Muitas pessoas já me pediram para escrever um post sobre “medo de voar de avião” e eu sempre respondo que não tenho medo, apesar de já ter passado por situações sinistras a bordo. Entretanto, o mesmo não acontece com viagens de carro. Faz tempo que estou enrolando para escrever esse post, mas como bati o carro no sábado, achei que era hora de trazer esse assunto à tona.
A verdade é que eu odeio dirigir, simplesmente odeio. Dirijo por necessidade. Aliás, desde que vendi meu carro, tenho dirigido cada vez menos, para não dizer nunca.
Mas não era bem isso que eu queria falar. Queria falar que tenho verdadeiro pavor de pegar uma estrada e sair dirigindo por ela. Os pouquíssimos relatos de road trips que eu relatei nesse blog foram de viagens com amigos e obviamente, foram eles que assumiram o controle do carro.
Eu tenho tentado trabalhar esse ponto e até consegui resolver parcialmente o problema. Em 2011, fui para os Estados Unidos com minha irmã e como não tinha outra opção, acabei pegando a estrada. Porém, não dá nem para comparar a estrada Miami – Orlando com qualquer estrada brasileira.
Já sofri alguns acidentes sérios nas estradas brasileiras e acabei ficando traumatizada. Só que esse medo acaba atrasando minha vida. Por exemplo, vou viajar na sexta para um lugar que de carro dá para fazer em 3 horas e meia, mas de ônibus leva 5 horas. Se eu conseguisse dirigir na estrada, a viagem seria bem mais fácil e eu teria muito mais flexibilidade.
Uma das coisas que vou colocar na minha bucket list de 2014 (junto com os itens que faltaram realizar da lista de 2013) é encarar uma estrada. Pode ser um trecho mais curto, tipo Curitiba – Morretes, que não dá nem 60 km, mas preciso vencer esse medo.
Em tempo:
1) Na primeira vez que fui para Campo Largo tentar comprar o Buda, eu fiz o retorno no meio do caminho. Detalhe: Campo Largo não fica a 20 km de Curitiba.
2) Dos 3 itens que faltaram na minha bucket list anterior, só vou colocar 2 de volta na nova lista – fazer a tatuagem (desenho já escolhido) e mergulhar de cilindro. Estou tirando oficialmente casar em Vegas (ou em qualquer outro lugar) não só da lista, como da minha vida. A lista nova eu publicarei em breve, junto com o post da retrospectiva 2013.
Alguém mais sofre da mesma fobia? Ou melhor, alguém tem dicas para me ajudar a resolver esse problema?
39 comentários
Eu ainda não fiz viagens longas de carro… na realidade peguei entre cidades apenas 2 vezes… e não deu 3 horas de viagem contando as duas vezes.
Mas quero praticar constantemente com alguém junto, para depois eu me senti confiante de ir sozinha quando precisar!
Blog do Sofá
Loja Kodry
Quero fazer o mesmo.
Olá Fernanda. Conheci o seu blog recentemente, me verá aqui nos comentários com alguma frequência até eu viajar :).
Sobre o medo, posso dizer que já tenho carta a 5 anos e não consigo sair de casa com o carro rs. Isso porque moro numa ladeira nada amigável, tirar ou até mesmo colocar (acho pior) o carro na garagem é um trauma. Andar de carro na cidade grande é um medo inconsciente,as ele existe, e pretendo ano que vem ou ainda esse ano, pegar o carro firme, pois, em algum ponto da minha viajem pretendo usar carro, vai depender de vários fatores.
Por enquanto é isso.
Abraços.
Pois é! Eu até que não tenho medo do movimento ou das ladeiras, mas tenho pavor de estradas. Fico na torcida para que você consiga.
Oi Fernanda! Eu confesso que tenho mais medo de avião do que de dirigir em estrada, mas porque no avião não sou eu quem está no controle. Minha irmã tem esse medo aí.
Eu sei que existem, pelo menos aqui em Brasília, auto escolas especializadas em quem tem medo de dirigir. Quem sabe eles tenham técnicas para quem tem medo de dirigir em estrada!
Abraço e boa sorte em vencer esse medo!
Eu já penso o contrário – que o risco é muito menor no voo, afinal na estrada não depende só de você. Se o outro for imprudente pode acabar com a sua vida. Mas obrigada pelo apoio!
Pois é, com certeza viajar de avião é mil vezes mais seguro, mas nem sempre nossos medos são racionais né?
O importante é entender de onde vem o seu medo, e a sua determinação em superá-lo.
Abraço!
