Home Destinos InternacionaisEuropaGrécia Skopelos: a ilha de Mamma Mia

Skopelos: a ilha de Mamma Mia

por Fernanda

A ilha de Skopelos ficou mundialmente famosa após ter sido locação do filme “Mamma Mia” que teve algumas cenas gravadas por lá. Sim, a icônica igrejinha do casamento da Sophie existe.

Entretanto quero deixar bem claro aqui que Skopelos tem muito mais a oferecer do que o que foi mostrado no filme. Eu já conheço 8 ilhas gregas e Skopelos está empatada com Kefalonia na minha preferência. A ilha é um charme e espero te convencer a incluí-la no teu roteiro de viagem à Grécia.

ilha skopelos
A linda ilha de Skopelos também tem suas igrejas

Ilha Skopelos: onde fica e como chegar

A ilha está localizada no complexo das Espórades, no mar Egeu. Ao todo, o arquipélago tem mais de 20 ilhas, todavia apenas 4 são habitadas: Skiathos, Skopelos, Alonissos e Skyros.

Para chegar lá, o jeito mais prático e rápido é pegar um voo saindo de Atenas até Skiathos. O voo é muito rápido (dura apenas 25 minutos). E de Skiathos pegar um ferry para Skopelos. A viagem entre as ilhas tem duração de apenas 40 minutos se você descer em Glossa (que fica a 40 minutos de carro do centro) ou de 2 horas se você descer no porto do centro de Skopelos (minha recomendação).

Ferry

Na ida peguei um voo da Sky Express e na volta um da Aegean Airlines (que é a mesma empresa da Olympic Airlines). Tem muita gente que não recomenda a Sky Express, mas peguei 5 voos com eles e tive um total de ZERO problema. Sinceramente, escolha a companhia que tenha o melhor horário e o melhor preço.

Avião da Sky Express

Além disso, a Aegean é super chata com as malas de mão. Eles pesam e se estiver fora dos 8 kg permitidos para embarcar no avião eles fazem você despachar. Em contrapartida, a Sky Express é muito mais tranquila nesse ponto. Fica a dica!

Ilha Skopelos: quando ir

Cada grupo de ilhas possui a sua particularidade, no entanto, de maneira geral a melhor época para ir para as ilhas gregas é durante a 2a quinzena de maio até o fim de setembro.

Abril é tudo muito morto e alguns hotéis ainda nem abriram porque não está calor o suficiente. Outubro para as ilhas Espórades também não é um mês bom porque as temperaturas já estão caindo e muita coisa já fechou.

Hovolo Beach

Escolha quando ir

ilha skopelos

Para economizar: 2a quinzena de maio e 2a quinzena de setembro. Desvantagens: pode não estar tão calor, pode pegar uns dias de chuva e se for em maio a água estará bem gelada.

Tempo bom e ilha não tão lotada: junho. É um mês ótimo, a água ainda estará gelada, mas já estará calor. Preços bons para hospedagem.

Tempo bom, temperatura da água “aceitável” (gente, não adianta, a água é gelada só que melhora se estiver bem calor): julho. Espere a ilha bem cheia e os preços de hospedagem mais caros.

Altíssima temporada: agosto. Evite. Embora seja bem calor e a água esteja gostosa, é tudo muito lotado e muito caro.

Skopelos combina com…

Antes de mais nada recomendo visitar tanto Skiathos como Skopelos. Embora Skopelos seja no todo muito mais interessante, Skiathos também tem praias muito bonitas, especialmente a Lalaria Beach. Vale a visita. Ah, e eu começaria com Skiathos até por ser lá que o voo chega. Faz mais sentido. Fique uns 3 dias em Skiathos e depois vá para Skopelos.

Skopelos Town

A ilha também combina com Atenas e com as outras ilhas do complexo das Espórades: Skyros e Alonnisos.

Quantos dias ficar em Skopelos?

Skopelos: vista do hotel Denise que me hospedei

Sou suspeita porque amei a ilha, mas diria que pelo menos 5 dias seria o ideal. Eu fiquei 7 e gostaria de ter ficado mais uns dias. Agora em 3 dias (alugando carro) você consegue conhecer as principais praias da ilha. Fica corrido, mas dá.

Ilha Skopelos: hospedagem

Minha recomendação é ficar no centrinho que eles chamam de Skopelos Town. Pensando em praticidade, quanto mais perto do porto você ficar mais fácil será o seu deslocamento entre as praias e o seu acesso a pé às lojas e restaurantes.

Eu achei que a ilha tem uma vibe meio Santorini, mas sem as igrejinhas de teto azul. Não que isso tire o charme de Skopelos (pronuncia-se Skó-pe-los). Ela é uma ilha diferenciada porque é bem verde, algo que não é muito comum na Grécia. E igrejinhas também não faltam por lá.

A parte baixa de Skopelos Town

Onde eu fiquei: Denise Hotel

Mas voltando para a hospedagem. Eu fiquei em um hotel no topo com uma vista de milhões. O nome é Denise Hotel (RESERVE AQUI).

Amanhecer da varanda do hotel Denise

O hotel é simples, antigo, mas bem limpo. Se você for chato com toalhas, já adianto que as do hotel estão bem gastas. Melhor usar a sua de praia (recomendo que leve uma porque irá precisar para as praias).

O que faz a diferença no hotel são os proprietários que fazem o possível e o impossível para te ajudar. Até vale a pena por 1 ou 2 noites (pela vista), porque é perrengue subir as escadas na volta para o hotel. Mesmo que você alugue um carro, não recomendo ficar descendo para o centrinho de carro porque o estacionamento do porto que é gratuito está sempre lotado.

Eles ainda oferecem um transporte gratuito de e para o porto no dia da sua chegada e partida. Nem precisa alugar carro com antecedência. Eles indicam umas locadoras de veículos que possuem preços melhores que os da internet (principalmente pagando em dinheiro).

Ah, o hotel ainda tem uma piscina. Paguei 45 euros pela hospedagem (sem café da manhã). Mês de referência: setembro/22.

Quarto simples, mas com ar-condicionado, frigobar e uma vista incrível.

Onde eu fiquei: Hotel Antonios

Depois, fiquei no Hotel Antonios (RESERVE AQUI), que embora tenha o nome de hotel na verdade aluga estúdios e apartamentos. A localização dele é perfeita. Muito perto do porto (em linha reta) e em uma rua paralela à principal. Muito simples, mas bem limpinho.

Fiquei no estúdio térreo de vista do jardim (quarto 2). Foi o que me pareceu mais bonitinho olhando pelas fotos do Booking. A saber: nas avaliações do Booking a Fernanda sou eu. Além de eu pagar pelas hospedagens eu só indico o que realmente acho aceitável, por isso também acho válido pontuar que os banheiros na Grécia são um pouco estranhos.

E olha que já fiquei em hotéis bem mais caros e o padrão é o mesmo: ou é um meio box ou é uma cortina que inevitavelmente acaba molhando o banheiro (mas pelo menos tem um ralo perto) ou é um banheiro sem box. No começo assusta, mas dá tudo certo no final.

Hotel Antonios

Por fim:

1 – O hotel não tem recepção, mas a responsável mora no prédio. É bom dar uma ligada antes (o inglês dela não é dos melhores, mas ela faz o impossível para se explicar) e avisar que horas pretende chegar. E, quando chegar, ligar novamente.

2 – Tem lugar para estacionar e é gratuito.

3 – Eles fazem uma limpeza diária.

4 – Embora a rua do hotel seja bem escura, ressalto que a ilha é SUPER segura, então pode andar sem medo de noite mesmo que em ruas ermas. Eu estava sozinha e não senti medo em nenhum momento. Fica bem atrás do restaurante The Muses.

Ilha Skopelos: como se locomover

Aluguel de Carro

A ilha não é grande, mas também não é minúscula. Não há muita informação sobre ela em português, mas nos fóruns gringos já tinha lido que não é primordial alugar carro na ilha e concordo.

Aliás, não sei como os brasileiros ainda não descobriram essa joia grega. A ilha é linda, mais barata que as ilhas mais famosas e ainda tem fácil deslocamento.

Sem dúvida o carro traz comodidade e você pode conhecer quantas praias quiser ao longo do dia. Uma observação: os carros mais baratos na Grécia são muito simples. Eu aluguei um por 3 dias e não tinha nem conector usb. Então sugiro levar carregador de celular para colocar no cinzeiro.

Ônibus

Mas, para quem está viajando sozinho ou não pode alugar um carro, saiba que as principais praias podem ser acessadas de ônibus. O terminal fica ao lado do porto. Basta ter disposição para caminhar um pouco para chegar nas praias.

A passagem é muito barata (entre 2 e 3 euros) e o ônibus faz uma rota única e vai parando nas principais praias.

