Home Destaque Quando ir a Maragogi: melhor época

Quando ir a Maragogi: melhor época

por Fernanda

Atualizado em 7 de dezembro de 2021

Maragogi fica no litoral sul de Alagoas a uma distância aproximada de 125 km de Maceió, 132 km de Recife e 85 km de Porto de Galinhas. Também chamada de “Caribe Brasileiro”, a joia do litoral alagoano atrai milhares de turistas que vão em busca de suas famosas piscinas naturais, de sol, calor e banho em suas águas cristalinas. Mas é importante saber quando ir a Maragogi, entender como funcionam as estações, alta e baixa temporada, época seca e época chuvosa para evitar contratempos em sua viagem.

dicas maragogi

Quando ir a Maragogi – planeje sua viagem

Melhor época para ir para Maragogi

Pode parecer óbvio, mas por ser um destino praiano é primordial visitar Maragogi durante a época seca. Praia com chuva não rola, né?

Os meses mais secos são os de outubro a março. Tente planejar a sua viagem em um desses meses. Vale lembrar que meteorologia não é uma ciência exata e pode chover mesmo nos meses mais secos. Estive em Maragogi em meados de março/2021 e em novembro/2021. Choveu apenas 1 dia em novembro.

Historicamente o mês de novembro é considerado o mês mais seco em Maragogi. É uma excelente opção para sua viagem até porque ainda não é altíssima temporada e é mais fácil encontrar boas acomodações com preços mais em conta.

O paraíso chamado Maragogi

Onde se hospedar em Maragogi

Boas e conceituadas opções de hospedagem no Centro de Maragogi: Pousada Olho D’água (RESERVE AQUI), Pousada Mariluz (RESERVE AQUI), Pousada Ecohar Yoga (RESERVE AQUI).

Região das praias: Pousada Barra Grande Areal (RESERVE AQUI), Chalé Maragogi Barra de Antunes (RESERVE AQUI), Pousada Meraki Beach (RESERVE AQUI). 

Alta temporada em Maragogi

Os meses de dezembro (principalmente depois da segunda quinzena), janeiro (férias escolares) e fevereiro (carnaval) são os meses mais concorridos em Maragogi. São meses secos, com boas chances de dias bem ensolarados e que o mar fica com aquele tom caribenho que todo mundo quer ver.

Depois do carnaval, já é possível encontrar boas acomodações com preços mais em conta.

Época chuvosa em Maragogi

A época chuvosa em Maragogi é a época para você não planejar a sua viagem para lá. O período que compreende os meses de abril a agosto é o período com muitas chuvas. Historicamente junho é o mês mais chuvoso, mas nenhum desses meses é bom para visitar Maragogi.

O mar não fica naquela coloração azul/verde transparente, chove muito, mas muito mesmo e a chance de você sair falando que Maragogi nem é tudo isso é bem alta. Então antes de comprar aquele pacote imperdível e mega barato, verifique se é para viajar em abril, maio, junho, julho e agosto. Se for em um desses meses, procure outro destino para as suas férias.

Época de transição

O mês de setembro é considerado um mês de transição com o fim do período chuvoso e início da época seca. Dependendo do ano, se choveu pouco, por exemplo, pode ser que em setembro o mar já esteja naquele tom azul/verde caribenho. De qualquer maneira, diria que setembro é um mês imprevisível. Se puder escolher um dos meses secos é melhor.

Quando ir a Maragogi: fase lunar

Para ter a melhor experiência possível no caribe brasileiro não basta escolher um mês seco, é preciso escolher uma boa lua também.

Novamente, antes de comprar aquela passagem ou pacote super barato para Maragogi, olha a tabela lunar e veja se a viagem acontecerá durante lua cheia ou nova. Essas são as melhores luas para as piscinas naturais, pois a maré fica bem baixa e é possível visitar as piscinas.

piscinas naturais maragogi
Piscinas naturais Maragogi

Sim, as piscinas não aparecem todos os dias. A maré precisa estar bem baixa. Quanto mais próxima de zero, melhor estará a condição das piscinas.

E mesmo que você não queira conhecer as piscinas, saiba que a maré baixa também influencia na formação do famoso Caminho de Moisés (um banco de areia que se abre no meio do mar) e em outros bancos de areia que permitem que você possa andar quilômetros mar adentro.

Bancos de Areia em Maragogi

Quando ir a Maragogi: tábua de marés

E, por fim, o último detalhe para você escolher quando ir a Maragogi é verificar a tábua das marés. Esse item está diretamente ligado a fase lunar que mencionei ali em cima.

Basta pesquisar no Google “tábua de marés Maragogi”. O ideal é fazer o passeio das piscinas naturais em um dia que a maré estiver no máximo em 0,5. Porém, quanto mais baixa estiver a maré, melhor. Os passeios para as piscinas nem acontecem se a maré estiver muito alta. Nesses dias eles fazem um passeio pelas praias da orla mesmo.

Resumo de quando ir a Maragogi

Por fim, para você ter a melhor experiência possível em Maragogi, siga as dicas abaixo:

A melhor época para viajar para Maragogi é durante os meses mais secos: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

✓ Tente encaixar suas viagens durante as luas nova ou cheia.

✓ Verifique a tábua das marés – lembre que quanto mais baixa a maré, melhor.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário