Para quem está procurando um roteiro Portugal e Espanha, segue aqui o que fiz em 15 dias entre os meses de novembro/dezembro. Se eu tivesse ido em setembro ou outubro teria sido ainda melhor, pois conseguiria ter aproveitado as lindas praias do Algarve. A vantagem de ter ido na baixa temporada foi que consegui ótimos preços em hotéis de padrão superior ao que teria conseguido se tivesse viajado durante a alta temporada.
Roteiro Portugal e Espanha
Esse roteiro é bem versátil, pois você pode fazê-lo de carro ou com transporte público (trem ou ônibus). Eu só aluguei carro no Algarve (Portugal). Se você tiver mais dias (ou se alugar um carro em Sevilha), eu recomendo incluir Granada no seu roteiro.
Para otimizar esse roteiro, sugiro chegar por um país e sair por outro. Por exemplo: voo do Brasil para Lisboa (Portugal) e volta de Madrid (Espanha) para o Brasil. Dessa maneira você não precisa retornar para a primeira cidade do roteiro.
Leia também
Informações Práticas Portugal e Espanha
Como chegar em Portugal e Espanha
Há voos diretos do Brasil para Portugal com as companhias aéreas TAP, Latam e Azul. Para a Espanha há voos diretos saindo do Brasil com as companhias aéreas Latam e Ibéria.
Visto e Vacinas para Portugal e Espanha
Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens a Portugal e Espanha com duração de até 90 dias.
Seguro Viagem Obrigatório
Portugal e Espanha fazem parte do Tratado Schengen e exigem um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros. Esse seguro tem que que garantir assistência médica por doença ou acidente. Faça sua cotação sem compromisso e ainda ganhe 10% de desconto. Cotação seguro viagem.
Qual moeda levar?
A moeda oficial de Portugal e Espanha é o euro e é recomendável que você leve euros para lá. Caso não goste de carregar dinheiro em espécie, poderá efetuar saques nos caixas eletrônicos ou utilizar o seu cartão de crédito. Não esqueça de habilitá-lo para uso no exterior.
Agora que você já sabe o essencial: como chegar, que moeda levar e a questão do visto e seguro viagem obrigatório vamos para o que de fato interessa: o roteiro. Novamente: esse foi o roteiro que eu fiz, mas você pode adaptá-lo conforme os seus interesses.
Roteiro Portugal e Espanha – parte 1 – Lisboa e arredores
Dias 1 e 2: Lisboa
Lisboa é uma das cidades que mais gosto na Europa. Passear por Lisboa é super tranquilo porque o centro histórico abriga grande parte das atrações. E as atrações que não estão no centro podem ser facilmente acessadas com o transporte público (metrô, bonde ou ônibus).
Se você ainda não escolheu sua hospedagem em Lisboa eu sugiro ficar na região central. Eu já fiquei no Hostel Travellers House eleito um dos melhores hostels do mundo (RESERVE AQUI) e no Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI). Outra boa opção para hospedagem em Lisboa é a região de Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade. Alguns hotéis que já fiquei na região: Hotel Exe Liberdade (novinho e muito, muito bom) – (RESERVE AQUI), no HF Fenix Garden (RESERVE AQUI) e no Ibis Liberdade (RESERVE AQUI).
Leia também
Atrações que considero imperdíveis em Lisboa:
- Mosteiro dos Jerônimos – compre ingresso antecipadamente
- Padrão dos Descobrimentos
- Torre de Belém
- MAAT
- Praça do Comércio
- Praça do Rossio
- Castelo de São Jorge
- Sé de Lisboa
- Panteão Nacional
- Alfama
- Miradouro de Santa Luzia
- Convento do Carmo
- Elevador da Bica
- Mercado da Ribeira
- Parque das Nações
Dia 3: Sintra e Azenhas do Mar
Eu adoro Sintra. Já estive lá algumas vezes e considero uma das melhores opções de bate-volta desde Lisboa. Nessa minha última viagem, finalmente realizei o sonho de conhecer Azenhas do Mar. Contratei um guia lá em Sintra mesmo, o Bruno da empresa Portugal Unknown Tours e passeamos por Sintra e Azenhas do Mar. Valeu muito a pena. Segue o contato dele: portugalunknowntours@gmail.com. Custou €80 para 2 pessoas (€40 para cada).
Leia também
[su_list icon=”icon: star”]
- Passeios de bate-volta a partir de Lisboa
- Passeio de 1 dia em Sintra
- Qual a melhor época para viajar para Lisboa
[/su_list]
Dia 4: Lisboa
Aproveitei o último dia em Lisboa visitando algumas das atrações que coloquei lá em cima (roteiro de 3 dias em Lisboa) e no fim do dia, peguei um trem na estação Oriente até Faro no Algarve. Dormi em um hotel próximo a estação de trem de Faro e no outro dia de manhã fui até o aeroporto de Faro (peguei um uber até lá) para pegar o carro que eu tinha alugado. De Faro eu dirigi até Lagos.
Roteiro Portugal e Espanha – parte 2 – Algarve
Na primeira vez que estive no Algarve eu fiquei hospedada em Carvoeiro. Nessa última viagem, optei por fazer a cidade de Lagos como minha base no Algarve. Consegui uma ótima promoção no valor das diárias (por ser inverno as praias não estavam cheias) e fiquei no excelente Hotel Dom Manuel I (RESERVE AQUI). Adorei o hotel e a localização dele.
Leia também
[su_list icon=”icon: star”]
[/su_list]
Dia 5: Praias da Região de Lagos
Já que estava hospedada na região de Lagos, tirei um dia para dar uma volta pelas praias de Lagos: Praia do Pinhão, Praia de Dona Ana e Praia do Camilo (a minha praia preferida no Algarve). Também fui até a Ponta da Piedade. Se tiver disposição dá para conhecer as praias a pé. Como eu estava de carro e era baixa temporada, deixei o carro estacionado na Praia da Dona Ana e fui andando até a Praia do Pinhão. Depois voltei para o estacionamento e fui até a Praia do Camilo e depois até a Ponta da Piedade.
