Se alguém já se deu ao trabalho de ler o tópico “sobre a autora” aqui no blog já percebeu que eu sou muito fã da Amélie. Quem? Amélie Poulain, personagem de um filme que leva o mesmo nome. Para quem caiu no planeta Terra hoje, o filme é francês e de 2001. Amélie é o que costumo chamar de anjo moderno. Quando menina, foi privada de conviver com outras crianças. Ficou órfã de mãe ainda criança e foi criada por um pai esquisito e que não sabia demonstrar sentimentos. Nos dias atuais – e na vida real -, uma criança como Amélie tinha tudo para ter um futuro como o da Christiane F., mas ficção é ficção.
Bom, num certo dia, Amélie encontra uma caixa com brinquedos muito antiga em seu apartamento e resolve procurar o dono e devolver a ele o seu “tesouro”. E, quando ela alcança seu objetivo e vê a felicidade que proporcionou a uma pessoa, decide que sua nova meta de vida será a de ajudar pessoas por meio de pequenos gestos e atitudes, além é claro de curtir os pequenos prazeres da vida.
Por mais que você tenha achado a história bobinha, já adianto que o filme vale a pena mesmo que você deixe no mudo e fique só observando a fotografia. Uma das melhores que já vi até hoje. Abre parênteses – por essas e outras que amo o cinema europeu.
Peço desculpas pela longa introdução, mas se eu não explicasse quem era a Amélie esse post não teria sentido. Ano passado, uma amiga minha teve seus 5 minutos de Amélie e achei a ideia fantástica. Em vez de comemorar o seu aniversário de 26 anos no formato padrão, ela decidiu fazer 26 atos aleatórios de gentileza. Vale a pena ler a explicação aqui No Mundo da Mari. As ações incluíram mandar flores para os colegas de trabalho, presente para a mãe, pizza para o posto policial, carta para os vizinhos, vale presente para estranhos, entre outras coisas bem legais.
E, desde então, venho pensando que faltam Amélies no mundo, embora eu tenha conhecido duas durante minha volta ao mundo. Na maioria das vezes, só reclamamos e não fazemos nada, absolutamente nada para mudar a situação. E, muitas vezes, bastava um pequeno gesto.
Bom, meu aniversário está chegando e ainda não sei se conseguirei organizar algo assim tão legal, mas já decidi algumas coisinhas para 2014.
Atos de Gentileza
1 – Puxar papo pelo menos uma vez por dia com algum amigo
A verdade é que sou péssima nessa história de manter qualquer tipo de relacionamento. Não é porque sou fria, é porque realmente sou muito desligada. Tenho amizades de 20 anos e que só duram até hoje, porque essas pessoas perceberam que esse é o meu jeito. Então, desde que o ano começou, tenho puxado pelo menos um papo por dia com algum amigo.
2 – Convencer mais pessoas a viajarem
Sei que é meio redundante, afinal tenho um blog de viagens, mas o objetivo é realmente provar por a + b que viajar é algo que todo mundo pode fazer. Então, aguardem mais posts “motivacionais” nesse sentido.
3 – Mandar mais cartões postais
Já disse aqui que adoro receber postais, mas ao mesmo tempo lembrei que também não tenho mandado muitos. Então, a partir de agora, decidi que vou mandar mais postais. Aliás, se você quer receber um postal, deixe um comentário aqui nesse post. Depois, entro em contato com você, pego o endereço e mando. Obs – oferta limitada para as 10 primeiras pessoas que comentarem. Update: 10 pessoas já pediram o postal, mas prometo que daqui uns meses abro novamente a oferta.
4 – Dar mais presentes
Entrei numa vibe bem deprê em 2013 depois que dei um presente que eu considerava ultra, mega, legal para uma pessoa e a pessoa foi incapaz de agradecer, mas decidi que isso não pode me afetar. Vou dar mais presentes em 2014, sem esperar nada em troca.
5 – Mais paciência nos comentários
Confesso que não ando aprovando muitos comentários. Na verdade, está me faltando paciência para responder pela enésima vez a mesma coisa. Muitas vezes, aliás, a tal pergunta já está respondida no próprio post, mas a preguiça de certos leitores impera. No entanto, prometi ter um pouquinho mais de paciência e voltar a responder todos os comentários.
6 – Mais paciência com as pessoas que me pedem para trazer só uma “coisinha” quando viajo
Confesso que ano passado eu só informava que estava indo viajar para fora do país quando já tinha voltado. Isso para evitar os pedidos de sempre de “só me traz um perfume do Duty Free”. Mas, esse ano farei diferente e darei uma chance. Só que no primeiro pedido de “me traz um iphone 5s”, a pessoa ficará banida da minha lista.