Poxa Fernanda sabe q eu nao curto tbm nao. Soh tive q dirigir nos EUA, mas como vc mesmo falou nao tem nem como comparar. Nao me sinto a vontade pra assumir aqui, mas creio q seu medo eh pior q o meu…
Ja meu medo pra mergulhar d cilindro…. =S
Também tenho meus problemas com cilindro, mas tenho fé que ainda vou conseguir. hahaha
Tambem queria MUITO! Tente nas Gilis e desisti no meio do curso, na piscina =S
Espero que vc consiga =)
Isso aconteceu comigo na Tailândia também. Tá difícil! haha
Oi Fernanda,
Bem, primeiramente quero falar que descobri seu site umas três semanas atrás, pois estou planejando fazer intercâmbio em Portugal em janeiro do próximo ano e queria relatos de brasileiros que moram ou moraram em Lisboa. Todo santo dia venho lendo suas aventuras, não só por Portugal mas pelo mundo inteiro, e acabei virando frequentador assíduo daqui (e ainda tem uma porrada de coisas que você postou que ainda não li.)
De qualquer forma, eu compartilho do mesmo sentimento que você, também tenho medo de dirigir, principalmente em estradas. Sou carioca mas moro em Fortaleza há um bom tempo e, várias vezes, já fomos do Ceará pro Rio de carro em família (meu pai é desses que odeia viajar de avião e adora uma estrada). Enfim, posso te dizer que já vi e já passamos por cada situação complicada nesses quase 3.000 km que separam Fortaleza do Rio de Janeiro que você não faz nem ideia… é muita imprudência, muita via em situação ruim, é preciso muita responsabilidade e cautela.
Prefiro e me sinto sim mais seguro no ar, aonde estamos sob comando de uma pessoa capacitada pra estar pilotando um avião, do que em terra, aonde nós mesmos somos responsáveis pela nossa condução e, como se não bastasse, ainda temos que ser cautelosos com os outros. É muito mais responsabilidade!
Concordo plenamente, Arthur. Mil vezes um avião do que qualquer estrada brasileira.
É engraçado esse negocio de fobia de avião… Vários passageiros já me relataram que têm, mesmo sem nunca terem entrado em um! Vai entender, neh?
E não corta o casamento da lista, não, Fer! Quem sabe 2014 não está reservando um príncipe encantado pra vc? hehehe.
Bjus!
Teve uma vez que as máscaras de oxigênio caíram no meu voo. Mas mesmo assim, acho muito mais seguro pegar um voo do que uma estrada. Não tenho pavor nenhum de avião, mas é muito raro eu topar encarar uma estrada (mesmo que na condição de passageira) em feriados mega movimentados.
Eu nao tenho mta escolha senao pegar a estrada… Toda vez q vou pegar um voo tenho q ir ate o Rio de Janeiro (3h da minha cidade), pq nenhum sai daqui. Uma m***.
Bjus!
Quando eu penso em reclamar que tenho que descer em São Paulo para aí vir para Curitiba, eu lembro que tem cidades que não têm aeroporto. Só nosso amor por viagens mesmo para encarar. rs
Nossa, tb odeio dirigir! Não tenho nenhum trauma de acidentes, mas simplesmente não gosto! Sempre que posso, arranjo uma carona. Eu pegava estrada todo dia pra faculdade ou trabalho mas no máximo 15 minutos. Ir de Campinas pra SP nem pensar(aquele trânsito caótico eu não encaro mesmo rs). Odeio mais ainda quando tenho que ir dirigindo para uma parte da cidade que não conheço bem…
Eu não suporto. Meu sonho é ou morar numa cidade com metrô decente ou ter grana para pagar um motorista.
hahahaha um motorista seria ótimo! Mas morar numa cidade com metrô (decente) tb! Ou seja, tem que ser na Europa ou NY! rs
NY dispenso, mas qualquer cidade da Europa estava ótimo.
Bom…avião, eu não tenho medo (mas não adoro pousar em Congonhas em dia de chuva, rs). Mas tenho um pavorzinho de estrada. Infelizmente, perdi alguns amigos- no plural mesmo 🙁 e acabei ficando meio medrosa. Mas aí meu medo veio ao contrário. Eu acabo que só me sinto 100% segura em estrada quando eu estou dirigindo (ou meu pai). De resto, fico super tensa, não relaxo, é uma merda. E eu morria de medo de dirigir em SP – na cidade. Ganhei o carro e ele ficou parado um ano na garagem, só peguei quando minha mãe ameaçou vender… Saí da garagem pela primeira vez aos prantos. Mas você vai indo, na hora que da o nervoso encosta, liga o pisca, espera o tempo que precisar, respira fundo, e vai..e assim eu fui.
É uma excelente ideia isso de parar e respirar. Vou tentar nas próximas.
Oi Fernanda, posso dizer que temos medos contrarios, eu amo pegar a estrada, não é a toa que tenho 20 viagens da minha cidade Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte até São Paulo, o que dá cerca de 5500 KM, ida e volta; em meio a todas essas viagens apenas 2 de avião, o restante todo de caminhão, pegando carona com amigos do meu pai; ou de carro pequeno com familiares e amigos, passei por inúmeras situações perigosas, inusitadas e engraçadas.
