Uma das coisas que eu mais odeio no Brasil é o sistema de 30 dias de férias corridos. No meu trabalho, por exemplo, eu sequer posso parcelar: ou tiro os 30 ou tiro 20 e vendo 10 (obviamente essa nem é uma alternativa para mim). Se você também tem esse problema e precisa do milagre da multiplicação das férias para viajar mais, tenho 5 dicas:
1 – Ser mesário
Longe de ser a oitava maravilha do mundo ficar 1 ou 2 domingos trabalhando de graça (em caso de segundo turno), mas são 2 dias úteis de folga no seu trabalho. Por mais que você trabalhe na filial do inferno, eles não podem fazer muita coisa já que a folga é obrigatória. Lógico que aí tudo vai depender da sua habilidade de negociar da melhor maneira possível esses 2 dias de folga (4 garantidos esse ano). Obviamente que o ideal é que você negocie sexta e segunda ou uma segunda e terça ou uma quinta e sexta para emendar com o final de semana. E no melhor dos cenários (caso tenha segundo turno) negociar logo de uma vez 1 semana de folga.
Em tempo: eu e a Manu fazemos isso todos os anos eleitorais, por livre e espontânea vontade. Sim, nós nos voluntariamos como mesárias. Por que? Porque funciona. A folga é garantida.
2 – Ser doador de sangue
Na verdade, você deve doar sangue para ajudar outras pessoas. É um ato nobre e extremamente necessário. Os hospitais estão sempre precisando de sangue. Porém, caso você ainda não tenha se animado, saiba que você tem direito a 1 dia de folga remunerado a cada 12 meses para fazer a doação. Tá aí uma ótima oportunidade para doar sangue e ajudar o próximo em dias como sextas-feiras, vésperas de feriados e vésperas de férias.
Em tempo: sendo doador de sangue você ainda tem direito a meia-entrada. Mais economia de $$$ = mais viagens.
Procure o banco de sangue mais próximo.
3 – Decorar os feriados anuais
Se você ainda não decorou os feriados de 2015, você está atrasado. Por favor, não esqueça de considerar os feriados municipais e estaduais também. Antecedência é tudo para garantir os melhores preços para os feriados.
Em tempo: recomendo fortemente que você assine a newsletter do Melhores Destinos para não perder nenhuma promoção.
4 – Férias começam na segunda
Eu vejo colegas cometendo o erro juvenil de escolher datas aleatórias para o início das férias. Não, não, não! Férias devem começar sempre na segunda (com exceção da dica 5 abaixo). E é bom estudar bem o calendário e dar um jeito de encaixar o término das férias para uma sexta. Só aí você já ganhou mais 4 dias de férias, afinal você vai viajar sexta a noite e irá voltar no domingo. Certo?
Em tempo: eu volto segunda de manhã e vou direto para o trabalho.
5 – Se as férias não começam na segunda, elas começam depois do feriado
Só dá para perdoar férias que não começam na segunda se elas começam após um feriadão. Novamente é bom analisar com carinho o calendário e ver exatamente quais são os bons feriados do ano. Uma vez eu consegui a façanha de começar minhas férias depois de um feriado de 4 dias e consegui fazer com que elas terminassem exatamente 1 dia antes de outro feriado de 4 dias. E, se na sua empresa você consegue parcelar as férias, você pode usar esse truque nas duas férias. Perfeito, não?
Em tempo: é exatamente por isso que eu nunca tiro férias em julho e agosto. Não tem feriado nesses meses (pelo menos não em Curitiba).
E você? Tem mais alguma sugestão para conseguir esticar as férias?
25 comentários
Faco tudo igualzinho Fer!
Esse ano serei mesaria, nao por vontade rs, mas vou aproveitar q vai dar Segundo turno e tentar negociar esses 4 dias on the row ja.
Pelo menos eu posso parcelar minhas ferias, sempre tio 12/18, e quando possivel, no ano que ajuda, tiro dps dos feriados para emendar. Pena que esse ano nao foi dos melhores pra nos ne?! rs
Mas ja estou planejando as do ano q vem, pra novembro.. pensa ahuahuahauha
Essa ansiedade que nao me deixa… 🙂
Oi Ana,
Este ano está sendo de pouca chuva e poucos feriados! Risos.
Eu acho que todos temos que ter objetivos e sonhos a serem alcançados. Planejar a viagem de novembro do ano que vem é uma ótima idéia! 🙂
Bisou bisou
Minha dica é tirar 2 periodos de 12 e 18 dias. No periodo de 18 dias, encaixe com um feriado no inicio (sendo segunda) ou no final (sendo sexta), assim terá 5 semanas de ferias no total (2 + 3).
Esse é o melhor dos mundos, mas muitas empresas não deixam você fazer o parcelamento de férias. A minha é uma delas.
Aqui na empresa muitos estavam fazendo esse esquema 12/18, daí cortaram as asinhas. Já que não dá pra ser assim eu prefiro o esquema 20/10, porque já ganha 1 dia útil a mais do que se tirasse os 30 seguidos.
Eu só tenho a opção 30 dias ou 20 dias vendendo 10. Péssimo!
Nas eleições, além de mesário, existem outros cargos interessantes. Eu sou secretária de prédio voluntária. Como trabalho sábado + domingo, nos dois turnos, somado há um treinamento no sábado, consigo 10 folgas em ano de eleição. Isso significa duas semanas em dias úteis. Quase novas férias!!!
Que isso, Anna? Preciso disso aí na próxima. Anotando a dica para na próxima eleição fazer igual. O treinamento conta como folga também? O meu é numa terça-feira, mas pelo que entendi só serei liberada nesse dia mesmo.
Que dica master essa!!! Dia de treinamento também somos liberados?? Tenho o meu na segunda, 24…
Aonde é sua seção Fernanda???
Bjs, Ana
O meu é na terça dia 23. Tem certeza que o seu não é quarta, dia 24? Então, eu trabalho só meio período e meu treinamento é exatamente no meio das minhas horas de trabalho. Nem vou para o trabalho na terça.
Deve ser dia 22 entao rs
Ja achei q tinha o dia inteiro de folga… mas pelo o que falaram ali embaixo tem mais 2?
Nossa se for… 6 dias vai ser irado! rs
Não,o treinamento só dá direito a folga quando cai em dia não útil. O meu, esse ano, foi no sábado, então mais duas folgas para a conta.
Quando fui convocada a 2 vez, pedi para ser secretário de prédio e estou até hoje, indo para a quarta eleição.
Eu confirmei junto ao TRE e as folgas em treinamentos são apenas no caso de treinamentos efetuados no final de semana. 🙁 Treinamento concede um certificado de comparecimento que deve ser utilizado para justificar sua ausência no trabalho naquele dia.
meu treinamento inicial era sábado…
Adorei!!!!!
A gente se vira nos 30. hahaha
Eu tb trabalho nas eleições. Entrei pra ganhar horas complementares da faculdade e acabei ganhando alguns dias de folga. Tenho um treinamento pra fazer, pois serei presidente, e nesse treinamento já ganho mais dois dias, ou seja, 6 dias de folga, caso tenha o 2° turno!!!!! Se emendar com um feriado, será a terceira vez que tiro férias em um ano. Mais lindo impossível.
Eu também tenho um treinamento, marcado para uma terça. Mas tinha entendido que eu estava liberada do trabalho só na terça. Tenho mais 1 dia de folga então? É isso?
Então, quando eu fui convocada, a moça do TSE me disse que eu estava convocada a fazer o treinamento, assim como estava convocada a trabalhar nos dias de eleição. Esse dia de treinamento me dá o direito a 2 dias folga do trabalho. Eu acho que pra vocês tb é assim. Não sei se muda de estado para estado, acho que não.
Fernanda,
Eu já sigo todas as regras. Felizmente sou servidora pública e em minha repartição posso dividir as férias em 3 períodos. Sempre divido em 2 períodos de 12 dias e 1 período de 6 dias. Assim, tenho 2 períodos de férias de 16 dias corridos e 1 período de 9 dias corridos.
Este ano utilizei o de 9 dias para viajar para o Peru. E os outros dois usei um para a Europa e outro para o Canadá.
Já meus dias de serviço eleitoral vou fazer Egito, Israel e Jordânia.
Sou Presidente de mesa e por isso ganho mais dias que o mesário, pois tenho mais responsabilidades.
A pessoa que prestar serviço eleitoral terá de folga o dobro de dias a que for convocado. Por exemplo eu nesta eleição vou ter um total de 16 dias úteis. Sim pq os dias de folga são úteis e não corridos, a ver:
1) Tive um treinamento exclusivo para Presidente de mesa pq vai ser a primeira eleição biométrica em meu município – 2 dias
2) Terei outro treinamento junto com os mesários e demais funções na eleição – 2 dias
3) Na semana de cada turno de votação, tenho que buscar material da minha mesa, já que sou a autoridade máxima da mesma, só ficando abaixo do juiz eleitoral – 2 dias em cada turno = 4 dias
4) No sábado de véspera de cada turno da eleição tenho que ir ao lugar de votação para receber instruções e ajeitar a mesa e materiais e etc – 2 dias em cada turno = 4 dias
5) No domingo de cada turno trabalhar igual a uma condenada – 2 dias em cada turno = 4 dias
Quando se ganha o dobro de dias a for convocado, isso se refere a qualquer treinamento ou espécie de trabalho nas eleições.
Enfim, não posso dar uma volta ao mundo mas em ano de eleição posso fazer 4 viagens internacionais. Foi assim, quem 2 anos em meio consegui visitar 16 países.
To chocada com isso! Mas acho que em Curitiba não rola tudo isso não, mas por via das dúvidas irei me informar no TRE se é possível eu trabalhar sábado e domingo na próxima.
Faço tudo isso aí e ainda ajudo os coleguinhas a calcularem as férias deles.
Sobre o trabalho na Justiça Eleitoral, eu também me cadastrei como voluntário. Como sou presidente da seção, são 10 folgas (DUAS SEMANAS!!!!!!!!!) em caso de Segundo turno. (5 dias de convocação. 1 treinamento, 1 sábado por turno, 1 domingo por turno).
Bjs
Genteeeee. É isso que quero ser na próxima. rs
Muito legal essas dicas práticas! Ano passado consegui pegar junto com o Carnaval e (compensando depois) acabei tendo uma semana a mais de férias! Essa do mesário eu achava que era só para servidor público, e a de doador de sangue você sabe se é lei nacional?
Até onde sei é nacional sim.