Home Destinos InternacionaisEuropaGrécia Ilhas de Paxos e Antipaxos na Grécia

Ilhas de Paxos e Antipaxos na Grécia

por Fernanda
ilha de paxos na grécia

Sem dúvida, a ilha de Paxos na Grécia é um paraíso ainda não tão explorados pelos brasileiros. Além disso, na mesma viagem você ainda pode conhecer a belíssima ilha de Antipaxos. Essas duas ilhas ficam nas ilhas jônicas, certamente meu arquipélago favorito no país.

Ilhas Jônicas


A ilha jônica mais famosa é a Ilha de Zakynthos, famosa por causa da Navagio Beach, aquela praia com o navio encalhado e aquele tom inacreditável de azul neón. Contudo as ilhas jônicas oferecem muito mais beleza para os nossos olhos. Você pode conferir um pouco dessa beleza na série da Netflix chamada “O Maestro e o Mar” que foi gravada em Paxos, por exemplo.

Paxos

Onde fica a ilha de Paxos na Grécia

Como já disse anteriormente, Paxos fica nas ilhas jônicas, mais precisamente ao sul de Corfu. Só para ilustrar no mapa: procure por Gaios. É aí que fica a ilha de Paxos.

Mapa ilhas jónicas. Corfu no norte e Zakynthos no sul

Como chegar na ilha de Paxos na Grécia

Para chegar em Paxos a única opção é via ferry. O aeroporto mais próximo é de Corfu e você pode pegar um ônibus lá mesmo que vai até o porto de onde sai o ferry.

Pesquisando online encontrei a empresa Kamelia. Mandei email para eles (em inglês), me responderam super rápido e acabei comprando o bilhete conjugado (ônibus aeroporto + ferry) pelo site. Custou 23 euros.

Outra opção é chegar de ferry vindo de outros países, como a Albânia que faz fronteira com a Grécia ao norte, por exemplo.

Dica para economizar nas compras internacionais

Dica: se quiser evitar o pagamento do IOF dá para pagar ou direto com o cartão da Wise ou cadastrando o cartão da Wise no Paypal. Assim, a cobrança já vem em euros e você evita pagar o IOF do cartão + a conversão do valor de dólares para euro + o spread.

Se acaso não tiver ainda conta na Wise, pode usar esse LINK DE INDICAÇÃO. A primeira transferência em um valor de até R$3.000,00 fica livre da cobrança de tarifas e dessa maneira o câmbio fica mais favorável.

ilha de paxos na grecia
Gaios em Paxos na Grécia

Evidentemente para essa estratégia funcionar você tem que carregar o seu cartão da Wise com euros. Recomendo, viu? É uma boa estratégia para economizar. Foi assim que consegui economizar bastante comprando as passagens, bilhetes de ferry e até mesmo pagando os hotéis antecipadamente. O Booking agora está permitindo o pagamento antecipado em várias acomodações.

Isso facilita tanto no planejamento como na própria segurança, afinal não é bom e muito menos seguro ficar carregando muito dinheiro em espécie.

A marina de Gaios

Falemos da história da ilha de Paxos na Grécia

Senta que lá vem história, afinal é praticamente impossível falar de Grécia sem mencionar a mitologia grega. Sendo assim, diz a lenda que Posseidon (o Deus do mar) decidiu separar Corfu com seu tridente a fim de criar um novo lugar para apreciar da companhia de Anfitrite, a sua amada.

Foi aí que nasceu Paxos. Uma ilha que nasceu de uma paixão e certamente me deixou apaixonada também pelas praias incrivelmente lindas.

ilha de paxos na grécia
Paxos

Quantos dias ficar na ilha de Paxos na Grécia

A ilha não é grande, mas é uma delícia para quem quer descansar e curtir as lindas praias, então eu diria pelo menos 3 dias, porém se ficar 5 dias não se arrependerá.

Eu fiquei 5 dias e gostaria de ter ficado mais. Muita gente nem chega a se hospedar na ilha, pois faz o passeio de 1 dia a partir de Corfu. Eu recomendo ir e se hospedar uns dias na ilha porque vale muito a pena.

Centro de Gaios

Onde se hospedar em Paxos

Como os barcos chegam no porto de Gaios, minha recomendação com toda a certeza é ficar em Gaios mesmo. Além de ter um centrinho super charmoso e agradável tem fácil deslocamento para muitas praias e também aos barcos que vão para Paxos.

Ali no centro há ótimos restaurantes, bares, lojas, sorveterias e mercados. Você pode fazer tudo a pé. A vila é muito segura.

Centrinho de Gaios

Boas opções de hospedagem em Gaios

Embora todos recomendem o aluguel de carro em Paxos eu diria que não é priordial. Tem um ônibus que circula por Gaios e vai para as outras vilas e há muitas praias que podem ser visitadas a pé e/ou de bicicleta se você tiver disposição.

