Precisa de seguro viagem para Portugal? Essa é uma pergunta que aflige muitos turistas. Já adianto que a resposta é sim, porém é necessário explicar alguns pontos. De forma resumida, vou detalhar as exigências do Tratado Schengen e também o acordo PB4 assinado entre Brasil e Portugal.
Seguro Viagem para Portugal
[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]
- Documentação para viajar para Portugal
- Roteiro 15 dias em Portugal
- Lugares para conhecer em Portugal
- Roupas de frio em Portugal: onde comprar?
- Lisboa com chuva: o que fazer?
- Onde ficar em Lisboa
- Onde ficar no Algarve
[/su_list]
Tratado de Schengen
Como eu já disse, Portugal faz parte do Tratado Schengen, que é um acordo firmado entre 26 países europeus para estabelecer a livre circulação das pessoas nos países participantes. Esse Tratado é muito importante para a Europa, pois estabeleceu a obrigatoriedade de um seguro viagem no valor mínimo de 30.000 euros para os turistas. Por qual motivo essa regra foi criada? Para garantir que o turista possa pagar possíveis despesas médicas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.
PB4 ou CDAM
O PB4 ou CDAM é um seguro saúde gratuito firmado entre o Brasil e Cabo Verde, Itália e Portugal. É importante frisar que é o PB4 é um seguro saúde e não seguro viagem (o seguro viagem tem muito mais coberturas, como cobertura odontológica, assistência jurídica, cobertura para extravio e perda de bagagem, cancelamento de voos, repatriamento de corpo, etc.).
Sei que você deve estar se perguntando: então basta fazer o PB4 e estou protegido em Portugal? O PB4 garante o atendimento na rede de saúde pública de Portugal, mas, mesmo sendo pública, um determinado valor é cobrado dos usuários. É um valor reduzido por consulta/atendimento, mas é cobrado. Ou seja, o atendimento não é gratuito como muita gente espalha por aí.
Considerações sobre o PB4
– O PB4 possibilita o acesso aos brasileiros para consultas no sistema de saúde pública de Portugal, porém o “SUS” português não é gratuito.
– Não é seguro viagem. É apenas assistência médica.
– Se você for visitar outro país da Europa que exige o seguro viagem, o PB4 sozinho não servirá.
– Por fim, minha opinião é que o PB4 sozinho não vale a pena. O barato pode sair caro.
[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]
[/su_list]
Minha experiência com seguro viagem em Portugal
Por mais que eu tenha cidadania italiana e não precise fazer seguro viagem para a Europa, eu sempre faço porque já precisei utilizar algumas vezes durantes as viagens. Imprevistos e acidentes acontecem, por mais que a gente não queira. Ninguém faz seguro pensando em usar (eu pelo menos não faço), mas o seguro já me fez economizar muito.
Só para exemplificar, já que sou um pouco azarada em viagens: já tive alguns episódios de intoxicação alimentar, amigdalite, já torci o tornozelo e tive que fazer raio-x, já fui picada por aranha.
Costumo usar os seguros da Assist Card (escolho os sem franquia). Sempre fui muito bem atendida e encaminhada para boas clínicas e hospitais. Também já consegui reembolso da medicação que precisei comprar. A Real Seguros é um comparador de preços (vende Assist Card) e ainda dá um desconto para os leitores aqui do Preciso Viajar. Basta fazer a cotação por esse link e o cupom é aplicado automaticamente.
E em tempos tão incertos como o que estamos vivendo (pandemia Covid-19) é primordial ter um seguro viagem. E esse da Assist Card cobre pandemias.
Quanto custa um seguro viagem para Portugal?
Com o desconto oferecido aos leitores aqui do Preciso Viajar, um seguro viagem para Portugal pode custar menos de R$10,00 por dia de viagem. É um valor bem razoável e que ainda pode te poupar de muita dor de cabeça em caso de emergência odontológica, extravio de bagagem, cancelamento de viagem (em caso de morte de parente de primeiro grau e internação do próprio segurado 48 horas antes da viagem).