Home Destinos InternacionaisAméricaMéxicoTulum Parece o mar do Caribe, mas é Sian Ka’an!

Parece o mar do Caribe, mas é Sian Ka’an!

por Fernanda

Atualizado em 23 de dezembro de 2017

Eu sei que quando a gente pensa na Riviera Maya, a gente pensa em praias paradisíacas, mas tem uma lagoa lá em Sian Ka’an que não deixa nada a desejar para o Mar do Caribe. É um passeio pouco conhecido pela maioria dos turistas, mas eu fiz e adorei.


Não fique desprotegido durante as férias no México!
Contrate o seguro viagem e ainda ganhe até 10% de desconto.
 
 

Sian Ka’an em maia significa ‘onde nasce o céu’ e em 1987 essa reserva foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

O mais legal de tudo isso é que quem organiza os passeios são os próprios descendentes dos maias. Então, a verba que eles arrecadam dos passeios fica na própria comunidade indígena.

São diversos tipos de passeios oferecidos. Eu fiz o da lagoa e que eles chamam de ‘ancient canal’. Antes de chegar na lagoa propriamente dita, paramos num sítio arqueológico e temos uma pequena aula sobre a cultura maia. Essa parte é bem interessante, só que o problema é a quantidade enorme de mosquitos. E não teve repelente forte o suficiente para impedir as inúmeras picadas que levei. E eu sou super alérgica. Graças a isso, eu tive que pedir para o guia fazer esse passeio de uma forma um pouco mais rápida. Para quem se assustou com a descrição, tenho uma boa notícia. Parece que a quantidade de mosquitos no dia que eu fui estava acima da média, pois tinha chovido alguns dias na região. Ou seja, dei azar.

Sian Kaan

Eu adoro história e sempre que visito um sítio arqueológico tento imaginar como era a vida naquela época. E fiquei um tempo imaginando quem eram os aluxes (se eu entendi direito, aluxe é uma espécie de duende maia). Diz a lenda que os aluxes são invisíveis, mas que mesmo assim era de ‘bom grado’ construir uma casinha para ele. Aí ele ajudava o fazendeiro com as plantações e também dava aquela força durante a noite espantando os animais (ah, existem pumas na região). Mas, depois de 7 anos, o fazendeiro tinha que fechar as portas e janelas dessa casinha que construiu para o aluxe e deixá-lo preso lá dentro. Se não fizesse isso, o alux ía sair pela selva assustando as pessoas. E aí, o guia fala que tem aluxes na floresta. Quer dizer…

P1140984

 

Casinha pro alux?

Casinha pro alux?

(eu me pergunto, foram os mosquitos que fizeram a festa na minha perna ou foram os aluxes?)

Bom, aí a gente parou para tomar café da manhã. Frutas fresquinhas da região, simplesmente deliciosas. E seguimos em direção à lagoa.

Logo que você chega, você não se dá conta de como é grande e como é bonita. Quando o passeio começa, é uau para tudo que é lado. Acho que as fotos conseguem demonstrar melhor.

Sian Kaan

Os barcos

Parece que o Caribe, mas é uma lagoa

Parece o Caribe, mas é uma lagoa

 

DSCF5053

 

E o grand finale é a parte que você pode boiar meia-hora pela lagoa. Nem precisa fazer esforço, porque a correnteza te leva. Posso dizer que simplesmente amei essa parte? Amei principalmente porque só vi peixes no final do percurso. Confesso que pensei em não descer do barco, porque quem lê esse blog sabe da minha ‘peixe-fobia’, mas ainda bem que eu desci. Foi muito legal!

Sian Kaan

Ainda bem que só vi no final, senão teria surtado

P1150023

 

DSCF5059

E depois de tudo isso ainda tem um almoço mexicano, com comida caseira e muito gostosa. Eu optei por fajitas de frango.

DSCF5079

Informações

O tour custa aproximadamente U$75 e inclui o transporte (se você estiver em algum hotel de Tulum), café da manhã, almoço, guia e o passeio de barco. O transporte para a lagoa e para o sítio arqueológico está incluso nesse valor. Começa às 09:30 e vai até às 15:30.

Site oficial – http://www.siankaantours.org/en/cont/tours/

Agradeço o convite para visitar a reserva de Sian Ka’an e gostaria de deixar claro que como sempre, as opiniões são extremamente pessoais.

