Roteiro Grécia

por Fernanda

Em setembro de 2022 fiz a minha segunda viagem para a Grécia e inegavelmente notei o mesmo padrão de viagem dos brasileiros: Atenas e as ilhas mais famosas (Santorini e Mykonos). Não sei se isso ocorre por causa dos pacotes da Hurb de 8 dias sendo 4 noites em Atenas e 4 em Santorini ou se é apenas a comodidade de ir para onde todo mundo vai e o acesso é mais fácil.

Na sequência darei dicas para você montar o seu Roteiro Grécia e algumas sugestões de lugares que conheci e gostei muito. A fim de simplificar o seu roteiro, sugiro também ilhas com deslocamento fácil (esse é um grande problema na Grécia – o deslocamento entre ilhas de diferentes arquipélagos). Já detalhei bem esse tópico no Roteiro Ilhas Gregas.

santorini grecia
Santorini

Roteiro Grécia: dicas para montar o seu

Se você está pensando em ir para a Grécia, a primeira dica que eu dou é pensar se quer focar em destinos de praia ou destinos históricos. Se o seu interesse for conhecer as lindas ilhas gregas (são muitas), comece a pesquisar as ilhas que pretende conhecer.

É provável que na hora de montar o roteiro você tenha que tirar alguma ilha porque montar um roteiro Grécia é quase como montar um quebra-cabeça.

Hovolo, Skopelos

Dicas de hospedagem na ilha de Creta: Hotel Royal Sun (RESERVE AQUI); : Hotel El Greco (RESERVE AQUI), Hotel Porto Veneziano (RESERVE AQUI) e Hotel Porto Antico (RESERVE AQUI).

Melhor época para viajar para a Grécia

Se o seu intuito é aproveitar as praias eu diria para ir entre a 2a quinzena de maio até a 1a quinzena de setembro. Com toda a certeza para aproveitar bem e sem muita muvuca eu escolheria o mês de junho ou a 1a quinzena de setembro.

Baixa e Média temporada: roteiro Grécia

Enquanto maio é um mês BEM mais barato, as desvantagens são: a natureza não é uma ciência exata e pode ser que não esteja tão calor. Certamente a água estará bem gelada. Falo por experiência própria: fui em maio e não dava para entrar na água.

Em tempo: a água é sempre gelada, mas em certos meses fica um gelado refrescante (a partir de julho).

viagem kefalonia
Myrtos Beach na Kefalonia

Então, afinal, por qual motivo estou recomendando junho ou a 1a quinzena de setembro? Por causa dos preços. Em junho as crianças ainda estão na escola (último mês do ano letivo), então ainda tem pouca gente viajando. A temperatura já está boa (um calor agradável) e você consegue excelentes preços nos hotéis. A desvantagem: a água ainda está bem gelada, porque recém começou a esquentar.

E a 1a semana de setembro também é boa porque as aulas recém começaram e a temperatura ainda está quente. A desvantagem é que não é tão barato como maio e junho (os europeus ainda dão aquela esticada, na 1a quinzena você ainda vê várias famílias viajando, mas a grande vantagem é que a temperatura da água está aceitável.

Por fim, antes que me perguntem: e o final de setembro e outubro? Se for para as Cíclades (Santorini, Mykonos, Milos, Ios, etc.) até dá. Lá o verão se alonga um pouco mais. Mas saiba que sempre há o risco de chuva ou aquela entrada de uma frente fria.

Por exemplo: estive na Grécia entre 10/09 a 30/09 e peguei ótimos dias de praia em ilhas de 3 complexos diferentes e peguei chuva em apenas 2 dias. Mas nesses dois dias caiu o mundo mesmo. Então esteja ciente que se chover não dá para fazer nada nas praias.

Alta temporada: roteiro Grécia

Eu não recomendo os meses de julho e agosto a menos que você só possa viajar nessas datas. São os meses de alta temporada. As ilhas ficam lotadas, os hotéis praticamente dobram de preço e acredito que a experiência de viagem como um todo fica prejudicada.

Deslocamento entre as ilhas: ferry ou voos

Vou ter que voltar novamente no ponto que o deslocamento entre ilhas de arquipélagos diferentes é praticamente inexistente. Por exemplo: não existe voo direto de Santorini (Cíclades) para Kefalonia (Jônicas). Caso não queira ficar pernoitando em Atenas, escolha ilhas do mesmo arquipélago ou ilhas que são de arquipélagos diferentes, mas que se conectam com ferry para facilitar a sua locomoção.

ilha de creta
Ferry de Creta para Santorini

Outra dica bem importante: você não precisa chegar na Grécia obrigatoriamente por Atenas. Se seu foco é nas praias seria melhor chegar direto em uma ilha para otimizar tempo e dinheiro. Só para exemplificar: Santorini, Mykonos, Creta, Zakynthos, Corfu são algumas das ilhas que recebem voos de outras cidades europeias.

roteiro grecia
Creta

Foi assim inclusive que eu cheguei a primeira vez na Grécia: em um voo de Paris para Chania (Creta). De Creta (Heraklion) peguei um ferry para Santorini. Note que consegui visitar 2 ilhas de 2 complexos diferentes sem passar por Atenas.

