Curitiba é conhecida como capital ecológica e faz jus ao nome. São várias opções de parques espalhados pela cidade, mas não é só isso. Listamos aqui várias atrações e lugares para passear em Curitiba. Aproveite o melhor de Curitiba e economize nos passeios para aproveitar um dos pontos fortes da capital paranaense: a gastronomia. Come-se muito bem em Curitiba e com preços bem mais amigáveis do que em outras capitais brasileiras.
Lugares para passear em Curitiba: atrações gratuitas em Curitiba
Parques e Bosques
Curitiba tem muitos parques espalhados pela cidade. Vale a pena separar um tempinho para curtir a área verde da capital ecológica, principalmente se São Pedro colaborar (é raro, mas às vezes acontece).
1) Jardim Botânico. É o cartão postal mais famoso de Curitiba e além da famosa estufa, o Jardim Botânico também abriga um parque enorme e que fica florido em todas as estações. Vale a visita! Saiba mais sobre o Jardim Botânico.
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico.
2) Parque Tanguá. Na minha opinião, o Parque Tanguá é o mais bonito de Curitiba. O pôr do sol nesse parque é incrível. Vale a visita.
Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão.
3) Parque Barigui. Eu adoro o Barigui (longe dos horários de pico). Fica muito lotado nas tardes de sábado e domingo, mas é uma delícia caminhar no Parque Barigui bem cedinho.
Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho.
4) Parque Tingui. Fica às margens do Rio Barigui e é um dos principais parques da cidade. É no Parque Tingui que fica o Memorial Ucraniano que tem uma réplica de uma igreja ucraniana.
Endereço: Av. Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho.
5) Parque São Lourenço. Fica no bairro de mesmo nome e é mais um dos belos parques de Curitiba.
Endereço: R. José Brusamolin, s/n – São Lourenço.
6) Parque Passaúna. Não entra tanto na rota turística (é bem afastado do centro da cidade), mas é lindíssimo. No verão, chega a ser a “praia” dos curitibanos.
Endereço: R. Eduardo Sprada, s/n.
7) Bosque do Papa. Foi inaugurado após a visita do Papa João Paulo II à Curitiba. Possui um memorial da imigração polonesa.
Endereço: Rua Welington, R. Viêira dos Santos, 33 – Centro Cívico.
8) Parcão. É o parque que fica atrás do Museu do Olho. Não é o mais bonito da cidade, mas é o melhor para quem tem cachorro. A cachorrada pode brincar à vontade nesse parque.
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
9) Bosque do Alemão. O preferido da criançada por causa da trilha de “João e Maria”, a famosa fábula dos irmãos Grimm.
Endereço: R. Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho.
10) Passeio Público. Verdade seja dita, mas comparado ao que já foi, pode-se dizer que hoje o Passeio Público está meio caído. Mesmo assim, o lugar faz parte da história de Curitiba e é gratuito mesmo. Por que não visitá-lo?
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro.
Museus, Teatros e Prédios Históricos: lugares para passear em Curitiba
11) Ópera de Arame. Acho que esse foi o teatro mais diferente que já vi. Minha formatura foi lá. Um dos cartões postais mais famosos da cidade e tem entrada gratuita.
Endereço: R. João Gava, 970 – Abranches.
12) Pedreira Paulo Leminski. Fica ao lado da Ópera de Arame e tem um lago artificial que dá um charme especial ao local. É palco de muitos shows na cidade (infelizmente os shows não são gratuitos).
Endereço: Parque das Pedreiras – R. João Gava, 970.
13) Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)*. Tem entrada gratuita nas quartas-feiras, das 10h às 18h, com programação especial. Caso não esteja em Curitiba em uma quarta, a entrada custa R$20,00. Vale lembrar que apreciar a área externa do museu é grátis. Na minha opinião, essa é a atração turística mais bonita de Curitiba.
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
14) Universidade Livre do Meio Ambiente. É certamente um dos lugares mais diferentes de Curitiba. Muita gente deixa de fora do roteiro, mas vale a visita, viu?
Endereço: Rua Victor Benato, 210. Pilarzinho.
15) Museu do Holocausto. Primeiro Museu do Holocausto do Brasil, o Museu do Holocausto de Curitiba, foi construído em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial. A visita é gratuita, mas você precisa agendar previamente no site. http://www.museudoholocausto.org.br/
Endereço: R. Cel. Agostinho Macedo, 248 – Bom Retiro.
16) Biblioteca Pública. Uma das maiores do Brasil. Fica no centro da cidade.
Endereço: R. Cândido Lopes, 133 – Centro.
17) Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. É um dos principais símbolos de Curitiba. A UFPR é a universidade mais antiga do Brasil.
Endereço: Rua XV de Novembro, 1299 – Centro.
18) Palácio Garibaldi. Um lindíssimo palácio localizado no centro da cidade.
Endereço: Praça Garibaldi, 12 – São Francisco.
19) Teatro Guaíra. Outro prédio imponente da capital paranaense. Se não tiver a chance de assistir um dos espetáculos pagos, passe pelo menos em frente para apreciar a arquitetura.
Endereço: Rua XV de Novembro, 971 – Centro.
20) Palácio Avenida. É um dos prédios históricos mais importantes da cidade. Hoje é a sede do Banco Bradesco e durante a época do Natal serve de cenário para a apresentação de natal mais bonita do país (que também é gratuita).
Endereço: Avenida Luiz Xavier 11, Centro.
21) Teatro do Paiol. Se não tiver a chance de ver um espetáculo por lá, vale a pena conhecer e apreciar a fachada.
Endereço: Praça Guido Viaro s/n – Prado Velho.
22) Paço da Liberdade. Prédio histórico de Curitiba e abriga exposições de artes.
Endereço: Praça Generoso Marques, 189 – Centro.
[su_highlight background=”#feff99″]Leia também [/su_highlight] [su_list icon=”icon: star”]
- Bate-volta de Curitiba: Colônia de Witmarsum
- Bate-volta de Curitiba: Vila Velha
- O que fazer em Foz do Iguaçu
[/su_list]
Praças: lugares para passear em Curitiba
23) Praça Garibaldi. Essa praça já foi conhecida como Largo do Rosário no século 19. Em 1946, passou a ser chamada de Praça Garibaldi, em homenagem a Giuseppe Garibaldi. A Praça Garibaldi abriga construções históricas importantes, como o Palácio Garibaldi, a sede da Fundação Cultural de Curitiba, o Solar do Rosário e o Relógio das Flores. Fica no Centro Histórico de Curitiba.
Endereço: Praça Garibaldi, São Francisco.
24) Praça do Gaúcho. O nome verdadeiro é Praça do Redentor, mas por causa da famosa sorveteria do Gaúcho, a praça hoje é conhecida por esse nome. Ótimo lugar para quem gosta de skate (e sorvete).
Endereço: R. Nilo Peçanha, s/n. São Francisco.
25) Praça do Expedicionário. Erguida em homenagem aos soldados brasileiros que morreram na 2a Guerra Mundial. Bom lugar para quem curte História.
Endereço: R. Comendador Macedo, s/n. Centro.
26) Praça do Japão. Esse é um dos meus lugares favoritos em Curitiba. A praça erguida em homenagem à imigração japonesa no Paraná é um oásis de tranquilidade no meio dos prédios. Saiba mais sobre a Praça do Japão.
Endereço: Av. Sete de Setembro, s/n – Batel.
27) Praça da Ucrânia. Fica concorrida todas as sextas feiras à noite por causa da feirinha de comidas. As comidas não são de graça, mas são baratas e deliciosas.
Endereço: Rua Padre Anchieta, 1350, Mercês.
28) Praça 19 de Dezembro. Mais conhecida como a Praça do Homem Nu, tem painéis do Poty Lazzarotto e Erbo Stenzel.
Endereço: Praça 19 de Dezembro.
29) Praça Rio Iguaçu. Fica ao lado do Palácio Iguaçu (sede do governo do estado) e chama a atenção por causa de seu painel colorido.
