Home Destinos InternacionaisEuropaItália Dicas para viajar de trem na Itália

Dicas para viajar de trem na Itália

por Fernanda

Eu adoro andar de trem na Itália. Acho a malha ferroviária muito boa e também acho uma ótima opção para quem está viajando sozinho (a) ou não quer se incomodar dirigindo.

Uma coisa que você tem que saber e não é conversa para boi dormir é que comprar a passagem com antecedência garante uma bela de uma economia. Se você estiver com o roteiro fechado, hotéis reservados e souber os dias exatos que estará em cada cidade, não tenha dúvidas e compre a passagem de trem com antecedência.

O Seguro Viagem é obrigatório na Itália!

Viaje tranquilo e despreocupado com seguro viagem. Faça sua cotação e ainda ganhe desconto.

Trem na Itália: quais passagens comprar com antecedência

O pulo do gato é entender quais são os tipos de trem na Itália e quais trechos devem ser comprados com antecedência. Mesmo com o IOF do cartão e possível variação cambial ainda será mais barato do que comprar na hora. Eu já cheguei a pagar €50 em uma passagem de Milão para Veneza que teria me custado no mínimo metade do preço se tivesse comprado online e com antecedência.

Tipos de Trem

Freccia ou Alta Velocitá (AV) – são os trens mais rápidos e consequentemente mais confortáveis. Viajam de 180 a 250 km/h. Compre com antecedência para garantir os melhores preços.

Intercity (IC) – trens intermediários, de média velocidade. Compre com antecedência para garantir os melhores preços.

Regionale (R) – é o famoso pinga-pinga. Para em todas as cidades do trajeto. É lentoooooo….

(*Dependendo da cidade que você for visitar, o Regionale pode ser a única opção).

Regionale Veloce (RV) – é um regional com menos paradas. Um pouco mais rápido que o Regionale.

trem na itália

Trem regional

Você não precisa comprar as passagens dos trens regionais com antecedência, porque o preço não varia. Deixe para comprar no destino em uma das máquinas de vendas de passagens dentro das estações de trem. As máquinas possuem instruções em italiano, inglês e espanhol.

Dica: não aceite ajuda de estranhos na hora de comprar os bilhetes. Muitos se passam por funcionários das companhias e depois pedem dinheiro pela “ajuda” e outros tentam te distrair enquanto um terceiro rouba sua carteira/celular/mochila/mala.

Importante: os bilhetes dos trens regionais não saem com horários determinados, então você deve obrigatoriamente validar o bilhete em uma das máquinas espalhadas pela estação antes de embarcar. Guarde o bilhete até o fim do trajeto, porque há fiscalização e o fiscal irá pedir o bilhete e conferir a validação. O “esquecimento” da validação pode causar uma multa bem salgada e eles não costumam aceitar a conversa dos turistas com o papo de “eu não sabia”.

trem na itália

Máquina para validação dos bilhetes

Lembrando também que os trens regionais não possuem assentos marcados e dependendo do trajeto eles lotam e pode acontecer de você ter que ir em pé.

Companhias

Só há duas companhias que operam a malha ferroviária italiana atualmente: Trenitalia (principal e que cobre praticamente todo o país) e a Italo (opera somente com trens de alta velocidade e cobre apenas as principais cidades).

Onde comprar as passagens

Muitos são os sites que vendem passagens de trem na Itália, mas eu prefiro comprar as passagens diretamente nos sites das companhias: Trenitalia e Italo ou então no site Trainline.

Já escutei várias reclamações de brasileiros dizendo que não conseguem comprar as passagens nesses sites porque o cartão de crédito é recusado por causa do Verified by Visa ou Mastercard SecureCode. O que eu faço? Seleciono a opção de pagamento “Paypal”.

Alternativa Extra: site Trainline

Caso você tenha achado complicado comprar as passagens no site da Trenitalia ou Italo, você pode pesquisar no site Trainline. A boa notícia é que o site é em português e vende passagens de todas as companhias da Europa. O site Trainline compara os preços de diferentes bilhetes e operadoras ferroviárias e você escolhe o bilhete mais adequado. E o preço? É o mesmo das companhias. E o site também aceita Paypal.

