Tenho a leve impressão que atitude é uma coisa que anda em falta pelo mundo. Tenho notado que muitas pessoas vivem eternamente no subjuntivo – “quando eu ganhar mais”, “se eu ganhasse na loteria”, “se eu arranjasse outro emprego” ou então no futuro do pretérito – “eu queria”, “eu adoraria”, etc. e etc.
Sim, eu sei que falar é fácil e sei que atitude não é uma coisa que vem assim da noite para o dia. Também sei que a vida não é fácil, nunca foi e nunca será. Mas, ao mesmo tempo, eu sei que a vida não precisa ser tão difícil e a gente não precisa se comportar como árvores. Essas sim estão enraizadas e infelizmente não podem sair do lugar.
Nós podemos. Sempre achei que a vida é curta demais para nascermos e morrermos no mesmo lugar. Sempre achei que o mundo está aí para ser explorado. Sempre achei que a pessoa que teve a ideia de espalhar por aí que viajar era complicado, era caro ou era difícil deveria ser exilado e ter o passaporte confiscado.
Viajar pode ser muito mais fácil e barato do que todo mundo imagina. No entanto, como tudo na vida, envolve sacrifícios. Vou dar um exemplo: conheço uma pessoa que vive falando que adoraria viajar tanto como eu, mas infelizmente não tem dinheiro. Encontrei essa pessoa esses dias e percebi que ela tinha trocado de carro. Sei que sonho é sonho, mas se o meu sonho fosse ter um carrão, eu não ficaria espalhando aos 4 ventos que meu sonho era viajar pelo mundo.
Resuminho da novela – não viva o sonho dos outros. Viva o seu. Não há nada de errado em gastar o seu suado dinheirinho com o que você quiser. Porém, se você quer mesmo viajar, dê um jeitinho. Um corte aqui, outro ali e você vai ver que a menor das economias pode te levar para muito longe.
Por um mundo com menos “queria tanto viajar” e mais “passagens compradas”.
16 comentários
Olá, Fernanda. Espero que esteja bem.
Muito bom o seu post.
No site do Uol, foi publicado uma reportagem sobre pessoas que largaram tudo para poderem viajar pelo mundo. E a sua história foi mencionada.
Segue link:
http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2014/02/13/largar-tudo-e-dar-a-volta-ao-mundo-nao-e-so-para-milionarios-veja-historias.htm?abrefoto=5#fotoNav=10
Parabéns,
Adriano
Sim, legal né? Já tinha visto.
Falou tudo Fernanda. Eu também vejo isso, pessoas que falam que queriam viajar, mas estão sempre trocando de carro, estão sempre em festas, restaurantes …
A vida é feita de escolhas, não é?
Penso igual a ti, Fê! É tudo uma questão de prioridade e de planejamento. Viajar pode não ser absurdamente caro, mas também não é de graça, então um corte aqui e outro ali muitas vezes são necessários pra se atingir seu objetivo. Tenho uma amiga que vive me enchendo os ouvidos que queria viajar, daquelas que tem lugar cativo mundinho do subjuntivo e futuro do pretérito, mas eu nunca a vejo repetir roupa e ela tá sempre por dentro dos novos restaurantes badalados! Prioridades…
Fernanda, esse post foi assustador. Parece que eu escrevi isso. Estou começando a achar que vc é um segundo halter meu. Rs
Comentei isso com o meu marido a dois dias atrás. Disse a mesma coisa que vc. Se vc gastar 20k em viagem todo mundo vai achar que vc é milionário, mas ninguém acha isso quando uma pessoa troca o seu carro popular por um 20k mais caro. É normal. Vi que não é questão de dinheiro. É questão de prioridade. Pra essas pessoas a prioridade e ter um carrão do ano (Que pena) e a minha é conhecer o mundo.
Apoiadíssima!
Hoje o meu dinheiro está sendo guardado para viagens. Isso não quer dizer que eu não compro nada pra mim. Tenho minhas vaidades e gosto das comprinhas. Mas antes de comprar algo novo, espero o velho acabar. Acho que essa é uma boa dica dica de “meio-termo”.
Curti horrores!
Olá Fernanda, muito legal sua atitude de viajar pelo mundo. Também tenho essa vontade e até coragem, mas a atitude ainda falta, pois no meu caso sou um funcionário público e ganho relativamente bem, por isso acho complicado ter que deixar esse emprego. Mas se não fosse ele pra me segurar certamente já estava pelo mundo. Acho que no meu caso farei a viagem pelo mundo, porém em parcelas, pelo menos duas vezes por ano nas férias acho que dá! E acho que não deixa de ser válido né?! Só não vai ser tão intenso quanto você! Mas parabéns pela coragem e boa sorte nas suas empreitadas!
Leonardo, eu também estou que nem vc. Conhecendo o mundo a prestação. rs
O que importa é não deixar de ir!
Haha, sou rodeada de pessoas com este pensamento: se eu tivesse dinheiro, quando eu tiver condições…e assim por diante. O que faço? Quando aparece uma viagem legal não penso duas vezes tô embarcando nem que seja sozinha. : )
Realmente. Gostei desse post e te digo que penso 100% igual. Eu sempre me baseei em colegas de trabalho que ficavam o ano inteiro ralando depois ficavam 30 dias de férias em casa. E sempre aquela desculpa: “Não tenho dinheiro pra viajar!”. Acho um absurdo uma pessoa trabalhar durante um ano inteiro e não consegui juntar nem um pouco de dinheiro pra viajar pelo menos pra perto. Aí que entra a questão da prioridade, muitos priorizam outros gastos. Isso nunca me veio na mente. Pra mim é obrigação viajar durante minhas férias. E meu sonho é fazer como vc: “Rodar o mundo sem pressa pra voltar!” Abraço.
Acertou em cheio! As pessoas dizem que querem viajar mas na verdade o que elas querem é terem nascido milionárias pra poder sobrar dinheiro pra, se rolar vontade, viajar. Meu sonho é viajar, ganho pouco, então eu to aqui há 1 ano sem comprar supérfluos e vou viajar. Não me falta nada se o meu sonho estiver se realizando. Acho tão simples!!
Fernanda, concordo plenamente com vc! Acredito que para viajar, basta ter um objetivo e ser disciplinado. Se for preciso, temos que apertar um pouquinho aqui, cortar um luxuzinho ali, mas sempre dá pra viajar, mesmo que seja pra um lugar pertinho! Tudo depende de como vc se programa e do quanto vc realmente deseja! O seu blog mostra muito bem como é possível viajar hoje em dia!
Perfeito!!!
Concordo com todos. Tudo na vida é uma questão de prioridade.