Home Textos 7 motivos para você viajar sozinho

7 motivos para você viajar sozinho

por Fernanda
viajar sozinho

Viajar sozinho é muito legal. Acredite! Já tinha feito muitas viagens sozinha (principalmente pela Europa), mas foi em 2011 que elevei o conceito de viajar sozinha. Fiz uma volta ao mundo (eu e eu mesma) e em nenhum momento me senti solitária (por mais paradoxal que isso possa parecer). Como sei que muita gente ainda tem medo ou acha que será tedioso, listo aqui 7 motivos para você viajar sozinho.

Viajar sozinho

1) Você viaja quando quiser e para onde quiser

Não precisar conciliar as suas férias com a de outra pessoa é uma vantagem enorme. Você pode aproveitar promoções de passagens aéreas, viajar fora de temporada ou simplesmente viajar quando for mais conveniente para você. Foi o que fiz em 2010 quando resolvi ir para a Tailândia sozinha. Uns achavam muito caro, outros muito longe e outros simplesmente não queriam ou não podiam ir. Fui sozinha e foi uma das melhores viagens da minha vida.

2) Você passa bastante tempo com a pessoa mais importante do mundo: você

É bom passar um tempo sozinho e ter a chance de refletir sobre a vida e suas próprias experiências. Durante minha volta ao mundo, percebi que se não encontrarmos a felicidade dentro de nós mesmos, não a encontraremos em nenhum outro lugar.

3) Descobrir um novo você

Isso aconteceu muito comigo. Sou tímida, então tive que trabalhar bastante essa característica da minha personalidade e me “soltar”.

4) Novas amizades

Quando viajamos sozinho tendemos a ser mais sociáveis. Então, a chance de fazer novas amizades com pessoas de diferentes cidades e/ou países aumenta muito.

5) Orçamento

Pode sair muito mais barato viajar sozinho, principalmente se você escolher se hospedar em um hostel ou ficar no sofá da casa de alguém (couchsurfing). Sem contar que quem vai decidir o que vai gastar durante a viagem é você.

6) Mais flexibilidade e liberdade

Quem já viajou acompanhado sabe que uma hora ou outra temos que ceder. Geralmente não dá para visitar o que todo mundo quer e rola um consenso. Pois é! Isso não acontece quando se está viajando sozinho. Quem define tudo é você. Quando me perguntam se eu faria outra volta ao mundo sozinha, respondo que s-i-m. Foi muito bom poder decidir os meus roteiros e fazer tudo do meu jeito. Liberdade não tem preço.

7) Você vai descobrir que o mundo está cheio de pessoas boas

Viajar sozinha me deu a chance de perceber como há pessoas boas no mundo. Encontrei muitas delas durante a minha volta ao mundo e também em outras viagens. Pessoas que quando me viram com um mapa na mão perguntaram se eu precisava de ajuda. Outras que me convidaram para jantar em suas casas e quiseram escutar um pouco das minhas histórias. Outras que me deram carona, um abraço e me desejaram Feliz Natal. São tantas histórias. Acredite: o mundo está cheio de pessoas boas.

É óbvio que nem tudo são flores e é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, evitar andar a noite desacompanhado (principalmente se for mulher), cuidar da bolsa/mochila (ladrões existem em qualquer lugar – já escrevi sobre segurança em viagens). E como sou um pouco neurótica, também evitava aceitar drinks de estranhos. No mais, o negócio é aproveitar e curtir muito a experiência de viajar sozinho.

 

 

VOCÊ PODE GOSTAR

32 comentários

Lidia Norte 2 de novembro de 2012 - 12:06

Oi, Fernanda! Como sempre, amei seu post! É muito bom ler sobre viajar sozinha às vésperas de uma viagem solo… Claro que não chega nem perto de ser uma volta ao mundo, é só um pulinho alí em Buenos Aires, mas eu me identifiquei muito com algumas coisas que você falou aqui.