Gosto sempre de reforçar esse ponto que é possível conhecer determinados lugares sem carro, pois muita gente me escreve dizendo que ou não sabe dirigir ou tem medo de dirigir no exterior ou que vai encarecer muito o orçamento da viagem.

A opção de hotel mais concorrida em Gaios é o Margina Residence (RESERVE AQUI). Como é um hotel pequeno e familiar está sempre lotado. Reserve com antecedência. É fácil entender porque é o mais concorrido de Gaios. A vista das varandas dos quartos é linda demais. Ele fica de frente para o mar.

Margina Residence

Como ele estava lotado quando fui, acabei ficando no Harry’s Studios 1 (RESERVE AQUI). Não é bem um hotel. São apartamentos bem equipados (tem até uma mini-cozinha) e o proprietário Spyros é um amor de pessoa. Faz o possível e impossível para te ajudar.

Harry’s Studios 1

Além disso, o quarto é super espaçoso, com uma limpeza impecável e o valor é justo considerando as comodidades do apartamento.

A saber: há muitos gatos na propriedade (extremamente normal na Grécia) e os bichanos ficam soltos pela propriedade. São super dóceis, mas o Spyros alertou que alguns deles gostam de entrar nos quartos, então era para manter as portas e janelas fechadas caso não quisesse a cia deles.

Deixei minha avaliação do Harry’s Studios 1 lá no Booking, porque de fato uso os serviços que recomendo aqui.

O quarto que eu fiquei no Harry’s Studios 1

Antipaxos: a ilha mais bonita das Jônicas

Antipaxos é um daqueles lugares que você chega e pensa – não é possível que esse lugar exista. Surreal de lindo – mesmo!
Há táxis aquáticos que saem de meia em meia-hora (ou até antes quando os barcos lotam). Em setembro/22 paguei 20 euros. Esse preço já inclui o retorno para Paxos.

Pergunte para o barqueiro quais são os horários de retorno. Na volta, você pode voltar com qualquer barco. Além disso, caso queira também é possível alugar um barco privativo e fazer os passeios por conta.

Barcos que vão para Antipaxos

A saber: há várias praias lindas espalhadas na região, mas com o táxi aquático você tem acesso a duas praias com estrutura. São elas: Vrika e Voutomi.

Posto que as duas praias são lindas, eu recomendo visitar as duas. Preferencialmente uma por dia, mas caso não consiga segue abaixo dicas de como visitar as duas no mesmo dia.

Voutoumi

Voutoumi é a segunda parada do táxi áquatico, porém preferi colocar primeiro porque se você só tiver um dia para visitar as duas eu acho melhor descer primeiro em Voutoumi.

A praia é de pedrinhas, portanto é primordial levar uma sapatilha de neoprene.

Eu recomendo descer nessa praia antes, porque a maioria dos turistas fica na primeira parada do barco. Então, se você chegar cedo em Voutoumi fica com uma praia praticamente exclusiva.

paxos

O lugar mais badalado de Voutoumi é o restaurante Bella Vista que fica no alto do morro e tem uma vista incrível de Antipaxos. Infelizmente já estava fechado quando eu fui (final de setembro). Me falaram que depende muito do rumo da temporada, mas geralmente ele abre de junho até a 1a quinzena de setembro.

Se conseguir almoçar lá, aproveite e aprecie a linda vista. Se não conseguir, saiba que há um outro restaurante na parte baixa. Eu acabei comendo lá. Sinceramente, achei caro e com uma comida bem mais ou menos.

Esse restaurante “pé nas pedras” também aluga as cadeiras que ficam ali na praia.

Voutoumi – Antipaxos

Vrika

Vrika é a primeira parada do táxi aquático. A maioria dos turistas desce nessa praia. A vantagem de Vrika em relação a Voutoumi é que ela é de areia (coisa rara na Grécia).

Vrika – Antipaxos

A saber: não precisa pegar o táxi aquático no deslocamento entre essas duas praias. Existe uma trilha interligando as duas. Dá mais ou menos uma meia-hora de caminhada (bem tranquila) e com vistas maravilhosas ao longo do caminho. Depois é só pegar o táxi aquático quando for para voltar para Paxos.

Eu saí andando de Voutoumi. É só seguir a estradinha que vai contornando o mar. Ela é mais alta porque você vai subindo o morro. Na dúvida, é só colocar no GPS do celular.

Como eu disse anteriormente não conseguir ir no famoso restaurante Bella Vista, mas consegui uma vista tão incrível quanto do outro lado, fazendo esse percurso entre as praias.

A vista da caminhada entre Voutoumi e Vrika
Fim da trilha entre Voutoumi e Vrika

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário