Home Destinos NacionaisParanáFoz do Iguaçu Passeio por Itaipu

Passeio por Itaipu

por Fernanda

O passeio por Itaipu foi um dos mais legais que fiz em Foz do Iguaçu. Estive lá no dia 17/10/15 e a hidrelétrica ainda estava em greve. Sendo assim, só consegui fazer o passeio panorâmico. Primeiramente você é encaminhado para o “cinema”, onde assiste um vídeo sobre Itaipu. O vídeo dura uns dez minutos e é bem interessante, mostra resumidamente a história de Itaipu e como ela foi importante para a cidade de Foz do Iguaçu.

Itaipu em tupi significa “a pedra que canta”. O tratado de Itaipu entre Brasil e Paraguai foi assinado em 1973 e a construção começou em 1975. Até então Foz do Iguaçu era uma cidade de 20 mil habitantes. Com a chegada dos trabalhadores da Itaipu, a cidade cresceu e em dez anos quintuplicou seu número de habitantes.

Em 1978, o desvio do rio Paraná é feito e Itaipu passa a ser uma realidade. A barragem começa a ser construída e os trabalhos são finalizados só em 1982. E no dia 5/11/82 os presidentes do Brasil (João Figueiredo) e do Paraguai (Alfredo Stroessner) inauguram oficialmente a maior hidrelétrica do mundo acionando o mecanismo que levanta as comportas do vertedouro. Mas a história ainda não acabou. Itaipu terminou mesmo em 2007, ano em que passou a operar com potência máxima. Hoje 15% da energia elétrica do Brasil e 80% da do Paraguai vem da Itaipu. Ah! E nós compramos a parte que o Paraguai não utiliza.

Se a história impressiona no filme, imagina ao vivo. Você é então direcionado ao ônibus panorâmico. Cada ônibus tem um guia, que faz o tour em três línguas (português, espanhol e inglês) numa espécie de tradução simultânea. O guia do meu ônibus era o João Luiz (excelente guia, por sinal).

O ônibus segue em direção ao mirante do vertedouro e esse foi o ponto alto da minha visita: fui premiada com ele aberto. Tal feito acontece menos de 20 dias por ano, de acordo com o guia. O volume da água impressiona. Para você ter ideia, o volume liberado por segundo quando o vertedouro é aberto equivale a 5 vezes o volume de água das Cataratas do Iguaçu.

O vertedouro aberto

O vertedouro aberto

Muita água

Muita água

A segunda parada é no Mirante Central, onde podemos ter uma visão panorâmica da barragem.

Itaipu

Vista panorâmica de Itaipu

Depois, o ônibus segue viagem pelos condutos forçados. Há até uma fronteira simbólica entre os condutos.

Itaipu

Os condutos

Como o vertedouro estava aberto, fui premiada com mais uma vista incrível: passamos por cima da barragem e pudemos ver a água sendo escoada.

Itaipu

Simplesmente incrível!

A última parada é o Porto Kattamaram, de onde saem os barcos para o Lago de Itaipu. Caso queira, você pode ficar por lá e voltar com um dos ônibus do porto.

Porto

Porto

Uma dica para as mulheres: prendam os cabelos se forem no andar superior do ônibus panorâmico. Venta muito durante o passeio. No fim, metade do meu cabelo era nó e a outra metade também.

Informações sobre a represa:

Site oficial: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes

Ingresso: R$27 (adultos), R$13,5 (meia-entrada). Preços praticados em outubro/15.

A Itaipu (lado brasileiro) fica na Av. Tancredo Neves, 6702. Foz do Iguaçu, Paraná.

O local possui estacionamento. Se você não estiver com carro pode comprar um traslado ou ir com transporte público (ônibus).

As visitas panorâmicas acontecem a cada trinta minutos e duram em média noventa minutos.

Veja todas nossas dicas de Foz do Iguaçu

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário