Sou apaixonada por cartões postais e não estou me referindo aos pontos turísticos que acabam gerando as fotos, estou me referindo àquela foto impressa que tem um espaço no verso para um pequeno texto.
Lembro daquela época em que as passagens internacionais custavam um rim e que quando uma alma afortunada viajava, a única coisa que eu pedia era um cartão postal, devidamente selado e postado. E aí, seguia-se a rotina de esperar o carteiro. Era uma longa – e dolorosa – espera, até o dia em que ele chegava: meu tão amado cartão postal.
Como eu sempre fui muito curiosa, a primeira coisa que eu fazia era olhar o verso e ler o texto. Como estava a viagem? O que a pessoa tinha feito? O que ela mais tinha gostado? E depois de ler aquelas míseras linhas, eu finalmente virava o postal, olhava a foto e suspirava – um dia ainda terei a chance de conhecer tal lugar.
Guardei muitos – com carinho – em uma caixa. Era a minha caixa de desejos, literalmente, a caixa que eu depositei todos os meus sonhos de consumo, os meus sonhos de viagem.
E não sei em que momento da vida eu perdi a minha força persuasiva e as pessoas pararam de me mandar cartões postais. Mesmo com a toda a tecnologia disponível, ainda sou dessas que não resiste a um envio de cartão postal. Mesmo na minha fase de economia pobreza extrema durante a volta ao mundo, eu sempre dei um jeito para comprar postais.
Lembro que fui praticamente ao êxtase quando encontrei 10 postais por U$1,00 no Camboja. Foi praticamente meu aniversário fora de época. Escrevi um a um, pensei muito no que queria dizer para cada pessoa e ainda levei os postais já escritos para a Tailândia, pois sabia que o correio de lá era mais confiável e barato.
E, mandei dezenas de postais para o Brasil na esperança que as pessoas que iriam recebê-los ficassem tão feliz como eu ficava – e na verdade ainda fico – ao receber um cartão postal. E foram poucas que agradeceram ou comentaram alguma coisa relativa ao cartão postal.
Tudo bem, afinal é só uma foto – nem sempre bonita -, com um pequeno texto no verso. Talvez nem todo mundo se importe ou ache isso a oitava maravilha do mundo ou talvez eu sofra mesmo daquele síndrome de criar expectativas demais, sabe?
O fato é que, no pior dos cenários, eu continuarei a mandar postal para mim mesma, porque continuo me emocionando a cada novo postal que chega na minha caixa do correio. Antes um postal do que contas para pagar, não é mesmo?
15 comentários
hahha q legal, manda seu endereço q na proxima eu te envio um, kkkk, bj
ah! vou adorar receber um postal!
Tb adoro um postal! Antes comprava alguns para ficar para mim e outros para enviar para os amigos e familiares mas faz um tempinho que nem mando mais… Os meus amigos estrangeiros me mandavam tb, mas os brasileiros não!
Eu tinha uma coleção enorme. Quando montava os álbuns colocava os postais no meio. Mas agora nem álbum monto mais. rs
tb amo postais! Para onde ia enviava para o brasil, e raramente recebia algum retorno! No fim so enviava para minha irma mais nova, q chegou uma vez a reclamar q minha letra estava feia, nao desanimei e enviei d tds lugares q fui!
Agora ja faco o contrario, sempre q vou para outro estado aqui no br envio postais para os amigo d la(acredite, sao tao bem recebidos q da gosto)
hahaha. Minha letra também é péssima, mas continuo enviando.
E eu que jurava que estava só nessa paixão por postais! Sempre compro quando viajo para colecionar, e agora que a minha melhor amiga virou comissária, recebo pelo menos 3 deles por mês! Tb acho uma alegria, principalmente quando vem escrito que algo naquele lugar a fez lembrar de mim… é tanta emoção!
Bjus!
Eu bem que queria uma amiga comissária. hahaha
Hehehe… Se eu virar comissaria um dia juro que te mando postais!
Bjs.
Ahhhh quero t mandar um então, pra t deixar bem feliz! =D
Pode me passar o endereço por e-mail? Vou amar escrever!
Blog do Sofá
Loja Kodry
Te mando por email.
Você ainda coleciona postais? Tem um site chamado Postcrossing que é para amantes de postais, como nós. Você pede um endereço, aí vc recebe o endereço com um código e quando o cartão chega ao destino alguem recebe o seu endereço e te envia um cartão. É muito bom chegar em casa e ver cartões na caixa de correio, já enviei e recebi mais de 100 pelo site. Depois dê uma olhada, acho que vc vai gostar.
Obrigada! Amei, amei essa fica de site. Vou olhar sim.
Oi Fernandinha! Hj tive a grata surpresa de ler esse seu texto aqui! Muito bom saber que você guardou o cartão postal com tanto carinho! A vida aqui continua agitada e também com muito mais novidades para te contar! Espero que esteja tudo bem contigo tbm! Seria uma enorme satisfação enviar mais alguns postais para vc! Grande beijo e até o próximo postal!!
Oi Lucas! Quanto tempo. Eu que estou supresa por você ter encontrado esse texto. Guardei sim (ainda tenho ele aqui em casa). Vou adorar receber mais postais. Mande notícias. Beijos.