Uma dica que a proprietária do hotel Denise me deu foi tirar foto dos horários da volta. Repasso para você. Além disso, tenha em mente que o ônibus é relativamente pontual, então não se atrase. Outra coisa chatinha é que pode ser que você não vá sentado no ônibus. Dependendo do horário ele fica bem lotado. Mas lembre que custa MUITO menos que alugar um carro.

Dica: o ônibus não chega na igreja do casamento da Sophie. Mas todas as agências locais vendem esse passeio, então segue não sendo obrigatório alugar carro para se locomover em Skopelos.

Ônibus que percorre as praias de Skopelos

Passeios

Caso não alugue carro, sugiro (de verdade) que você compre o tour da Mamma Mia com antecedência. O ônibus é pequeno e dependendo da época do ano pode ser que você não consiga fazer o passeio no dia que deseja.

Ilha Skopelos: preços

Apesar de ser uma ilha, digamos, mais isolada, os preços são bem razoáveis. Eu paguei no mês de setembro/22, uma média de 40/45 euros por noite nos locais que me hospedei. Não tinha luxo nenhum, mas os lugares eram bem limpos e me atenderam super bem.

A ilha tem restaurantes maravilhosos, mas como em toda a Grécia você pode fazer lanches por 5 euros ou gastar 50 euros ou mais em um jantar.

Lojas de Skopelos Town

Onde comer em Skopelos Town

Eu comi em vários restaurantes, mas indico demais o Alexander Garden e o The Muses. Os preços acompanham a qualidade. Claro que depende do que irá pedir, mas espere gastar entre 20 a 40 euros por pessoa. O Alexander é um pouco mais barato. O The Muses é um pouco mais requintado e tem pratos mais caros.

Restaurante The Muses

Dica: se estiver calor, reserve uma mesa perto do horário do pôr do sol e jante à beira-mar no The Muses.

Dica 2: é comum nos restaurantes eles servirem pão ou outro tipo de couvert e cobrarem por isso. Em alguns, se você não comer, eles não cobram. Em outros eles cobram independente se você comeu ou não. Também é comum em muitas tavernas (restaurantes) eles oferecerem um pequeno mimo ao final da refeição (uma sobremesa grátis ou um licor digestivo, por exemplo).

Alexander Garden

Ilha Skopelos: praias

A saber: eu não vi praias feias na ilha. Todas, absolutamente todas as praias que conheci eram bonitas e algumas eram maravilhosas. Vou listar aqui as minhas favoritas e se pode ou não ser acessada de ônibus.

Outra coisa importante: as praias, em sua maioria, são de pedrinhas. Ou seja, é imprescindível que você compre uma sapatilha de neoprene. Vende aqui no Brasil ou em qualquer birosquinha lá das praias por 10/15 euros.

Praia Armenopetra

Panormos

Panormos é uma praia bem tranquila (sem ondas) e com boa estrutura. Tem beach clubs. Geralmente paga-se 10 euros pelo combo 1 guarda-sol + 2 cadeiras de praia. Dependendo da época do ano, alguns beach clubs flexibilizam essa taxa pedindo apenas uma consumação no local.

Se dinheiro não for um problema, fica a dica de um hotel top em Panormos chamado Adrina Resort Spa (RESERVE AQUI).

Panormos fica a 20 minutos do centro de Skopelos e dá para ir de ônibus. Se for de carro, há um estacionamento bem grandinho e gratuito no local. Todavia na alta temporada convém chegar cedo.

ilha skopelos
Praia de Panormos

Milia

Milia é a maior praia da ilha e fica a uns 10 minutos (de carro) de distância de Panormos e 30 do centro. É muito bonita, dá para alugar cadeira e guarda-sol e ainda tem restaurantes. O único porém é que tem poucos lugares para estacionar, então é bom chegar cedo.

A linda praia de Milia

Dá para chegar de ônibus em Milia. A parada fica a 1 km da praia. Na ida é uma descida e na volta uma subida. A água é transparente.

Kastani

Kastani é a praia mais famosa porque foi lá que gravaram algumas cenas do filme Mamma Mia. Há um Beach Bar na praia, o Kastani com uma estrutura enorme. O estacionamento é gratuito. Também dá para para chegar de ônibus, mas tem que fazer uma caminhada de 1 km. No caminho de volta para o ponto de ônibus há uma subida. Não é o fim do mundo, entretanto fica o aviso.

Kastani

Um detalhe: Milia e Kastani são praias vizinhas. Dá para você ir a pé entre elas e ainda tem uma prainha no meio. No dia que eu estive lá a maré estava alta, então só era possível esse acesso passando pela água mesmo.

