1) Brasileiros e europeus precisam de visto para entrar no Camboja. O visto pode ser comprado no momento da entrada nos aeroportos ou nas fronteiras terrestres. O valor oficial para o visto de turismo (uma entrada válida por um mês) é de U$20.
2) Embora a moeda oficial do país seja o Riel, o dólar é aceito em todos os lugares. O Riel acaba sendo utilizado apenas para troco. Não precisa trocar dinheiro antes de chegar no Camboja e, se precisar sacar dinheiro, aproveite que nos caixas automáticos os saques são feitos em dólar. Isso pode ser muito útil se você for viajar para países vizinhos e quiser ter um pouco de dólar em espécie para trocar nos outros países.
3) O país é corrupto e a corrupção começa logo na entrada do país. Os policiais tentam cobrar taxas extras para entrar, dando desculpas do tipo “selo da foto” e por aí vai. Veja como foi minha chegada no Camboja.
4) O Camboja é um país pobre e sobrevive basicamente do turismo. Para vocês terem uma ideia, o Camboja recebe 2 milhões de turistas por ano e o Brasil (infinitamente maior) recebe 5 milhões. Considerando a situação econômica do Camboja, pode-se dizer que ele é preparado para o turismo.
5) Algumas cidades como Siem Reap (onde estão os templos de Angkor Wat) cresceram rapidamente por causa do número de turistas. Como o crescimento foi desordenado é possível ver áreas muito pobres, próximas a áreas muito ricas, esgoto a céu aberto e outros problemas típicos de países subdesenvolvidos.
6) O Camboja é um país seguro, mas como em outros lugares é preciso tomar um certo cuidado. Em algumas áreas de Phnom Penh não me senti muito segura, mas nada aconteceu.
7) Infelizmente o Camboja também tem problemas com prostituição, muitas vezes com crianças. Se presenciar alguma situação do tipo, denuncie às autoridades locais e ajude o país a acabar com esse problema.
8) O país tem um passado recente muito triste. O Khmer Vermelho, partido que governou o Camboja no final da década de 70, promoveu um genocídio no país e matou milhões de cambojanos.
9) O povo cambojano é alegre e trabalhador. Muitas pessoas reclamam do assédio dos motoristas de tuk tuk (motoneta com uma espécie de carruagem), mas eles tentam ganhar a vida trabalhando. Lógico que de vez em quando escutam-se histórias sobre alguns golpes contra o turista, mas infelizmente faz parte.
10) É bem fácil entender porque foi no Camboja que a Angelina Jolie adotou seu primeiro filho. As crianças também tocaram o meu coração. Elas trabalham desde cedo, muitas vezes exploradas pelos pais, vendendo souvenir nos pontos turísticos. O golpe do “leite” e bem comum. Elas se aproximam, normalmente com um bebê no colo. Pedem dinheiro e quando o turista se oferece para comprar o leite, elas falam que tem que ser em determinada loja. Quando ganham o leite (comprado por um preço bem maior do que o normal), elas voltam e revendem da loja. Se você realmente quer ajudar crianças no Camboja, faça como eu e procure orfanatos sérios. Existem milhares de maneiras de ajudar – doando tempo, dinheiro, dando aulas de inglês.
18 comentários
Oi Fernanda.
Quantos dias são necessários para conhecer os principais pontos do camboja? Obrigada
Depende. Se for só os templos de Siem Reap, 3 dias dá e sobra.
Seria Krong Koh Kong, Sihanoukville e Siem Reap. Essas seriam as cidades principais do camboja? Se sim qtos dias gasto pra cada uma delas. Obrigada
Tem a capital também. Pelo menos uns 10 dias para fazer tudo com calma.
Oi Fernanda!
Pretendo ir ao Camboja para praticar Bokator “Arte Marcial do Camboja”
Gostaria de saber se os valores das coisas por lá são exorbitantes, como comida e hospedagem.
Poderia me dar uns toques por email?
grato pela atenção!
Não, é tudo muito barato. Acho até que tem um post aqui com os valores de algumas coisas de lá.
PO que é preciso para tirar o visto na Camboja? Já me falaram que precisa de foto 3×4 ou 5×7. É verdade? Obrigada!!
Não lembro se realmente precisa de foto. Mas se precisar é 3×4 com certeza. Eu não tirei foto 5×7.
Olá Fernanda, antes de tudo, muito obrigada pelas dicas de seu blog.
Estou indo para Tailandia em fevereiro, tenho apenas 13 dias livres, farei as praias da Tailandia e seguindo suas dicas, ficarei em Krabi, abortei Puket. Estou na dúvida entre Cambodja ( apenas Siem) e Chiang Mai, terei apenas dois dias para conhecer um ou outro, depois seguirei para as praias, o que vc sugere? Aguardo sua dica.Obrigada
Putz! É muito subjetivo. Não sei do que você gosta ou quer ver, mas entre esses dois, eu gostei mais de Siem Reap.
ola Fernanda muito legal seu blog amei ……. vou visitar Laos,Camboja e Tailandia sera minha base. Vou no mes de julho se alguem for para Tailandia nesta epoca entre em contato comigo …..belgicabrabant@hotmail.com ou facebok Claudio belgium……..abraços para todos
Olá Fernanda, tudo bem?
Em Abril vou visitar a Tailândia e o Camboja. Você saberia me dizer se consigo comprar passagem aérea de Bangkok para Siem Reap lá ou se é melhor comprar antes de sair do Brasil?
Abraço e obrigada.
Maísa
Até consegue, mas comprar com antecedência é mais barato.
Ola Fernanda, vou para camboja e fico lá 5 dias, como vc comentou que em 3 dias se pode conhecer bem os templos, pensei que talvez possa fazer um trabalho solidario com as crianças ou adultos, não importa, gostaria de ajuda-los com meu tempo de alguma maneira, voce sabe como posso fazer isso? Obrigada 😀
Digita trabalho voluntário, mas em inglês no google.
oi quero ir no final de dezembro , moro no japao queria conhecer templos nem precisa ser todos , e tbm praias esses dois ficam longe um do outro, praias e templos .
Estou desesperada por saber noticias do meu filho que subitamente, enquanto viajava pelo cambodja deixou de dar noticias. Sabem indicar-me os contactos das autoridades locais de koh rong? preciso contactar urgentemente…não aguento mais este sufoco.
Não sei. O que aconteceu exatamente?