Sou completamente alucinada por massagem, até porque tenho muitas dores nas costas e as massagens me ajudam. Se fosse mais barato, certamente faria umas três por semana. Para minha felicidade, massagem é algo muito tradicional (e também muito barato na Ásia). Durante minha volta ao mundo, passei alguns meses na Ásia e aproveitei para testar todas as massagens que encontrei (e pude pagar pelo caminho).
1) Massagem tailandesa
Sei que a fama aqui no Brasil não é das melhores e até na Tailândia existem muitas casas que usam o nome “massagem” para atrair clientes para casas de prostituição, mas estou falando da verdadeira massagem tailandesa, que existe há mais de 2500 anos. Ela é um mix de yoga, alongamento e massagem. Esqueça aquele conceito de massagem relaxante. No final, parece que você ficou horas na academia, mas, ao mesmo tempo, parece que “tudo de ruim” saiu do corpo. A essência da massagem tailandesa é desbloquear os nós energéticos. Se você for em uma casa séria, o ritual da massagem pode levar até duas horas. Primeiro eles lavam seus pés, servem um chá, você troca de roupa, deita no chão (sim, a massagem é feita no chão) e depois toma outro chá para finalizar o processo. Considero uma experiência imperdível se você vai para a Tailândia. As massagens ficam na faixa de U$15 em casas bem conceituadas.
Ainda na Tailândia, muitos lugares oferecem apenas a foot massage, massagem dos pés. Normalmente duram menos tempo, são mais relaxantes e mais baratas (em torno de U$5).
2) Massagem cambojana
No Camboja, é possível encontrar foot massage em praticamente todos os lugares. Em Siem Reap, é possível encontrar 15 minutos de massagem nos pés por apenas U$1. Fiz todos os dias e foi divino, principalmente depois de bater perna pelos templos de Angkor Wat. Achei que a massagem cambojana nos pés era um pouco mais leve do que a tailandesa.
Também é comum a fish massage, o que considero ter sido uma das piores experiências da minha vida. Não dá nem para descrever a aflição dos peixes “mordendo” seu pé, mas dizem os cambojanos que é uma beleza para remover células mortas. A massagem tem boa aceitação, mas eu passo.
3) Massagem laosiana
No Laos, a foot massage também prevalece. E como o país tem um ritmo próprio, as massagens também entram nessa onda. São bem tranquilas, relaxantes e baratas (por volta de U$5/uma hora).
4) Massagem indonésia
Foi a mais próxima que encontrei das massagens relaxantes que estamos acostumados no Brasil. Fiz algumas em Bali, mas destaco a com óleos corporais. Foi minha preferida. O preço? U$10 por uma hora de massagem.
5) Massagem chinesa
A massagem chinesa é uma das mais antigas do mundo. Em Chengdu, há muitos centros especializados. Foi lá que resolvi fazer algumas massagens. O preço ficava na faixa de U$6-10 por uma hora. Foi a mais intensa e dolorida de todas (e olha que sou bem resistente para a dor), porém foi a única que realmente conseguiu tirar os nós das minhas costas. Recomendo para os fortes.
5 comentários
Olha que publicação bem diferente e legal.
em Chengdu não tive oportunidade para fazer, mas em Shenzhen fiz todos os dias relaxamento em massagem chinesa e tailandesa por uma média de US $15, em HK já fica bem mais caro na faixa dos US $40
E sim massagem chinesa em comparação com a normal tailandesa … essa expressão é vdd = para os fortes.
Abraço Fer
Mesmo com o dólar alto, os U$15 ainda ficam mais baratos que fazer uma massagem boa aqui. Sábado fiz massagem, mas confesso que me deu saudades do chinês. rs. É pesada, mas muito boa (principalmente para as costas).
Em Bora Bora a massagem era baratinha também. Cerca de 150 euros hahahahahahaha
Haha. Vontade de comprar um pacote com 10 e aproveitar essa oferta sensacional rs
Olá Fernanda, gostei muito do seu artigo, gostaria de saber mais, rs mas é tão difícil achar informações asssim, estou planejando passar um tempo por lá, você tem mais recomendações , sugestões?