Endereço: Ruas Dep. Mário de Barros e Marechal Hermes, Centro Cívico.
30) Praça da Espanha. Uma linda praça que fica em um dos bairros mais nobres de Curitiba, o bairro Batel. É super concorrida aos sábados por causa de sua feira de antiguidades e exposição de carros antigos.
Endereço: R. Cel. Dulcídio, s/n. – Bigorrilho
Feiras/Ruas/Mercados: lugares para passear em Curitiba
31) Mercado Municipal. Foi reformado recentemente e ficou muito bonito. Uma visita rápida pelo mercado é gratuita, mas ele também é uma boa opção para a “feira” propriamente dita ou para comer comida orgânica. Para os fãs do “pé na jaca” há boas opções de massas na praça de alimentação.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro.
32) Feira do Largo da Ordem*. Ou feirinha hippie. Acontece todos os domingos de manhã. Andar na feira não custa nada, o difícil é resistir às comprinhas e não sair com nenhum artesanato.
Endereço: R. Kellers, s/n – São Francisco.
33) Rua 24 Horas. Outra obra “aramada” de Curitiba. Hoje ela já não funciona mais 24 horas, mas mesmo assim ainda atrai muitos transeuntes, moradores e turistas que passam pelo centro da cidade.
Endereço: Rua Visconde de Nácar, s/n – Centro.
34) Boca Maldita. É o local das manifestações de Curitiba e faz parte da história da cidade.
Endereço: Rua Luiz Xavier, 34-68 – Centro, Curitiba.
35) Rua das Flores/Rua XV de Novembro. O trecho do centro da cidade da XV de Novembro é conhecido como Rua das Flores. Foi o primeiro calçadão para pedestres construído no Brasil. Essa rua tem de tudo: comércio, ambulantes, figuras folclóricas, gente apreciando o vai e vem e gente apressada para não perder o próximo compromisso.
Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, Centro.
36) Bondinho da XV. Ainda na Rua das Flores, fica uma das atrações-símbolo de Curitiba. Esse bondinho para lá de fotogênico nunca chegou a circular. Hoje virou o “bondinho da leitura”, uma espécie de biblioteca.
Endereço: Calçadão da Rua XV de Novembro, Centro.
Monumentos Religiosos
37) Mesquita. É pequena, mas é muito bonita. A entrada é gratuita e se você não estiver vestido da forma adequada, eles fornecem os trajes apropriados (de graça também).
Endereço: R. Kellers, 383 – São Francisco.
38) Santuário Shoenstatt. Para quem curte, é um santuário lindo que fica num bairro mais afastado de Curitiba.
Endereço: R. Padre José Kentenich, 552 – Campo Comprido.
39) Catedral Nossa Senhora da Luz. Fica no centro histórico, na Praça Tiradentes, e é um dos patrimônios culturais de Curitiba.
Endereço: Praça Tiradentes, Centro.
40) Paróquia Santa Teresinha. Localizada na famosa Avenida Visconde de Guarapuava. É o cenário escolhido por 9 entre 10 noivas da society curitibana. É uma igreja muito bonita.
Endereço: Av. Visc. de Guarapuava, 4787 – Batel.
Bairros
41) Santa Felicidade. Esse é o bairro italiano de Curitiba. Passear pelo bairro é grátis, mas comer em um dos inúmeros restaurantes vale o investimento. Sugestões: Velho Madalosso e Porta Romana.
Shoppings
Curitibano ama shoppings e também não faltam opções de shoppings em Curitiba: para todos os bolsos e todos os gostos. Visitar os shoppings é grátis, mas saiba que lotam durante os fins de semana, especialmente os chuvosos.
42) Shopping Estação. O Shopping Estação é um shopping central com muitas opções gastronômicas. Abriga também o Museu Ferroviário.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças.
43) Shopping Curitiba: outro shopping bastante popular em Curitiba tanto pela sua localização como pela sua praça de alimentação gourmet chamada de “Largo Curitiba”.
Endereço: R. Brg. Franco, 2300 – Centro, Curitiba.
