A Tailândia caiu nas graças dos brasileiros graças às inúmeras promoções de passagens. Muita gente ainda tem dúvidas de como planejar uma viagem para a Tailândia. Como já fui para lá algumas vezes, coloco aqui algumas dicas.
Como planejar uma viagem para a Tailândia
Melhor época para viajar para a Tailândia
Essa é a principal dica. Escolha uma época boa para visitar o país e evite decepções com as chuvas. Listei aqui a melhor época para visitar cada região da Tailândia.
O que levar na mala
Nem vou entrar na discussão se é melhor levar mala ou mochila para a Tailândia, porque vai depender do seu estilo de viagem e dá para ir com mala ou mochila. Simples assim. O que gostaria de deixar como dica é que você viaje o mais leve possível. Na minha última viagem levei uma única mala com 10 kg e deveria ter levado menos. As coisas são muito baratas na Tailândia e é difícil resistir às comprinhas (incluindo roupas).
Importante: o código de vestimenta é bem rigoroso em alguns templos, então convém levar uma calça (homens e mulheres) e uma camiseta que cubra os ombros (nada de regatas ou blusas de alcinha). Para quem quiser ir em alguns dos bares ‘rooftop’ e restaurantes badalados de Bangkok, convém levar uma roupa mais ajeitadinha, porque o dress code é mais exigente. Nos demais lugares, o código de vestimenta é bem informal.
Lembrando também que é possível (e bem barato) lavar as roupas na Tailândia. Encontra-se lavanderias em muitos lugares.
Vacina contra febre amarela
A vacina contra febre amarela é obrigatória para brasileiros que vão viajar para a Tailândia. Brasileiros precisam apresentar o certificado internacional de vacina contra febre amarela. O que muita gente não sabe é que você precisa passar pelo “Health Control” antes de prosseguir para a imigração. Fique atento, pois essa área fica um pouco antes de passar pela imigração.
Nos casos dos brasileiros com dupla cidadania europeia (meu caso), o certificado não é exigido. Importante: isso se você entrar na Tailândia com o passaporte europeu. Estive lá pela última vez em novembro de 2016, entrei com o passaporte italiano e não me solicitaram nada.
A imigração é muito tranquila na Tailândia e eles não perguntam nada. Mas as filas costumam ser grandes, então tenha um pouco de paciência.
Como se locomover na Tailândia
Tudo vai depender do tempo e orçamento disponível que você tem para a sua viagem. Para quem tem pouco tempo, eu recomendo fazer os trechos mais longos de avião. Veja como são os Voos internos na Tailândia. Também recomendo comprar essas passagens com antecedência para aproveitar as inúmeras promoções. Eu nunca tive problemas nas compras de passagens com meus cartões de crédito, mas os relatos são comuns. Caso você não consiga comprar as passagens, uma alternativa é comprar em sites como do BravoFly com uma pequena taxa.
E novamente volto no ponto do “viajar leve”. Dependendo da companhia aérea low cost você tem que pagar para despachar uma mala. O ideal é viajar só com a mala de mão ou então com uma mala despachada compartilhada entre todos os membros da família.
Passeios na Tailândia
A Tailândia é super preparada para o turismo. Sério! Não precisa comprar nenhum passeio antecipadamente (com exceção do Maya Bay Sleep Aboard que tem vagas limitadas e costuma lotar muito rápido). Você pode comprar todos os passeios em uma das inúmeras agências locais espalhadas pelas cidades. Convém pesquisar e barganhar, já que os passeios oferecidos seguem a mesma linha. Sei que é difícil acreditar sem nunca ter ido, mas vai por mim: compre os passeios lá na Tailândia.
Hospedagem na Tailândia
Tem para todos os gostos e todos os bolsos. Em épocas concorridas (festival das lanternas em Chiang Mai, réveillon, etc.) convém reservar os hotéis com antecedência.
Quantos dias ficar na Tailândia
Antes de responder quantos dias ficar na Tailândia (até porque depende do tempo disponível e orçamento de cada um), vale a pena lembrar que a Tailândia é bem distante do Brasil. No melhor dos cenários (voando via Oriente Médio – veja como é voar com a Emirates para a Tailândia) estamos falando de uma viagem de no mínimo 21 horas, com pelo menos uma escala. A pergunta que você tem que se fazer é: vale a pena ficar 21 horas no avião e mais 21 horas na volta para ficar só 7 dias no país? Diria que o ideal é ficar pelo menos 14 dias, tempo que julgo considerável para conhecer Bangkok, Chiang Mai e algumas praias.
Obviamente se você mora em Dubai, na Austrália, em Singapura, na China, no Japão e até mesmo em algum país da Europa, por exemplo, a viagem para a Tailândia não é tão “puxada” e aí vale a pena viajar para lá mesmo que a viagem seja mais curta.
Como se comunicar
Tirando as escolas de mergulho que sempre têm instrutores que falam português (ou espanhol) não espere que os tailandeses se comuniquem com você em português. Os tailandeses falam um inglês considerável (do jeito deles, mas falam) e vejo muitos brasileiros reclamando do sotaque deles, mas sou defensora dos tailandeses: eles se viram muito melhor no inglês do que os brasileiros que trabalham com turismo aqui no Brasil, por exemplo.
Leia mais sobre a Tailândia
O que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia
10 motivos para conhecer a Tailândia, joia do Sudeste Asiático
Como montar um roteiro de viagem pela Tailândia
Guia de Hospedagem na Tailândia
*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.
6 comentários
Estou pensando na Tailândia como destino de lua de mel, adorei as dicas. Gente como estão CAROS os voos pra lá em setembro!!!
O preço normal da passagem é bem elevado, mas vira e mexe tem promoção. Vi ontem uma pra Krabi com a Qatar por R$2500.
Fernanda, tudo bem?
Você consegue algum fotógrafo profissional na Tailândia?
Obrigada
Oi! Nunca nem vi ensaios profissionais lá pra falar a verdade.
Gostei das dicas obrigada..
Eu que agradeço a visita.