Já o avião por mais que seja seguro, tenho um enorme receio, não sei, acho que a sensação de “falta de chão” kkkkk!
Tenta percorrer toda semana uma quantidade maior de KM de carro, vai aumentando pouco a pouco, tentando perder o medo, e com uma boa companhia, não daquelas que te assustam mais! rsrs! Boa Sorte! =D
Obrigada!
Poxa, eu também morro de medo de estradas :(. Dependendo da situação fico desconfortável em dirigir na cidade também, mas dá para contornar e ir mesmo assim. Mas em estrada é completamente diferente e até hoje nunca dirigi e nem sei se farei isso nem tão cedo (apesar de que perdi e ainda perco muitas oportunidades por isso).
Pois é…eu também perco.
Meu medo é diferente, dirijo em qualquer lugar, de dia ou de noite, mas tenho pavor de viajar longe.Faz 3 anos que não saio da minha cidade, se eu estiver no centro de qualquer cidade ou em uma estrada do interior não tem problema.Mas se for pra viajar 100 km eu não tenho coragem , se outra pessoa dirigir é pior.
Nossa! Você já procurou ajuda?
Já percebi que esse medo é comum em mulheres. Uma vez peguei 1 carona com uma colega de 1 ponto ao outro (cerca de 4km de distância), perecebi que ela estava nervosa e ofegante e ela disse no meio do caminho “odeio dirigir”.
Eu nunca gostei de dirigir, mas nas ruas não tenho problemas. Já nas estradas fico muito tensa, mas é porque já sofri alguns acidentes.
Olá Fernanda, e aí, descobriu algum “remédio” para dirigir em estradas sem surtar?
Eu dirijo na cidade numa boa. Mas pegar estrada me deixa em pânico e distancias grande então…. ja me vem uma fobia.
Pior é que tenho uma viagem de mais de 5 horas depois de amanhã.
Aqui no Brasil ainda não consigo dirigir. Mas no ano passado consegui dirigir bastante em Portugal. Descobri que eu tenho pavor de caminhões. Isso que me assusta tanto aqui no Brasil.
Adoro dirigir, sou louca pra viajar para a praia sozinha, mais sou muito insegura, tenho medo de me perder, gostaria muito de pegar estrada, falar assim hoje vou pra tal lugar e ir sem medo, mais bate uma insegurança!!!
Eu sei como é. Aqui no Brasil ainda tenho mesmo, mas em outros lugares já consegui dirigir algumas vezes na estrada sem medo.
Eu tenho medo de viajar por estradas brasileiras que não são duplas e seguras. Isso é mais uma não negação do risco do que um problema individual. Morei no Japão e lá, além das estradas serem perfeitas, é proibida a ultrapassagem de qualquer doa carros seja em rodovia ou cidade. As leis são cumpridas com rigorosidade, risco quase 0 de acidente por imprudência ou condições da pista. Aqui as estatísticas de morte nas estradas são assustadoras. Perdi mais de 13 amigos para estradas em 3 anos de colegial. Formei-me em fisioterapia e a maioria das lesões medulares eram advindos dos acidentes nas estradas. Todos os dias se noticiam acidentes graves. Creio que nós, que não negamos este risco e escolhemos não sofrer esse tipo de acidente somos conscientes e não medrosos ou com problemas. São as condições das estradas, as fiscalizações e leis extremamente rigorosas e punitivas aplicadas com justiça que devem proporcionar segurança para dirigir e não considerarmos esse problema como única e exclusivamente de ordem piscológica. Na verdade estamos todos aqui comentando porque já escapamos com certeza mais de 100 vezes de morrer durante viagens nas estradas brasileiras, sendo o motorista ou não.
Eu já sofri acidente na estrada aqui no Brasil. Aqui é terrível mesmo.
Bom dia .
Fernanda confesso que me deu um certo alívio lendo seu post.
Pois achei que estava sosinho no mundo.
Tenho uns 20 anos que sou habilitado , já dirigi por vários cantos do Brasil.
De uns 4 anos pra cá , desenvolvi esse medo de dirigir em estradas e rodovias.
Dentro das cidades , dirijo normal.
Ja fui em psicólogo, psiquiatra , vários exames de cabeça e nada foi constatado.
Cheguei a tomar alguns remédios , mais não resolveram muito . Ainda pioraram outras coisas. Hoje qualquer viagem pequena , minha esposa e que pilota.
Gostaria de me livrar dessa prisão , pois isso mw limitou muito.
Eu tenho conseguido dirigir em estradas fora do Brasil com menos fluxo de caminhões (voltei recentemente da Grécia e consegui dirigir a viagem inteira), mas aqui no Brasil não tem jeito. Não consigo. Travo e não vai.