Home Destinos InternacionaisEuropaMalta 10 motivos para conhecer Malta

10 motivos para conhecer Malta

por Fernanda

Motivos para conhecer Malta não faltam. Dizem que a primeira impressão é a que fica e no caso de Malta essa primeira impressão é ótima. É impressionante como um país tão pequeno pode oferecer tanta variedade cultural e de paisagens deslumbrantes. De praias maravilhosas a cidades interioranas, de cidades medievais a cidades modernas, com vida noturna agitada. Malta é encanto puro!

10 motivos para conhecer Malta

1) Mix de Culturas

A mistura de culturas e raças é definitivamente um dos diferenciais de Malta. A história do país é riquíssima e começa em 5.200 a.c. Desde então teve dominação de fenícios, romanos, bizantinos, árabes, franceses e ingleses. Vale lembrar que Malta foi uma colônia britânica entre 1814 e 1964 (até por isso o inglês é uma das línguas oficiais do país e a mão é inglesa).

O Seguro Viagem é obrigatório em Malta!

Viaje tranquilo e despreocupado com seguro viagem. Faça sua cotação e ainda ganhe desconto.

 
 

2) Arquitetura

Malta é monocromática e praticamente todas as construções possuem tons pastéis (no tom de pedras calcárias).  Falando assim parece até até que a arquitetura é feia, mas as portas e janelas em tons fortes fazem toda a diferença. E o azul do céu e do mar também criam um contraste lindo.

motivos para conhecer malta

Construções maltesas

3) Gastronomia

É de se esperar que um país que teve tanta mistura de raças e culturas tenha uma gastronomia incrível. Para quem curte viajar e se deliciar com novos sabores, Malta é uma excelente opção.

A gastronomia de Malta acompanha toda a história do país e tem influências da cozinha árabe, italiana, inglesa e francesa. Os pratos típicos que vi por lá: coelho (eles adoram carne de coelho), ravióli recheado com queijo de cabra, ravióli recheado com carne de coelho, frutos do mar e pastizzi (uma espécie de folhado recheado com ricota, ervilhas ou frango encontrado em literalmente cada esquina por centavos de euro – o mais barato que comprei custou €0,3).

motivos para conhecer malta

Ravióli de queijo de cabra

4) Valetta

A capital de Malta, Valetta, por si só já merece uma visita ao país. Seu centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco. Valetta foi nomeada a capital europeia da Cultura em 2018. Com dimensões minúsculas (1 km x 600 m), Valetta é um encanto para os olhos. A atração mais popular de Valetta é a St John’s Co-Cathedral. Por fora, você não dá nada para a igreja, mas por dentro é um desbunde só.

Outra dica que eu dou é de não esquecer de olhar para cima. As varandas de Valetta são fofas demais.

motivos para conhecer malta

5) Blue Lagoon

Claro que a Blue Lagoon não poderia ficar fora da lista. Essa piscina dentro do mar é tão transparente e tem tantos tons azul-esverdeado que parece até uma foto recém-editada com muitos filtros no Instagram. Mas ela é inacreditavelmente transparente (não precisa de filtro nenhum).

blue lagoon em malta

Chegando cedo no paraíso Blue Lagoon

6) Mdina

Mdina é uma cidade murada, fica no alto de uma colina e já foi capital de Malta. É conhecida como “Cidade Silenciosa”.  Conhecer Mdina foi certamente um dos pontos altos da minha viagem para Malta. Foi como entrar no túnel do tempo e voltar para a era medieval.

motivos para conhecer malta

As ruelas de Mdina

7) Blue Grotto

A Blue Grotto (gruta azul) fica no sul de Malta. Na verdade, são algumas grutas marinhas que parecem terem sido pintadas. A cor da água é tão intensa e tão viva que parece até ter uma luz fluorescente. Para ver esse espetáculo de perto, você deve fazer o passeio de barco. Custa €8 (abril/18) e dura uns 20 minutos. O melhor horário para pegar a água super reluzente é durante o período da manhã.

motivos para conhecer malta

Passeio de barco pela Blue Grotto

8) 300 dias de sol por ano

Malta tem 300 dias de sol por ano e um inverno bem ameno quando comparado com outros países da Europa. Por exemplo, no auge do inverno as temperaturas chegam a 10°C.

motivos para conhecer malta

País ensolarado

9) Igrejas

É realmente incrível que um país tão pequeno como Malta tenha 365 igrejas. Dá para visitar uma em cada dia do ano. Em tempo: apesar de Malta ser um país católico, a população maltesa respeita outras religiões.

Um fato curioso é que muitas igrejas (vide foto abaixo) possuem dois relógios: um com o horário certo e o outro com horário diferente. Diz a lenda que isso era para enganar o diabo para que ele não soubesse o horário exato das missas.

motivos para conhecer malta

São muitas as igrejas em Malta

10) Gozo

Apesar do principal cartão de Gozo não existir mais (Azure Window), vale a pena visitar a ilha de Gozo, sua capital Victoria e a incrível  Cittadella.

motivos para conhecer malta

Victoria

Além desses motivos para conhecer Malta, também posso citar a tranquilidade e segurança do país. O fato de ser um país pequeno e com tanta diversidade (seja nas paisagens, na cultura, na arquitetura) transforma Malta em um lugar único.

Leia mais sobre Malta

O que é bom saber antes de viajar para Malta

Blue Lagoon: a atração mais popular de Malta

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário