O Vale do Douro é certamente uma das regiões mais belas de Portugal. Já adianto que o roteiro de 1 dia no Vale do Douro serve apenas para matar a vontade de conhecer algumas vinícolas, dar uma volta de barco pelo rio Douro e ficar com muita, muita vontade de voltar assim que possível com mais calma para apreciar a região. A opção mais barata para visitar a região é alugando um carro. Caso você não queira alugar um carro, há muitas empresas de turismo no Porto que oferecem passeios privados.
Roteiro de 1 dia no Vale do Douro
Peso da Régua
Como meu voo chegou bem cedo no Porto, peguei o carro alugado e fui direto para o Vale do Douro. Na ida peguei a autoestrada em direção a cidade de Peso da Régua, uma cidade ribeirinha. Não tem muito o que fazer em Peso da Régua. No meu caso serviu como cidade de referência para parar e pedir informações sobre as vinícolas.
Em Portugal as vinícolas são chamadas de “Quinta”. A região do Alto Douro abriga muitas vinícolas. É bom pesquisar bastante, ver quais vinhos mais agradam e aí optar por quais Quintas visitar.
Quinta do Vallado
Como muitas pessoas tinham me recomendando o tour na Quinta do Vallado acabei optando em visitá-la. A vinícola fica bem próxima a Peso da Régua e foi construída em 1716 e é uma das mais antigas e famosas do Vale do Douro. A Quinta do Vallado pertenceu à Dona Antónia Adelaide Ferreira e até hoje mantém-se com seus descendentes.
O tour custou €15 e inclui um passeio completo por todas as instalações (vinhedos, adegas e caves) e ainda inclui degustação de 5 vinhos.
Infelizmente não foi possível almoçar na Quinta do Vallado porque o restaurante não estava aberto, então acabei almoçando em um restaurante próximo.
Site oficial: http://www.quintadovallado.com/
Pinhão
[intense_blockquote width=”25%”]Reserve seu hotel no Douro com condições especiais e cancelamento grátis. [/intense_blockquote]
Depois do almoço, segui em direção a cidade de Pinhão. A estrada de Peso da Régua para Pinhão é simplesmente fantástica, cheia de paisagens de deixar qualquer um sem fôlego. Observação: Pinhão fica literalmente em uma curva do rio Douro a uns 25 km acima de Peso da Régua. Se você for alugar um carro eu recomendo o aluguel de um carro pequeno, pois muitas ruas de Pinhão são incrivelmente estreitas.
Foi um sufoco chegar no Mirante de Pinhão depois de tantas curvas, mas valeu muito a pena.
Depois de apreciar a paisagem lá de cima, voltei para o centrinho de Pinhão para apreciar as paredes de azulejos mostrando a colheita da uva na estação de trem e também para pegar o barco para fazer o passeio pelo rio Douro.
Passeio de barco pelo rio Douro
Como o tempo era curto, acabei fazendo o passeio de uma hora pelo rio Douro com a Companhia Turística do Douro. Custou €10.
Eu adorei o passeio. As paisagens são muito bonitas e achei o passeio barato.
Como ainda precisava voltar para o Porto e entregar o carro alugado no aeroporto, isso foi tudo que deu para fazer em um dia. Apesar de corrido, valeu muito a pena.
Adorei e quero muito voltar e ficar uns dias hospedada na região do Douro.
[intense_panel title=”Leia mais sobre Portugal” title_tag=”h3″ color=”#ffffff” border=”1px solid #1a8be2″ top_left_border_radius=”5px” top_right_border_radius=”5px” bottom_left_border_radius=”5px” bottom_right_border_radius=”5px”]
Onde comprar chip pré-pago em Portugal
Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro
Mercado do Bom Sucesso no Porto
[/intense_panel]
11 comentários
Adorei o post, Fernanda! Vou agora em outubro para lá, farei uma viagem de carro pelo interior de Portugal e o Douro é um dos destinos que mais tenho expectativa!
É uma região lindíssima. Fiquei encantada.
Muito obrigada! Já anotei para fazer também. 🙂
Você poderia me informar o valor aproximado do passeio de uma hora? no site da companhia não informam. Obrigada!
Sim, vou até editar o post porque achei que tinha colocado. Custou 10 euros.
Fernanda, adorei suas dicas. Estou indo para Porto em maio. Fiquei com uma dúvida. Tem possibilidade de fazer a degustação dos vinhos e voltar dirigindo para Porto? Obrigada,
Não recomendo fazer todas as degustações, até porque a lei portuguesa também tem seus parâmetros e proibições para dirigir depois de ter ingerido álcool. Eu estava viajando com mais uma pessoa e como ela estava dirigindo degustou apenas um dos vinhos (muito pouco mesmo) para não ter problemas.
Oi Fernanda!
Estou montando um roteiro pela região e surgiu uma dúvida quanto ao Mirante do Pinhão: este seria o “Miradouro de Casal de Loivos” que o Google Maps mostra? Suspeito que sim, to vendo a foto do seu post e algumas no Google e são bem parecidas hehehe…
Aproveitando tudo do seu site!
Valeu!
Olá, Gustavo! Eu fui seguindo as placas de “miradouro” lá em Pinhão, mas fui pesquisar e o nome oficial é realmente Miradouro de Casal de Loivos. O acesso não é dos mais fáceis e as subidas são bem íngremes e as ruas estreitas, mas vale a pena conhecer. A vista é linda!
olá Fernanda , vale a pena o passeio pela região do douro em janeiro , estamos de carro saindo de porto passando por braga , Guimarães e gostaria de sugestão ,quias as vilas ou cidade visitar para chegar ate Évora
Olá! Eu acho que vale sim, mesmo que não dê pra ver as uvas. A região é linda. Recomendo Coimbra, Aveiro, Sintra, Lisboa e também umas vinícolas lá no Alentejo. Dá uma olhada no último roteiro que fiz. https://precisoviajar.com/roteiro-15-dias-em-portugal/