Hovolo

Hovolo Beach fica depois de Kastani e a uns 40 minutos de carro do centrinho. Se for de carro, dá para estacionar gratuitamente na rua mesmo. Também dá para chegar em Hovolo de ônibus.

E essa é a parte menos bonita de Hovolo

A grande pegadinha de Hovolo é que muita gente não sabe que a parte mais bonita da ilha é justamente a parte que você não consegue ver. Logo após o café Madalaki, virando à esquerda, há uma trilha (na água mesmo). Não se preocupe porque inevitavelmente você verá alguém atravessando por esse caminho.

Começo da trilha

Novamente: é imprescindível usar uma sapatilha de neoprene ou uma papete de trilha. Não vá com chinelo de dedo. A caminhada é pelas pedras (dentro do mar mesmo). É um trecho curto, mas vai levar um tempinho porque tem que cuidar para não pisar em falso.

Vai por mim: vale todo o esforço. Essa parte mais deserta de Hovolo é maravilhosa. Leve água e um lanche, porque lá não tem estrutura nenhuma.

Eu AMEI Hovolo. Fui lá 3 vezes.

Parte sem estrutura de Hovolo

Eu comi tanto no café Madalaki como na taverna que fico ao lado. Não curti muito a taverna, mas o café é ótimo.

Armenopetra

Armenopetra fica a uns 5 km de distância de Hovolo (já quase chegando no vilarejo de Glossa), mas o acesso é só de carro mesmo por uma estradinha de pedra. A praia é linda e não tem estrutura nenhuma. Bem vazia.

Armenopetra

Essas quatro praias ficam na mesma direção, então em um eventual roteiro de carro você pode passar por todas em um dia e escolher uma ou duas para aproveitar o dia, por exemplo.

Agnontas

É uma praia bem pequena, perto de um porto. Na verdade eu indicaria mais para comer em um dos restaurantes na volta de Amarantos (que é muito próxima). Dá para ir de ônibus e a parada serve tanto para Agnontas como Amarantos (10 a 15 minutos de caminhada).

Amarantos

Na verdade, Amarantos não chega a ser uma praia. São cavernas. Você deixa suas coisas nas pedras e entra no mar. É um lugar para levar uma boia ou ficar nadando. Mas o lugar é incrível. Dá para chegar de ônibus. É só seguir em direção à placa Amarantos e depois ir andando pela estrada de terra/pedra.

Não tem sinalização, mas depois de uns 10 minutos você já começa a enxergar o mar e ver uns carros parados. Se for de carro é só estacionar onde achar vaga.

Amarantos

Limmonari

Saí de Amarantos e fui para Limmonari. Chegando lá era uau atrás de uau. Que praia maravilhosa!

Limmonari

Dá para ir de ônibus, mas tem que caminhar uns 15 minutos. Para chegar na praia é uma descida e na volta uma subida.

Se for de carro, tem poucas vagas para estacionar na rua, mas os beach clubs oferecem estacionamento. Eu acabei ficando no Apanemo Beach Bar, só que no dia a parte interna estava fechada para um evento.

Não sei se esse era o motivo, mas o serviço estava bem ruim no dia.

Essas três praias estão na mesma região. Caso queira, também dá para visitar as três no mesmo dia (de carro). De ônibus vai ficar mais complicado por causa dos horários.

Ioannis

Bom, essa é a praia mais famosa da ilha. A icônica igrejinha do casamento da Sophie fica lá. Aqui você tem 2 opções para chegar: carro ou passeio contratado. Se for de carro, eu sugiro ir antes das 10h porque a estrada é BEM estreita e é melhor ir antes dos ônibus ou ir depois das 17h.

Tem pouquíssimas vagas para estacionar (10 no máximo).

Se quiser curtir a praia, tem uma taverna que aluga cadeiras e guarda-sol. A praia é bem pequena.

Vista do topo da igreja

Perivolou

Não tão distante da Ioannis fica a linda Perivolou. O único acesso é de carro mesmo e dá para estacionar atrás do restaurante da praia. Tem estrutura e dá para alugar cadeiras e guarda-sol.

A praia é muito bonita e menos lotada que as outras que citei anteriormente.

Perivolou

Stafilos

Assim, comparada com as outras, Stafilos não tem nada demais. A grande vantagem dessa praia é a proximidade do centro. É a 1a praia que o ônibus para e fica a 5 minutos de carro do centrinho.

Fica o aviso: tem pouquíssimas vagas para estacionar na rua. É melhor comer algo no restaurante e deixar o carro lá.

Stafilos

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário