O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu é muito bonito, mas admito que gostei mais do lado argentino. Para mim, nenhuma visão do lado brasileiro é equivalente à grandiosidade da Garganta do Diabo. Mas é aquela coisa: gosto não se discute. E também não quero ser responsável por criar muitas expectativas nas pessoas, porque expectativa em excesso só atrapalha.
Se você tiver tempo sobrando, vá nos dois lados e faça sua comparação. Talvez você prefira um lado, talvez ame igualmente os dois. Bom, até hoje não conheci ninguém que não tenha ficado impressionado com as Cataratas.
Para chegar no lado brasileiro, você pode usar exatamente os mesmos meios de transporte que usaria para ir para o lado argentino: carro, táxi, ônibus ou transfer. Aliás, se estiver de carro ou táxi e não for fazer o passeio do Macuco Safári, dá para ir nos dois lados no mesmo dia (eu começaria pelo lado argentino).
O lado brasileiro é menor e não tem tantas trilhas como o lado argentino. Logo que você entra no parque, você já é direcionado para um ônibus de 2 andares que percorre uns 10 km até finalmente chegar nas Cataratas. Aí você faz uma breve caminhada e pronto! É água para tudo que é lado.
Uma coisa é certa: é no lado brasileiro que você tem mais interação com a água. Você pode ir andando por duas passarelas e tomar um banho (literalmente) com a água das cataratas.
Tem arco-íris e borboletas nos dois lados
Outra coisa que me falaram é que o restaurante do lado brasileiro é muito melhor que o restaurante do lado argentino. Não tive a chance de comer lá, mas vi que esse restaurante tem uma visão privilegiada das Cataratas.
Mas, porém, todavia, contudo… se você só tiver tempo/dinheiro para visitar um lado, foi o lado argentino que fez meu coração bater mais forte.
15 comentários
Olá, Fernanda.
Foz do Iguaçu é muito especial para mim. Foi a primeira viagem. Não esqueço de como as cataratas são fabulosas. É uma emoção que as palavras que não conseguem descrever. Visitei os dois lados e gostei mais do lado argentino, apesar que o lado brasileiro é realmente muito bonito. Acredito que ambos se completam. Um grande diferencial no lado brasileiro é que pode se ver os quatis à vontade, já no lado argentino, eles dificilmente aparecem. E ao lado do parque brasileiro, tem o Parque das Aves, que vale uma visita.
Foz vale tanto do lado brasileiro quanto do argentino. É uma experiência de vida.
Abraços.
Oi Adriano! Concordo com você que as cataratas são fabulosas. Quanto aos quatis, é que eu tenho pavor deles, mas realmente, eles aparecem em maior quantidade no lado brasileiro.
Também acho que as pessoas devem visitar os dois lados. Eu acho o lado argentino mais bonito e, apesar do contato menor com a água, não tem nada mais lindo que a garganta do diabo.
Para mim, não tem nem como descrever com palavras a garganta do diabo. É surreal!
Não tive oportunidade de conhecer o lado argentino quando fui. Fui no inverno, então o lado brasileiro estava transbordando de água, é lindo, mas é tanta tanta água que ficou difícil acessar alguns trechos como a passarela. Então tenho vontade de voltar algum dia à Foz no verão também para ter uma ideia como é nesse período e aproveito para conhecer o lado argentino!
Quanto ao restaurante brasileiro, é SENSACIONAL! Uma das melhores comidas que experimentei na viagem (e olha que eu comi um bife chorizo na Argentina no dia anterior), apesar de ser um pouco carinho, no entanto, você paga um preço fixo e come o quanto aguentar! hahah
Da primeira vez que eu fui tinha muita água. Agora em maio não estava muito cheio. Ouvi falar mil maravilhas do restaurante brasileiro. Preciso comer lá. hahaha
Não tive oportunidade de conhecer o lado argentino, pois estava com a minha mãe e ela não consegue caminhar muito (me avisaram antes que as passarelas argentinas são mais longas). Almoçamos no restaurante de lá mesmo e eu achei bem bom… Enfim, sempre recomendo a visita às Cataratas, e creio que vale a pena não importa o lado!
Bjao!
Sim, as trilhas da Argentina são mais longas. Os dois lados são bonitos e fico chocada quando escuto pessoas falando que foram para a Foz e não tiveram tempo de visitar as Cataratas. Aff!
Realmenre ambos são lindos, mas pra mim a melhor experiencia foi descer de rafitng pelo lado brasileiro (fui também no barco argentino que entra nas cataratas) mas não tem preço o final do trajeto do rafting quando podemos pular do bote, e principalmente no calor do verão! Parabéns pelos post! tô copiando umas dicas pois vou fazer peru-bolivia-chile e seus “perrengues” estão me ajudando! 🙂
Ai que invejinha de Peru – Bolívia e Chile.
Oi Fernanda,
Para visitar os dois lados, tem de sair do parque e voltar a entrar? Como funciona?
Bjs,
Joana
Sim. Cada entrada é em um país e são separadas.
Ola Fer,
finalmente fui a Foz de Iguaçu. Amei o lado Brasileiro… daqui a uns meses vou responder qual o lado melhor….
Não deu para visitar tudo kkk … mas obrigado pelas dicas mais uma vez…
abraço
Oi! O lado brasileiro é lindo também. Tem muito arco-íris.
Oi!
Fui pra Foz do Iguaçu recentemente, e fui só no lado brasileiro. Mas confesso que os dois lados são bonitos! Só não almocei no restaurante de lá, porque meus primos que foram comigo se assustaram com o preço. Comi um sanduíche lá! Voltaria pra lá, e também iria no do lado argentino.