A vantagem do Trainline é que ele já lista todos os horários disponíveis de todas as companhias que operam no país e você consegue escolher o bilhete mais barato sem precisar entrar em diferentes sites. É uma baita economia de tempo (e de dinheiro também).

Embarque

Não há check-in nas viagens de trem, então você deve carregar todos os seus pertences até o trem. Geralmente eles anunciam a plataforma do trem (binario em italiano) 20 minutos antes da partida. Há um painel na estação com todos os horários de chegadas (arrivi) e partidas (partenze). Procure o painel de partidas “partenze”e verifique o horário de partida pelo número do trem que consta no seu bilhete.

trem na itália

Bilhete eletrônico

Dirija-se até a plataforma indicada e no caso dos trens de alta velocidade e Intercity confira qual é o número do vagão (carrozza). Entre no trem por esse vagão. Confira também qual é o número do seu assento.

Importante: o espaço disponibilizado dentro dos trens para bagagens maiores é limitado, então quanto antes você entrar no trem maior será a chance de conseguir acomodar sua mala nesse espaço.

trem na itália

Trem de alta velocidade

Para bagagens menores, há a possibilidade de deixar em um compartimento acima dos assentos.

Viu como é fácil viajar de trem na Itália?

Artigos Relacionados

7 comentários

Gabi 25 de abril de 2018 - 08:18

Vim ler esse post na angústia de descobrir que talvez tivesse feito besteira hahaha.. Vamos para Roma em maio de avião, mas voltamos para Berna de trem. Acabei comprando a viagem separada: de Roma para MIlano com a Italo, e de Milano para cá com a SBB, cia suíça. Essa mistureba estava ficando mais barata do que comprar tudo junto pela trenitália ou sbb. Fiquei com medinho de chegar aqui e você ter um super site de indicação que tivesse desconto hahaha.. Eu ouvi que os trens na Italia não são exatamente pontuais, por isso deixei uma janela de 4h para conexão em Milano, oremos.

Reply
Fernanda 25 de abril de 2018 - 09:01

Não, só o Trainline mesmo. rs. Não dá desconto, mas encontra as passagens mais baratas. E você fez certo em deixar essa janela porque os trens atrasam mesmo (tá bem melhor que há uns anos, mas continuam atrasando de vez em quando). Esqueci de colocar esse pequeno detalhe no texto. Peguei um trem de Bolonha para Milão que atrasou uma hora e meia.

Reply
Fernanda 25 de abril de 2018 - 09:02

O bom é que a Centrale de Milão é praticamente um shopping. Se o trem não atrasar, não será difícil fazer hora por lá.

Reply
Gabi 26 de abril de 2018 - 05:23

Bom saber! Eu tinha visto que era bem central, e dava pra dar uma passeadinha em volta, caso não tivesse atraso. Como eu não conheço Milão, dar uma espiadinha tava bom. Mas se tivermos 2h em vez de 4, realmente, prefiro ficar dentro, no “shopping”, hehe.. Beijos!

Reply
Fernanda 26 de abril de 2018 - 08:06

A pé até a Duomo dá uns 20 minutos e de metrô são só 2 estações até a Duomo. É realmente muito perto.

Reply
Dato 3 de março de 2019 - 02:18

Bom dia! Não sei se pode me ajudar.
Gostaria de comprar passagem na Trenitalia de Florença (SMN) para Assis no trem: Freccialink LK005 que é trem + ônibus, no dia 03/06/2019, só que aparece no site da Trenitalia a opção mas diz que não é possível comprar “por essa conexão”…

Departure
10:25Firenze S. M. Novella
Arrival
13:05Assisi Piazza Unita’ D’Italia
Duration
2h 40′
Train: Freccialink LK005

Reply
Fernanda 12 de março de 2019 - 20:16

Tentou ver pelo site Trainline para ver se aparece essa mesma mensagem?

Reply

Deixe um Comentário