Praia do Camilo
Dia 6: Praias da Região da Lagoa
Eu tinha adorado a região da Lagoa quando fui a primeira vez para o Algarve. Na minha primeira viagem para o Algarve eu fiquei no no Hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI). O hotel foi inteirinho reformado e tá maravilhoso. Recomendo! Mas, caso queira ficar hospedado lá, é primordial alugar um carro.
Passei pela Praia do Carvalho, Praia da Marinha, Praia de Benagil e Praia de Carvoeiro. Essas praias são maravilhosas. E mesmo sendo meados de novembro a temperatura estava por volta dos 20-22 graus. Alguns europeus estavam até pegando praia.
Dia 7: Praias de Albufeira
Dediquei um dia para ir dar uma volta em Albufeira (a cidade mais agitada do Algarve) e também em algumas praias da região: Praia da Falésia, Praia da Rocha Baixinha e Praia da Coelha.
Dia 8: Lagos e Faro
Como eu tinha que devolver o carro no aeroporto em Faro e de lá pegar o ônibus para Sevilha, deixei o último dia para curtir mais um pouco do visual magnífico da Praia do Camilo e depois dar uma volta por Faro (uma cidade subestimada que muita gente usa apenas como passagem para chegar/sair do aeroporto) antes de me despedir do Algarve.
Se você for para o Algarve durante os meses mais quentes, não deixe de visitar a Ilha de Tavira. É um dos lugares mais bonitos que conheci em Portugal e a água não é tão gelada como nas demais praias.
Praias e passeios que considero imperdíveis no Algarve:
- Ilha de Tavira
- Praia do Pinhão
- Praia de Dona Ana
- Praia do Camilo
- Praia do Carvalho
- Praia da Marina
- Praia de Benagil
- Praia da Falésia
- Passeio de barco pelas praias de Lagos até a Ponta da Piedade
- Passeio de barco até a Gruta de Benagil
Roteiro Portugal e Espanha – parte 3- Sevilha
Fui de ônibus de Faro para Sevilha. Comprei o bilhete antecipadamente pela internet saindo da parada do aeroporto. O ônibus atrasou muito. Eu achei que ele não iria passar. Entrei no aeroporto de Faro, pedi informações e me disseram que os atrasos são recorrentes. Tirando o atraso do ônibus, a viagem em si foi bem tranquila.
Admito que me arrependi um pouco de não ter alugado um carro em Sevilha e ter explorado um pouco mais a região da Andaluzia na Espanha. Se eu pudesse fazer esse roteiro de volta, cortaria 1 dia em Sevilha e 2 dias em Madri e conheceria Córdoba e voltaria para Granada (um dos lugares que mais gostei na Espanha). Fica a sugestão para o seu roteiro.
Dias 9, 10 e 11: Sevilha
Sevilha é uma das cidades mais bonitas e vibrantes que conheço na Espanha. É conhecida como a cidade do Flamenco, pois supostamente foi lá que ele nasceu. Sevilha também é famosa por conta de seus inúmeros bares de tapas. Sevilha tem personalidade e muito sol, o que a coloca na minha lista de cidades preferidas na Espanha.
Aqui eu detalhei bem o que fazer em Sevilha. Se você tiver um ritmo um pouco mais acelerado, pode fazer tudo em 2 dias e deixar o terceiro dia para explorar outra cidade da Andaluzia.
Atrações que considero imperdíveis em Sevilha
- Praça da Espanha
- Parque de María Luísa
- Catedral de Sevilha
- Real Alcázar de Sevilha
- Torre del Oro
- Metropol Parasol (Setas de Sevilha)
- Assistir a um show de flamenco
Roteiro Portugal e Espanha – parte 4- Madri e Arredores
Como já era fim de viagem e eu já tinha passado por Paris antes de começar esse roteiro Portugal e Espanha, coloquei 4 dias em Madri para dar uma descansada, visitar uma amiga de longa data e também fazer uma comprinhas. Madri é uma cidade ótima para compras. Para quem gosta da loja Primark há uma loja enorme na Gran Vía de Madrid.
Leia também
[su_list icon=”icon: star”]
[/su_list]
Dias 12 e 13: Madri
Madri é uma das mais vibrantes capitais europeias e ainda tem como vantagem ter as suas principais atrações concentradas na parte central. Sendo assim, é muito fácil visitar os pontos turísticos a pé. Seguem aqui sugestões de 25 atrações grátis em Madri.
Atrações que considero imperdíveis em Madri
- Parque del Buen Retiro – veja no blog Vontade de Viajar O que ver e fazer no Parque do Retiro, em Madri
- Puerta de Alcalá
- Templo Debod
- Plaza de Cibeles (vale a pena subir no mirador)
- Palácio Real
- Catedral de Almudena
- Jardines de Sabatini
- Puerta del Sol
- Plaza Mayor
- Mercado de San Miguel
- Museu do Prado
- Reina Sofía
- Museu Thyssen-Bornemisza
Dia 14: Toledo
Toledo é na minha opinião o melhor bate-volta desde Madri. Você pode ir por conta própria (de trem) ou então ir com uma das inúmeras excursões de ônibus que saem do centro de Madri.
Dia 15: Madri
Aproveitei o último dia em Madri para visitar algumas atrações que não deram tempo nos primeiros dias e também para fazer umas comprinhas.
Se quiser dar uma esticada por outros lugares da Espanha como Barcelona dá uma olhada nesse post: o que fazer em Barcelona.