Um fato curioso é esse da timidez. Eu também sou meio tímida, mas só até conhecer a pessoa, pegar um pouco mais de confiança. Depois eu passo a falar pelos cotovelos. O negócio é que fica muito difícil identificar um tímido pela Internet, afinal quem tem blog acaba escrevendo (logo, “falando”) muito. Eu consigo me soltar bastante na hora de digitar, não é a mesma coisa na hora de abrir a boca! =P

Abraço.

Responder
margarida 16 de março de 2013 - 11:30

Oi, Fernanda
Gostei muito do seu post. Já viajei sozinha muitas vezes, e acho ótimo isso, e incentivo as pessoas a terem essa experiência.
Nunca tive nenhum problema, sempre aproveitei, e muito, minhas viagens.
Vou agora para o Leste Europeu, e foi bom ler que você também foi sozinha e aproveitou.

Beijo.

Responder
Fernanda 16 de março de 2013 - 12:50

Oi Margarida!
Eu adoro viajar sozinha. Tenho certeza que você vai adorar o Leste Europeu. Boa viagem!

Responder
Fernanda 2 de novembro de 2012 - 17:47

Lidia,
Olha que coincidência. Minha prima que é casada com um argentino acabou de ter a bebê dela por lá. E falamos que queríamos ir a Buenos.
Baires é bem tranquila, embora tenha ficado um pouco mais perigosa. Não deixe nunca a bolsa pendurada nas cadeiras de restaurante e ande sempre com a mochila de ataque trancada com cadeado.
Pois é, eu sou tímida com quem não conheço, mas depois que pego intimidade, aí ninguém desliga (sou uma matraca). hahaha

Boa viagem para você! Se você morasse em Curitiba, ía pedir para você levar um presentinho para minha prima. Bom, quando eu for, eu levo.

bjs

Responder
Lidia Norte 3 de novembro de 2012 - 19:13

Opa! Parabéns pelo novo priminho! É uma ótima “desculpa” para visitar Buenos Aires mais uma vez, né?

Eu li algumas coisas sobre não poder dar bobeira em BA, mas acho que não podemos dar bobeira nunca, tem que ficar sempre de olho! 😉

Beijos!

Responder
Fernanda 3 de novembro de 2012 - 21:41

É uma priminha. Pois é, eu nunca dou bobeira, mas é que tem brasileiro que relaxa quando viaja, então sempre dou o toque que é melhor ficar atento sempre.

Responder
Lidia Norte 5 de novembro de 2012 - 23:31

Nossa, Fernanda! Você me deu a dica de não dar bobeira em Buenos Aires alguns dias antes da minha vinda pra cá e não é que na minha primeira noite já tentaram me passar a perna?!

Felizmente acabou tudo bem, (contei a história lá no meu bloguinho!) pois eu soube como sair da situação, mas fala sério… A gente não pode ficar desarmada nunca!

Lembrei de você falando (no caso escrevendo) na hora!

Beijos,
Lidia.

Responder
Fernanda 5 de novembro de 2012 - 23:44

eu li, mas sabe que eu caí no golpe no táxi e perdi 75 pesos. Que ódio de mim mesma. Buenos Aires tá complicada mesmo. Uma pena!

Dany - Feriado Pessoal 3 de novembro de 2012 - 14:59

Leidinara falou desse seu post e aqui estou pela 1º vez que lendo teu blog, Fer.
E que fique claro que é a 1º de muitas.
Belo post.
Volto sempre.
Bs.

Dany

Responder
Fernanda 3 de novembro de 2012 - 21:43

Oi Dany! Obrigada. Fico esperando suas visitas. beijos

Responder
RITA DE CASSIA SURRAGE DE MEDEIROS 4 de novembro de 2012 - 16:36

Querida Fernanda,

Achei seu site consultando sobre a Nova Zelândia e fui lendo, lendo e incrível como me identifiquei com as coisas que contou, sobre viajar sozinha, etc.
Estou viajando a tres meses e me preparando para os últimos 15 dias na Nova Zelândia. Esse pedaço da viagem eu não programei nada, daí minha pesquisa para ouvir a opinião dos outros experientes viajantes e descobrir o que fazer.
Concordo em número, gênero e grau com tudo que escreveu sobre viajar sozinha. Também cansei de tentar sempre encontrar companhia. A nossa acaba sendo a melhor companhia que temos. É difícil pois pensar em si mesmo, estar sozinho consigo próprio não é fácil. Acabei de voltar dos países da Indochina e fiquei muito só comigo mesma, pensei muito e acho que dei um grande passo em auto-conhecimento.
Moro em Brasília .
Obrigada pelas dicas, vou usar com certeza. No momento, estou tentando achar um local para deixar minha bagagem maior pois não vou viajar com tudo. Sou econômica em bagagem, mas acabei juntando coisas demais e quero deixar por 10 a 12 dias enquanto vou só com a mochila.
Beijo grande e parabéns pelo blog

Responder
Fernanda 4 de novembro de 2012 - 18:08

Oi Rita!
Obrigada pelas palavras e que bom que gostou do blog. Não entendi em que lugar você quer deixar sua bagagem.

Responder
RITA DE CASSIA SURRAGE DE MEDEIROS 5 de novembro de 2012 - 09:11

Oi Fernanda,

Vou ficar fã do seu blog. Eu já descobri um local em Aukland pois vou chegar lá e precisava deixar a maioria das coisas em algum lugar e ir com pouca bagagem.
Quanto mais eu leio, mas me identifico contigo. O filme da Amelie Polan é meu preferido e nesta viagem tenho ouvido as músicas no meu ipod direto, essas músicas vão marcar esta viagem.
Vou usar suas dicas para preparar meu roteiro, tenho 15 dias e estou em final de viagem, então, com pouco dinheiro, vou ver o que dá pra fazer.
Sou bióloga e trabalho com cavernas, então a luminescência é fundamental pra mim, estou super ansiosa para ver os glow worms, espero que eu não me decepcione, segundo o seu comentário não é tão maravilhoso assim…bem, só vendo.
Quero ver baleias e passear de balão…
Não sei se tento pegar um vôo e vou subindo de volta ou faço o contrário, vou descendo e depois pego o vôo de volta…bem, vou pensar e resolver isso .
Escrevia sobre as minhas viagens no site de uma amiga, vi que vc. tem um espaço…de repente envio um texto sobre um dos meus destinos, Egito ou Laos, sei lá, um deles. Tenho feito umas narrativas e enviado aos amigos que tem adorado as curiosidades.
Beijo e mais uma vez, obrigada!!!

Responder
Fernanda 5 de novembro de 2012 - 09:33

Oi Rita!
Eu gostei muito mais da Ilha Sul, mas a Waitomo Cave fica na ilha norte. Bom, no dia que eu fui na caverna tinha chovido muito e pode ser que por isso a luminosidade dos pirilampos não estava tão boa. Dá para voar de Cristchurch para Auckland e vice-versa e os voos não são muito caros. Na Ilha Norte recomendo Rotorua e Taupo (as baleias ficam mais próximas de Coromandel), mas eu não cheguei a ver. Tem que ver se agora é a época ideal para isso. Vi baleias em julho na Austrália. E na Ilha Sul, amei Frans Josef, Lake Matheson e Milford Sound. beijos!

Responder
Junior 6 de novembro de 2012 - 13:34

Gostei muito do seu blog e fiquei mais calmo por você ter postado isso. Vou viajar pela primeira vez e vou sozinho. Masm vou tentar aproveitar o máximo já que espero conseguir conhecer muitas coisas. Boa sorte na vida e parabéns pelo blog!

Responder
Fernanda 6 de novembro de 2012 - 14:59

Junior, vc vai adorar a experiencia!

Responder
Emerson Moretto 6 de novembro de 2012 - 16:30

Massa!! Muito legal seu blog!

Quinta-feira que vem parto para uma volta ao mundo.. sozinho também.
Peguei suas dicas da Tailândia… vou procurar mais dicas suas do Japão tb..

Estou meio na correria e ainda faltam várias coisas pra ver da viagem.. principalmente os lugares pra visitar de cada cidade que vou passar.. só reservei os hostels por enquanto

Responder
Fernanda 6 de novembro de 2012 - 16:45

É assim mesmo Emerson, sempre na correria. Tenho certeza que você vai amar a Tailândia e o Japão. Boa viagem!