44) Shopping Crystal: um dos shoppings mais bonitos de Curitiba. Fica bem próximo ao Shopping Curitiba.
Endereço: R. Comendador Araújo, 731 – Batel.
45) Pátio Batel: luxo define esse shopping. O primeiro andar costuma assustar os novatos, afinal são só vitrines de marcas extremamente luxuosas e caras, mas o segundo andar já tem lojas mais acessíveis. Na minha opinião, o Pátio Batel é o shopping mais bonito de Curitiba.
Endereço: Av. do Batel, 1868 – Batel.
Gostou dessas sugestões de lugares para passear em Curitiba?
24 comentários
Adorei Fernanda!
falta a Praça de Portugal ….rsrsrs
Sim ela perante todas as outras em referência a outros povos e culturas é das mais feias de Curitiba 😀
Pois é…faltou mesmo a Praça de Portugal.
Adoreeeeei o post, sou daqui e muita coisa faz tanto tempo que não passo nem na frente.
Só uma coisinhaa, a Rua 24 horas não funciona mais 24 horas, ela ficou muito tempo fechada, ai reformaram, e agora fica aberta das 9h até 22h. Mas vale a visita, é uma arquitetura bem legal, e tem um café la dentro bem gostosinho.
Sério que não funciona mais 24 horas? 🙁
Ciao Fernanda! complimenti per il tuo bellissimo sito, sono in partenza per Curitiba dove starò una settimana per motivi di lavoro, visto che starò li anche per il week end del primo maggio hai qualche consiglio da darmi per visitare qualcosa in particolare? complimenti ancora, saluti dall’Italia
Ciao Marco! Jardim Botânico, Museu do Olho e Ópera de Arame sono mi suggerimenti. Ha un quartiere italiano chiamato Santa Felicidade in Curitiba, ma il cibo è molto diverso da Italia. Scusate i miei errori, ma fa um tempo che non scrivo in italiano.
Lindas as fotos!
Parabéns pela postagem!
Nossa, eu vivo indo para Curitiba à trabalho e nunca aproveito nada, ótimo post! @nao_gosto_de_canela
Parabéns pelo post, Fernanda.
Meu marido e eu, tambem estamos tirando um ano sabático.
Queremos conhecer o mundo….
Tem algumas sugestões ?
Vão fazer uma volta ao mundo também?
amei as dicas ! vou a passeio mês que vem e esse post vai me ajudar bastante 😉
Espero que goste de Curitiba 🙂
Olá Fernanda!! Muito boas as dicas!! Vou pra Curitiba com a minha namorada no mês de Julho, você tem algumas outras dicas de passeios no inverno também? De qualquer maneira ótimo post e deu pra ter uma ideia mais ampla do que fazer na cidade. Além do Madalosso (que já conheço), tem dicas de bons restaurantes também?
Grande abraço! ^^
Oi, Pedro! Que tipo de comida vocês gostam e qual faixa de preço de restaurante?
Excelente post, Fernanda! Muitas dicas bacanas!
Obrigada 🙂
Faltou a Praça Zumbi dos Palmares. O Instituto Afro-Brasileiro de Curitiba promove, 01 (uma) vez por mês, uma feira de produtos diversos, produzidos por afro-empreendedores, além de música, dança e homenagens aos negros destaques de Curitiba.
Obrigada pela dica.
40 anos atrás, visitei o parque da Barreirinha com meus filhos ainda pequenos. Não sei como se encontra esse parque nos dias de hoje. Há que se conhecer também o Zoológico, o Autódromo,e o Aeroporto em S.J.Pinhais, considerado o melhor do país.
Obrigada pelas dicas!
Faltou o parque Bacacheri que é bem legal 🙂
Obrigada pela sugestão.
Tem o Parque Lagoa Azul quase no fina da ria Nicola Pelanda outro parque lindissimo em Curitiba
Faltou o museu da ordem da Rosa Cruz.. belíssimo…linda a estrutura por fora toda egípcia e dentro tem o museu contendo a múmia Tothmea