo é mesmo a vista que se tem lá de cima, já que o máximo que você consegue fazer por lá é um passeio pelas ruínas.

o que fazer em guimarães

guimarães portugalDica para quem vai de carro: há um estacionamento gratuito enorme ao lado do castelo. Pode deixar o carro lá. Mas não deixe nada de valor no carro e nem mesmo mala/casacos/sacolas à vista. Há quadrilhas especializadas em arrombamento de automóveis em Portugal e os carros alugados são bastante visados pois possuem um adesivo enorme da locadora.

Igreja de São Miguel do Castelo

Entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança está a Igreja de São Miguel do Castelo. A igreja é bem pequena (está mais para uma capela). Foi lá que Dom Afonso foi batizado.

o que fazer em guimarãesPaço dos Duques de Bragança

Esse é o Palácio de Guimarães. Foi construído nos início dos anos 1400 e depois foi restaurado (entre 1937 e 1959). Hoje o Paço dos Duques de Bragança está aberto aos visitantes.

As salas abrigam coleções de tapetes, armas medievais e em muitas delas é possível ver a ambientação dos quartos, cozinha, salas da época. Também vale a pena conhecer a Capela e seus brilhantes vitrais.

guimarães portugalo que fazer em guimarães

Capela

Dica: tem um descontinho se você comprar o bilhete conjunto – Paço dos Duques + Castelo de Guimarães. O preço fica €6,00.

Centro Histórico de Guimarães

Deixamos o carro estacionado lá no estacionamento do Castelo e seguimos a pé para o Centro Histórico de Guimarães. Não é muito longe e é uma caminhada bem gostosa. Como eu já disse, o Centro Histórico de Guimarães é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 

guimarães portugalO centrinho de Guimarães garante uma viagem à época medieval. O labirinto de ruas estreitas, as construções góticas e as praças garantem o charme da cidade.

o que fazer em guimarãesLargo da Oliveira

O Largo da Oliveira é outra atração popular em Guimarães. A mais imponente praça da cidade preserva arquitetura gótica, além de um monumento à batalha do Salado, a Igreja da Colegiada, a antiga Câmara Municipal, cafés e – claro – a oliveira que deu o nome à praça.

o que fazer em guimarãesEssas são só algumas sugestões o que fazer em Guimarães. Vale a pena bater perna por lá e apreciar a cidade onde nasceu Portugal.

Onde ficar em Guimarães

Eu já fiquei no Hi Hostel de Guimarães (Pousada da Juventude) e gostei muito. Outras opções com boas recomendações para ficar em Guimarães são: Hotel São Mamede , Hotel Toural, EMAJ Boutique Hotel, Hotel da OliveiraCasa do Juncal

Na minha última viagem para Portugal, optei pela hospedagem em Braga. Fiquei no Ibis Braga, um hotel simples mas muito confortável no centro da cidade.

 

 

Saiba mais sobre Portugal

Deixe um Comentário