Agora se você chegou até aqui por causa do pacote de 8 dias da Hurb, gosta de praias e quer dar uma melhorada “por conta” nessa viagem, a minha sugestão é: tentar alterar o voo da ida ou volta e visitar mais umas 2 ilhas da Cíclades (ou uma das Cíclades + Creta) que está a apenas 2 horas de Santorini (de ferry).

Caso não seja possível mudar o voo, eu – Fernanda – diminuiria o número de noites nesses dois destinos e pagaria do bolso hospedagens em mais uma ou duas ilhas. Em outras palavras, eu aproveitaria a passagem para a Grécia (que é o mais caro) e apenas metade das hospedagens oferecidas pelo pacote. Investiria no resto para dar uma otimizada na viagem.

chania porto veneziano
Entardecer em Chania, Creta.

A saber: eu, Fernanda, ficaria apenas 2 noites em Atenas. Eu ficaria 2 noites em Atenas, voaria para Chania (Creta) e ficaria por lá por 4 dias. De Creta iria de ferry para Santorini e ficaria 2 dias.

Outra opção mais radical para quem quer realmente aproveitar muito bem as praias (e basicamente em outras palavras aproveitar só a passagem Brasil – Grécia e as noites em Atenas) é ficar 1 noite em Atenas e de lá pegar um ferry para Milos ou Ios que são ilhas lindíssimas e mais baratas que Santorini. Depois pegar outro ferry para Santorini e aproveitar o resto do pacote.

Roteiro Grécia: como pesquisar o deslocamento entre as ilhas

Ferry entre ilhas

O melhor site para pesquisar o deslocamento via ferry entre as ilhas é esse aqui: Greek Travel Pages. https://www.gtp.gr/RoutesForm.asp. Ele realmente pega todos os trechos e está sempre atualizado.

O site está em inglês. Em suma, você coloca a cidade que pretende pegar o ferry e depois a cidade que pretende visitar e ele mostra todas as companhias que operam no trecho e seus respectivos horários.

Ferry

Veja qual horário é mais interessante para você e depois entre direto no site da cia para comprar a passagem. Dica: compre direto no site da companhia para não pagar nenhuma taxa entra. Os preços são iguais no site oficial da cia ou em uma loja física.

Ah! Importante. Se depois da compra não vier escrito que você pode embarcar com o bilhete online é provável que você terá que trocar por um bilhete físico em uma das lojas da companhia. Aconteceu comigo com a Seajet. Mas essa troca é gratuita.

A saber: só recomendo a compra antecipada se for viajar na altíssima temporada (julho e agosto). Se for viajar em meses de baixa e/ou média temporada não precisa comprar com antecedência. Pode comprar direto nas ilhas mesmo.

Melissani Cave na Kefalonia

Voos entre ilhas

Como já dito anteriormente, não há muitos voos diretos entre ilhas de arquipélagos diferentes. O que eu faço e dá trabalho é verificar quais são as rotas disponíveis nos aeroportos.

Eu uso a versão gratuita do site https://www.flightconnections.com/. Aí clico no menu, “Airports by country”.

Exemplificando: escolhi o país Grécia e depois o aeroporto de Creta. O site está me dizendo que há voos diários de Creta para Atenas e também rotas sazonais entre maio e setembro que ligam Creta às ilhas de Karpathos, Kos e Rhodes.

Isso já ajuda a ir montando o quebra-cabeça e saber para quais ilhas posso ir com voos diretos.

Como escolher as ilhas

Bom, aí depende muito do seu perfil de viagem, de quanto pretende gastar e do que busca conhecer no país. E já adianto que não é fácil escolher porque se tem um país que tem praias bonitas esse país inegavelmente é a Grécia.

Mas com a finalidade de ajudar vou citar aqui as ilhas que conheci e gostei muito e fogem daquele roteiro “batido” de Mykonos e Santori.

Creta

Creta é a maior ilha da Grécia e se você visitar só essa ilha já ficará bem encantado com o país. Leia mais sobre Creta.

Ilhas Jônicas

Zakynthos é a ilha mais visitada pelos brasileiros por conta da famosíssima “Navagio Beach”, mas com toda a certeza essa é a região que abriga as ilhas mais bonitas da Grécia.

Sugiro fortemente visitar a Kefalonia que foi uma das minhas favoritas na Grécia.

Outras duas ilhas que valem a visita são Paxos e Antipaxos.

roteiro ilhas gregas
Navagio Beach em Zakynthos

Ilhas Espórades

Apesar de a ilha de Skopelos ter ficado famosa mundialmente por causa do filme Mamma Mia, o complexo das Espórades, no Mar Egeu, ainda é pouco explorado pelos brasileiros.

Recomendo visitar as ilhas de Skiathos e Skopelos.

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies. Você concorda com isso? Aceito Leia Mais