7 – Curtir mais as coisas “grátis” da vida
Eu já faço isso quase que diariamente com o pôr do sol e agora (com muita dificuldade) tenho tentado fazer com o nascer do sol.
8 – Compartilhar mais posts de amigos
Acompanho alguns blogs e tenho muitos amigos blogueiros, mas ultimamente não tenho compartilhado muitas coisas. Então, é hora de fazer diferente em 2014 e espalhar mais textos bons por aí.
9 – Não participar de mais nenhum concurso
Também é um ato de gentileza, porque sei que fui a “pentelha” no ano passado pedindo votos dos leitores. Participei de dois concursos e perdi os dois. Quer dizer…
10 – Mais sorrisos, mais obrigada, mais por favor, mais amor!
Dispensa explicação.
E você? Qual ato de gentileza pretende espalhar pelo mundo?
66 comentários
Oi Fernanda!!
Sabe que gostei da ideia dos pequenos atos de gentileza??
em 2014 comemoro 30 anos e seria bem legal fazer 30 pequenos atos de gentileza, né?!
maneira a ideia.
Quero meu postal eihn!!
bjs
Sim, seria legal. O meu já tá logo aí e não sei se dará tempo e também seriam mais de 30 atos. rs
Já mandei email pedindo o seu endereço.
Talvez não dê tempo pra mim também, com essa correria absurda que a gente se enfia todos os dias, mas se eu conseguir contar 30 até lá, em maio, já estará de bom tamanho.
Dependendo do que for, vou tentar fotografar e, se não der, eu escrevo relatanto o ocorrido. Postar em algum lugar (Instagram?) também pode ser legal, tentando “contaminar” outras pessoas, vai que…
Já mandei o endereço e aguardo o postal.
Bjs;)
Pois é…de repente só 5 gestos já valem alguma coisa.
Recebi meu postal. Muito show! Gostei mesmo.
Obrigado. 😉
De nada! Que bom que gostou.
“mais paciência nos comentários” – eu tb estava precisando! rs No final do ano comecei a simplesmente copiar e colar o trecho do post onde estava a resposta! rs
Pois é…dai-me paciência…é o que posso dizer no momento.
para ser uma das 10 primeiras já mandarei meu comentario! AMO POSTAIS e só mando para uma pessoa.. =) posso ampliar minha lista!
Já pedi o seu endereço por email.
adorei o post e a motivaçao para meu futuro aniversario! farei 29 anos..e já tentei comprar 101 para fazer antes de casar, engravidar e envelhecer..autora tb estava nas porta dos 30 anos…vou tentar fazer minha lista de boas açoes e mandarei! =)
bjinhos!!
Fico no aguardo.
Ahhhhh eu quero um postal!! Adoroooo!!!! Rsrs beijos
Já pedi seu endereço por email.
Recebi Fernanda!! Amei!!! Muito bom receber postal!! Gentileza 1000!!! Beijos e obrigada!!
Que bom que gostou!
1 -vc pode puxar papo, e ser tirado como loco
2- fala rpa viajar, e te mandam pagar as psgs
3- ninguem mais mandam cartões, é brega!
4- dar presentes e ir a falencia
5- aposto que vc ñ terá paciencia c/ esse coment tb
6- leia o 4
7- dificil achar algo bom gratis
8- só posts de cão e desgraceira ñ dá
9- ah, votei em vc, e ñ achei pentelhagem sua
10- sorrir/agradecer, leia o 1
rsrsrs
Esse é o tipo de comentário que eu nem aprovaria, mas como falei ali no texto que procuraria ter mais paciência, aprovei. Bom, esse seu comentário prova o que eu disse – faltam Amélies no mundo. Enquanto pessoas acharem que você é louco por tentar fazer uma gentileza, o mundo continuará do jeito que é. E ao meu ver, isso não é bom.
Não entendo porque o ato de mandar um postal, uma carta ou algo que possa trazer felicidade a uma pessoa, seja uma coisa brega. Essa foi a parte que realmente me chocou.
E sim, vou continuar sorrindo e agradecendo e pedindo por favor, mesmo que o resto do mundo ache que eu sou retardada. Não estou nem aí.
Várias pessoas já pediram postal nesse comentário. Entendo que somos uma legião de bregas.
fui hipocrita c/ meu comentario!
mandei um postal do vaticano pra minha mãe e prima, comprei chaveiros, macarrão, bebidas pra distribuir…(só a parte de votar e pedir pros meus amigos votarem em vc que foi verdade)!
alem dos postais, vcs precisam tomar um chá! tb trouxe pra dar de presente!
*pena que ñ compreendeu a piada, que vc achou de mal gosto!
(ñ precisa postar, nem responder essa coments, ja que vc procura ser uma amelie poulain!
Desculpa, mas realmente não entendi a ironia e acho que não fui a única. Ah! E obrigada pelo seu voto e de seus amigos.
Espero que todos os seus amigos leiam esse comentário e nunca mais te deem um presente com o argumento de que “irão à falência”.
Mais brega que mandar cartão postal é tecer um comentário inútil como esse. E difícil é achar gente gentil, não diversão grátis.
Um abraço.
Faço tanta coisa boa de graça que fiquei até chocada. Mas realmente, gentileza infelizmente anda em baixa. Ainda bem que ainda tem gente que pensa no próximo, senão o mundo estaria perdido.
eles leem, sempre recomendo pra eles esse blog!
agora, vou recomendar um tal de finestrino, que gostei tb!
outro abç!
Ótimo texto Fernanda!!!
Vou ficar esperando meu postal hein!! xD
Parabéns pelo blog!
Murilo Pagani
Já pedi o endereço por email.
Uhuu!!! Já recebi meu postal Fernanda!!
Muito obrigado, curti muito…
Valeu
😉
Que bom que gostou, Murilo!
Eu quero cartao postal! Também adoro 😉
Beijos
Já pedi seu endereço por email.
Recebi!! Que rápida!! 🙂 Adorei, obrigada! :**
Que bom que gostou.
Eu quero um postal 🙂
Já pedi seu endereço.
Boa ideia!! Já é da minha natureza ser meio assim, gentil até demais com as pessoas, mesmo com aquelas que não são tão legais comigo. Achei interessante a proprosta de sua amiga!
Ah, adoro receber cartões postais (ninguém manda mais).
Vai receber agora 🙂
Adorei a idéia! Quem sabe tb não coloco em prática no meu próximo aniversário?
Quero um postal o/
🙂
Já pedi o endereço para você por email.
Olá Fernanda…a ideia do aniversario é ótima mesmo, faço niver agora em janeiro também, logo não sei se dará tempo, mas valeu a dica.
2014 seria o ano da minha volta ao mundo, ano passado vim aqui no blog fazer alguns questionamentos sobre isso, mas quem sabe não será? 2014 será um ano de poucas viagens, para eu economizar para a minha volta ao mundo, pois continuo juntando grana para não depender de ninguém quando voltar e durante a viagem.
Logo se tiver grana, pretendo fazer apos a Copa ou no final do ano, vamos ver….essa mudança do IOF e dolar nas alturas tá dificultando a realização do meu ano sabático.
Quanto as minhas coisinhas o maior desafio é ter paciência e compreensão no modo geral…
Abraço, ótimo 2014 p você e sempre que tenho tempo no trabalho, dou uma espiadinha no seu blog….
Oi Lili,
De repente ainda dá para você fazer esse ano, mas a esperança (de todos) é que 2015 seja melhor. Vamos ver…
Vamos torcer….assim como você,não gosto de pedir nada a ninguém, porém em se tratando de coisas relacionadas a viagens, a coisa muda…hahaha….Cadê o meu postal sendo que outras pessoas depois de mim irão receber ?
Abraço.
Você não tinha pedido no comentário. Achei que não quisesse. Me manda um email com seu endereço, por favor (tá na aba contato o email). Obrigada!
Oi Fernanda!! Adoraria receber um postal seu, também amo receber postais! Quando nos falarmos por email, também posso me comprometer a te enviar uns postais, estou indo para alguns lugares agora no começo do ano !!
Ótima lista, me identifiquei muito com o ítem 1 (também tenho amizades até hoje porque as pessoas entenderam o meu jeito de ser) e com o ítem 7. Em relação ao ítem 9, descordo, se não participar, nunca vai ter chances de ganhar! 🙂
Oi Rachel,
Problema é que eu não curto perder e vi como é chato ficar pedindo votos. Digo, vi na atitude dos outros. Cheguei até a bloquear umas pessoas que estavam pedindo votos demais e só pensei – não quero ser com eles.
Chegou a tempo dos 10 primeiros. Já pedi seu endereço por email.
Oi Fernanda,
Curti demais os atos de gentileza. É uma ótima maneira de “substituir” as velhas resoluções do começo de ano que as pessoas geralmente não cumprem. E pelo que eu vi acima você já começou muito bem com o ato número 5…
Abraços,
Erick Stengrat
ps: não sei se fui um dos 10 primeiros, mas fico feliz só de saber que 10 pessoas irão receber cartões postais que é um ato que deveria ser mais praticado.
Oi Erick,
Você foi exatamente o número 10. E que bom que tem mais gente curtindo do que achando algo inútil. Vou pedir seu endereço por email para mandar um postal.
Ótimo post, de inspiração! E o comentário inútil? Kkkk só nos resta rir. Bjos e ótimo 2014!
🙂
Oi Fer…
Amelie Pulaim é um dos meus preferidos. Atos de gentileza são sempre necessários… Já fiz alguns atos destes, mas preciso fazer mais.
Fiz minha relação de 2014 e também vou tentar colocar tudo em prática…
Isso aí, Jr.
Você não abriu vagas pro item 8, mas mesmo assim já me candidato hahahaha
Adorei o post Fer!!!
Realmente o mundo precisa de mais gentileza, e ainda mais de pessoas que compreendam estes gestos.
Bjo!
hahaha. Pode deixar que vou compartilhar.
Oi Fernanda,
Acho que esse “problema” com relacionamentos é coisa de aquariana. Tenho amigos que eu amo muito e mesmo assim não tenho paciência de ligar ou ficar conversando pela internet. Também tenho tentado me esforçar com relação à isso.
Quanto à oferta de cartões postais, adoro receber, já estou me candidatando!!!
Com esse nascer do sol de Curitiba fica mais fácil acordar cedo pra aproveitar!!! Confesso que sinto uma certa inveja de quem mora nessa cidade tão bonita!!
E participe de concursos sim! Eu sempre voto no seu blog… Pra mim está entre os melhores!!
Bjs!!
Na próxima rodada lembrarei de você. Nem sei se tenho 10 postais para mandar agora. rs
Pois eu achei sua atitude sensacional. Assim como elogiei demais a Mari pela dela.
Como dizia Ghandy: seja a mudança que quer ver no mundo.
Parabéns. 😉
Obrigada, Marcie!
Fer, perdi a posição dos 10 primeiros, mas é vingança do destino porque ainda não assisti Amelie, acredita? rs Mereço hahahaha
Adorei a ideia dos atos de gentileza. Vou pensar em algo do tipo pra fazer também.
Sobre o item 6, já despejei todo minha raiva contida quando escrevi esse post pro meu blog, não sei se você viu:
http://www.thewaytravel.com.br/2013/11/encarando-o-voce-pode-trazer-pra-mim-de-cada-viagem.html
Mandou bem noas seus atos. Te apoio!
bjs
Não tinha lido, mas achei perfeito. Você acredita que uma vez vi uma pessoa pedindo para um ex-colega de trabalho uma tela de led para o laptop e que só poderia ser carregada na mão para não correr o risco de quebrar? E você acredita que o idiota, ops, colega trouxe? Tem muita gente SN no mundo.
Nossa hahahaha O cara trouxe ainda? rs E é ex-colega de trabalho rs
Enfim, não julgo pq nem sei a relação deles e tal, mas né? Uma tela é sacanagem rs
Muito abuso!
Te espero no Carnaval?
Pior é que o cara trouxe. Tem gente que é bem trouxa mesmo. rs
Vou pra SP um fds antes do carnaval. Te aviso certinho.
Perfeito Fernanda! Ando nessa mesma vibe “fazer o bem” sem esperar nada em troca, até pq o próprio universo (DEUS) se encarrega de trazer coisas maravilhosas qdo decidimos ser positivos, seu post foi mais uma injeção de ânimo !
Obrigada!
Fernanda, adorei o seu post, o mundo precisa mesmo de mais gentileza. Só não concordei com o item de não participar de mais concursos, pois o seu blog merece mesmo vários prêmios.. Quanto ao item 2, pelo menos a mim você já convenceu de que viajar vale muito à pena! Abraços
Oi Greice,
Obrigada pelo incentivo (risos), mas a verdade é que eu não sei lidar bem com as perdas. haha
Adorei o post! Aliás, me identifiquei muito. Também escrevo sobre viagem e um dos meus últimos textos também fala sobre isso. Se tiver interesse, visita meu blog http://vidadeviajante.com
Abração!
Parabéns!
O mundo realmente precisa de mais gentilezas e muitas vezes não é necessário gastar nada para isso.
Ola, realmente lhe parabenizo pelos seus posts. Estou acompanhando a dias e cada um que leio me incentiva mais a viajar.
Obrigado por acrescentar esperanças aos meus pensamentos…
Grande abraço!
Guilherme Camello