16 comentários
0

Artigos Relacionados

16 comentários

Rafaela Lins 5 de setembro de 2013 - 21:50

Bacana. A grandiosidade da lagoa me lembrou o Titicaca.

Reply
Fernanda 9 de setembro de 2013 - 20:41

Titicaca é MUITO maior, mas Sian é top também.

Reply
Ivan Taptrip 9 de setembro de 2013 - 03:11

Muito legal, Fernanda! Nao conhecia esse lugar, eh bonito demais! Alem disso, pensei que fosse a unica pessoa do mundo a ter ‘peixe-fobia’. Bom saber que nao estou sozinho, rs.

Reply
Fernanda 9 de setembro de 2013 - 20:38

Não! Tamo junto. hahaha.

Reply
Tay 10 de setembro de 2013 - 00:07

Oi Fernanda, há algum tempo tenho acompanhado o precisoviajar, e preciso dizer rs: simplesmente adorei! Acho super bacana a forma e a sinceridade com a qual você compartilha as suas experiências conosco! Além de concordar contigo em vários aspectos (pois ja li vários post) tenho muita vontade de viajar e conhecer outras culturas, e lhe digo, as suas abordagens tem sido de grande valia para quem assim como eu, um dia pretende apreciar alguns dos maravlhosos destinos já descritos por você aqui! Parabéns pela iniciativa!

Reply
Fernanda 10 de setembro de 2013 - 13:02

Obrigada pelo comentário, Tay. Fico bem feliz em ver que essa vontade também é despertada em outras pessoas.

Reply
Vagner Lima 22 de setembro de 2013 - 01:23

Parabéns Fernanda Pelo Artigo!
Realmente é Um Lugar Muito Lindo!!

Reply
Fernanda 22 de setembro de 2013 - 20:40

Obrigada! É muit bonito mesmo. Eu adorei!

Reply
Gleison 30 de setembro de 2013 - 15:44

Olá, estou adorando seu site, sou apaixonado por viajar
e meu próximo destino será o México.Gostaria de saber qual é a melhor moeda para levar, os pesos mexicanos ou dólares ???

Obrigado 🙂

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2013 - 21:48

Eu levei dólares e troquei lá (na Cidade do México dentro do aeroporto é o melhor câmbio – pesquise). Eles trocam reais lá também e a cotação estava boa também. Acho que não compensa levar os pesos daqui, primeiro porque é mais difícil de achar e segundo que acho que o câmbio é ruim.

Reply
Ellen 11 de fevereiro de 2014 - 22:56

Olá, Fernanda!
Adorei o seu site, faz nos despertar mais ainda a vontade de tirar umas férias rs.
Bem, eu estou de viagem marcada para o méxico dia 4. Gostaria de saber como é lá no aeroporto para passar pela imigração.Eu vou desembarca no aeroporto de Mexicali.Foi só apresentar o passaport, reserva de hotel e passagens de ida e volta?Eu fiquei na dúvida se precisa levar seguro sanitário ou de saúde, como é preciso para brasileiro entrar na europa.Vc sabe me dizer se precisa?
Desculpa te perguntar esse monte de coisas, mas é que estou muito ansiosa e morrendo de medo de dar algo errado e não consegui entrar, pois eu vou me encontrar lá com meu namorado, que vai da Itália para lá.
Desde já agradeço .
Abraços.

Reply
Fernanda 12 de fevereiro de 2014 - 19:29

Eu entrei com o passaporte italiano e foi bem tranquilo, mas acredito que seja tranquilo com o brasileiro também. Não me pediram nada.

Reply
Alda Alves 7 de agosto de 2014 - 11:56

Fernada, muito obrigada pelas dicas…
Estou lendo tudo que você escreveu sobre o méxico, pois estou querendo ir pra lá.
Sobre esse passeio,pelo que entendi você saiu de Tulum.
Poderei fazê-lo saindo de playa del carmen?

Reply
Fernanda 7 de agosto de 2014 - 17:45

Eu saí de Playa na verdade (estava de carro). Mas é tranquilo ir de Playa para Tulum com transporte público.

Reply
Rodrigo Mello de Oliveira 15 de novembro de 2016 - 00:11

Muito bom Fernanda, só uma dúvida, não tem crocodilos nessas águas onde você passou de barco?

Reply
Fernanda 28 de novembro de 2016 - 08:45

Não vi nenhum.

Reply

Deixe um Comentário