Responder
Juliana Rosa 15 de novembro de 2012 - 16:06

Meu sonho tb é fazer um ano sabático e dar uma volta ao mundo… adorei ler sobre sua experiência !
Abçss !!!

Responder
Fernanda 15 de novembro de 2012 - 17:09

Oi Juliana!
Tomara que vc consiga realizar em breve.

Responder
Altamir 30 de dezembro de 2012 - 17:46

Gostei muito do seu site. Adrei o que fez. Gostaria de viajar sozinho. Um abraço. Altamir . Lindo Ano Novo que vem para você.

Responder
Fernanda 30 de dezembro de 2012 - 21:39

Obrigada Altamir! Feliz 2013 e espero que faça a sua viagem sozinho.

Responder
Marco Costa 30 de março de 2013 - 19:05

Olá Fernanda,

chamo-me Marco sou portugês e vivo em Portugal.
Adoro viajar e adoro, principalmente, conviver com as pessoas e a cultura de cada país que visito.
Confesso que nunca viajei sozinho. Talvez com receio de me sentir só durante a viajem.
Estou numa fase da minha vida em que finalmente tenho uma profissão por minha conta sem depender de outros o que me proporciona também aquele tempo que nunca tive para poder descobrir mais países, mais pessoas e mais culturas.
O meu objetivo é viajar sem ninguem que eu conheça. Penso que estou a precisar ir para longe, durante uns tempos, sem nada que me ligue aqui.
Neste sentido gostaria de te propor um desafio e um convite que era o de me fazeres companhia numa viagem que pretendo fazer à Asia.
Penso que com a tua experiência de viajar sozinha tenhas alguns truqes, ideias e vivências que ao longo da viajem me fosses ensinando, por assim dizer.
Eu já conheço Tailandia e Malasia. O meu objetivo era ir por exemplo à Indonesia ou China ou até Vietnam. Aceito no entanto qualquer outra sugestão tua.
Deixo à tua consideração e caso tenhas interesse passariamos depois à segunda fase que era o de discutirmos datas e o destino.
Espero que não me leves a mal esta ousadia mas tal como disse gostaria de viajar com alguem que ainda não conheça e que ao mesmo tempo tenha alguma experiencia em viajar.
Podes-me procurar no Facebook através do email marcoalcosta@msn.com.
Um beijinho para ti e aguardo que me digas algo.
Fica bem.
Marco

Responder
Fernanda 31 de março de 2013 - 18:34

Oi Marco!
Obrigada pelo convite, mas no momento não tenho nem disponibilidade de tempo e nem financeira para ir até a Ásia.

Responder
Cyntia 9 de junho de 2013 - 15:43

Oi, Fernanda!

Adorei seu post! veio na hora certa para mim!
Estou planejando ir ao Leste Europeu sozinha. Na verdade, sera a minha primeira viagem sozinha, por longo tempo!
Voce ja foi ao Leste?
Estou pensando em ir a Viena, Praga, Budapeste e Bratislava! Apos ir ao leste, vou a Bristol e Londres…

Bjos

Responder
Fernanda 9 de junho de 2013 - 20:41

Sim, é muito bonito e bem tranquilo. Você vai gostar.

Responder
Rafaela 11 de setembro de 2013 - 15:50

Oi Fernanda,

Me chamo Rafaela, tenho 22 anos, moro em Brasília e estou me formando agora e minha comemoração de formatura será uma viagem *-* Escolhi Buenos Aires em Janeiro de 2014. Espero ter feito uma excelente escolha, rs.
Adorei seu post, estou me sentindo mais motivada, pois irei viajar sozinha. Será minha primeira de muitas viagens sozinha. Pois acredito que temos que ficar um tempo a só, para auto-conhecimento.
Se puder me dá algumas dicas, será super bem vindas.
Estou pensando em comprar um pacote pela CVC. Você acha melhor montar uma pacote por uma agência de viagem? Infelizmente sai mais caro, né?!
Qual bairro você indica, ficar no Centro, Recoleta ou Palermo?
Sabe de algum Hostel/Albergue legal em Buenos Aires?

Estou muito ansiosa com a viagem, rsrs.

Bjs

Responder
Fernanda 11 de setembro de 2013 - 18:00

Acho melhor você ir por conta e ficar em hostel. Tem um hostel muito bom lá Milhouse. Palermo é bem legal.

Responder
Mariana 27 de dezembro de 2013 - 09:57

Oi Fernanda! Só queria dizer como é bom ler coisas como as que você escreveu nesse post depois de ouvir de todos coisas do tipo “vc está muito errada, muito enganada, deveria estar pensando numa especialização, na sua profissão, depois vai se arrepender, vc vai ser roubada, estuprada, prostituída, vai ficar sem emprego, como é que vc acha que vai pagar essa viagem, vc com seu narizinho empinado acha que sabe de tudo, depois não vai dar certo e vc não vai querer voltar porque não vai conseguir ceder ao orgulho e assumir que fracassou, vc sequer está em suas plenas condições psicológicas pra fazer uma loucura dessas, se eu não tivesse deixado vc sair de casa nada disso estaria acontecendo, a gnt luta e batalha e sofre tanto pra dar o de melhor pra vcs pra depois ter um desgosto desses!!!” e outras do tipo que nem quero ficar me lembrando mais… nem preciso dizer que essas palavras vieram dos meus pais. Fui tomar banho quando meu irmão entra no quarto e diz “seguinte, se vc quer fazer isso aí, eu acho que vc tem que fazer e pronto, só toma muito cuidado tá?”. Também não preciso dizer como foi bom ouvir isso dele. Ele só tem 15 anos… e depois, encontrar pessoas que como vc dedicam seu tempo pra compartilhar experiências tão bacanas, não tem preço. Deu pra imaginar como me sinto com medo já que tudo que ouço dos meus pais a vida inteira tem o teor que descrevi ali em cima… só não sinto mais medo do que a vontade de chutar tudo no meio dessa crise de identidade e de profissão que eu tô passando agora. As palavras deles me serviram mais como gás do que desincentivo. Então, muito obrigada! E se não for pedir muito, será que vc poderia também dar alguma luz no que diz respeito à segurança enquanto viaja sozinha? Grande abraço e muita luz no seu caminho!

Responder
Fernanda 27 de dezembro de 2013 - 11:59

Mariana,
Tive problemas no Oriente Médio, mais precisamente no Líbano (até tem um post aqui contando a triste história). Mas, de maneira geral, acho MUITO mais tranquilo viajar fora do Brasil do que dentro. Tirando a Índiae alguns países muçulmanos acho que é bem seguro. Europa, EUA, Oceania pode ir sem medo.

Responder
Gabriela 29 de julho de 2014 - 16:08

Olá Fernanda,
Parabéns pelo blog!Gostaria de saber como foi estar sozinha no ano novo,se vc ficou meio triste ou se tirou de letra.Pergunto pq pretendo viajar para a Europa entre Nov e janeiro,ainda não decidi,devo ficar pelo menos 2 meses,e me surgem várias questões:se não vai me dar muita nostalgia,se por acaso eu não ficar num hostel se vou ficar isolada,e se vou sentir muito frio.Ja fui para a Europa,porém não sozinha(estava com uma amiga) e não sei se foi pq tinha
cia,mais não fiz amizades e fiquei com essa cisma.Costumo viajar sozinha no Brasil,mais não faço necessariamente um planejamento para conhecer pessoas,deixo acontecer e no geral curto ficar sozinha.Quando vc viaja vc sempre conhece alguém ou ja aconteceu de vc ficar por um periodo sozinha mesmo?

Sucesso!
Gabriela

Responder
Fernanda 31 de julho de 2014 - 21:21

Olha, foram raras as vezes que fiquei sozinha mesmo. Na verdade, passei o Natal sozinha. No Ano Novo, viajei com uma amiga.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza cookies. Você concorda com isso? Aceito Leia Mais